Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:19:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruido 60hz ajuda para eliminar  (Lida 16856 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 17 de Novembro de 2010, as 11:18:03 »

Acho que tá faltando cabo blindado ai.... no caminho do sinal é bom ter.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 18 de Novembro de 2010, as 07:34:43 »

Oi Fallout

Estava viajando e agora voltei.

Seu transformador de saída está em ordem. Se não estivesse correto, o som não saía. Agora, se está dando choque, é porque tem problema no transformador de força.

secundario alta tensao 1214 espiras fio 30awg isolaçao entre cada camada com cola branca e papel manteiga.

NÃO!!! COLA BRANCA NÃO! ELA É CONDUTORA E INFLAMÁVEL DEPOIS DE SECA!!!!  Toma na Cabeça Batendo Cabeça Pelo amor de Deus! Não faça essa bobagem! PVA pega fogo e não é isolante!!!!

Isso serve para todos os que querem enrolar transformador em casa! O fabricante cobra caro porque dá muito trabalho fazer bem feito e com os materiais adequados. Para fazer gambiarra, qualquer um faz.

Você deve usar verniz isolante para colar o que for. Normalmente se enrola uma camada, passa verniz, deixa secar um pouco, por uma hora, coloca o papel e daí vai outra camada. Dá trabalho e leva tempo.

Você também não usou um carretel para enrolar. Essas montagens feitas sobre papelão são ótimas para dar curto quando se insere as chapas. Também está faltando a blindagem eletrostática.

Sua montagem está muito bem feita! Parabéns! Só tem uns probleminhas conceituais que vão gerar ruído. Primeiro, seu transformador de força vai ter que ser refeito novamente. Ele está em curto e feito com materiais inadequados.

Os soquetes das 12AX7 estão sem blindagem. Isso é meio caminho para captar tudo quanto é zumbido por perto, sem falar num transformador que não isola da rede!

Não vi cabos blindados na montagem. Com certeza existe um desses fios funcionando como antena. É fácil saber qual é. Aproxime sua mão deles. O ruído vai aumentar quando você aproximar a mão do ponto que está captando. Quando tocar no fio que dá problemas, o ruído será muito alto.

Agora, voltando ao transformador, por favor, pense bem no que você está fazendo. Já enrolou 2 e vai ter que enrolar o terceiro. Você não está muito seguro dos conceitos e nem das práticas. Procure alguém que enrole transformadores e peça ajuda. Você está torrando seu dinheiro, seu tempo e logo pode torrar a casa!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #17 : 18 de Novembro de 2010, as 09:50:42 »

Ok, na proxima montagem nao vou usar a cola, ja montei outro transformador usando apenas fita durex para prender o papel, use porque li em outra materia que se poderia usar e obviamente eu esperei a cola secar, vou corrigir isso.

Usei um carretel sim, é muito mais facil e pratico e custa uma miseria o carretel.

Essa blindagem eletro-statica nao é a fita de cobre (isolada) que coloquei antes dos filamentos?
Se sim, ela dever ser feita entre primario e secundario tambem?
Ja vi transformadores com uma fita de cobre por fora, sobre de todo o enrolamento e ferro isso procede tambem.

Essa blindagem das 12ax7 voce se refere aquelas capas de metal que acompanham o soquete? Se sim, eu tenho elas.

Eduardo vi esse video http://www.youtube.com/watch?v=cEV1gluwcUM  e aos 2:30 ele coloca um "espassador" de borracha no furo onde vai parafusar a 12ax7, porque? Teria algum beneficio?

Vou trocar os fios por um blindados de qualidade, so usei fio blindado no sinal da guitarra do canal 1 (aquele fio azul era so um teste).

Eduardo eu quero aprender fazer os transformadores eu mesmo, primeiro pelo conhecimento e por que na minha cidade nao ha quem enrole os transformadores com qualidade, minha primeira montagem usei um transformador comprado aqui em uma loja especializada, ele usou um fio 22~23awg para a saida de 3 amperes  Bufando (nao medi o fio corretamente) ja parei por ai.
E pretendo fazer mais montagens e outros projetos de outros amps.


edit: Qual verniz voce recomenda usar?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, as 11:46:17 por fallout » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 18 de Novembro de 2010, as 12:13:27 »

Essa blindagem eletro-statica nao é a fita de cobre (isolada) que coloquei antes dos filamentos?
Se sim, ela dever ser feita entre primario e secundario tambem?
Ja vi transformadores com uma fita de cobre por fora, sobre de todo o enrolamento e ferro isso procede tambem.

Essa blindagem das 12ax7 voce se refere aquelas capas de metal que acompanham o soquete? Se sim, eu tenho elas.


Eduardo eu quero aprender fazer os transformadores eu mesmo, primeiro pelo conhecimento e por que na minha cidade nao ha quem enrole os transformadores com qualidade, minha primeira montagem usei um transformador comprado aqui em uma loja especializada, ele usou um fio 22~23awg para a saida de 3 amperes  Bufando (nao medi o fio corretamente) ja parei por ai.
E pretendo fazer mais montagens e outros projetos de outros amps.


edit: Qual verniz voce recomenda usar?

Fita de cobre isolada? como assim? E onde vc viu usar essa fita antes ou entre os enrolamentos? Eu só vi até hoje essa "fita" depois de todos os enrolamentos prontos e por fora do tranformador e olha que já demontei bastante deles.

Sobre a blindagem das válvulas menores sim são essas que você se referiu. E o verniz vc pode usar esse aqui:

http://www.weg.net/files/products/WEG-verniz-imp-lacktherm-1303-pe-mod-b-boletim-tecnico-portugues-br.pdf
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #19 : 18 de Novembro de 2010, as 14:15:29 »

Oi Fallout

A blindagem eletrostática é uma camada de fio que é enrolada entre o primário e os secundários. Uma das pontas é aterrada e a outra é deixada aberta. Se você colocou qualquer folha metálica no interior do enrolamento, ela vai funcionar como enrolamento também e pode aquecer a ponto de queimar sua peça.

A folha de cobre que o Bossman descreveu fica por fora do transformador é uma blindagem elétrica. Se houver algum problema no transformador, ela fará com que o curto ocorra entre o enrolamento e o chassi. Essa folha passa por fora do transformador.

O verniz que me refiro é um produto isolante. Não é verniz de madeira! Você compra no mesmo lugar que comprou o carretel, fio e chapas. Tem um cheiro muito forte que lembra transformador queimado.

Usar durex para prender o papel é melhor que usar cola branca.

Na minha cidade também não tem quem enrole transformadores. Eu já enrolei alguns e hoje não me arrisco mais. Existem várias empresas sérias no mercado que fazem este serviço e entregam no Brasil todo. Acho ótimo você querer aprender a fazer seus transformadores, mas procure estudar com algum material estruturado. A internet está repleta de sites ensinando a fazer gambiarras. Dá até frio na espinha ver algumas coisas que se tenta fazer por aí. Você pode procurar essas escolas por correspondência e comprar um curso.

As borrachas que ele coloca no soquete apenas da primeira 12AX7 é para prevenir microfonia. Válvulas ruins tendem a criar microfonia. Note que ele também colocou um terminal para poder aterrar a blindagem da válvula.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #20 : 18 de Novembro de 2010, as 16:06:34 »

Valeu Bossman, vou colocar as blindagens das valvulas e ver se encontro esse verniz aqui em minha cidade.

Eduardo, estou com os livros "Pequenos Transformadores" de Francisco Singer e "TRANSFORMADORES" do Alfonso Matignoni para estudar mas tu ja viu, sangria desatada é isso ai  Azn
a folha de cobre que eu coloquei é essa que os users:
Kuri - http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=12&id=3140
Gleygibson - http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=199
Eles se referem a um "sanduiche" mas fazer a blindagem do modo que voce disse parece ficar bem melhor e mais seguro.


Muito obrigado amigos, assim que fizer os upgrades volto a postar.

Mensagem Mesclada
Eduardo vi no outro topico do bossman, voce comentou a respeito da densidade em gauss dos materiais fabricados hoje em dia, que variam de 14k gauss e 20k gauss, eu enrolei meu transformador com o valor padrao em gauss do trafocalvv que é de 10kgauss, eu posso alterar o valor para 14k gauss nos proximos transformadores? Eu nao tenho nem uma informaçao sobre a densidade da lamina que estou usando, a unica informaçao que tenho é que comprei da Transformadores Lider.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, as 23:34:18 por fallout » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 19 de Novembro de 2010, as 06:29:44 »

Oi Fallout

A pressa é inimiga do trabalho bem feito e do orçamento apertado! Antes de começar qualquer projeto, você deve ter todas as informações necessárias a mão.

Existem formas corretas e seguras para se realizar procedimentos e as gambiarrras inconseqüentes. Numa das dicas que você citou o autor recomenda usa "jornalzinho do carrefour" como papel para transformador!!! Agora é escolher! Você quer fazer transformadores ou artes plasticas com lixo urbano?

O material que se usa para isolar as camadas é um papel tipo craft recoberto com uma cera especial isopante. Não é papel manteiga nem papel de embrulho. Você pode usar papel craft normal se estiver embebido em verniz isolante.

Já que você comprou as lâminas na Lider, pergunte pelos outros materiais também! Eles tem verniz, papel, fio e tudo o que você quiser. Se ligar para o Gilberto e perguntar o fluxo das lâminas, ele vai te dizer com toda certeza. Quando usar lâminas antigas, considere sempre um valor baixo. Deve haver uma forma de se avaliar este fluxo, mas não faço idéia de como proceder.

Atualmente estou pegando todos os meus transformadores na Lider. Eles trabalham bem, são rápidos e o produto tem um acabamento muito bom.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #22 : 19 de Novembro de 2010, as 08:26:12 »

Citar
Agora é escolher! Você quer fazer transformadores ou artes plasticas com lixo urbano?
1° Opçao!  Azn vou ate dar uma passada no senai aqui, parece que eles tem um curso de bobinador.

Quanto as valvulas de power suportarem uma corrente maior nos filamentos apenas a Svetlana especifica a corrente minima e maxima de 0.6 para mais ou menos.
http://www.drtube.com/datasheets/sv83-sed1997.pdf
http://www.drtube.com/datasheets/el34-sed1997.pdf
http://www.drtube.com/datasheets/6l6gc-sed1996.pdf

Um off topic
Vejam o que aconteceu com a valvula que estava em primeiro na linha do filamento, ficou mais preta e teve um desgaste maior, so nao posso afirmar com certeza se foi com o transformador que estava em curto ou o novo com voltagem maior no filamento.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 19 de Novembro de 2010, as 10:45:53 »

Oi Fallout

Vejam o que aconteceu com a valvula que estava em primeiro na linha do filamento, ficou mais preta e teve um desgaste maior, so nao posso afirmar com certeza se foi com o transformador que estava em curto ou o novo com voltagem maior no filamento.

Nada haver! O que você observou são diferenças normais no getter das válvulas. A da esquerda usa getter a base de bário, que produz uma cobertura espelhada. O da direita usa magnésio ou cálcio, que produzem coberturas negras. A eficiência desses getters é a mesma e os fabricantes optam pelo que está mais barato no momento.

O que posso dizer dessas válvulas é que vieram de lotes de fabricação diferentes, o que não significa muita coisa. Se houvesse algum problema causado por superaquecimento, haveria, no caso extremo, enegrecimento do vidro na parte clara ao redor da placa e do dissipador da grade auxiliar. As tuas não aparentam dano visível. Se houve alguma coisa, só dá para ver com testador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 21 de Maio de 2011, as 16:56:25 »

Agora é minha vez de enfrentar o ruído advindo da rede elétrica o famoso hum. O que está ocorrendo é que mesmo sem guitarra plugada no input eu giro o potenciômetro de master volume (JCM800) e gera um hum infernal ! E conforme vou abaixando o hum vai diminuindo também, tenho certeza de que é o pré porque isolei ele e liguei outro pré que tem até mais ganho na potência e o resultado foi muitíssimo melhor! Por isso presumo que a etapa de potência está ok. Já tentei de várias formas aqui trocando uma válvula de pré com a outra, retirando o choke de frente das válvulas de pré, rechequei a ligação das entradas, pus aquelas capinhas metálicas nas válvulas de pré, fiz o tal do star ground e nada.

Oque pode estar ocorrendo com meu pré pra que ele capte esse hum todo ?



Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #25 : 21 de Maio de 2011, as 20:57:48 »

 Lendo o tópico eu fiquei com uma dúvida, para procurar qual estágio do pré está gerando ruido, eu devo aterrar (um por vez) os pontos em vermelho nessa imagem?
 Se for isso eu posso fechar curto sem problema? por exemplo no ponto da V3A se eu aterrar o pino 2 da entrada do estágio dela, não vai ter problema pela queda de tensão no resistor R22 sozinho ser o valor que antes era do resistor R22+queda da grade (acho que se chama grade, se estiver errado por favor me corrijam) de V3B?



Até mais, abraços.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 22 de Maio de 2011, as 00:06:23 »

Bossman, o chassis esta aterrado?
Ja vi comentarios de que a alimentacao do filamento sendo AC gera ruidos de HUM.
Isso quem pode responder melhor é o Eduardo, o grande mestre em Tubes.

Cidao,os pontos sao estes mesmos.
Sobre o aterramento da V3, tambem se repetira na V4. Pelo valor do resistor, a corrente é bem baixa, entao creio que nao tera problemas, pelo menos nao tera problemas se tal "curto" for por pouco tempo.

Minha mesma  recomendacao para o Bossman, espere pela resposta do Eduardo...
Valvulas... resposta exata e garantida... é com ele.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #27 : 22 de Maio de 2011, as 02:13:57 »

Bossman, o chassis esta aterrado?
Ja vi comentarios de que a alimentacao do filamento sendo AC gera ruidos de HUM.
Isso quem pode responder melhor é o Eduardo, o grande mestre em Tubes.

Minha mesma  recomendacao para o Bossman, espere pela resposta do Eduardo...
Valvulas... resposta exata e garantida... é com ele.

Está sim Amorin, sobre a tensão AC nos filamentos gerar ruído eu até acredito mas já montei um Bassman 59' que ficava mudo mesmo com o volume acima do meio (É certo que esse modelo de amp tem menos ganho do que o JCM 800 tudo bem mas mesmo assim acho que tem algo de errado com o meu) claro que se você escacarar mais o volume ele iria aparecer um ruído natural das válvulas mas nada absurdo como está esse JCM que acabo de montar. Fiquei hoje de 10 horas da matina até 11 da noite  "batendo" e me aborrecendo em cima dele e só consegui descobrir que o ruído vem da parte de pré amplificação. Sim vou aguardar a resposta do Eduardo, mas tem mais gente entendida do assunto no site como o Haroldo e o Fernando Bello.

Mensagem Mesclada
Eu estava lendo o site da aiken amps e o esquema de star ground que ele usa é dois em um tipo ele separa os terras da parte de pré e da parte de fonte/potência. Gostaria de saber se é aplicavel ao meu tipo de amplificador também. Segue uma citação que exemplifica oque estou querendo dizer:

"Nice answer! Most of the time, the above excerpt is correct, however there ARE certain sections of the amp that should not be grounded together - for reasons of proximity. GENERALLY speaking, the main (first) filter caps, the screen supply filter cap(s), the heater filament center tap (if applicable) and the power transformer B+ center tap should all be grounded together, most often somewhere near the power transformer itself and away from the preamp section.

The preamp filter caps and all grounds referenced in the preamp should be grounded near their respective stages of the amp, and FAR away from the first grounding location mentioned above. The reason for this is that the wires going to ground in the FIRST group above carry AC noise, and you want to physically separate them as far as possible from the grounds for the preamp sections so that this noise doesn't "bleed" into the preamp sections. Although they are ELECTRICALLY connected, they need to be PHYSICALLY separated.

This is, admittedly, an over-simplification, but I just wanted to illustrate the point.

créditos ao Lane Sparber do Marshalls forum.
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, as 02:21:14 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 22 de Maio de 2011, as 02:26:11 »

... vou aguardar a resposta do Eduardo, mas tem mais gente entendida do assunto no site como o Haroldo e o Fernando Bello.
Peço desculas por nao te-los citados.
Na ocasiao citei o Eduardo, por ele trabalhar com valvulas...

Infelismete nao tenho muito o que recomendar quando o assunto é valvulas, nisso meu conhecimento é muito limitado. Grin
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, as 02:29:03 por GrAmorin » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 22 de Maio de 2011, as 09:11:56 »

Oi Pessoal

Bossman, primeira coisa precisamos deixar claro que o ruído que o ruído que você está ouvindo não é hum. O hum é gerado por filtragem ruim na fonte e afeta todo o aparelho. Ele não some quando se diminui o volume. O ruído que você está ouvindo é do tipo Bzzzz. Ele é captado por ligações longas ou aterramentos ruins.

A origem dos ruídos nos amplificadores dificilmente vem diretamente da rede. O AC nos filamentos só contamina o sinal quando o catodo não é desacoplado por um capacitor de alto valor. A origem mais comum é a captação de ondas eletromagnéticas por algum fio sem blindágem.

Você já descobriu de onde vem. Está sendo gerado por algo que está antes do controle de volume. Não vai resolver nada você trocar o choque ou qualquer outra parte anterior.

Sobre o seu estado workaolic de 13 horas batendo cabeça no JCM, recomendo que não faça mais isso. Eu já passei por isso também. Trabalhar mais que 6 horas por dia num amplificador é contraproducente. Depois de 4 horas você já estará com estafa mental e não terá mais controle do que faz. Quando fica muito complicado, pare e volte no dia seguinte.

Sobre o aterramento em estrela, ele é muito versátil. Você pode colocar uma estrala na ponta de cada braço da estrela num esquema fractal. O que não pode é ligar um braço no outro.

Cidão, você pode aterrar as grades das válvulas que estejam em potencial baixo. V3A e V4A não devem ser aterradas. Isso vai causar um grandes estrondo no altofalante.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal