Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 09:20:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruido 60hz ajuda para eliminar  (Lida 16859 vezes)
fallout
Visitante
« : 01 de Novembro de 2010, as 16:45:29 »

a um tempo construi um 18watt depois de muitos erros, principalmente na hora de enrolar os transformadores, terminei mas nao estou contente com o resultado final devido ao ruido 60htz, fui testar alguns amps de marca em uma loja para ver se é comum esses ruidos em valvulados, e todos apresentão ruido, venho aqui pedir a ajuda dos amigos para diminuir (eliminar) este dito cujo por que não vejo vantagem em ter um amp com um timbre bom mas com nivel de ruido alto.
A unica coisa que nao tentei é este esquema dos filamentos que vi na montagem do amp do amigo tuboefect http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1094.0

Mensagem Mesclada
h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) tentei adicionar um choke de filtro, envao nao deu diferença nem uma.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, as 18:43:32 por fallout » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #1 : 03 de Novembro de 2010, as 14:41:01 »

Meu velho, a galera sabe aqui que no que posso ajudar eu ajudo, mas vou parecer um pouquinho chato dessa vez. Tem um tópico aberto já em http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1061.0

Acho que seria uma boa agente manter tudo no mesmo lugar, inclusive, estou indo lá colocar umas coisas novas que descobri(pra mim, porquê é velha a solução).

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) e boa sorte e não leve como um puxão de orelha, mas como um toque para que agente mantenha o fórum organizado.

Abraços.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, as 09:28:41 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 04 de Novembro de 2010, as 05:38:03 »

Oi Fallout

Para alguém poder te ajudar, você tem que postar o esquema elétrico do amplificador. A gente tem que saber o que exatamente você montou. Só dizer a potência não esclarece muito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #3 : 04 de Novembro de 2010, as 09:35:13 »

Bem, isso que Eduardo falou é certo. Quando postei o esquema, ele me ajudou a identificar um monte de erros que existiam no projeto. Mas era tanto erro, que pode-se dizer que foi criado um novo amplificador (sem exageiro). Sair adicionando as peças não vai ajudar e digo isso por experiência própria. Aconselho você dar uma lida no tópico estalos amplificador valvulado. Lá a galera dá tanta dica e eduardo explica tantas coisas que é capaz de você perceber que fez algumas coisas que não devem ser feitas e corrigir. Aquele foi meu amplificador e confesso que ficou outra coisa. Escuta o cara que ele sabe o que fala! Sugiro trocar o nome do tópico (no primeiro post vc altera isso), para Ruído 60Hz no Valvulado - Ajuda para eliminar, ou algo do tipo, já que existe um tópico que eu abri falando de algumas técnicas e inventos eletrônicos que tem no mercado para tirar isso dos aparelhos ou da guitarra. Isso faz parecer que são dois tópicos para quem pesquisar. Mas posta o esquema que a galera manja bem e explica melhor.
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #4 : 04 de Novembro de 2010, as 12:09:10 »

http://img529.imageshack.us/img529/7677/18wattlayoutoriginal.pdf
eu ja testei com a retifica a valvula agora estou fazendo a retifica neste esquema


a voltagem esta um pouco alta estou preparando outro transformador para testar, ja super dimensionei o capacitor R5 para 100uf+100uf mas sem sucesso tambem, quanto trocar o transformador do power volto a postar o resultado.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 04 de Novembro de 2010, as 15:50:03 »

Oi Fallout

A origem do seu ruído pode não ser a fonte. Vamos fazer uma análise sistemática para encontrar a causa. Vamos testar primeiro o nível de ruído do power. Você deve ligar o pino 2 de ambas as EL84 ao terra. Uma vez feito o aterramento das grades de controle (pino 2), ligue e veja se o ruído diminui.

Aguardo o seu resultado

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #6 : 04 de Novembro de 2010, as 21:26:52 »

Eduardo, silencio total, nao sai som nem um.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, as 13:19:24 por fallout » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 05 de Novembro de 2010, as 14:50:48 »

Oi Fallout

Isso é um ótimo sinal. Significa que sua fonte está com filtragem boa e qua o power não está gerando ruído. Muita gente perde tempo com capacitores e reguladores na fonte, sem antes verificar se o ruído vem dela! A sua está limpa! Resta agora descobrir qual dos estágios do pré que está sendo bombardeado pelos 60Hz. Pode remover o aterramento das EL84. Agora vamos aterrar a grade de controle da inversora.

Aqui já apareceu um problema nesse layout. A inversora está no meio das duas outras. Isso causa um zigue-zague de fios ótimo para captar ruídos. Quero que você ligue os pinos 7 e 2 de V2 ao ponto em que os resistores R09, R13, R23 e R17 se encontram. Essa conexão representa por em curto os resistores R09 e R23. O resultado deve ser silêncio novamente. Se houver ruído, teremos que investigar este estágio.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, as 15:10:14 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #8 : 05 de Novembro de 2010, as 20:52:45 »

Obrigado Eduardo ja fico contente por saber que o problema nao sao meus transformadores, Eduardo novamente silencio, injetou um pouquinho de volume com o potenciometro no maximo, bem pouco.
Eduardo esqueci de mencionar me desculpe, este transformador enrolei os filamentos com tap central mas por um descuido nao inverti o sentido de uma fase, seria este o problema? Bom, amanha retiro o tap central do aterramento e testo os filamentos com resistores para ver se diminui.

Mensagem Mesclada
Bom, parece que o problema é este mesmo, retirei o tap central dos filamento e coloquei os resistores aterrados e diminuiu em mais ou menos 50% do ruido mas parece que perdi ganho(saturaçao) das valvulas, vou enrolar um novo transformador para ver se consigo melhorar isto.

se tiver mais algumas dicas para mais testes fico grato Eduardo.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, as 17:56:28 por fallout » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 08 de Novembro de 2010, as 06:07:31 »

Oi Fallout

Problemas de fase nos transformadores são falhas graves. Isso pode levar a aquecimento e possível queima do mesmo.

O procedimento para localizar a causa de um ruído é sempre este. Você vai aterrando as grades de controle de um estágio por vez e verificando se há ruído. Assim você isola apenas um estágio para trabalhar e diminui o numero de componentes que precisam ser verificados.

Quando tiver o transformador novo, avise para a gente continuar o trabalho. Você tem que ficar com silêncio no aparelho. O fato de ser a válvula não é desculpa para roncar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #10 : 08 de Novembro de 2010, as 23:36:52 »

Eduardo, deixa eu entender também o lance que está acontecendo ai. O dele você isolou as etapas  como fez com o meu, mas fiquei com algumas dúvidas!

Se o power tá silencioso, pode vir de algum estágio antes, sendo que imagino que seja dos prés, já que a inversora está silenciosa também. Neste caso, seria aquele lance que você me falou dos transientes indo pelos filamentos de pré? O transformador poderiam estar fazendo isso?

Será que ele tá usando também os fios blindados no pré e aterrado as malhas? No meu caso, havia uma malha solta e gerando ruídos, lembra que não aterrei ele por que tinha zumbido e depois de revisar e aterrar como você me recomendou, ficou bem mais silencioso? Ele pode ter também problemas com a blindagem, onde o meu, além dos estalos da cerca elétrica, tinha zumbido também e ficou praticamente nulo quando fiz aquele teste com papel alumínio.

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 09 de Novembro de 2010, as 08:04:28 »

Designer

Cada caso é um caso. Por isso é necessário ter um procedimento padrão para investigar. Pode haver um sem número de causas para o ruído dele. Pode ir desde transientes vindos do transformador como fuga no filamento de alguma válvula.

Sem um critério, você não sai do lugar. Resolver um problema em um amplificador não é um jogo de advinhação. Nosso colega estava colocando mais e mais capacitores na fonte para tentar resolver o problema, quando a causa não estava lá. Aliás é um procedimento comum as pessoas aumentarem os capacitores para reduzir ruído. E a ineficácea deste procedimento também é comum.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #12 : 14 de Novembro de 2010, as 13:02:25 »

Mestre, novo transformador pronto, mesmo problema  Sad e agora para piorar este ingrato esta dando choque.
desta vez fiz a retifica com a ez 81, fiz o teste de aterrar a grade das el84 e da inversora, silencio novamente, estou usando fios blindados aterrados no pre sim, as voltages dos filamentos ficaram um pouco acima do previsto 6,7v.

So tirando uma duvidas, alguma chance do ruido vir do transformador de saida? O meio primario do transformador de saida tem que ser fase inversa tambem?

Tambem testei os filamentos sem tap central com os resistores, na ultima vez melhorou agora o ruido continuou o mesmo.

Eduardo nao sei se ajuda mas... liguei ele na minha tomada que tem aterramento, mestre que som MARAVILHOSO  Cool ficou com um ruido minimo com o volume no talo, mas o problema é que nem sempre vou ter uma tomada com aterramento por perto.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, as 21:05:09 por fallout » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #13 : 14 de Novembro de 2010, as 22:36:57 »

Cara, se não me engano, elas suportam essa voltagem (perto de dez %), pelo menos em algumas válvulas de pré vem isso no datasheet... nas de power eu nunca vi uma que suportasse mais que a voltagem indicada de 6.3v mas no seu lugar eu colocaria reguladores que é mais seguro e garantido. Mas deixa o Mestre Eduardo entrar com uma solução mais experiente, já que vi que tem mais problemas como seu transformador dando choque.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, as 22:39:05 por designermx2 » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #14 : 17 de Novembro de 2010, as 11:11:53 »

Vou colocar aqui todo o processo de enrolamento do transformador talvez eu tenha errado em alguma coisa.
eu usei o programa trafocalv3.1 para os calculos do transformador, comecei com:

secundario alta tensao 1214 espiras fio 30awg isolaçao entre cada camada com cola branca e papel manteiga.
meio secundario fase inversa do mesmo modo.
para isolar o secundario do primario usei papel craft
primario 125v 479 espiras sem isolaçao entre as camadas.
1 espira de folha de cobre (nao fexei a espira toda para nao ficar em curto)
filamento 3.15v 14 espira fio 16awg.
filamento fase inversa 14 espira.
entre o filamento com tap central e da valvula retif. isolaçao de papel craft
filamento valvula retificadora 6.3v 27 espiras fio 21awg

usei cola branca nas isolaçoes tando do papel manteiga como do craft.

ontem conferi todos os componentes com multimetro, conferi todas as ligaçoes, movimentei os fios com o amp ligado para ver se tinha atenuaçao ou diminuiçao no ruido.
vai ai algumas fotos dele para os amigos conferirem.




« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, as 11:18:15 por fallout » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal