Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
04 de Julho de 2025, as 14:39:56
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Agora SIM! Desvendando Pedais Brasileiros antigos I (Vetron TOD1)
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Agora SIM! Desvendando Pedais Brasileiros antigos I (Vetron TOD1) (Lida 952 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2079
e^(i x pi)+1=0
Re: Agora SIM! Desvendando Pedais Brasileiros antigos I (Vetron TOD1)
«
Responder #15 :
30 de Junho de 2025, as 20:16:48 »
O layout desse já é de outro estilo, de ilhas retangulares e quase sem trilhas, pra economizar percloreto na corrosão
. Mas é ruim de soldar se não houvesse a máscara de solda. A vantagem é que como quase não tem trilhas, a dessoldagem para reparo dificilmente estraga a ilha de solda.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 139
«
Responder #16 :
30 de Junho de 2025, as 20:50:21 »
Esse layout com trilhas bem quadradas e potenciometros soldados no fim da placa pelo lado das trilhas lembra muito o estilo de alguns pedais da Voxman. talvez até exista alguma relação entre as marcas.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1917
-Recebido: 471
«
Responder #17 :
30 de Junho de 2025, as 21:33:25 »
A chegada das DPDTs e 3PDTs chinesas ajudou e muito a montagem de pedais aqui ! Olhem esse "malabarismo" pra usar uma chave não tão adequada (também montei alguns pedais com essa mesma chave que é fraca e não aguenta muitas pisadas)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
pcrock
Iniciante
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 7
«
Responder #18 :
30 de Junho de 2025, as 21:39:43 »
Citação de: Doug em 30 de Junho de 2025, as 20:50:21
Esse layout com trilhas bem quadradas e potenciometros soldados no fim da placa pelo lado das trilhas lembra muito o estilo de alguns pedais da Voxman. talvez até exista alguma relação entre as marcas.
Muito bem reparado!!! Parece mesmo.. Mas acredito não haver relação (mas é só um palpite
)
-----
Citação de: bossman em 30 de Junho de 2025, as 21:33:25
A chegada das DPDTs e 3PDTs chinesas ajudou e muito a montagem de pedais aqui ! Olhem esse "malabarismo" pra usar uma chave não tão adequada (também montei alguns pedais com essa mesma chave que é fraca e não aguenta muitas pisadas)
Rapaz!!! Realmente chave para FOOTSWITCH foi um grande pesadelo para o Brasil até chegar os anos 2000.
Dos anos 60 até essa época so a Giannini (que era uma gigante no ramo) trazia chaves de FOOT reais.
Inclusive tenho o SUPER PHASE SHIFTER da GIANNINI (Cópia exata do Electro Harmonix primeira versão , aquele "grandão") e o Giannini "COMPRESSOR SUSTAIN" , ambos de 1975 e que mostram bem esse caso das chaves de Foot. A Giannini tinha acesso a chaves bem profissionais e de ótima qualidade!
Estou pensando em tirar o esquema elétrico do compressor e fazer um post dele também... Quem sabe...
«
Última modificação: 30 de Junho de 2025, as 22:06:10 por pcrock
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #19 :
01 de Julho de 2025, as 19:14:59 »
Todos os pedais Giannini dessa série são cópias de outros mais famosos, só basta descobrir qual esse seu compressor se destinou a imitar
pcrock
Iniciante
Obrigado
«
Responder #20 :
01 de Julho de 2025, as 19:56:26 »
Citação de: bossman em 01 de Julho de 2025, as 19:14:59
Todos os pedais Giannini dessa série são cópias de outros mais famosos, só basta descobrir qual esse seu compressor se destinou a imitar
Sim eu já sei qual é o pedal Compressor Sustainer em questão que a Giannini clonou. Assim que comecei a tirar o esquema, percebi na hora. O que foi uma grande surpresa para mim, pois ao identificar o clone que a Giannini produziu, acabei descobrindo que, MUITO PROVAVELMENTE, outro pedal consagrado é clone total também, pois até agora (ainda não terminei de tirar o esquema inteiro mas tô quase lá) esse Giannini aqui bate 99,9% em TUDO com o MXR DYNACOMP, o que me leva a crer que ou a MXR clonou o pedal Giannini (improvável) ou a MXR clonou outro pedal que teria sido a fonte original onde a Giannini buscou seu projeto pois a GIANNINI não pode ter clonado o MXR, visto que esse modelo é de, no minimo, 20 anos (mas eu acho que é bem mais) antes da MXR ter lançado o DYNACOMP.
Até o presente momento a única diferença do MXR e do GIANNINI é que o MXR usa um resistor de 15K no lugar que a GIANNINI usa um de 16K , o resto bate 100% !!!!!!
Pretendo fazer um post sobre esse GIANNINI divulgando fotos e seu esquema elétrico, quem sabe...
Eu não sei de quem a GIANNINI clonou esse compressor mas da MXR não foi! As datas são muito distantes!
Nos anos 70, a GIANNINI clonou toda uma linha da Electro Harmonix, eu possuo inclusive o SUPER PHASE SHIFTER dos dois fabricantes, tanto o E-H quanto o GIANNINI mas esse Compressor aqui não é o caso. Não encontrei nenhum compressor E-H que seja nem parecido com esse circuito mas ainda estou pesquisando...
Colaborador
Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 139
«
Responder #21 :
02 de Julho de 2025, as 08:03:51 »
A Giannini clonava os MXR integralmente, até as placas seguem o mesmo layout, apenas alguns componentes era modificados para a realidade do nosso mercado.
o Analog Delay por exemplo, usa um integrado da serie TDA (se não me engano) enquanto o MXR utiliza os famosos SAD1024.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #22 :
02 de Julho de 2025, as 09:11:42 »
Citação de: Doug em 02 de Julho de 2025, as 08:03:51
A Giannini clonava os MXR integralmente, até as placas seguem o mesmo layout, apenas alguns componentes era modificados para a realidade do nosso mercado.
o Analog Delay por exemplo, usa um integrado da serie TDA (se não me engano) enquanto o MXR utiliza os famosos SAD1024.
TDA 1022 possivelmente
pcrock
Iniciante
Obrigado
«
Responder #23 :
02 de Julho de 2025, as 16:13:41 »
Citação de: Doug em 02 de Julho de 2025, as 08:03:51
Vi muito clone da Electro-Harmonix feito pela Giannini nos anos 70, inclusive tenho alguns, mas Giannini clonando MXR nos anos 70, pra mim é novidade. Não sabia nem que a marca existia (ou tinha alguma relevância) nos anos 70!
Surpresa para mim!
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #24 :
02 de Julho de 2025, as 17:14:04 »
O Cláudio César (C.C.D.B.) fez também um compressor quase igual ao Dynacomp. Segundo uma entrevista dele, o Sérgio Dias trouxe o compressor dos EUA, e o ci era raspado. Mas ele descobriu que era o CA3080 e fez a versão dele, publicada na revista nova eletrônica, acho que no número 08
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
pcrock
Iniciante
Obrigado
«
Responder #25 :
02 de Julho de 2025, as 17:38:56 »
Citação de: Jairo em 02 de Julho de 2025, as 17:14:04
O Cláudio César (C.C.D.B.) fez também um compressor quase igual ao Dynacomp. Segundo uma entrevista dele, o Sérgio Dias trouxe o compressor dos EUA, e o ci era raspado. Mas ele descobriu que era o CA3080 e fez a versão dele, publicada na revista nova eletrônica, acho que no número 08
Opaa!!! Eu tenho a coleção completa da Nova Eletrônica. Tenho as revistas com a série completa de pedais que o irmão do Sérgio Dias publicou na NE !
Bem lembrado. Vou olhar aquele esquema pra ver as semelhanças com esse Giannini.
Acabei de verificar o esquema completo do Giannini em questão e bate 99.9% mesmo como DYNA. As únicas diferenças são que a Giannini usou um resistor de 16K ao invés de 15K que a MXR usa num determinado local, "abrasileirou" um capacitor de 50nF e colocou um de 47nF, que é padrão aqui no Brasil e colocou um capacitor de 1uF no divisor de tensão para a referência de 0V no gnd virtual, capacitor esse que a MXR não usou no seu circuito original. Também a Giannini usou transístores BC547 no lugar dos 3904 da MXR.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #26 :
02 de Julho de 2025, as 19:49:02 »
O circuito está no volume 01 da nova eletrônica. Segundo o Cláudio as mods que ele criou deixam o circuito melhor. O Ross compressor também é uma versão com mais componentes do dyna. É bom também comparar com o circuito do Ross
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
pcrock
Iniciante
Obrigado
«
Responder #27 :
Ontem
às 21:47:54 »
Citação de: Jairo em 02 de Julho de 2025, as 19:49:02
O circuito está no volume 01 da nova eletrônica. Segundo o Cláudio as mods que ele criou deixam o circuito melhor. O Ross compressor também é uma versão com mais componentes do dyna. É bom também comparar com o circuito do Ross
Hoje separei o esquema do Sustainer dos Mutantes e pude verificar que a arquitetura é idêntica ao Giannini e ao MXR. Parece que, assim como a maioria dos overdrives são quase todos muito parecidos (ou até iguais), esse circuito parece mesmo ser uma arquitetura clássica para compressão e muito fabricante deve ter usado igual. O Giannini bate muito mais com o MXR (eu pensei que seria o contrário) mas as diferenças são apenas em valores de componentes, já que os circuitos dos três são praticamente IDÊNTICOS! O Giannini e o MXR são praticamente clones um do outro, enquanto que o circuito do Claudio Cesar tem alguns valores de componentes modificados em relação aos dois acima citados e usa o 3080 de invólucro metálico.
Farei um post sobre o Giannini.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 242
-Recebido: 163
Electronic Mess
«
Responder #28 :
Hoje
às 14:05:37 »
Citação de: bossman em 30 de Junho de 2025, as 21:33:25
Olhem esse "malabarismo" pra usar uma chave não tão adequada (também montei alguns pedais com essa mesma chave que é fraca e não aguenta muitas pisadas)
Lembrei de um antigo membro do fórum, que era de outro país da América do Sul, que "fazia" as 3PDTs dele com uma chapa dobrada de metal, um parafuso, uma mola e duas chavinhas push-push dessas mais baratas.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...