Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Julho de 2025, as 04:14:00

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Agora SIM! Desvendando Pedais Brasileiros antigos I (Vetron TOD1)  (Lida 730 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2079

e^(i x pi)+1=0

« Responder #15 : 30 de Junho de 2025, as 20:16:48 »

O layout desse já é de outro estilo, de ilhas retangulares e quase sem trilhas, pra economizar percloreto na corrosão  Cheesy  .  Mas é ruim de soldar se não houvesse a máscara de solda. A vantagem é que como quase não tem trilhas, a dessoldagem para reparo dificilmente estraga a ilha de solda.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 139

« Responder #16 : 30 de Junho de 2025, as 20:50:21 »

Esse layout com trilhas bem quadradas e potenciometros soldados no fim da placa pelo lado das trilhas lembra muito o estilo de alguns pedais da Voxman. talvez até exista alguma relação entre as marcas.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1917
-Recebido: 471

« Responder #17 : 30 de Junho de 2025, as 21:33:25 »

A chegada das DPDTs e 3PDTs chinesas ajudou e muito a montagem de pedais aqui ! Olhem esse "malabarismo" pra usar uma chave não tão adequada (também montei alguns pedais com essa mesma chave que é fraca e não aguenta muitas pisadas)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
pcrock
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 6

« Responder #18 : 30 de Junho de 2025, as 21:39:43 »

Esse layout com trilhas bem quadradas e potenciometros soldados no fim da placa pelo lado das trilhas lembra muito o estilo de alguns pedais da Voxman. talvez até exista alguma relação entre as marcas.

Muito bem reparado!!! Parece mesmo.. Mas acredito não haver relação (mas é só um palpite Grin)

-----
A chegada das DPDTs e 3PDTs chinesas ajudou e muito a montagem de pedais aqui ! Olhem esse "malabarismo" pra usar uma chave não tão adequada (também montei alguns pedais com essa mesma chave que é fraca e não aguenta muitas pisadas)

Rapaz!!! Realmente chave para FOOTSWITCH foi um grande pesadelo para o Brasil até chegar os anos 2000.
Dos anos 60 até essa época so a Giannini (que era uma gigante no ramo) trazia chaves de FOOT reais.
Inclusive tenho o SUPER PHASE SHIFTER da GIANNINI (Cópia exata do Electro Harmonix primeira versão , aquele "grandão") e o Giannini "COMPRESSOR SUSTAIN" , ambos de 1975 e que mostram bem esse caso das chaves de Foot. A Giannini tinha acesso a chaves bem profissionais e de ótima qualidade!
Estou pensando em tirar o esquema elétrico do compressor e fazer um post dele também... Quem sabe...
« Última modificação: 30 de Junho de 2025, as 22:06:10 por pcrock » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #19 : 01 de Julho de 2025, as 19:14:59 »

Todos os pedais Giannini dessa série são cópias de outros mais famosos, só basta descobrir qual esse seu compressor se destinou a imitar
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #20 : 01 de Julho de 2025, as 19:56:26 »

Todos os pedais Giannini dessa série são cópias de outros mais famosos, só basta descobrir qual esse seu compressor se destinou a imitar

Sim eu já sei qual é o pedal Compressor Sustainer em questão que a Giannini clonou. Assim que comecei a tirar o esquema, percebi na hora. O que foi uma grande surpresa para mim, pois ao identificar o clone que a Giannini produziu, acabei descobrindo que, MUITO PROVAVELMENTE, outro pedal consagrado é clone total também, pois até agora (ainda não terminei de tirar o esquema inteiro mas tô quase lá) esse Giannini aqui bate 99,9% em TUDO com o MXR DYNACOMP, o que me leva a crer que ou a MXR clonou o pedal Giannini (improvável) ou a MXR clonou outro pedal que teria sido a fonte original onde a Giannini buscou seu projeto pois a GIANNINI não pode ter clonado o MXR, visto que esse modelo é de, no minimo, 20 anos (mas eu acho que é bem mais) antes da MXR ter lançado o DYNACOMP.
Até o presente momento a única diferença do MXR e do GIANNINI é que o MXR usa um resistor de 15K no lugar que a GIANNINI usa um de 16K , o resto bate 100% !!!!!!
Pretendo fazer um post sobre esse GIANNINI divulgando fotos e seu esquema elétrico, quem sabe...
Eu não sei de quem a GIANNINI clonou esse compressor mas da MXR não foi! As datas são muito distantes!
Nos anos 70, a GIANNINI clonou toda uma linha da Electro Harmonix, eu possuo inclusive o SUPER PHASE SHIFTER dos dois fabricantes, tanto o E-H quanto o GIANNINI mas esse Compressor aqui não é o caso. Não encontrei nenhum compressor E-H que seja nem parecido com esse circuito mas ainda estou pesquisando...
Colaborador

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 139

« Responder #21 : Ontem às 08:03:51 »

A Giannini clonava os MXR integralmente, até as placas seguem o mesmo layout, apenas alguns componentes era modificados para a realidade do nosso mercado.
o Analog Delay por exemplo, usa um integrado da serie TDA (se não me engano) enquanto o MXR utiliza os famosos SAD1024.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #22 : Ontem às 09:11:42 »

A Giannini clonava os MXR integralmente, até as placas seguem o mesmo layout, apenas alguns componentes era modificados para a realidade do nosso mercado.
o Analog Delay por exemplo, usa um integrado da serie TDA (se não me engano) enquanto o MXR utiliza os famosos SAD1024.

TDA 1022 possivelmente
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #23 : Ontem às 16:13:41 »

Vi muito clone da Electro-Harmonix feito pela Giannini nos anos 70, inclusive tenho alguns, mas Giannini clonando MXR nos anos 70, pra mim é novidade. Não sabia nem que a marca existia (ou tinha alguma relevância) nos anos 70!
Surpresa para mim!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #24 : Ontem às 17:14:04 »

O Cláudio César (C.C.D.B.) fez também um compressor quase igual ao Dynacomp. Segundo uma entrevista dele, o Sérgio Dias trouxe o compressor dos EUA, e o ci era raspado. Mas ele descobriu que era o CA3080 e fez a versão dele, publicada na revista nova eletrônica, acho que no número 08
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #25 : Ontem às 17:38:56 »

O Cláudio César (C.C.D.B.) fez também um compressor quase igual ao Dynacomp. Segundo uma entrevista dele, o Sérgio Dias trouxe o compressor dos EUA, e o ci era raspado. Mas ele descobriu que era o CA3080 e fez a versão dele, publicada na revista nova eletrônica, acho que no número 08

Opaa!!! Eu tenho a coleção completa da Nova Eletrônica. Tenho as revistas com a série completa de pedais que o irmão do Sérgio Dias publicou na NE !
Bem lembrado. Vou olhar aquele esquema pra ver as semelhanças com esse Giannini.
Acabei de verificar o esquema completo do Giannini em questão e bate 99.9% mesmo como DYNA. As únicas diferenças são que a Giannini usou um resistor de 16K ao invés de 15K que a MXR usa num determinado local, "abrasileirou" um capacitor de 50nF e colocou um de 47nF, que é padrão aqui no Brasil e colocou um capacitor de 1uF no divisor de tensão para a referência de 0V no gnd virtual, capacitor esse que a MXR não usou no seu circuito original. Também a Giannini usou transístores BC547 no lugar dos 3904 da MXR.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #26 : Ontem às 19:49:02 »

O circuito está no volume 01 da nova eletrônica. Segundo o Cláudio as mods que ele criou deixam o circuito melhor. O Ross compressor também é uma versão com mais componentes do dyna. É bom também comparar com o circuito do Ross
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: