Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Julho de 2025, as 15:57:16

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 4).GIANNINI SUSTAINER COMPRESSOR  (Lida 92 vezes)
pcrock
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 9

« : 15 de Julho de 2025, as 19:53:59 »

Seguindo a ideia de documentar o máximo de pedais brasileiros antigos que eu conseguir, hoje venho falar do GIANNINI SUSTAINER. Um pedal da metade dos anos 70 extremamente bem construído todo em metal, com chave footswitch (MADE IN JAPAN) de altíssima qualidade (muito mais robusta e bem feita que as atuais de hoje), fêmeas e potenciômetros também feitos para durar e o mais importante, Funciona MUITO BEM!
Esse pedal está comigo desde 1985 e já chegou em minhas mãos, na época, assim bem surrado. Estava com um transístor queimado quando o comprei, muito provavelmente fruto de mal uso de fonte de alimentação inadequada (embora ele use conexão de fonte com plug P4, sua polaridade é invertida em relação aos atuais "padrões" com negativo no centro). Desde os anos 80 eu tinha ideia de desenhar o esquema, tarefa que atrasou apenas 40 anos. Mas agora foi!
Assim que comecei a "tirar" o esquema dele, tive uma surpresa ao notar que ele era (quase) idêntico a outro compressor muito conhecido por mim (e por todos), o que me causou mais surpresa ainda pois com isso pude notar que o pedal famoso e conhecido que eu achava ser o "original", era também CLONE de alguém pois, ou ele clonou o GIANNINI (improvável) ou clonou o mesmo pedal que a Giannini, mais de uma década antes, também clonou!
O GIANNINI é idêntico ao MXR DYNA COMP, com exceção do valor de um resistor e outras diferenças mínimas que vou mostrar num esquema elétrico aqui abaixo que ilustra exatamente as semelhanças e diferenças entre os dois.
O Fato curioso é que, que eu saiba, a MXR não existia ou, ao menos, não tinha relevância alguma, ainda mais no Brasil, em 1975. Isso indica que a Giannini clonou outo pedal (que não tenho certeza qual é mas não pode ter sido o MXR, pois o DYNA COMP veio bem depois que eu saiba). Portanto a MXR, anos mais tarde teria clonado o mesmo pedal que a GIANNINI clonou antes.
Pensei na possiblidade da GIANNINI ter clonado o compressor do Cláudio Baptista, irmão do Sérgio e do Arnaldo, dos MUTANTES mas quando fui olhar o esquema do Compressor dos MUTANTES, vi que a arquitetura, sim, é a mesma do GIANNINI, pois ao que parece essa é uma arquitetura muito famosa no mundo dos compressores, mas os valores dos componentes tem bem mais diferenças do que as super "coincidências" que compartilham o MXR e o GIANNINI.
Nos anos 70, eu sei, a GIANNINI "clonou" toda uma linha de pedais da Electro-Harmonix (mas parece que foi um acordo legal segundo li uma vez) e eu tenho algumas coisas dessas, inclusive o original e maravilhoso SUPER PHASE SHIFTER (BADSTONE), primeira versão, aquele grandão e tenho também o "clone" GIANNINI que é identico e maravilhoso mas esse caso aqui do SUSTAINER não bate com nenhum EH que eu conheça.
Abaixo segue fotos, esquema dele e do MXR e também o esquema da versão do GRANDE Cláudio Baptista para efeitos de comparações!

Esuema elétrico mostrando as semelhanças e diferenças entre o GIANNINI e o MXR.

ABAIXO segue o esquema do Compressor dos MUTANTES feito pelo Cláudio Baptista

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 840

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 15 de Julho de 2025, as 20:57:19 »

O CCDB é mais parecido com o Ross sustainer, também essencialmente similar ao Dyna.

-----
Segue mais um daqui de casa...

« Última modificação: 15 de Julho de 2025, as 21:01:25 por Adiel » Registrado

Doug
Colaborador

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 140

« Responder #2 : 15 de Julho de 2025, as 21:37:37 »

É um Dynacomp e como de costume, *até o Layout da PCB foi copiado pela Giannini*

Dynacomp

Como podemos ver, é o mesmo layout do primeiro Dynacomp, apenas adaptado ao DIP8

*outro exemplo, o Analog Delay da Giannini, que pode ser visto aberto nessas fotos do Alex Frias e que é uma cópia do MXR-M118
Giannini
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1852.msg164830#msg164830
MXR
https://reverb.com/item/134599-mxr-m-118-analog-delay-pedal-1978-green
« Última modificação: 15 de Julho de 2025, as 21:48:07 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
pcrock
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 9

« Responder #3 : 15 de Julho de 2025, as 22:05:00 »

O CCDB é mais parecido com o Ross sustainer, também essencialmente similar ao Dyna.

-----
Segue mais um daqui de casa...

Que legal!! Nunca ouvi o som desse!!!

-----

Uma curiosidade que esqueci de mencionar sobre esse GIANNINI.

É um erro GROTESCO!

Os controles de SENS e OUTPUT estão trocados em relação ao SILK do gabinete, ou seja, onde ta escrito OUTPUT, é na verdade o controle de SENS e vice versa. e como é possivel ver nas fotos, inclusive pelo FLAT CABLE, tá tudo "certo", veio assim de fábrica mesmo.
Ave Maria!  Cheesy
« Última modificação: Ontem às 22:37:04 por pcrock » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: