Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 08:10:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Big Muff pi  (Lida 48827 vezes)
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #105 : 29 de Junho de 2016, as 22:59:31 »

Pode ser algum resistor ou capacitor trocado ou avariado por exemplo, eu mesmo já troquei por engano algumas vezes. Pode ser solda fria também. Outra questão são os transístores, transístores como os 2N5088 e 2N5089 tem uma tolerância muito grande em relação ao ganho máximo, indo de 300 HFE até 900 HFE ou mais, isto é, uma tolerância enorme.

Sem a prévia seleção dos transistores o pedal pode ter uma diferença real de volume de mais de 50%, considerando uma unidade com transistores mais fracos versus uma unidade com transistores mais fortes.

Eu, o selecionaria antes os transístores, ou usaria transistores com uma especificação mais estreita ou alta, como o MPSA18.

Olá Félix.

Então... você disse fazer uma prévia seleção dos transistores... realmente, algo que não fiz foi testar os transistores antes de soldá-los. Comprei na loja, desembalei e já fui soldando. Mas voltando ao assunto, qual seria o valor ideal do transistor para fazer a avaliação que você sugeriu? Não sei se entendi bem, mas no caso, eu deveria selecionar os transistores que estejam numa mesma faixa de tolerância HFE para fugir dos 50% de perda de volume?
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #106 : 29 de Junho de 2016, as 23:10:33 »

mesmo o HFE sendo ruim/baixo, não chega o bypass sem maior que o efeito... há algo errado na montagem/componentes.
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #107 : 30 de Junho de 2016, as 08:27:02 »

Pois então... acabei de retirar todos os transistores 2N5088, e testei seus hfe, e todos estão entre 542 a 555. E como a faixa dele, pelo datasheet varia entre 300 a 900, estão dentro da normalidade e não estão em desequilibrio entre eles.

Uma coisa que agora acho que possa estar interferindo e me corrijam se eu estiver errado... na hora de comprar os componentes, esqueci de comprar resistores de 15k, e no projeto da tonepad exige três resistores com essa valoração. Eu tinha apenas um de 15k aqui, e coloquei ele no lugar do R4 (vide layout da tonepad). Os outros dois estavam meio ligados em série e substituí o R15 por um resistor de 12.1k, e no terceiro (R10), como está ligado em série com o R15, coloquei dois resistores em série (12.1k + 6k) somando 18k, e portanto, equilibrando o circuito a partir daí com o R15. Acho que nas fotos dá pra ver. Será que fiz besteira? Pensei que tal modificação não viesse trazer prejuizo ao circuito, já que esses resistores estão na linha de alimentação da tensão para o resto do circuito, mas como em eletrônica, muita coisa necessita de precisão, talvez eu tenha cometido algum erro idiota de leigo.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
felix
Visitante
« Responder #108 : 30 de Junho de 2016, as 16:16:38 »

Não faria tanta diferença assim essas modificações que você falou.

Deixa uma guitarra ligada no pedal e o pedal alimentado.

Pega o cabo de áudio que vai para o amplificador, com o amplificador bem baixo.
Pega a parte de massa (terra) do plug desse cabo e liga com um fio no terra do pedal.

Usa a ponta do plug como um localizador de sinal.

Escuta o volume entre C7 e R12, C4 e R7, R1 e C1 em relação ao sinal bypassado.
Faça isso em 2 cenários com todos os pots no máximo e com todos os pots no meio do curso.
Isso deve dar uma dica de onde está o problema.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #109 : 30 de Junho de 2016, as 21:09:22 »

Eu iria direto na polarização dos transistores pra ver se tem algum apresentando uma tensão absurda.  
Vá lá, aterre a entrada do circuito e meça a tensão (DC) entre o GND e o coletor de cada um dos transistores pra ver se tem algum que não está polarizado.   Claro, não excluindo o teste do Félix, se todos estiverem bem polarizados.

------XX-----
Calculei, com HFE=550, a tensão nos coletores de:
Q1, Q2, Q3 -> 3,9V
Q4 > 3,72V

Abraços, T+
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, as 21:35:44 por Patines » Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #110 : 30 de Junho de 2016, as 21:23:15 »

boa noite, eu tive problemas desse tipo há uma tempo atrás e eram os resistores de 100R que por distração minha coloquei os três 10R.
Fica ai a dica, confira o R5, R11 e o R16.
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #111 : 30 de Junho de 2016, as 22:07:45 »

Olá pessoal,

Felix, fiz os testes que vc me sugeriu e olha só, do C1 pro R1 o sinal está muito baixo, já nos outros pontos que vc indicou, o sinal com um pouco de distorção está num volume bem mais alto em relação ao C1 e R1. Daí logo pensei que pudesse ser o resistor de 39k ou o capacitor de 1uf, e resolvi trocar o capacitor por outro novo, mas não resolveu o problema. Aferi novamente a resistência do resistor e deu os 39k. Mas percebi que o sinal fica baixinho Conferi o sinal que chega no pino 3 de cada potenciometro, e ví que o sinal chega bem alto no pot de TONE e SUSTAIN, mas no do volume fica bem baixo. No terminal coletor do Q4 o som não chega amplificado, então, presumo que o problema esteja antes dele. Tá difícil, viu.

Patines Eu conferi a tensão que chega no coletor dos transistores, e está tudo igual, ou seja, mais ou menos 3,8v.

wainer said Conferi todos os resistores pelo codigo de cores, então, não houve engano.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #112 : 01 de Julho de 2016, as 09:18:49 »

Eu aposto na solda fria.  AMPERX, continue treinando muito, pois a soldagem pode melhorar bastante.  Pode ser que tenha algum eletrolítico com solda fria ou então danificado por tempo demais de solda.  Potenciômetros também são suscetíveis desse mal.

Abraços, Saúde e amor.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #113 : 01 de Julho de 2016, as 21:53:03 »

A julgar pelas fotos, as soldas até que estão bem razoáveis e, por isso, talvez, o problema não seja de solda fria.
Você fala de C1 de R1, mas não posta o esquema que usou.
Posta aqui o link do esquema que usou em sua montagem a fim de que possamos te ajudar melhor.


Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #114 : 02 de Julho de 2016, as 00:49:40 »

Opa. O link tava no pé da ultima foto. Mas aqui está ele de novo:
 http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=94

Sinceramente... tô quase desistindo desse pedal... já fiz tudo o que eu podia imaginar, e nada.

Mas ainda num entreguei os pontos não.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #115 : 02 de Julho de 2016, as 01:20:41 »

Citar
No terminal coletor do Q4 o som não chega amplificado, então, presumo que o problema esteja antes dele. Tá difícil, viu.

Pelo contrário, o problema está justamente no transistor Q4 ou em algum de seus componentes associados.
Eu sugiro que troque o transistor Q4 pra ver se resolve. Se não tiver outro transistor 2N5088, use outro transistor similar NPN qualquer.
Se ainda assim não resolver troque os capacitores C12 e C13 e verifique se você não soldou no lugar certo (inverteu) os resistores R21 e R22.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #116 : 02 de Julho de 2016, as 21:12:42 »

AMPERX, pode também passar uma escova de dentes velha pra tirar essas bolotinhas de solda que estão sobre a placa.  Abraços.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.077 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal