Big Muff pi

Started by Nego Jones, 10 de November de 2009, as 17:43:38

Previous topic - Next topic

Edu17

Guest
Jorge R

Pois é... Pior q eu montei o fuzz face do tonepad com outros transistores e tal, mas também ficou sem sustain... Pesquisei em vários sites e tal e não me pareceu ser um problema comum.

VOX

Não é ruído... não sei explicar, é como se tivesse um oitavador por tras.
Ele foi montado numa caixa de metal bem grande (quase do tamanho da original)... tudo certinho.

Valeu ai pelas dicas Jorge R e VOX.   

dartagnan

**
Freqüente
Olá...

Montei meu Big Muff, liguei ele direto (com bateria) e ele estava sem problemas.

q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) coloquei na caixa e o alimentei com a fonte, aparece um "hum".

O som continua o mesmo, mas com esse ruído...

Testei novamente com a bateria e o ruído some.

Alguém sabe me explicar o q acontece ?

Valeu !

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com

dartagnan

**
Freqüente
Mas já usei essa fonte em vários pedais...

Só com esse projeto é q aparece esse ruído...

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: dartagnan on 18 de May de 2010, as 01:22:24
Mas já usei essa fonte em vários pedais...

Só com esse projeto é q aparece esse ruído...

experimenta colocar um capacitor de 1000uF/25V ligado entre o V+ e o terra. Se ainda der ruído, aí eu já não sei o que pode ser.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Concordo com o Big.
Talvez em outros pedais não dê o ronco por não serem drives ou fuzz.

dartagnan

**
Freqüente
É... tá esquisito mesmo...

Bom, não tenho qualificação para culpar a fonte.... mas é a mesma que uso para todos os pedais ....drives, fuzzes, phasers, chorus...

E só deu problema com esse !

Testei o lance com os capacitores... o ruído diminuiu, mas ainda incomoda....

De qq maneira, valeu pela ajuda...

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Então o problema é na fonte mesmo... alguns circuitos são mais propensos a ruídos e intereferências, geralmente quando tem muito ganho, como o Big Muff

dartagnan

**
Freqüente
É ... vou ficar na bateria mesmo ... hehhehehe

Valeu

viagem_mental

Handmaker
Como não é nenhum projeto novo, resolvi postar meu layout neste tópico. Acho que ele terá menos ruído por causa da malha de terra. Num futuro não muito distante, pretendo montá-lo.... (rckt
Guitar Craft

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Dartagnan,

A minha experiência com Big Muff's é que eles apresentam mesmo mais propensào à ruídos advindos da fonte. Muito mesmo, principalmente se o ganho estiver alto. Ao mesmo tempo acho um dos fuzz/distortion's mais interessantes em termos de timbre e possibilidades. Dependendo da regulagem, instrumento e amp ele se encaixa em muitos estilos. Além da variedade de versões existentes.

Viagem,

O layoute está muito legal, parabéns!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
Dá-lhe Viagem_Mental, tá mandando muito bem nessa história de fazer layout!
Parabéns!
Muito bom!

viagem_mental

Handmaker
Obrigado!
Com o treino os layouts vão melhorando... (rckt
O segredo é sempre ter o esquema elétrico como parâmetro. Abraço!
Guitar Craft

viagem_mental

Handmaker
Estou com umas sucatas aqui e só me faltam os potenciometros para montar. Vou comprar no small bear e fiquei tentado a experimentar com os 2n5133, que vem na segunda versão do modelo triangle, mas ainda não consegui o datasheet. Seria a mesma pinagem do 2n5088?
Aliás, haveria muita diferença entre eles? Essa discussão deu um quebra-quebra la no diystompboxes >>(: (tongue mas não vi nada conclusivo..
(guitar_player
Guitar Craft

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sinto menos diferenças com trocas de transistores no BigMuff do que na troca de caps no acoplamento, nos diodos e no tonestack.
Na versào mais recente que montei, o Triangle, o que achei melhor foi usar BC550 (high gain, low noise) como Q1 e Q4 e transistores de ganho mais baixo (hfe de 200 pra baixo) como 2N3565 e 2N2222 como Q2 e Q3. Menos ruído "hissy" (shhhhhh) e bom som.

Há algum tempo, no início do tópico alguém reclamou do sustain. No meu caso o sustain é assombroso e olha que o uso com o ganho em "nove horas" aproximadamente... um quarto do curso total! Um fator importante é o instrumento usado e a "pegada" do equipamento que fica atrás da guitarra. O pedal é bom, mas milagre não faz!

Mais uma coisa: 2N5087 é PNP, ou seja, é para a versào de terra positivo! Atenção! Por essas e outras que olhar o datasheet e aprender eletrônica não faz mal a ninguém, principalmente a quem se interessa por construir pedais! >>(:
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!