Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:05:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 31 32 [33] 34 35 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 285103 vezes)
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #480 : 31 de Dezembro de 2012, as 13:51:45 »

Citar
Amorin, eu acho que transformador de 1A não deveria nem ser tentado... principalmente no TDA2050. Vai esquentar pacas.

Eu estou usando um de 1A e falante de 4Ohms e tirando o fato de eu não poder colocar o volume no máximo, ja que o falante ronca, ele dá conta de recado ja que estou utilizando para estudos. Tambem estou utilizando pedais para poder tirar mais volume do amp.
Concordo que um transformador mais potente é o ideal, mas ja da pra fazer um sonzinho com de 1A (pra aqueles que não dispoem de muitos recursos ou mesmo não querem investir tanto).

Abraço, muito obrigado pelo apoio constante e bom 2013 a todos do HM 
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #481 : 31 de Dezembro de 2012, as 18:06:24 »

Citar
Amorin, eu acho que transformador de 1A não deveria nem ser tentado... principalmente no TDA2050. Vai esquentar pacas.

Eu estou usando um de 1A e falante de 4Ohms e tirando o fato de eu não poder colocar o volume no máximo, ja que o falante ronca, ele dá conta de recado ja que estou utilizando para estudos. Tambem estou utilizando pedais para poder tirar mais volume do amp.
Concordo que um transformador mais potente é o ideal, mas ja da pra fazer um sonzinho com de 1A (pra aqueles que não dispoem de muitos recursos ou mesmo não querem investir tanto).

Abraço, muito obrigado pelo apoio constante e bom 2013 a todos do HM 
Se você não consegue colocar o amplificador no maximo por causa do transformador... Não precisa nem dizer que o transformador não é recomendado.
Se usar perto do maximo que ele aguenta, o aquecimento vai ser grande, e a vida util do transformador reduzida, queimando logo.
No final, acaba saindo mais caro, e tem a chance do transformador entrar em curto e levar todo o seu amplificador.
Fora que a diferença de um transformador de 1A e 2A é muito pequena. Usando a Mult como referencia, a diferença é de R$8,10. Não da pra dizer que é um grande investimento.
Eu definitivamente não recomendo, e acho imprudente.
Blum, use com cuidado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #482 : 31 de Dezembro de 2012, as 18:47:03 »

Concordo com o kem o transformador nao é o problema maior do amplificador(ao meu ver) a diferença para um transformador de
2A realmente é muito pequena, agora o que faz uma enorme diferença é um bom falante, comprei um baratinho de uma marca nacional que voces conhecem(nao sei se posso falar a marca aqui) e nao me agradou entao recomendo que guarde dinheiro para o falante!!

abraços pra todos!!!
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
JoaoVarios
Visitante
« Responder #483 : 01 de Janeiro de 2013, as 19:43:26 »

Minha dúvida é se os limitadores de tensão (LM7*15) também vão atuar sobre a alimentação do TDA, o que colocaria em risco os próprios limitadores, ou se a alimentação para o TDA vem direto da fonte.

Pergunto isso porque sei que os LM7*15 tem uma corrente limitada, se não estiver enganado, a 1A.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #484 : 01 de Janeiro de 2013, as 20:38:40 »

Minha dúvida é se os limitadores de tensão (LM7*15) também vão atuar sobre a alimentação do TDA, o que colocaria em risco os próprios limitadores, ou se a alimentação para o TDA vem direto da fonte.

Pergunto isso porque sei que os LM7*15 tem uma corrente limitada, se não estiver enganado, a 1A.
O LM7815 e LM7915 é só para a alimentação do TL072... A alimentação do TDA vem direto da fonte...
Inclusive eu recomendo o 78L15 e 79L15... que suportam até 100mA, mas que suficiente pra um TL072.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #485 : 01 de Janeiro de 2013, as 20:45:21 »

Minha dúvida é se os limitadores de tensão (LM7*15) também vão atuar sobre a alimentação do TDA...
Pergunto isso porque sei que os LM7*15 tem uma corrente limitada, se não estiver enganado, a 1A.
Os reguladores não atuam sobre o TDA.
O TDA esta antes dos reguladores.
Os reguladores vão atuar sobre o circuito pós regulador, ou seja, apenas no pré.

Amorin, eu acho que transformador de 1A não deveria nem ser tentado... principalmente no TDA2050. Vai esquentar pacas.
O de 1A seria apenas para funcionar no 2030, mais no modo "teste".
Já para 2050 é perda de tempo e dinheiro, visto que a diferença de um transformador de 1A para 2A é praticamente simbolica.
Citar
Mas ja temos liberdade pra discordar um do outro né?!?  Cheesy
Tranquilo!
Somos quase uma família,  Cheesy

Ate concordo com sua discordância, ou nem tanto, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  Cheesy
Cheesy Cheesy Cheesy Adorei o jogo de palavras Cheesy Cheesy Cheesy
Compreendi o porque ele discordou, mas talvez tenha sido uma má interpretação devido as palavras... por isso o "nem tanto..."  Cheesy

Citar
E também adorei o que falou sobre as deficiências que ocorrem na comunicação:
Muitas das vezes escrevemos com pressa, ou pensando em outras coisas, aí acaba faltando uma virgula, acento, pu mesmo uma ou algumas palavras, e muda todo o sentido do que se escreveu.
Isso fora a questão de nem sempre quem lê entende da forma que você quis expressar...
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #486 : 01 de Janeiro de 2013, as 22:37:32 »

O meu amplificador é com TDA2050 e o transformador  de 15+15V 2A, diodos zener de 12V 1A para o pré. Falante nats de 8 polegadas, 8R. Usei um Eminence 875, 4R, porém não gostei do resultado... ficou hiper brilhante.

Abraço!
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #487 : 02 de Janeiro de 2013, as 13:39:22 »

Citar
Se você não consegue colocar o amplificador no maximo por causa do transformador... Não precisa nem dizer que o transformador não é recomendado.
Se usar perto do maximo que ele aguenta, o aquecimento vai ser grande, e a vida util do transformador reduzida, queimando logo.
No final, acaba saindo mais caro, e tem a chance do transformador entrar em curto e levar todo o seu amplificador.
Fora que a diferença de um transformador de 1A e 2A é muito pequena. Usando a Mult como referencia, a diferença é de R$8,10. Não da pra dizer que é um grande investimento.
Eu definitivamente não recomendo, e acho imprudente.
Blum, use com cuidado.

Obrigado pela resposta, Kem e realmente é uma pequena diferença e tambem não sabia da possibilidade de forçar demais o transformador o pôr todo o circuito em risco.
Usei esse transformador pois eu tinha aqui em casa parado, mas não da conta mesmo. Bons conselhos e vou tratar de providenciar um transformador mais recomendável.

Abraço!
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #488 : 02 de Janeiro de 2013, as 19:26:54 »

O LM7815 e LM7915 é só para a alimentação do TL072... A alimentação do TDA vem direto da fonte...
Inclusive eu recomendo o 78L15 e 79L15... que suportam até 100mA, mas que suficiente pra um TL072.
Porque você recomenda esses aos invés dos LMs, Kem?

E, me corrija se eu estiver errado, porque você não usou destes na sua montagem?

Outra dúvida: Se para um falante de 4 ohms, o transformador de 15+15x3A com o TDA2050 rende +/- 30 watts, trocando o falante por um de 8 ohms, qual seria a potência aproximada do amplificador?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #489 : 02 de Janeiro de 2013, as 20:05:12 »

Proximo dos 22W, pois com uma fonte simétrica de 22+22VDC a 8R, ele rende 25WRMS.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXyuqt.pdf

Quanto aos reguladores é questão de preço, porém nada te impede de usar os LMs.

Abraço!
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #490 : 02 de Janeiro de 2013, as 20:49:08 »

Eu tirei um transformador aqui de um tocador de Cd da philips do final dos anos 90 e medi a saída dele e deu 11v em uma rede de 110v, sei que seria ideal um pouco mais, mas esses 11v serião suficiente para ele render mais ou menos quantos Watts?
Renderia mais ou menos 13,5w?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #491 : 02 de Janeiro de 2013, as 21:33:34 »

Não vai dar.. tem que ser simétrico.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #492 : 03 de Janeiro de 2013, as 13:41:02 »

O LM7815 e LM7915 é só para a alimentação do TL072... A alimentação do TDA vem direto da fonte...
Inclusive eu recomendo o 78L15 e 79L15... que suportam até 100mA, mas que suficiente pra um TL072.
Porque você recomenda esses aos invés dos LMs, Kem?

E, me corrija se eu estiver errado, porque você não usou destes na sua montagem?

Outra dúvida: Se para um falante de 4 ohms, o transformador de 15+15x3A com o TDA2050 rende +/- 30 watts, trocando o falante por um de 8 ohms, qual seria a potência aproximada do amplificador?

Podem ser LM também... LM significa que são da National... os 78xx e 79xx (7815 e 7915 nesse caso) tem de varios fabricantes.
O que eu indiquei tem o L no meio do codigo. LM78L15 e LM79L15 ou apenas 78L15 e 79L15
Eles suportam 100mA ao invés de 1A dos modelos sem o L no meio.
São menores (do tamanho de um BC548), ocupam menos espaço na placa e dão conta tranquilamente do recado (um TL072 vai consumir 5mA no maximo).
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 13:44:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
vitorwolff
Visitante
« Responder #493 : 03 de Janeiro de 2013, as 13:43:12 »

Desculpe Lamer esqueci de dizer que o transformador é simétrico.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #494 : 03 de Janeiro de 2013, as 13:45:45 »

Desculpe Lamer esqueci de dizer que o transformador é simétrico.
Precisa saber qual corrente ele suporta...
Se era só CD player, não vai servir. Se era CD + power, pode servir.
O ideal era ter as especificações corretas dele.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 31 32 [33] 34 35 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal