Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:14:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 37 38 [39] 40 41 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 284672 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #570 : 15 de Julho de 2014, as 22:15:44 »

Praticamente pode-se usar qualquer alto-falante que suporte os 15W nominais fornecido pelo amplificador.  Normalmente usa-se alto-falante com uma tolerância maior, como forma de segurança, eu diria qualquer um acima de 25W por exemplo.   Preferencialmente alto-falantes com impedância de 8 Ohms, mas isto não impede que use um de 4 Ohms (este último vai fazer o integrado trabalhar mais quente, e têm que redimensionar o dissipador, ou até ter ventilação forçada).

O seu alto-falante Selenium 10PW3 150w, vai funcionar normal neste amplificador, mas "talvez" não tenha tanta sensibilidade, pois falantes que suportam potência elevada, costumam ter cones mais duros.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #571 : 15 de Julho de 2014, as 22:32:34 »

Queridos Amigos, na minha primeira tentativa de montar esse amplificador encontrei alguns problemas e conto com a ajuda do grupo.
O transformador que utilizo é um 12+12 2A.
1- Depois de montada a placa fui testa-la e como indicador de passagem de energia utilizei um olho de boi soldado direto nas trilhas (indicado nas setas da Fig. 1).
o normal seria o uso de um multímetro, porém o meu inventou de dar defeito logo nessa montagem;
2- Ao ligar, notei que o olho de gato boi não acendeu, e também não saiu o "hum", que caracteriza um amplificador sendo ligado;
o que me levou a crer que algo estava errado;
3- Tive a brilhante ideia de procurar fotos de montagem desse projeto e me deparei com uma onde mostrava os diodos (1n4007) em posições invertidas
do mostrado no layout original. Modifiquei as posições e aí o lógico aconteceu, capacitor (indicado com a seta na Fig. 2) abriu;
4- Troquei os dois capacitores 2200uF e novamente fui testar (com os diodos na posição do layout), e dessa vez o TDA 2050 abriu.

A pergunta é a seguinte: O fato do TDA abrir seria decorrente de um provável dano no momento em que o capacitor rompeu ou
mostra que há um problema na ponte? Agradeço desde já.

« Última modificação: 16 de Julho de 2014, as 09:39:52 por Rósceli Mello » Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« Responder #572 : 15 de Julho de 2014, as 23:12:50 »

...O seu alto-falante Selenium 10PW3 150w, vai funcionar normal neste amplificador, mas "talvez" não tenha tanta sensibilidade, pois falantes que suportam potência elevada, costumam ter cones mais duros.

Abraços,
Alfredo

Tem alguma sugestão (ou sugestões) de alto-falante pra mim? Legal!
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, as 16:18:47 por Alan Vieira » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #573 : 16 de Julho de 2014, as 00:15:25 »

Aqui mesmo, mais especificamente na página 36 deste tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1447.525 foi citado alto-falantes para guitarra, mas neste caso os preços dos mesmos não são "muito estimulante", e como a intenção é montar um pequeno amplificador para estudos; eu iria de algo mais modesto, mas isto vai da disponibilidade financeira de cada um.
Registrado

Bizzorro
Visitante
« Responder #574 : 16 de Julho de 2014, as 00:17:44 »

Olá Rósceli Mello, tudo bem?

Vamos sanar seus problemas:

1: Os diodos da direita na sua imagem, está correto...já os da esquerda, não deu para visualizar aqui, mas em todo caso, eles tem que ficar com a posição igual aos da direita...

2: TDA2050? Você montou a versão com as mods para ele?....Pois não vi os diodos zeners, nem os reguladores na imagem...se montou a versão original, tem que usar o TDA2030....

3: Revise com calma os componentes e veja se está tudo na posição correta e se não tem nada em curto...de atenção aos pots, me parece que algumas soldas, não fixou legal neles...

4: Onde esta ligando para testar?...Ligue direto em um falante, é mais pratico para testar...

Acabei de montar um aqui para o meu filho e por estar com a cabeça quente, coloquei um diodo invertido...mas...não queimou nem abriu nada, só foi um hum bem forte e foi só inverter o diodo e ele funcionou que é uma beleza...

Abraços!
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, as 00:45:56 por Bizzorro » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #575 : 16 de Julho de 2014, as 01:07:50 »

Rósceli, é olho de boi ou olho de gato?  - Um faz "Muuuu..." e o outro faz "Miauuu.."  Cheesy

Desculpe-me, mas não resisti.

Vamos por partes; sendo olho de boi, ou olho de gato, alguns destes indicadores, são para tensões de 127V ou até mesmo para 220V, e se for este o caso, não acenderia no local indicado pelas setas.  Você teria que ter certeza da tensão do indicador, ou então usar uma forma mais fácil; pegar um led em série com um resistor de 4k7 e ligar no local que você indicou.

Se colocar fotos com melhor qualidade, iria ajudar, pois estou na dúvida quanto a posição dos dois capacitores que estão logo acima do integrado na foto 2, caso seja a faixa de indicação de negativo que esta para o lado direito, estes dois capacitores estariam invertidos.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Bizzorro
Visitante
« Responder #576 : 16 de Julho de 2014, as 02:15:17 »

Se colocar fotos com melhor qualidade, iria ajudar

Concordo com você Alfredo, a qualidade da imagem deixa duvidas (já reparou na trilha que sai do TDA e vai ao capacitor do pot master e depois ao resistor 4k7...parece estar interligada a de baixo, bem no terminal do resistor e a do falante parece estar interligada com a do GND )....

Quanto aos capacitores que vão para o ci, acho que estão corretos sim (os meus são iguaizinhos a esses e dão essa impressão de estarem invertidos)...

E os diodos de retificação tem que estar um invertido do outro, nas duas entradas AC...baseando-se na 2 imagem que o Rósceli postou, o da esquerda de cada entrada AC com a faixa cinza para baixo e o da direita de cada entrada AC com a faixa cinza para cima....

Rósceli, já que montou com fios no lugar da chave dos canais, te deixo um mod que pode ser feito (ha não ser que já tenha soldado a chave) : Baseando-se na 2 imagem que postou, ligue os dois fios da direita, o de cima e o do meio em uma chave on-on (e retire o de baixo, não tem sentido colocar um fio ali, porque não vai ligado a lugar algum) e os da esquerda em um jack estéreo tipo neutrik e do jack para uma chave on-on....desse jeito com um cabo e um plug estéreo, mais uma DPDT, se tem um footswitch e uma chave de booster ao mesmo tempo...

Abraços!
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, as 02:33:41 por Bizzorro » Registrado
Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #577 : 16 de Julho de 2014, as 09:35:31 »

Rósceli, é olho de boi ou olho de gato?  - Um faz "Muuuu..." e o outro faz "Miauuu.."  Cheesy

Desculpe-me, mas não resisti.

Vamos por partes; sendo olho de boi, ou olho de gato, alguns destes indicadores, são para tensões de 127V ou até mesmo para 220V, e se for este o caso, não acenderia no local indicado pelas setas.  Você teria que ter certeza da tensão do indicador, ou então usar uma forma mais fácil; pegar um led em série com um resistor de 4k7 e ligar no local que você indicou.

Se colocar fotos com melhor qualidade, iria ajudar, pois estou na dúvida quanto a posição dos dois capacitores que estão logo acima do integrado na foto 2, caso seja a faixa de indicação de negativo que esta para o lado direito, estes dois capacitores estariam invertidos.

Abraços,
Alfredo
Então, é Olho de boi! Depois de enviado vi o vexame, mas foi bom, deu mais leveza e risos! Olha só, usei também um led e já havia testado o olho de boi ligado a uma bateria de 9v e ele funcionou normalmente. Mas ainda assim agradeço a atenção. Abração

Olá Rósceli Mello, tudo bem?

Vamos sanar seus problemas:

1: Os diodos da direita na sua imagem, está correto...já os da esquerda, não deu para visualizar aqui, mas em todo caso, eles tem que ficar com a posição igual aos da direita...

2: TDA2050? Você montou a versão com as mods para ele?....Pois não vi os diodos zeners, nem os reguladores na imagem...se montou a versão original, tem que usar o TDA2030....

3: Revise com calma os componentes e veja se está tudo na posição correta e se não tem nada em curto...de atenção aos pots, me parece que algumas soldas, não fixou legal neles...

4: Onde esta ligando para testar?...Ligue direto em um falante, é mais pratico para testar...

Acabei de montar um aqui para o meu filho e por estar com a cabeça quente, coloquei um diodo invertido...mas...não queimou nem abriu nada, só foi um hum bem forte e foi só inverter o diodo e ele funcionou que é uma beleza...

Abraços!

1- Os da esquerda respeitam a mesma direção;
2- Usei o tda 2050 não com o intuito de aumentar potência e sim (como era a minha única opção) aproveitar a compatibilidade;
3- Vou revisar, os "possíveis" curtos sugeridos (trilha do TDA e Pad do falante)não estão acontecendo, infelizmente á a qualidade da imagem que mandei;
4- Estou ligando no falante.

Grato demais pela atenção e carinho dos amigos, vou comprar outro TDA e retornarei com os resultados.

Abração
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, as 10:05:06 por Rósceli Mello » Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #578 : 16 de Julho de 2014, as 09:46:03 »

Rósceli, pelo o que eu entendi das fotos, a fonte fornece duas tensões simétricas (uma positiva e outra negativa em relação ao terra central). No caso da tensão negativa atente para o fato de que o capacitor eletrolítico de filtro dessa tensão deve ficar com o terminal positivo ligado ao terra e o terminal negativo no ponto de tensão negativa. Muitas pessoas invertem esse capacitor, ligando o terminal negativo ao terra, deixando o capacitor inversamente polarizado e ele explode. Só pra lembrar.  Boa sorte.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #579 : 16 de Julho de 2014, as 10:10:05 »

Rósceli, pelo o que eu entendi das fotos, a fonte fornece duas tensões simétricas (uma positiva e outra negativa em relação ao terra central). No caso da tensão negativa atente para o fato de que o capacitor eletrolítico de filtro dessa tensão deve ficar com o terminal positivo ligado ao terra e o terminal negativo no ponto de tensão negativa. Muitas pessoas invertem esse capacitor, ligando o terminal negativo ao terra, deixando o capacitor inversamente polarizado e ele explode. Só pra lembrar.  Boa sorte.

Xformer, obrigado. Na minha primeira tentativa liguei respeitando 100% o layout, a medida que a energia não chegava as trilhas fui em busca de fotos de projetos e me deparei com 2 onde constavam os diodos invertidos (levando em consideração o layout), e realmente, ao fazer essa alteração o capacitor explodiu. Vou adquirir os componentes que me falta e retomarei o projeto.  Legal!
Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #580 : 16 de Julho de 2014, as 10:30:08 »

Ok.  Então segue uma dica que serve pra todo mundo que monta circuitos em geral e especialmente amplificadores com integrados: vá montando o amplificador por blocos, sendo que o primeiro bloco são os componentes da fonte (diodos ou ponte de diodos, capacitores eletrolíticos de filtro) e verifique se as tensões da(s) fonte(s) estão corretas (tanto em valor como em polaridade), depois insira os reguladores (se houver). Se estiver tudo certo, coloque os AOs (em soquetes) e veja se não queima nada. A seguir solde o integrado de potência (ou transistores de saída de potência) e aí faça o teste final.

Não é aconselhável montar tudo na placa (a maioria faz isso) e ligar o circuito. No caso de haver inversão de polaridades ou tensões acima do esperado, muitos componentes podem queimar (geralmente os mais caros). É melhor montar por etapas, se assegurando que cada etapa finalizada está ok e seguir para a seguinte.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bizzorro
Visitante
« Responder #581 : 16 de Julho de 2014, as 13:12:56 »

Concordo plenamente com vosso conselho Xformer...eu mesmo já tinha montado um igual há um bom tempo e como estava com um peste (meu filho) me azucrinando...montei direto e com pressa...só que eu já sabia que funcionava...

Rósceli, me esclareça uma duvida: Você disse que esta ligando no falante e na sua imagem a saida do falante esta sem nenhuma marca de solda e a line out esta com fios soldados nela...

E outra coisa que vale ressaltar: Mesmo o TDA2050 sendo compativel com o circuito, para usar ele, tem que alterar os valores de alguns componentes (se olhar o tópico desde o começo, vera que isso já foi discutido aqui e já tem até um layout feito só para o TDA2050 feito pelo Kem)....se a intenção for montar o original, é melhor usar o TDA2030 ou o TDA2040 que é mais proximo (se não me falha a memória, o LM1875 é equivalente ao TDA2030)...

Só complementando as dicas do Xformer...é bom ligar uma lâmpada em série com o circuito...
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, as 17:18:28 por xformer » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #582 : 16 de Julho de 2014, as 14:03:16 »

Rósceli, como você relatou que vai, comprar o material que está faltando, sugiro que aproveite e compre um multímetro, mesmo que seja dos mais baratos, pois acredito que seja essencial para este e qualquer outro projeto, até mesmo para  passar informações, do que encontrou em termos de tensões, e consequentemente terá retorno mais preciso daqueles que estão tentando lhe ajudar.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« Responder #583 : 17 de Julho de 2014, as 16:29:29 »

Aqui mesmo, mais especificamente na página 36 deste tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1447.525 foi citado alto-falantes para guitarra, mas neste caso os preços dos mesmos não são "muito estimulante", e como a intenção é montar um pequeno amplificador para estudos; eu iria de algo mais modesto, mas isto vai da disponibilidade financeira de cada um.

Eu já tinha lido tópico todo várias vezes, por isso pedi a sugestão de um alto-falante. Como esse é o meu primeiro projeto gostaria de montar com um falante de 10" que fosse mais em conta.

Quando a situação melhorar eu compro um de 12 bem melhor. Muito obrigado pela ajuda!

Abraços!
Alan  Legal!
Registrado
Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #584 : 04 de Agosto de 2014, as 07:44:19 »

Senhores, revisei a placa, li todos post desse tópico, montei e ..... funcionou! Palmas. Como relatei no início da montagem utilizei o TDA2050 no layout do TDA203 (Questão de compatibilidade e não de busca de maior potência), ao ler os posts verifiquei que em um deles havia um layout com uma correção de posição de capacitores. Segui a risca e utilizei o TDA 2030. Para testar usei a caixa de som do meu aparelho de CD. Funcionou tranquilo (Achei o volume baixo mas sei que tem a questão do caixa e etc.), no entanto ao acionar o drive ficou uma diferença enorme do canal limpo (usei o resistor de 100R). Uma alteração que fiz foi a utilização do CI 4558 (ouvi dizer que ele possui mais ganho - perdão se não for verdade). Seria esse uma das razões da discrepância nos volumes? Alguém utilizou outro valor de resistor no lugar do 100R? Grato pela ajuda de todo!
Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
Páginas:  1 ... 37 38 [39] 40 41 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal