Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:34:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 39 40 [41] 42 43 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 284941 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #600 : 25 de Novembro de 2015, as 16:20:37 »

Olá pessoal!

Vou começar a montar esse ampli. Alguém sabe me informar o consumo dele pra eu colocar um fusível adequado?

Obrigado.

No primeiro post, primeiro PDF, tem as informações no canto superior direito.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1447.0;attach=5331
Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #601 : 25 de Novembro de 2015, as 23:43:51 »

Sim, eu já havia notado. As as informações estão um pouco confusas ali e referem-se a valores para os EUA e outros países, pelo que entendi. Gostaria de saber qual desses valores usar. Procurando em fotos na internet eu vi que no circuito original o fusível é de 100mA para 230v e 160mA para 120v. Se eu usar o de 160mA está correto?
Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #602 : 17 de Dezembro de 2015, as 20:29:40 »

Olá pessoal!
Estou montando este amplificador e depois de pronto, ao realizar os primeiros testes, surgiu uma dúvida.
O ampli está funcionando normalmente no som sem a distorção.....um som bem limpo e fiel! No entanto, percebi que quando ligo a chave da distorção ele distorce o som mesmo que os diodos não estejam conectados!! Isso é normal? Estou achando bem estranho, pois mesmo se coloco os diodos eles não parecem alterar em nada o som. O que será que pode estar acontecendo.

Obrigado.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #603 : 17 de Dezembro de 2015, as 21:42:41 »

Vamos lá .. quem sabe te dou uma luz...
Quando você chaveia pra distorção você esta aumentando o ganho do pré amplificador, ou seja com a mudança da chave ela altera os componentes que definem o ganho do amplificador operacional.

Os diodos segundo o esquema são leds vermelhos creio eu, eles começam a clippar com o ganho em um ponto  um pouco mais alto, isso se da por que os leds conduzem apartir de 1,4 , 1,5 volts mais ou menos.

Vide outras distorções que usam leds, como o hi-gain do TSW e o Marshallizer aqui do HM.

Com o volume baixo os leds nem entram na jogada por que o sinal que chega ate eles não supera os 1,4 volts que é quando eles começam a trabalhar.

Quando eles atingem seu ponto de funcionamento eles cortam a cabeça da onda e deixa ela um pouco quadrada, isso gera a distorção por clippagem, pode ser usado diodos de silício, germânio , leds vermelhos no caso, e algumas combinações entre diodos e leds, pode ser assimétricos o simétricos, ao gosto do freguês .

Espero ter ajudado, considerando que tudo que eu disse aqui é por teoria minha que aprendi, se cometi alguma gafe, me corrijam por favor.

At Daniel Venticinco  
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
sr.mostarda
Visitante
« Responder #604 : 17 de Dezembro de 2015, as 21:57:57 »

Valeu pela resposta, Daniel!

Mas cara, teoricamente não era para o ampli distorcer se não houvesse nenhum diodo ou led conectados junto à chave, certo? Pois é isso que está acontecendo....coloquei soquetes para poder experimentar a distorção com os diferentes diodos, mas se não conecto nenhum diodo o ampli já distorce mesmo com o gain bem baixo. Ao conectar os diodos não percebi mudança alguma na distorção. Usei diodos de germânio e de silício e ambos não alteraram o som.

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #605 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:17:00 »

Eu tenho o "asteroide", que é "derivado" desse amplificador. inclusive, fiz os mods para converte-lo para o Marshall original.

sem os diodos, ou no caso do projeto, os leds, ele aumenta bastante o sinal, funciona como um boost, por causa do aumento de ganho no primeiro estágio e satura, mas e bem diferente do timbre com a clipagem  (que com o ganho no maximo acende os leds), a diferença é bastante perceptível.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #606 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:27:18 »

sr.mostarda, o daniel_tubes já disse tudo.  Se olhar bem o esquema, vai ver que a primeira parte da chave (SW1B) onde está escrito BOOST, é quem altera o fator ganho da primeira parte do amplificador operacional IC1A.  Quando a chave é acionada, ela muda o fator de ganho do estágio, retirando do circuito R3, R4 e C2.

A segunda parte da chave (a que adiciona os diodos) só terá função quando o sinal for suficiente para ser ceifada pelos diodos.  Ou seja no momento em que a chave for acionada, já distorce, tendo diodos ou não, e os diodos só terão função quando o sinal atingir o nível deles.

Abraços,
Alfredo
Registrado

sr.mostarda
Visitante
« Responder #607 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:38:11 »

Certo. Acho que estou começando a entender.
Então o ideal seria experimentar os diodos com o ganho no máximo e o volume também?
E outra pergunta: é normal o volume não ser tão alto na saída para os fones? Além disso, devo usar um adaptador estéreo uma vez que o jack de saída para os fones é estéreo?

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2015, as 22:43:30 por sr.mostarda » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #608 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:45:47 »

Não precisa de volume no maximo, o volume nesse amp é "master", só controla a quantidade de sinal que passa para o Power, mas o sinal quando chega nele, já está "pronto", tudo acontece antes desse potenciometro.

quanto ao ganho, com o controle em 8 horas, os leds vermelhos já conduzem e acendem, ou seja, com o ganho proximo ao minimo, eles já atuam no corte da onda, com os diodos esse corte acontece ainda mais cedo, então, deveria haver diferença no timbre ao não usa-los.

talvez haja algum defeito na chave ou mesmo em alguma trilha.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
sr.mostarda
Visitante
« Responder #609 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:49:03 »

Caramba....pensei mesmo que poderia haver algum defeito com chave ou trilhas. As trilhas eu verifiquei e não parecem com problema. Mas a chave vou verificar. Não sei se seria a chave, pois ela está funcionando normalmente no que diz respeito a alterar entre clean e distorcido. O único problema é o estalo que ela dá na hora da mudança. Vou substituí-la e ver se resolve. Obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2015, as 22:51:09 por sr.mostarda » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #610 : 17 de Dezembro de 2015, as 23:28:05 »

As vezes, ela pode estar funcionando apenas metade, o meu "asteroide" mesmo, está assim, amanhã vou comprar estanho, ressoldar o Jack que está com mal contato e trocar pela 3ª vez essa chave, que coincidentemente, todas as vezes deu defeito na parte do acoplamento dos leds.
dessa vez, vou usar uma DPDT de alavanca no lugar dessa de apertar.

é um amplificador que uso para brincar com a guitarra, para não precisar pegar o amp maior e ligar o board de pedais, e como uso os dois canais, essa chave vive estragando.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
sr.mostarda
Visitante
« Responder #611 : 18 de Dezembro de 2015, as 00:50:46 »

Troquei a chave e não adiantou nada. Coloquei um diodo e um led, mas ele nem acendeu.....estou achando que deve ser alguma má condução nas trilhas.
O problema é que as trilhas já são pequenas e se eu ficar mexendo muito nelas elas vão acabar soltando e aí já era a coisa toda. Estou pensando seriamente em deixar sem diodos e led's e ficar só com essa distorção que aparece. O que acham?

Agora uma ultima pergunta: o botão de ganho está distorcendo o som quando deixo ele do meio pra frente mais ou menos. É normal isso/essa é a função dele mesmo?
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2015, as 02:08:17 por sr.mostarda » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #612 : 18 de Dezembro de 2015, as 22:42:27 »

aproveitando a manutenção fiz um video comparando a saturação com e sem os leds, o corte na onda causado por eles é bem nitido, alem da queda enorme de volume quando eles são ligados no circuito.

eu não toquei nada, pois estava equilibrando a guitarra, adicionando e removendo os leds, alem de equilibrar o celular, então é só um palm-mute mal feito mas dá para perceber bem a diferença de funcionamento.


edit: esqueci de postar o video, está no spoiler.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #613 : 18 de Dezembro de 2015, as 23:27:16 »

O acréscimo no volume sem os leds ligados é visível.
Mas, com os leds ligados, apesar da perda de volume, o nível de ruído se manteve alto e a saturação obtida foi meio fraca.
Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #614 : 20 de Dezembro de 2015, as 14:16:27 »

Legal o vídeo Doug!!
Essa questão do volume menor ao ligar a chave também aconteceu no meu, mesmo sem os leds ou diodos (volume menor em relação ao clean). Há uma distorção, parecida com essa do vídeo que você fez ao desligar os leds só que um pouco mais suja. Meu problema foi justamente não conseguir conectar os leds....acho que deu algum problema nas trilhas. Inicialmente eu iria conectar os leds/diodos numa placa externa, pois coloquei uma chave rotativa de 1 pólo 3 posições (led+led, silício+silício e germânio+germânio). Depois de tudo montado acionei a chave rotativa e nada....apenas a distorção sem a clipagem dos leds. Conectei os leds diretamente na placa e mesmo assim nada de eles acenderem ou distorcerem o som. Troquei a chave de acionamento da distorção e nada também. Enfim cheguei à conclusão  que o problema está nas trilhas.....acho que elas não estão conectando o trecho corretamente e como elas são muito finas acho melhor não mexer muito para não soltá-las da placa. Como o som clean ficou excelente e a distorção ficou meia boca sem os diodos vou deixar assim mesmo.....a distorção será um drive bem leve. Fazer o que. Se alguém tiver alguma dica ou solução dá uma luz aí pra mim. Obrigado pela ajuda e disposição de todos e me desculpem a enxurrada de perguntas!

Abraços!
Registrado
Páginas:  1 ... 39 40 [41] 42 43 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal