amplificador marshall 8001/8010 15w

Started by Scorpion, 03 de December de 2010, as 14:20:24

Previous topic - Next topic

fovb

Guest
UHUU!!!! Ficou animal!!!!

Valeu pelo excelente trabalho Tiago, e muito obrigado ao Scorpion pelo layout...

Já tenho uma placa funcionando com o tda2030 e aguardo ansiosamente as alterações para o tda2050.

Vou apenas incluir um circuito para o line out.

Abraços

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com
Créditos para Fernandão, a sua arte que fico muito boa!

Adiel me manda um mp!

marcelosaguiar

Guest
Pessoal,na lista de componentes tem dois resistors de 1R, só consegui achar um no layout. Quanto ao resistor ( 0R1 ) é de 1W? alguem que já montou esse projeto pode me dar algumas dicas??? fotos seria o ideal. Obrigado

GrAmorin

Hand MasterMind
Marcelosaguiar o resistor de 0,1R, no circuito original é de 1/4w.
Mas use um de 1w mesmo, este resistor é muito comum "abrir", por ser de 1/4.
Em alguns lugares é dificil achar estes valores tao baixo, pode substituir sem problemas por 0,22 ou  0,47, de preferencia 1W.

marcelosaguiar

Guest
 (brav) Obrigado pela dica irmão. No lugar do (RX) ele menciona 100R, mas qual era o valor original??? e outra coisa que não estou entendendo eu ligo o alto falante junto com o line out??? estou usando o tda 2040 esquenta um pouco mas o som só sai quando eu ligo o positivo do Speaker, com o positivo do line out e muito baixinho! estou usando a chave dpdt normal, e um transformador de 2 amp 6+6 mas mesmo assim era pra sair alguma coisa ou não???

GrAmorin

Hand MasterMind
Marcelo, o transformador esta baixo, ele deve ser de 12+12, minimo 1A para TDA2030.
O TDA é normal esquentar, voce deve colocar um dissipador nele.
A saida Line Out, é a chamada D.I., aqui no fprum ja explicaraam sobre ela, serve para ligar em outros amplis.
O resistor RX no original nao existe.
Em um post foi mencionado que foi adcionado para nivelar o sinal entre normal e drive.
O falante no original é de 8 OHMs.

Scorpion no layout tem um capacitor de 33pf, mas no original é 220pf. Quando voce montou voce colocao qual? isto faz variar um pouco a faixa de frequencia. Este esta entre os dois resistor ao lado do CI.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
obrigado por achar o erro no layout
acho que eu coloquei de 33pf,, não me lembro ao certo, o amp já foi entregue

e como foi mencionado
o resistor rx, é para equilibrar o sinal clean e o boost

ele pode ser altera por outro valor,,, quanto maior o valor,, maior o volume do boost,

marcelosaguiar

Guest
Então meu caro Amorim, eu fiz todas as modificações e mesmo assim nem sinal dá no auto falante. Estou usando o TDA 2040 que segundo o vendedor da eletronica a diferença é muito pouca do tda 2030, coloque dois transformadores de 12V em paralelo mas mesmo assim não sai som nenhum. Não coloquei o Jack H phone, e a entrada IN eu liguei um Jack comum mesmo eu não embuti ele na placa, outra coisa na lista de componentes tem um resistors ( 22R ) que não achei no layout gostaria se possivel de ver uma foto de quem já montou esse projeto. :(

jplavareda

Colaborador
Quote from: marcelosaguiar on 02 de March de 2011, as 21:51:42
1- (...)Estou usando o TDA 2040 que segundo o vendedor da eletronica a diferença é muito pouca do tda 2030(...)

2- (...) Não coloquei o Jack H phone (...),

Sei que a pergunta não foi direcionada à mim, mas enfim...

1- Realmente os TDAs 2030, 2040 e 2050 são compatíveis pino à pino. Ou seja, Um tda2040 vai funcionar no lugar do 2030, mas sem alterações nos valores dos resistores, capacitores e fonte, a pontência não aumentará.

2- Por isso mesmo que não sai som. Sem o jack do headphone (que deve ser estério com switch) a trilha da saída de audio da potência fica aberta. O que faz essa conexão é justamente o jack do fone.

Boa sorte!

Belo Horizonte - MG

GrAmorin

Hand MasterMind
Marcelo, o amigo Jplavareda esta certo no que fala.
Este circuito depende do Jack de fone.
Ele chavea entre fone e auto falante.
Este Jack, fecha o circuito fazendo tanto a rota do + do auto falante e tambem o aterramento do - do autofalante.

Sem o jack, mesmo que voce ligue o falante direto de onde sai o sinal amplificado, o som ficara baixinho, porque o sinal passa por um resistor de limitacao que é para os fones, o jack, quando esta sem o plug de fone, faz um curto-circuito sobre este resistor de limitacao ai o som fica normal.

Se voce quiser, pode soldar um jumper, para nao ter que colocar um Jack.
Solde o jumper (fio) em cada furo onde seria o jack, de um lado para o outro.

marcelosaguiar

Guest
Então, meus caros amigos. Eu soldei os jack´s fiz tudo como manda no projeto, e o resistors de ( 100R ) eu coloquei um de (820R) aumentou um pouco mas mesmo assim o som ainda está muito baixo. Coloquei dois tranformadores de 12V em série de 1 amp cada um, mas o som ainda continua baixo. Alguem já montou esse mesmo projeto???

marcelosaguiar

Guest
 ??? fotos!! por favor!!!! já fiz de tudo e o som não sai auto só baixinho!!!! será que tem erros nesse layout????

fovb

Guest
Não tem erros no layout, eu ja montei 2 amplis e ambos funcionaram perfeitamente.

Quarta feira (depois do ENGOV) posto fotos para você.

marcelosaguiar

Guest
Na lista tem um resistios de( 22R) onde eu coloco ele?? eu é de ( 22K)??? outra coisa (09-12V) significa que tenho que ligar um transformador de 9V também??? eu ligo o terra da placa no transformador??? ou é só 12+12 mesmo??? o problema está na passagem do dom muito baixa só isso. Obrigado!

Matth

Guest
Marcelo, o resistor de 22R da lista pode ter sido digitado por engano, se você der uma boa olhada no layout do scorpion vai notar que são dois resistores de 22K e não um de 22k e um de 22R conforme a lista (um acima do jack do headphone e outro ao lado do TL072).

Você não precisa ligar um transformador de 9V, no layout esta inscrição "9-12V" indica a tensão que o amplificador pode trabalhar, lembrando que o TDA trabalha com a faixa de 6 a 18 V ou seja quanto maior for a tensão do transformador na fonte, mais potência você irá tirar do amplificador. O terra ou "0" da placa deve ser ligado no terra do transformador para que seja possível estabelecer a DDP de 12V.

Abraços