amplificador marshall 8001/8010 15w

Started by Scorpion, 03 de December de 2010, as 14:20:24

Previous topic - Next topic

marcelosaguiar

Guest
Grande Amorin! eu posso colocar o tda 2050 sem fazer nenhuma modificação que dá certo? (brav)

juniorguitarcrazy

Guest
Não sou o Amorin mais já te adianto... Tem que modificar!

Em algumas páginas atrás estavam tentando modificar, não seu se conseguiram.

GrAmorin

Hand MasterMind
Precisa de modificaçao minima, pouca coisa mesmo.

Para o TDA2050 ter 30W RMS é nescessario o falante ser de 4 OHMs (com 8 OHMs ele só chega a 18W, considerando a distorçao normal a 0,5%).
O transformador deve ser de 15 + 15 x 2A no minimo (o transformador ideal seria 16,5 + 16,5, mas como nao é valor
comercial use o de 15 + 15, 2A é o minimo, o ideal seria 2,5A ou 3A).
O resistor (R10) de 0,1R devera ser de 2W.

A sensibilidade de entrada do TDA2050 é diferente do TDA2030.
Para corrigir o fator de ganho o R19 deve ser reajustado.
O resistor R20 tambem é responsavel pelo ganho do TDA. Este atua mais na parte referente a potencia, enquanto que R19 é mais referente ao ganho de sinal.

Especulo que os valores destes devam ser de 220R a 330R para R20, e 10K a 47k para R19.
Para R20 o valor esta mais exato, ja para o R19 tem que se fazer um teste.

Se possivel farei este teste ainda esta semana.
Mas podem experimentar sem problemas, isso nao ofereçe risco de danos.

Se o sinal ficar fraco, R19 deve ser aumentado, se der distorçao, ele deve ser reduzido.

marcelosaguiar

Guest
Mais uma vez eu agradeço ao meu caro Amorim, que tem sempre nos apoiado para o bem da comunidade. (brav)

marcelosaguiar

Guest
Amorim, será que esse pré dá para ligar o pré jcm 800 em formato de pedal? alguem aqui na comunidade já tentou isso?

GrAmorin

Hand MasterMind
Desculpe, nao entendi muito bem.
Voce quer substituir o pré ou ligar o pré do JCM neste?
O layout apresentado neste topico consiste em um pre e um power (de baixa potencia).

Nao é recomendado ligar um pré a outro pré, em serie.
Isso faz ter distorçao e pode perder caracteristicas de ambos os pré's.

Voce pode liguar o pre do JCM na entrada de sinal do power deste layout.
A entrada de sinal, é pelo capacitor C5 de 22nF, que sai do potenciometro de volume master.

Espero ter respondido  o que queria saber.
Se ficou alguma duvida, só perguntar de novo. ;)

marcelosaguiar

Guest
Amorim, eu até liguei um ao outro mas confesso que não ficou bom principalmente o canal limpo, eu liguei o IN do pré no OUT do JCM será que está certo? porque o canal limpo do jcm faz muito barulho um certo HUM muito grande. Bom, resumidamente eu queria um certo pré para ligar o jcm com saída para o auto falante só isso,vc pode me endicar um pré para isso?

GrAmorin

Hand MasterMind
Esta forma que voce ligou fica em serie, isso faz perder caracteristicas de ambos os prés, faz ter maior distorçao (nao do efeito de drive mas de saturação de sinal), e ruidos indesejados.
O correto é ligar o OUT do JCM no capacitor C5 de 22nF como mencionei acima.
É muito facil.
Como o JCM ja tem o volume master, voce retira o potenciometro volume master do amplificador.
Onde é o pino do meio voce liga o OUT do JCM. Nao vai esquecer de ligar o terra do JCM com o terra deste amp.
Pode ser nescessario adicionar um resistor na saida do JCM se der muita distorçao de sinal.

Sobre o hummm deve ser analisado, algumas coisas podem ser o motivo dele, as principais sao filtragem da fonte, cabo de sinal de audio nao blindado e valvulas sem a capa de blindagem (soquetes).

marcelosaguiar

Guest
Perfeito Amorim, sua explicações sempre foram de grande importância para nós leigos. Eu liguei como vc me disse no entanto o canal sujo ficou muito bom! mas o limpo infelizmente quando se muda o potênciometro do Mid, e Teble do pré parece que dá um tipo de pipocamento nas valvulas o som não fica limpo totalmente,fora os apitos  :'( mas tudo bem eu chego lá ainda,um forte abraço amigo. (brav)

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
GrAmorim

Com essas modificações, o amp perde alguma qualidade em relação ao projeto original ?
fazer 2 para que se tenha 100W compensa ? ficaria bom ?
"O essencial é invisível aos olhos"

Romildo

*
Iniciante
A vida é bela
Jones pra essa potencia de 100w compensa o LM3886 em Bridge

Da uma procurada ai no site ou no google mesmo que voce encontra rapidão
Eu montei um do Big Louis....

Ah... se optar pelo LM3886 escolha o Modelo TF que é melhor no isolamento do dissipador... custa pouco a mais, mas compensa

Um abraço e boa montagem
todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Obrigado amigo... tu montou com 15W ou 30 ?
qual falante usou ?
"O essencial é invisível aos olhos"

GrAmorin

Hand MasterMind
Jones, nao sei se entendi direito sobre qual modificaçao voce se referiu, se a da troca por TDA2050 ou a ligaçao do JCM.

Mas falo sobre as duas, qualquer coisa so perguntar de novo.

Se o pre do JCM for ligado no capacitor mencionado (C5 22nF) nao perde as caracteristicas, ja que so vai usar a parte de potencia.

No caso para 100W, o TDA2050 só gera ate 30W em media, no caso para 100W seria nescessario pelo menos 3 deles, para ter a potencia aproximada.
Ai fica mais indicado usar um outro projeto de power, como por exemplo o citado acima pelo Romildo.

Quote from: marcelosaguiar on 23 de April de 2011, as 23:19:14
Eu liguei como vc me disse no entanto o canal sujo ficou muito bom! mas o limpo infelizmente quando se muda o potênciometro do Mid, e Teble do pré parece que dá um tipo de pipocamento nas valvulas o som não fica limpo totalmente,fora os apitos  :'( mas tudo bem eu chego lá ainda,um forte abraço amigo. (brav)
Marcelo, desculpe eu nao tinha visto seu ultimo post.

Sobre o pipocamento, pode ser problema no pré, ou entao seja nescessario colocar um resitor na saida do pre.

Me parece que no projeto do JCM menciona sobre o valor de um resistor que fica na saida do pre, e sobre o valor do potenciometro.

Depois vou dar uma olhada de novo do projeto do JCM ai posto alguma informaçao.

plautz

Guest
Quote from: romildoromildo on 15 de May de 2011, as 20:19:47
Jones pra essa potencia de 100w compensa o LM3886 em Bridge

Ah... se optar pelo LM3886 escolha o Modelo TF que é melhor no isolamento do dissipador...

Cuidado com essas afirmações malucas.

O modelo TF difere do modelo F por ele não ter a lapela metálica exposta, de modo que o dissipador não está em contato com o potencial V- da fonte de alimentação.

Já no modelo F a lapela metálica é exposta para fazer contato com o dissipador. E, assim, também o dissipador estará em contato com o potencial negativo da alimentação (V-). Se o chassi estiver ligado no terra (0V) e o dissipador for aparafusado no chassi (o que normalmente se faz) já viram a bela lerda que vai dar!

O modelo não é melhor no isolamento do dissipador. Simplesmente ele isola completamente dele (dissipador). Mas isso tem um custo: o limite de dissipação do CI cai bastante.

Se bem me lembro, o modelo F (não isolado) pode dissipar 40W, enquanto o modelo TF 30W.

Vejam bem, isso não tem nada a ver com a potência sonora amplificada por ele e sim a potência de dissipação de calor.

Leitura dos manuais faz bem para não cometer equívocos desses.

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Plautz on 16 de May de 2011, as 14:41:41
Já no modelo F a lapela metálica é exposta para fazer contato com o dissipador. E, assim, também o dissipador estará em contato com o potencial negativo da alimentação (V-). Se o chassi estiver ligado no terra (0V) e o dissipador for aparafusado no chassi (o que normalmente se faz) já viram a bela lerda que vai dar!

Ler os datasheets sao importantes.
Para este caso mencionado pelo Plautz:
Por isso é indispensavel o uso de isolador entre o CI e o dissipador. Porem isso pode afetar um pouco a eficiencia de dissipação dependendo do material do isolador.
Tambem pode se usar algum isolador entre o bloco do dissipador e o chassis (nao esquecer que o parafuso tambem tera que ter o isolamento...).
Nao esquecer da pasta termica.