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Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 292463 vezes)
marcelosaguiar
Visitante
« Responder #75 : 17 de Abril de 2011, as 21:30:03 »

Grande Amorin! eu posso colocar o tda 2050 sem fazer nenhuma modificação que dá certo? Bravo
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juniorguitarcrazy
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« Responder #76 : 17 de Abril de 2011, as 22:39:01 »

Não sou o Amorin mais já te adianto... Tem que modificar!

Em algumas páginas atrás estavam tentando modificar, não seu se conseguiram.
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GrAmorin
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« Responder #77 : 18 de Abril de 2011, as 00:37:23 »

Precisa de modificaçao minima, pouca coisa mesmo.

Para o TDA2050 ter 30W RMS é nescessario o falante ser de 4 OHMs (com 8 OHMs ele só chega a 18W, considerando a distorçao normal a 0,5%).
O transformador deve ser de 15 + 15 x 2A no minimo (o transformador ideal seria 16,5 + 16,5, mas como nao é valor
comercial use o de 15 + 15, 2A é o minimo, o ideal seria 2,5A ou 3A).
O resistor (R10) de 0,1R devera ser de 2W.

A sensibilidade de entrada do TDA2050 é diferente do TDA2030.
Para corrigir o fator de ganho o R19 deve ser reajustado.
O resistor R20 tambem é responsavel pelo ganho do TDA. Este atua mais na parte referente a potencia, enquanto que R19 é mais referente ao ganho de sinal.

Especulo que os valores destes devam ser de 220R a 330R para R20, e 10K a 47k para R19.
Para R20 o valor esta mais exato, ja para o R19 tem que se fazer um teste.

Se possivel farei este teste ainda esta semana.
Mas podem experimentar sem problemas, isso nao ofereçe risco de danos.

Se o sinal ficar fraco, R19 deve ser aumentado, se der distorçao, ele deve ser reduzido.
« Última modificação: 18 de Abril de 2011, as 00:39:33 por GrAmorin » Registrado

marcelosaguiar
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« Responder #78 : 20 de Abril de 2011, as 18:54:12 »

Mais uma vez eu agradeço ao meu caro Amorim, que tem sempre nos apoiado para o bem da comunidade. Bravo
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marcelosaguiar
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« Responder #79 : 22 de Abril de 2011, as 22:47:35 »

Amorim, será que esse pré dá para ligar o pré jcm 800 em formato de pedal? alguem aqui na comunidade já tentou isso?
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« Responder #80 : 23 de Abril de 2011, as 00:00:32 »

Desculpe, nao entendi muito bem.
Voce quer substituir o pré ou ligar o pré do JCM neste?
O layout apresentado neste topico consiste em um pre e um power (de baixa potencia).

Nao é recomendado ligar um pré a outro pré, em serie.
Isso faz ter distorçao e pode perder caracteristicas de ambos os pré's.

Voce pode liguar o pre do JCM na entrada de sinal do power deste layout.
A entrada de sinal, é pelo capacitor C5 de 22nF, que sai do potenciometro de volume master.

Espero ter respondido  o que queria saber.
Se ficou alguma duvida, só perguntar de novo. Wink
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marcelosaguiar
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« Responder #81 : 23 de Abril de 2011, as 11:08:51 »

Amorim, eu até liguei um ao outro mas confesso que não ficou bom principalmente o canal limpo, eu liguei o IN do pré no OUT do JCM será que está certo? porque o canal limpo do jcm faz muito barulho um certo HUM muito grande. Bom, resumidamente eu queria um certo pré para ligar o jcm com saída para o auto falante só isso,vc pode me endicar um pré para isso?
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« Responder #82 : 23 de Abril de 2011, as 15:44:36 »

Esta forma que voce ligou fica em serie, isso faz perder caracteristicas de ambos os prés, faz ter maior distorçao (nao do efeito de drive mas de saturação de sinal), e ruidos indesejados.
O correto é ligar o OUT do JCM no capacitor C5 de 22nF como mencionei acima.
É muito facil.
Como o JCM ja tem o volume master, voce retira o potenciometro volume master do amplificador.
Onde é o pino do meio voce liga o OUT do JCM. Nao vai esquecer de ligar o terra do JCM com o terra deste amp.
Pode ser nescessario adicionar um resistor na saida do JCM se der muita distorçao de sinal.

Sobre o hummm deve ser analisado, algumas coisas podem ser o motivo dele, as principais sao filtragem da fonte, cabo de sinal de audio nao blindado e valvulas sem a capa de blindagem (soquetes).
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marcelosaguiar
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« Responder #83 : 23 de Abril de 2011, as 23:19:14 »

Perfeito Amorim, sua explicações sempre foram de grande importância para nós leigos. Eu liguei como vc me disse no entanto o canal sujo ficou muito bom! mas o limpo infelizmente quando se muda o potênciometro do Mid, e Teble do pré parece que dá um tipo de pipocamento nas valvulas o som não fica limpo totalmente,fora os apitos  Cry mas tudo bem eu chego lá ainda,um forte abraço amigo. Bravo
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« Responder #84 : 15 de Maio de 2011, as 17:25:35 »

GrAmorim

Com essas modificações, o amp perde alguma qualidade em relação ao projeto original ?
fazer 2 para que se tenha 100W compensa ? ficaria bom ?
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« Responder #85 : 15 de Maio de 2011, as 20:19:47 »

Jones pra essa potencia de 100w compensa o LM3886 em Bridge

Da uma procurada ai no site ou no google mesmo que voce encontra rapidão
Eu montei um do Big Louis....

Ah... se optar pelo LM3886 escolha o Modelo TF que é melhor no isolamento do dissipador... custa pouco a mais, mas compensa

Um abraço e boa montagem
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« Responder #86 : 15 de Maio de 2011, as 20:46:45 »

Obrigado amigo... tu montou com 15W ou 30 ?
qual falante usou ?
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« Responder #87 : 16 de Maio de 2011, as 14:10:43 »

Jones, nao sei se entendi direito sobre qual modificaçao voce se referiu, se a da troca por TDA2050 ou a ligaçao do JCM.

Mas falo sobre as duas, qualquer coisa so perguntar de novo.

Se o pre do JCM for ligado no capacitor mencionado (C5 22nF) nao perde as caracteristicas, ja que so vai usar a parte de potencia.

No caso para 100W, o TDA2050 só gera ate 30W em media, no caso para 100W seria nescessario pelo menos 3 deles, para ter a potencia aproximada.
Ai fica mais indicado usar um outro projeto de power, como por exemplo o citado acima pelo Romildo.

Eu liguei como vc me disse no entanto o canal sujo ficou muito bom! mas o limpo infelizmente quando se muda o potênciometro do Mid, e Teble do pré parece que dá um tipo de pipocamento nas valvulas o som não fica limpo totalmente,fora os apitos  Cry mas tudo bem eu chego lá ainda,um forte abraço amigo. Bravo
Marcelo, desculpe eu nao tinha visto seu ultimo post.

Sobre o pipocamento, pode ser problema no pré, ou entao seja nescessario colocar um resitor na saida do pre.

Me parece que no projeto do JCM menciona sobre o valor de um resistor que fica na saida do pre, e sobre o valor do potenciometro.


Depois vou dar uma olhada de novo do projeto do JCM ai posto alguma informaçao.
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plautz
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« Responder #88 : 16 de Maio de 2011, as 14:41:41 »

Jones pra essa potencia de 100w compensa o LM3886 em Bridge

Ah... se optar pelo LM3886 escolha o Modelo TF que é melhor no isolamento do dissipador...

Cuidado com essas afirmações malucas.

O modelo TF difere do modelo F por ele não ter a lapela metálica exposta, de modo que o dissipador não está em contato com o potencial V- da fonte de alimentação.

Já no modelo F a lapela metálica é exposta para fazer contato com o dissipador. E, assim, também o dissipador estará em contato com o potencial negativo da alimentação (V-). Se o chassi estiver ligado no terra (0V) e o dissipador for aparafusado no chassi (o que normalmente se faz) já viram a bela lerda que vai dar!

O modelo não é melhor no isolamento do dissipador. Simplesmente ele isola completamente dele (dissipador). Mas isso tem um custo: o limite de dissipação do CI cai bastante.

Se bem me lembro, o modelo F (não isolado) pode dissipar 40W, enquanto o modelo TF 30W.

Vejam bem, isso não tem nada a ver com a potência sonora amplificada por ele e sim a potência de dissipação de calor.

Leitura dos manuais faz bem para não cometer equívocos desses.
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« Responder #89 : 16 de Maio de 2011, as 21:39:25 »

Já no modelo F a lapela metálica é exposta para fazer contato com o dissipador. E, assim, também o dissipador estará em contato com o potencial negativo da alimentação (V-). Se o chassi estiver ligado no terra (0V) e o dissipador for aparafusado no chassi (o que normalmente se faz) já viram a bela lerda que vai dar!

Ler os datasheets sao importantes.
Para este caso mencionado pelo Plautz:
Por isso é indispensavel o uso de isolador entre o CI e o dissipador. Porem isso pode afetar um pouco a eficiencia de dissipação dependendo do material do isolador.
Tambem pode se usar algum isolador entre o bloco do dissipador e o chassis (nao esquecer que o parafuso tambem tera que ter o isolamento...).
Nao esquecer da pasta termica.
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