Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:47:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 284659 vezes)
erik.flores
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0



« Responder #255 : 29 de Março de 2012, as 10:17:01 »

Galera sou novo aqui no site e venho acompanhando o site já faz um tempo.

To afim de montar um amp desse, compensa mesmo fazer a modificação para o TDA2050 ou não?
como vi uns usuários dizendo que perde um pouco de qualidade aumentar a potencia dele, por isso to perguntando

Valeu galera, abraços  Grin
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #256 : 29 de Março de 2012, as 14:32:23 »

Se você não te muita experiencia... faça o original... é mais facil!

Abraço
Registrado
erik.flores
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0



« Responder #257 : 29 de Março de 2012, as 15:52:53 »

Se você não te muita experiencia... faça o original... é mais facil!

Abraço

Eu mexo com eletrônica desde pequeno, já montei dois pedais da tonepad, começei a me interessar por pedais handmade a pouco tempo.
Acho que não tem nada ver de ser mais facil, é a mesma coisa só vai mudar os valores de alguns componentes e o transformador.  Wink
só queria saber se compensa aumentar a potencia dele em relação a qualidade.

abraço
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #258 : 29 de Março de 2012, as 16:08:59 »

Há quem diga que fica melhor, outros que diga o contrário... e até mesmo digam que só aumentará a potência... ou seja vai depender do seu ouvido...

Monetariamente creio que sim, em uns posts anteriores, eu escrevi os componentes necessários para a mudança... que ao meu ver são poucos componentes... e dá para fazê-la sem modificar a placa.

Se caso não gostar é só voltar para configuração anterior!

Abraço
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #259 : 29 de Março de 2012, as 16:12:51 »

Perder qualidade não perde!
Nem tem logica nisso...  ate porque o TDA2050 é de melhor desempenho que o TDA2030.
Mas a troca para TDA2050 pra se ter mais potencia exeige um pouquinho de experiencia e conhecimento, ja que sera nescessario um modificação na parte de alimentaçao para o CI do pre, que no caso é a adição dos zeners.

Pessoal tó com ideia em minha cabeça e queria saber se irá dar certo
eu tó afim de montar de amp marshall e usar a saida line out e colocar no in do amp lm3886 que eu acabei de terminar, a questão é se o som vai ficar bom? Roll Eyes valeu galera Legal!

Da certo! usar a saida "DI out".
Mas recomendo que use a saida do pré, retirando o sinal no potenciometro de "master", assim tera as caracteristicas do pré, e menos risco de saturação de sinal.
Registrado

erik.flores
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0



« Responder #260 : 29 de Março de 2012, as 16:35:00 »

Há quem diga que fica melhor, outros que diga o contrário... e até mesmo digam que só aumentará a potência... ou seja vai depender do seu ouvido...

Monetariamente creio que sim, em uns posts anteriores, eu escrevi os componentes necessários para a mudança... que ao meu ver são poucos componentes... e dá para fazê-la sem modificar a placa.

Se caso não gostar é só voltar para configuração anterior!

Abraço

Aham eu vi lá seu poste, descrevendo os componentes, acho que vou fazer isso então vou tentar montar ele, já com um pouco mais de potência.  Grin
No caso, como o Amorin disse na citação a baixo, será que com essa configuração que voce passou, terá que colocar uns zeners mesmo, dai vai ter que mudar um pouco a placa
ou nem vai precisar desses diodos?

valeu brother

Perder qualidade não perde!
Nem tem logica nisso...  ate porque o TDA2050 é de melhor desempenho que o TDA2030.
Mas a troca para TDA2050 pra se ter mais potencia exeige um pouquinho de experiencia e conhecimento, ja que sera nescessario um modificação na parte de alimentaçao para o CI do pre, que no caso é a adição dos zeners.

b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) amorin, como disse anteriormente, acho que vou tentar fazer essa pequena mudança, pra montar um amp com mais potencia, sei que não vou usar tudo isso mas é bom já fazer e garantir pra uma hora precisar né  Cool

valeu brother
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #261 : 29 de Março de 2012, as 16:44:13 »

A tensão maxima adimitida pelo TL072 é de +/- 18V.
Um transformador de 12V, depois de retificado tera em torno de 18V.
Na modificação para mais potencia usando o TDA2050 é recomendado um transformador de 15+15V, o que resultara em torno de +/-21V.
O TL072 nao suportara esta tensão.
Para resolver, é nescessario o uso do zener.
Não precisa fazer modificação na placa, pode ser soldado pelo lado de baixo da placa, ou apenas adicionar os furos para o zener na trilha de alimentação.
Pode ainda permanecer com transformador com voltagem de 12+12, mas precisara ter mais corrente.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #262 : 29 de Março de 2012, as 16:52:12 »

É como o GrAmorin disse, soldar no verso  da placa, paralelo aos capacitores que filtram a tensão que vai para o TL072.

No meu ponto de vista é a maneira mais fácil!

Abraço
Registrado
erik.flores
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0



« Responder #263 : 29 de Março de 2012, as 23:22:14 »

A tensão maxima adimitida pelo TL072 é de +/- 18V.
Um transformador de 12V, depois de retificado tera em torno de 18V.
Na modificação para mais potencia usando o TDA2050 é recomendado um transformador de 15+15V, o que resultara em torno de +/-21V.
O TL072 nao suportara esta tensão.
Para resolver, é nescessario o uso do zener.
Não precisa fazer modificação na placa, pode ser soldado pelo lado de baixo da placa, ou apenas adicionar os furos para o zener na trilha de alimentação.
Pode ainda permanecer com transformador com voltagem de 12+12, mas precisara ter mais corrente.

entendi GrAmorin, no caso se eu usar um transformador 15+15V  2A o melhor zener a se usar para o TL072 é um zener 18V ou melhor limitar mais?

abraço
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #264 : 29 de Março de 2012, as 23:24:30 »

Melhor usar um de 15V.
E os resistores de 1K5 substituir por 220R ~ 470R.
Registrado

erik.flores
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0



« Responder #265 : 29 de Março de 2012, as 23:26:52 »

b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) Amorin, valeu pelas dicas ai, vou fazer isso então  Wink

obrigado, abraço
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #266 : 30 de Março de 2012, as 08:50:51 »

Perder qualidade não perde!
Nem tem logica nisso...  ate porque o TDA2050 é de melhor desempenho que o TDA2030.
Mas a troca para TDA2050 pra se ter mais potencia exeige um pouquinho de experiencia e conhecimento, ja que sera nescessario um modificação na parte de alimentaçao para o CI do pre, que no caso é a adição dos zeners.

Pessoal tó com ideia em minha cabeça e queria saber se irá dar certo
eu tó afim de montar de amp marshall e usar a saida line out e colocar no in do amp lm3886 que eu acabei de terminar, a questão é se o som vai ficar bom? Roll Eyes valeu galera Legal!

Da certo! usar a saida "DI out".
Mas recomendo que use a saida do pré, retirando o sinal no potenciometro de "master", assim tera as caracteristicas do pré, e menos risco de saturação de sinal.

GrAmorim onde fica essa saida que você recomendou? desculpe pelo incomodo, é que eu tó meio atrapalhado
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #267 : 30 de Março de 2012, as 10:23:36 »

A partir dos meus conhecimentos (que são poucos). Creio que o ponto ao qual o GrAmorim se referiu é o pino 2 do pot de Master... pegue o sinal antes do capacitor de 22nF, pois este capacitor é o cap de acoplamento para um power usando TDA, acho que seria interessante você testar um valor mais adequado para o power com LM3886.

Abraço!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #268 : 30 de Março de 2012, as 10:57:05 »

Se alguém quiser tentar o layout que fiz em cima do layout do scorpion com os LM7x15 para uso com o TDA2050...
Ta ai...
Além da inclusão dos 78L15 e 79L15 os diodos e capacitores da fonte foram alterados para caber um dissipador maior para o TDA2050.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1447.0;attach=11240
« Última modificação: 30 de Março de 2012, as 11:03:31 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #269 : 30 de Março de 2012, as 11:40:10 »

A partir dos meus conhecimentos (que são poucos). Creio que o ponto ao qual o GrAmorim se referiu é o pino 2 do pot de Master... pegue o sinal antes do capacitor de 22nF, pois este capacitor é o cap de acoplamento para um power usando TDA, acho que seria interessante você testar um valor mais adequado para o power com LM3886.

Abraço!

valeu Lamer, sobre o capacitor eu acho que pode ser o de 47nf, vou testar qualquer coisa posto os resultados

-----
Se alguém quiser tentar o layout que fiz em cima do layout do scorpion com os LM7x15 para uso com o TDA2050...
Ta ai...
Além da inclusão dos 78L15 e 79L15 os diodos e capacitores da fonte foram alterados para caber um dissipador maior para o TDA2050.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1447.0;attach=11240
Kem no meu caso eu preferi fazer um circuito de fonte regulado por fora e exclui os capacitores 2200uf e os diodos da placa do amp marshall, só que no meu caso eu vou continuar com tda2030
« Última modificação: 30 de Março de 2012, as 12:45:46 por abraao » Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal