Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:12:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 284695 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #360 : 05 de Maio de 2012, as 17:46:55 »


Usolar o TDA você diz impedir que a parte metalica do TDA encoste no dissipador ? Eu testei o circuito com o TDA em contato com o dissipador e com pasta térmica.

Exatamente; é que a parte metálica do TDA não é ligada ao terra do integrado internamente, e quando testamos, nomarmente não fazemos isto definitivamente com o circuito na caixa metálica.

E as vezes quando finalizamos o projeto, para maior fixação mecânica fazemos a fixação do dissipador na caixa, e ainda aterramos a caixa metálica para evitar ruídos, e neste momento as vezes o integrado entra em curto.  Vou verificar com mais atenção, mas se não me engano o Pino 3 do integrado é que está ligado internamente na parte metálica do integrado.

Antes de postar; verifiquei, e procede a informação de que o Pino 3 é ligado na parte metálica do integrado, que não terá problema quando o integrado for alimentado com fonte comum, mas terá problema quando a fonte for simétrica, que neste caso terá que ser isolado
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #361 : 05 de Maio de 2012, as 18:20:25 »

Realmente o carcaça do TDa é conectado internamente com o pino 3 (-V). Ja que o circuito pede fonte simétrica terei problemas se houver contato do dissipador com GND.

Então eu posso colocar o dissipador no TDA normalmente mas evitando que ele entre em contato com o aterramento. acredito que aterrar o dissipador não seja necessários ja que todo o circuito ja esta blindado pela caixa.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #362 : 05 de Maio de 2012, as 18:30:11 »

A outra solução seria, usar bucha plástica no orifício onde passa o parafuso no TDA, e usar a mica isolante entre o integrado e o dissipador.  Mas desta forma que vai fazer fica bom também, só alertei, porque as vezes a montagem está toda conferida, e quando se coloca na caixa de forma definitiva, e quando ocorrem problemas, demoramos paro entender o porquê de não ter funcionado.

Tomadas todas precauções é só ligar e curtir.

Parabéns pela montagem e boa sorte.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #363 : 05 de Maio de 2012, as 18:40:26 »

Otima sugestão alfredo, ainda estou acabando o projeto e vou analisar a melhor opção.
Realmente é bom alertar o pessoal pois quase cometi esse erro.

Obrigado mesmo pelo apoio, Alfredo  Legal!

-----
Um falante de 4 ohms e 50w esta perfeito para o circuito ? ja que ele possui potencia de folga mesmo se eu for alterar o amp para TDA2050 de 30w.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, as 20:57:29 por Blum » Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #364 : 09 de Maio de 2012, as 17:04:41 »

Blum dá para encontrar essa bucha de plastico do parafuso e a mica isolante do integrado para dissipador em fontes interna de computadores, eu aqui tenho logo 3 quebradas e aproveitei essas peças que ficam nos integrados da fonte

espero ter ajudado Legal!
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #365 : 09 de Maio de 2012, as 21:23:22 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) abraao. Irei ver isso para melhor fixação do dissipador.

Pessoal, pretendo retirar os potenciomentros da placa e usar fios, devo utilizar fios blindados, e se devo, em quais pots seria o recomendavel ?
Acredito que se eu fizer isso terei de aterrar a carcaça dos pots, certo ?

abração.
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #366 : 09 de Maio de 2012, as 23:45:47 »

Os pots ja serão aterrados quando você fixa-los no chassi (de metal), mas nada impede que você solde um fio da carcaça dos pots para o terra, tem gente que faz isso e gosta, tem gente que não gosta porque pode dar loop de terra. nada é unanimidade.
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #367 : 10 de Maio de 2012, as 01:22:12 »

Na verdade quero colocar os potenciometros um pouco distante do chassi, então irei colocar um fio na carcaça d todos e aterrar.
Então minha pergunta, devo utilizar fios blindados nos terminais dos pots ?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #368 : 10 de Maio de 2012, as 01:39:53 »

Neste caso, certo seria em todos.
MAs fundalmentalmente, Gain, Master volume, Treble.
Se me permite, dou uma ideia:
Como os potencometros do EQ e MV tem ligaloes entre si, porque nao faz este setor em uma placa separada? Ai voce so presisara ligar um par de blindado neste setor.

Uma coisa que quero deixar claro, ate parece que passa desapercebido algumas vezes, a chave de boost-normal, se for colocado em painel como se pretende colocar os pots, deve usar fios blindados tambem.
Registrado

IDN
Visitante
« Responder #369 : 10 de Maio de 2012, as 02:12:34 »

Na verdade quero colocar os potenciometros um pouco distante do chassi, então irei colocar um fio na carcaça d todos e aterrar.

Como você vai fixar os pots? em algum material isolante?
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #370 : 10 de Maio de 2012, as 03:04:38 »

Ótima idéia GrAmorin, ja analisei aqui no layout, tenho que utilizar um par de fios blindados com três vias. Farei isso e ja aproveito e aterro a carcaça deles.
Tambem posso colocar o pot de gain nessa mesma placa e utilizar outro fio blindado de 3 vias.
Tambem posso fazer isso com os Jacks INPUT e Fones, sendo que no INPUT devo usar fio blindado mas nos fones não.

Minha duvida nisso é relativo a pergunta do IDN, irei fixar os pots e talvez os jacks em uma placa plástica que ficara presa na parte frontal da caixa acustica, então aterrarei os pots. Sera que terei problemas com interferencias ?
O restante do circuito ficara blindando.

Outra coisa, no esquemático indica que posso utilizar leds ao invés dos diodos 1N4148 que esta no layout, mas quando os coloquei ao circuito não acenderam. Sera que não é simplesmente colocar o led na posição correta, substituindo os diodos e pronto ?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #371 : 10 de Maio de 2012, as 13:15:08 »

Os leds so acendem quando estiverem no modo boost (driver).
E mesmo assim, nao ficam acesos de modo constante, apenas acendimento conforme o sinal passa, ficara tipo piscando, e nao tem sua totalidade de brilho.
PAra ver isso, coloque o gain no maximo, acione o drive (coloque o master volume em minimo para nao receber reclamaçoes  Cheesy ), toque uma corda, abafe a nota, toque outra corda, abafe, agora toque um acorde.

...irei fixar os pots e talvez os jacks em uma placa plástica que ficara presa na parte frontal da caixa acustica, então aterrarei os pots. Sera que terei problemas com interferencias ?
O restante do circuito ficara blindando.

Problema com interferencia pode ocorrer ate quando tem blindagem, entao nao descarte a possibilidade.
Mas neste caso nao sera algo tão prejudicial.
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #372 : 10 de Maio de 2012, as 15:07:45 »

Citar
Os leds so acendem quando estiverem no modo boost (driver).
E mesmo assim, nao ficam acesos de modo constante, apenas acendimento conforme o sinal passa

Entendi, LEDS, na minha opinião, não é algo legal nesse caso.

Sobre a blindagem, ja que o circuito sem blindagem não apresenta tantos problemas com interferencias, acredito que fazendo uma boa blindagem na placa, aterrando a carcaça dos pots e utilizando fios blindados terei uma boa resposta e minimos problemas com ruidos.

Vou fazer uns testes aqui com os pots.

Abraço.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #373 : 10 de Maio de 2012, as 16:42:05 »

Se permite outra ideia  Cheesy
Se o plastico do painel nao for transparente, coloque um papel aluminio, o resto... ja sabe o que fazer.
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #374 : 17 de Maio de 2012, as 14:55:32 »

Hehe, sei que utilizar papel aluminio não é a melhor solução, mas como meus recur$$os estão fracos, provisóriamente irei utilizar esse tipo de improvisação.
Pensei nisso, o papel aluminio no painél. Irei faze-lo, GrAmorin, Valeu!

Sobre o  LINE OUT, utiliza-se falante com mesmas características de potencia e impedância ? Se possivel, peço que me deêm uma breve explicação sobre isso. Agradeço.

Abração.
Registrado
Páginas:  1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal