Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 10:28:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 294240 vezes)
Blum
Visitante
« Responder #390 : 24 de Maio de 2012, as 01:21:21 »

Olá!

Percebi é que quando uso somente o amp com distorção ou Clean, ele mantem uma temperatura boa, não esquenta tanto, mas quando uso, por exemplo, o ShredMaster ele esquenta bem mais. O dissipador fica bem quente e o TDA fica muito mais quente do que quando uso somente o amp e seu drive. Então minha dúvida é se isso é normal de acontecer e por que.

Outra coisa, estou utilizando um dissipador de um processador de computador, mas como ele é um pouco grande demais e o espaço reservado na placa não possibilita usa-lo inteiro, serrei uns 30% dele. O dissipador é muito parecido com esse:http://www.google.com.br/imgres?q=dissipador+de+processador&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=607&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=6ngyH_3DBn8i2M:&imgrefurl=http://wikienergia.com/~edp/index.php%3Ftitle%3DDissipador_de_calor&docid=kozI3JdCJJ3ojM&imgurl=http://wikienergia.com/~edp/images/thumb/5/50/DissipadorCalorProcessador.jpg/400px-DissipadorCalorProcessador.jpg&w=400&h=267&ei=BrW9T5KpIMGR6gHZ4cUy&zoom=1&iact=hc&vpx=286&vpy=311&dur=785&hovh=183&hovw=275&tx=130&ty=93&sig=100769805547644899097&page=1&tbnh=124&tbnw=167&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:14,s:0,i:101

Estou pensando em usar um cooler alimentado por uma outra fonte, mas fiquei na dúvida se poderia causar interferencias no amp.

Abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #391 : 24 de Maio de 2012, as 12:32:04 »

O aqueciment causado quando se usa um pedal de drive é normal.
Explicar exatamente o porque fica dificil sem mostar alguns detalhes, entao vou falar bem por baixo, mas compreendera.
O pedal de drive por causa da molulaçao do sinal (saturaçao) faz o TDA trabalhar com saturaçao, e tambem por causa do aumento da intensidade do sinal o proprio satura.
Esta saturaçao de certa forma "força" um pouco o funcionamento, por isto o aquecimento.
Uma ilustraçao disto: é como querer rebocar na subida, uma carreta carregada, usando um fusquinha... o mui respeitavel Wolks vai se esforçar, e a embreagem sera a primeira coisa que vai fritar...

Por este mesmo motivo, é bem comum os amps queimarem a saida.
POr este motivo a Fender usa um CI que poderia gerar 30W em um amp de apenas 15W, ou um CI que poderia gerar 50W em um amp de 25W, ou ainda um power que poderia ter 100W mas o limita a 60W.
Esta faixa grande que a Fender adotou, foi para que a saida nao trabalhe de modo forçado.
Tanto é que é mais comum ver amps da Marshall com saida queimada do que os amps Fender com saida queimada (estou falando de amps estados solidos).
Registrado

Blum
Visitante
« Responder #392 : 24 de Maio de 2012, as 14:48:40 »

Entendi GrAmorin, então da pra se dizer que alguns pedais com menor ganho e saturação iriam forçar menos o TDA ja que o drive do próprio amp não propicia tanto aquecimento, certo ?
Sera que meu dissipador não esta de acordo ? e seria uma boa opção utilizar cooler para o mesmo ?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #393 : 24 de Maio de 2012, as 15:22:05 »

Blum, eu uso um dissipador que ao meu entendimento estaria até super dimensionado... ele esquenta do mesmo jeito que você disse, acredito que vai chegar uma hora em que mesmo você aumentando o dissipador o CI poderá queimar... pois em alguns casos como citou o Amorin o fator que influenciará será a entrada.

De uma maneira muito superficial vou te explicar o que estou querendo dizer:

O amplificador é feito para dar ganho no sinal, suponhamos que ele dê um ganho de 100 vezes, mas o limite dele é de 15W. Dividindo 15 por 100 dará 0,15 ou seja, 150mW. Isto quer dizer que se sua entrada for maior que 150mW o amplificador ira saturar.

Mesmo que você aumente o dissipador para tentar dissipar o calor que irá aumentar, seu CI estará trabalhando acima da capacidade e  consequentemente mais cedo ou mais tarde ele queima.

Na verdade isto são conclusões empíricas que eu estou fazendo, me corrijam se eu estiver errado, mas se você diminuir o volume do pedal de ganho acho que poderá "matar um pouco do sinal" e assim não saturar tanto CI.

Abraço!
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #394 : 24 de Maio de 2012, as 20:13:22 »

Realmente, quando maior o sinal na entrada mais ele esquenta. Com relação ao dissipador, irei colocar outro dissipador maior ou um cooler.

Outra duvida pertinente ao chassi, acabei de montar o circuito no chassi, montei como mostra a imagem

http://www.google.com.br/imgres?q=amplificador+de+guitarra&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=607&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=OnFmmGVQr82XdM:&imgrefurl=http://www.repel.com.br/caixas-de-som/amplificador-de-guitarra-mv3012.html&docid=bTKPvWY8YVXk5M&imgurl=http://www.repel.com.br/imagens/produtos/93/g/amplificador-de-guitarra-mv3012.jpg&w=1000&h=1000&ei=5M-_T5ryKMeJ6QGWipSaCg&zoom=1&iact=hc&vpx=812&vpy=71&dur=1900&hovh=225&hovw=225&tx=102&ty=162&sig=117873092407943408630&page=2&tbnh=134&tbnw=149&start=21&ndsp=24&ved=1t:429,r:16,s:21,i:178

Tenho uma duvida, como mostra na imagem, o transformador fica fora mas os fios do primário e secundário vão para dentro do chassi, isso não causa interferências no circuito ? e outra, os fios primário e secundário estando juntos não poderia causar algum problema ?

Dentro no chassi instalei uma chave ON/OFF que faz o chaveamento do primário do transformador.
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, as 15:32:49 por Blum » Registrado
calega
Visitante
« Responder #395 : 01 de Junho de 2012, as 19:04:25 »

eae pessoal tudo certo?

Montei com todo o amor e carinho esse projeto, mas na hora de ligar nada de som.

Quase nada para falar a verdade. Ele da somente um ruído grave, parece na frequencia da rede elétrica.

Parece que o sinal de entrada não passa pelo sistema, plugado o p10 na guita não muda em nada o ruído.

Já conferi as soldas e as principais ligações.

Alguma idéia?

Não postei fotos pois estou sem câmera no momento. Caso necessário pego emprestado.

grande abraço
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #396 : 01 de Junho de 2012, as 20:54:40 »

Esse ruido grave é tipo um HUUUUM?
Podse ter algo invertido ou algumacoisa em curto.

Se possivel poste foto da montagem.
Registrado

calega
Visitante
« Responder #397 : 03 de Junho de 2012, as 21:28:38 »

Exato, o ruído é grave.

Assim, com o pot. do volume no zero surge o ruído que é o HUMMM grave.

Aumento um pouco o volume o ruído desaparece.

Outra coisa, o dissipador está esquentando muito.

Vou tirar umas fotos e posto aqui.

Obrigado pela ajuda.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #398 : 03 de Junho de 2012, as 22:35:05 »

Pelo visto tem algo em curto como disse o Amorim, reveja se não inverteu nenhum componente... se você continuar a ligá-lo sem encontrar o erro com certeza irá queimá-lo.

Abraço.
Registrado
calega
Visitante
« Responder #399 : 03 de Junho de 2012, as 23:30:44 »

Ola novamente

postei umas fotos, já peço desculpas pela qualidade p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a câmera que usei não é lá essas coisas.

Desde já grato por todos que tem me ajudado.


http://img52.imageshack.us/img52/6707/img0093ss.jpg

http://img823.imageshack.us/img823/9531/img0094kr.jpg

http://img3.imageshack.us/img3/3262/img0092hb.jpg

http://img204.imageshack.us/img204/6219/img0091hd.jpg
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #400 : 03 de Junho de 2012, as 23:44:45 »

Independente de ter ou não curto; este integrado com certesa requer um dissipador maior do que este que está usando.
Registrado

Blum
Visitante
« Responder #401 : 04 de Junho de 2012, as 02:08:12 »

Olá!

Calega, vi que você, assim como eu, fez a placa com caneta. Sugiro que revise bem as trilhas por que as vezes a caneta da uma borrada, assim 'talvez' tenha alguma trilha em curto.
Quando fiz a minha, tentei deixar as trilhas o mais parecido com o layout e a grossura delas tambem.
Faça testes de continuidade com multímetro, sempre se guiando pelo layout e esquemático.

Vou repetir minha duvida de alguns posts atras:

Citar
Tenho uma duvida, como mostra na imagem, o transformador fica fora mas os fios do primário e secundário vão para dentro do chassi, isso não causa interferências no circuito ? e outra, os fios primário e secundário estando juntos não poderia causar algum problema ?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #402 : 04 de Junho de 2012, as 19:20:41 »

Vou repetir minha duvida de alguns posts atras:

Citar
Tenho uma duvida, como mostra na imagem, o transformador fica fora mas os fios do primário e secundário vão para dentro do chassi, isso não causa interferências no circuito ? e outra, os fios primário e secundário estando juntos não poderia causar algum problema ?

Se os fios ficarem afastados dos componentes da placa nao tem problema.
Do contrario, caso os fios passem por perto dos componentes, principalmente do TDA e do op.amp, tem possibilidade de ter uma induçao.

Calega, confira as trilhas como o Blum sugeriu.
Veja se alguma solda  nao esta dando curto com alguma trilha do lado.
Confira minuciosamente os valoresz dos componentes na regiao do TDA.

Vi nas fotos que os fios do transformador é amarelo e preto, e na placa é azul e marrom, voce nao inverteu algum deles?
Registrado

Blum
Visitante
« Responder #403 : 08 de Junho de 2012, as 22:43:20 »

Citar
Se os fios ficarem afastados dos componentes da placa nao tem problema.
Do contrario, caso os fios passem por perto dos componentes, principalmente do TDA e do op.amp, tem possibilidade de ter uma induçao.

Valeu GrAmorin. Conferi aqui e esta tudo ok. Perguntei mais para não ter problemas futuros.

Estava pensando aqui, é possivel colocar uma chave DPDT ou 3PDT para alterar entre clean e drive e para isso seria só trocar por uma dessas chaves, certo ? Claro que teria de ser utilizado cabo blindado.
Mas seria possível criar um pedal que faça isso mas mantendo a chave original na placa do Amp ? Outra coisa, talvez instalar um conector fêmea, assim seria possivel fazer a conexão como se fosse um pedal mesmo.

Ressumindo: implementar uma FOOTSWITCH para clean/drive mas manter a chave que é normalmente usada nos Amp's.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #404 : 09 de Junho de 2012, as 00:19:57 »

Estava pensando aqui, é possivel colocar uma chave DPDT ou 3PDT para alterar entre clean e drive e para isso seria só trocar por uma dessas chaves, certo ? Claro que teria de ser utilizado cabo blindado.

Sim, o funcionamento da chave que está no layout é similar ao da DPDT.

Mas seria possível criar um pedal que faça isso mas mantendo a chave original na placa do Amp ? Outra coisa, talvez instalar um conector fêmea, assim seria possivel fazer a conexão como se fosse um pedal mesmo.
Ressumindo: implementar uma FOOTSWITCH para clean/drive mas manter a chave que é normalmente usada nos Amp's.

Não. Pois neste caso o layout teria de sofrer alterações, este tipo de chaveamento me parece um pouco complexo.
Registrado
Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal