Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 14:57:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 30   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré Fender Twin Reverb  (Lida 122567 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #120 : 09 de Novembro de 2011, as 14:20:59 »

A ligacao do transformador de 300mA do modo que foi dito nao causa danos.
Desta forma apenas "entrega"  menos tensao às valvulas.
Da uma conferida no projeto e ve se nao tem algo errado.
Como esta tendo o som da guita, creio que este hummm seja por falta de volatgem nas valvulas.

Faça os seguintes testes:
1-Com o multimetro, em AC meça quantos volts tem no secundario dos transformadores.
2- Ainda multimetro em AC meça quanto tem no primario do transformador que alimenta as valvulas. 2 observacoes neste ponto. 1° atencao na escala do multimetro para nao queima-lo, sera medido uma baixa tensao (secundario dos transformadores), e uma alta tensao. 2° ao medir a alta tensao, no primario do transformador de 300mA, nao teque nos fios, senao  Bufando sera uma experiencia eletrisante.
3-Agora com o multimetro em DC, meça quantos volts tem sob C7.
Dica. de agora em diante, pode usar qualquer ponto do GND como referencia. Coloque a ponta preta do multimetro em algum ponto que seja GND.
4-meça a tensao no + de C8.
Observao: todas essas tensoes em DC sao altas, atencao na escala do multimetro.

Uma coisa importante tambem, é ver se tem tensao o sufuciente nos filamentos.
Neste caso nao use o GND como referencia.
Meça a voltagem sob C9, e depois sob C10.

Poste os resultados aqui.
Registrado

eomoura
Visitante
« Responder #121 : 09 de Novembro de 2011, as 14:51:14 »

Agora a coisa começa a ficar emocionante hauehura...

Vamos lá:
Tensão dos 2 pares dos secundários: 11,5V
Tensão primário do transformador de 300: 216V

q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) às demais medições, algumas dúvidas:

"Ao medir C7 e C8, eu uso a ponta preta em qualquer ponto do GND" - isso dá na mesma em medir usando a ponta vermelha no terminal + do capacitor e a ponta preta no terminal - do capacitor, já que este está soldado no GND, certo?

"Uma coisa importante tambem, é ver se tem tensao o sufuciente nos filamentos.
Neste caso nao use o GND como referencia." - Essa medição eu não sei como fazer. Qual ponta do multímetro vai em qual terminal da valvula?

"Meça a voltagem sob C9, e depois sob C10." - nesse caso, uso a ponta vermelha no + do cap, porém, a ponta preta, eu uso em algum ponto de GND, ou no terminal "-" do cap? Ou tanto faz?



-----
Bom enquanto isso, eu medi os caps usando o preto sempre no - e o vermelho sempre no +. Os resultados foram:
C7 - 274V
C8 - 267V
C9 - 13,8V
C10 - 11,5V
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011, as 15:05:23 por eomoura » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #122 : 09 de Novembro de 2011, as 16:33:12 »

"Ao medir C7 e C8, eu uso a ponta preta em qualquer ponto do GND" - isso dá na mesma em medir usando a ponta vermelha no terminal + do capacitor e a ponta preta no terminal - do capacitor, já que este está soldado no GND, certo?
Certo!
"Uma coisa importante tambem, é ver se tem tensao o sufuciente nos filamentos.
Neste caso nao use o GND como referencia." - Essa medição eu não sei como fazer. Qual ponta do multímetro vai em qual terminal da valvula?
Esta medicao ocorre quando se mede a tensao sob C10, ja que esta alimenta os filamentos, que sao os terminais 4 e 5.

"Meça a voltagem sob C9, e depois sob C10." - nesse caso, uso a ponta vermelha no + do cap, porém, a ponta preta, eu uso em algum ponto de GND, ou no terminal "-" do cap? Ou tanto faz?
Neste caso a ponta preta do multimetro vai no - do eletrolitico.
O GND do setor que alimenta o filamento da valvula nao esta ligado diretamente ao GND da alta tensao.

As tensoes estao na faixa.
Ve se nenhum dos diodos esta invertido.

Mas uma coisa importante que nao se pode deixar de lado, e que é propicio a ter o hum, sao usar cabos nao blindados na entrada e saida.
As vezes seu problema de hum pode ser apenas isso.
Experimente usar cabo blindado pelo menos na entrada.
Registrado

eomoura
Visitante
« Responder #123 : 09 de Novembro de 2011, as 18:12:43 »

Liguei com cabos blindados (aquele que tem malha em volta do fio central) nos 2 jacks.
Diminuiu uns 10% no ruído, porém ele ainda continua forte....
Algumas dúvidas:
O potenciometro de volume não faz efeito nenhum quando o de ganho está em 0. Isso é normal?
A carcaça dos transformadores tem que ser aterradas em algum lugar?
O fato da placa não estar abrigada em uma caixa metálica pode ser a causa do ruído?
E por fim... Nota-se um timbre clean muito gostoso por trás do ruído... porém mesmo que o ruído não existisse, o volume final sería muito baixo... pois só se ouve a guitarra mesmo com o volume no máximo e o gain à partir da metade. Isso t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) é normal?

-----
Ah sim... e sobre os diodos... estão todos corretos...
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011, as 18:18:33 por eomoura » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #124 : 10 de Novembro de 2011, as 01:03:20 »

Se o potenciometro de ganho estiver em zero, o de volume nao faz efeito.
O fato da placa fora de uma caixa metalica e aterrada tambem é propicia a captacao de ruidos.
Mas ja montei deste modelo, nao este layout, e mesmo fora de uma caixa metalica nao tinha ruidos.
Tambem nao me recordo de alguem reclamar sobre isso.
Mas vamos tentar resolver o problema.

O ruido pode ser por causa dos transformador estarem perto das valvulas.
Experimente afasta-los para o mais longe possivel da valvula,  ve se reduz o ruido.
Experimente cobrir a valvula com algum tipo de tubo metalico.
Pode ser uma lata de refrigerante ou cerveja, ou ate mesmo improvisar com papel aluminio.
Atencao e muito cuidade para que este tubo nao encoste em algum componente, pode ate encapar com um plastico ou papel, para evitar acidentes deste tipo.

E que power esta ligando este pre?
Registrado

eomoura
Visitante
« Responder #125 : 10 de Novembro de 2011, as 01:12:28 »

Opa.... desculpa... acabei de mandar uma mensagem aí.... num vi que vc tinha respondido...
Enfim vamos lá.
Estou ligando ele em um Amp da Meteoro chamado Scorpion. Ele ñ é um aplificador propriamente dito... e sim, apenas um gabinete com um power valvulado, com conexões pra vc ligar prés externos, tipo o v-twin, ou um POD.
t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou ligando ele direto na minha pedaleira (um V-Amp da behringuer) e escutando por fones de ouvido.
Em ambos os casos o resultado é o mesmo.
Vou procurar algo aqui pra cobrir a valvula, e posto o resultado.
q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) à afastar os transformadores, eu já tinha feito isso... apesar dos fios dele não serem muito grandes. Não notei diferença no ruído q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) fiz isso.
Mas e a carcaça deles, tem que aterrar?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #126 : 10 de Novembro de 2011, as 01:30:29 »

Alguns preferem aterrar, mas em minha opiniao, para resolver interferencia de transformador, este deveria ser blindado.
Registrado

eomoura
Visitante
« Responder #127 : 10 de Novembro de 2011, as 01:45:10 »

Fiz assim: peguei 3 copos de alumínio (não tinha nem papel alumínio, nem latinha aqui) cobri com sacos plásticos e cobri primeiro só a válvula... depois cobri t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) os transformadores.... em ambos os casos o ruído continuou....
Daí eu levantei a placa da mesa (de madeira) pra ver se tinha algo em baixo q pudesse estar atrapalhando.... e pra minha surpresa o ruído dimunuiu mais um pouco... mas ele ainda é bem alto....

-----
Alguem tem mais alguma sugestão?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2011, as 19:50:56 por eomoura » Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #128 : 25 de Novembro de 2011, as 20:41:21 »

Colegas, vou montar este pré em forma de pedal, para usá-lo no loop do meu solid state (como o Meteoro Dr Drive), preciso saber sobre um tal resistor a ser instalado na saída para "domar o ímpeto dessa fera" quando utilizado com powers transistorizados e as especificações dos transformadores, visto que não estou conseguindo acessar o forum antigo.
 Obrigado a todos
Registrado

Di. Rocha
guii_music
Visitante
« Responder #129 : 25 de Novembro de 2011, as 21:05:32 »

Pessoal
Li  que algumas pessoas estão tendo problemas de ruido no amp, e venho dizer que montei esse pré e o meu não apresenta muitos ruidos , e olha que eu testei num chassi de madeira mesmo (foto em anexo)
os cuidados que tomei foram apenas de usar cabo blindado de boa qualidade entre a guitarra e o pré e o pré e o power, trançar os fios de corrente alternada de baixa impendância (transformadores e etc) e fazer um star ground -  na carcaça dos pots, terra de jack e ground do circuito, - num unico ponto. Em altos volumes, usando pré em um lm 3886 em 50W quase não apresentou ruído e o timbre é muito bom! Ah, usei o layout com malha de terra do viagem_mental também!
Unica coisa que falta é fazer o Chassis de metal e verificar porque a chave de brilho não funciona _
Outra coisa que descobri também é que o alto-falante do meu meteoro do nitrous drive é bom _ porque o timbre ficou fantástico quando ligado em outro pré/power
Recomendo o projeto a todos
abraços
ps: desculpem a qualidade, foto do celular


Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #130 : 26 de Novembro de 2011, as 00:25:53 »

Parabens pela montagem.
Ta legal.  Legal!

Nao sei se estou vendo errado, mas na foto, parece que os potenciometros nao estao ligados direto a placa, e sim ligados por fios, to certo?
Se sim, por isso pode estar havendo um pouco de ruido...

Sobre o bright:
... pode ainda incluir a chave de brilho que deixei de fora. Para isso, basta chavear um capacitor de 120pF entre os pinos 3 dos pots de agudo e ganho.

A ligacao correta, é chavear o capacitor entre os pinos 2 (pino central) dos potenciometros de agudos e ganho.
Ou entao, chavear o capacitor entre pino 2 e 3 do potenciometro de ganho.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #131 : 26 de Novembro de 2011, as 15:16:48 »

Sim GrAmorin,
Estão ligados por fios pois os knobs que eu comprei são grandes e não ficam bem lado a lado, mas não tem problema porque o amp não apresenta ruídos, com eu havia dito;
Em relação a chave de bright, fiz exatamente isso, só que desconfio que os capacitores estão ruins pois tirei de meu estoque e acho que eles são de menos de 16V, na verdade usei 1 de 100pF + outro de 22pF em paralelo, totalizando 122pF
estou colocando ele entro os pinos 3 dos pots de agudo e ganho

...Ou entao, chavear o capacitor entre pino 2 e 3 do potenciometro de ganho.

Tem certeza? Acho que desse modo não seria possível, poque a capacitor não estaria passando pela resistencia existente os pinos 2 e 3 do pot de ganho, e sim indo direto para o pino 2 do mesmo. Poderia explicar melhor?
Vou verificar hoje se o capacitor pode estar ruim, com o capacímetro
abraços
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #132 : 26 de Novembro de 2011, as 20:15:50 »

No minimo o capacitor deve ter pelo menos 20% a mais de voltagem que a fonte do amplificador.

Quanto ao bright esta certo, é nos pinos 2 de ambos os pot e nao no pino 3.
Este projeto é o 65 Twin, caso nao tenha este esquema so avisar que posto.

Pode comparar no esquema original, ou qualquer outro esquema de valvulado com chave bright.
O capacitor vai nos pinos 2 e 3 do potenciometro de ganho ou volume.
Como geralmente o pino 2 do potenciometro de agudos vai ao pino 3 do potenciopometro de ganho/volume, resulta no mesmo que ligados aos pinos 2 de cada potenciometro.
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #133 : 26 de Novembro de 2011, as 22:21:18 »

Sim, já peguei o esquema no site da fender o link está aqui:
http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/65_Twin_Reverb_schematic.pdf
Obrigado por se dispor a compartilhar mesmo assim.
Nota -se que o capacitor de bright é de 1KV e fica comutado por uma chave liga-desliga entre os pinos 2 dos pots de ganho e agudo, só que no esquema daqui do tópico que eu montei diz que são nos pinos 3 dos pots de ganho e agudo. Acho que esse é o erro, mas se fosse assim todos que montaram também teriam esse problema, certo? Ou estou fazendo confusão?
abraços

Off-topic:
GrAmorin
Vou deixar o pré ligado direto no LM3886 mesmo, até que o timbre dele fica legal depois que a válvula esquenta e reduzo um pouco dos graves, não fica tão abafado
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #134 : 27 de Novembro de 2011, as 00:50:48 »

Sim o esquema é esse mesmo.
Embora o capacitor seja de 1KV pode usar um de 500V sem problemas, lembrando que no minimo ele deve ter tensao nominal 20% a mais que a alimentacao.

Nota -se que o capacitor de bright é de 1KV e fica comutado por uma chave liga-desliga entre os pinos 2 dos pots de ganho e agudo, só que no esquema daqui do tópico que eu montei diz que são nos pinos 3 dos pots de ganho e agudo. Acho que esse é o erro, mas se fosse assim todos que montaram também teriam esse problema, certo? Ou estou fazendo confusão?

Creio que possa ter sido uma distraçao do autor.
Observe que se ligado ao pinos 3 dos referidos pots, quando o ganho em max, o cursor deste potenciometro estaria ligando "direto" os pinos 3 com 3, anulando assim o efeito do capacitor.
Me parece que a maioria que monta, nao coloca a chave de bright.
Muito fazem uma montagem "às cegas", sem ler o conteudo na integra, por isso acabam montando exatamente como esta no documento, e nao colocam a chave de bright.

Mas faça o teste.
Registrado

Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 30   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal