Pré Fender Twin Reverb

Started by Anderson Matusita, 17 de December de 2010, as 17:48:50

Previous topic - Next topic

guii_music

Guest
Olá pessoal, tudo certo?
Estou passando para deixar uma informação a mais sobre esse amp, em relação a um problema que eu tive e também deixar as fotos de como esta ficando a montagem
O que aconteceu foi assim: Montei o circuito no chassis pronto e o som passou a ficar baixo e quando girava os pots o som ficava raspando. Pensei que era os pots , pois tinha até cortado os eixos deles para ficar rente aos knobs, então troquei os dois potenciometros que davam chiado. Não adiantou.
Ontem, com mais calma começei a investigar e reparei que o volume ficava alto de novo quando zerava o pot de grave, quando o pot é zerado não passa nada no capacitor de graves. Então tirei o capacitor para testar e estava ruim, dando resistencia fixa (sem capacitância) no ohmimetro  e a capacitancia estava alterada ( no capacimetro). Então percebi que estava usando aqueles de poliéster azuizinhos de 100nFx63V. Até então, não havia problema desse valor de tensão, pois eles eram do tonestack. Errado! Troquei esse capacitor e voltou a funcionar. Então  Troquei todos os caps que no layout não tinham a tensão de trabalho especificada. Coloquei aqueles de poliéster cor violeta, para 250V. Acredito que isso não voltará a acontecer, hehe
Então deixo a dica para quem for montar: C3,C4,C5 e C6, recomendo que usem para tensão de 250V, para que eles não estraguem pela tensão que chega pelo R7 (alta voltagem) porque acredito que essa tensão que danificou os capacitores.
É isso aí ,agora sem maisdelongas, segue fotos da minha montagem num chassis que comprei do Rafael (Apachee)

Agora só falta mandar fazer a caixa de madeira para o falante e para acomodar o head
Abraços a todos

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
Belo trabalho e ótimas dicas.

Pense a respeito de uma demo da criança.

Abraços

Jorge
Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Qual o power utilizado?  LM3886, TDA7294 ou outro?

Parabéns pelo projeto!

guii_music

Guest
Quote from: Jorge Lopes on 28 de January de 2012, as 14:35:26
Belo trabalho e ótimas dicas.

Pense a respeito de uma demo da criança.

Abraços

Jorge
Valeu cara, achei que poderia ser útil a quem montar futuramente e acontecer de dar esse problema.
To querendo gravar um sample, mas com ele pronto sabe, já com tudo terminado

Quote from: Alfredo Padrao on 28 de January de 2012, as 14:49:07
Qual o power utilizado?  LM3886, TDA7294 ou outro?

Parabéns pelo projeto!

Obrigado, Usei o LM3886 em 50W, carga de 8 Ohms
Foi necessário ventoinha pois ele esquenta muito, e o dissipador que eu usei não dá conta do recado hehe

GrAmorin

Hand MasterMind
Belo trabalho realizado, ficou otimo.  :tup

Só uma coisa.
Quote from: guii_music on 28 de January de 2012, as 14:19:09
...Coloquei aqueles de poliéster cor violeta, para 250V. Acredito que isso não voltará a acontecer, hehe
Desculpe ser pessimista, mas tem a possibilidade de ainda acontecer  :(
Se a fonte HT (ou AT- alta tensão) depois de retificada estiver em 225V para cima, tem o risco, ou certeza da possibilidade de acontecer de novo.
A tensao dos capacitores deve ser acima da tensão de alimenteação, pelo meno 10% a mais.
Por isso recomendo usar capacitores de pelo menos 400V, assim como no original.
Ja os eletroliticos que vão no catodo das valvulas, podem ser de 25V.

mganzer

Guest
Pessoal, sem querer desvirtuar o tópico apenas a nível de informação:
existe a possibilidade de alterar esse mesmo projeto para o preamp do bassman 5f6a ou jtm45 (que na prática é uma cópia alterada)?
Pelo esquema são três valvulas no pré... uma 12ay7 e duas 12ax7 pro 5f6 e 3 12ax7 pro jtm45... o legal seria fazer o esquema já com o jumper entre o canal bright e o normal e apenas uma entrada direto no layout...

Di. Rocha

*
Iniciante
Montei finalmente o pré.... focou uma maravilha. Som de primeira e timbre firme e na cara.... só um hum persistente me apareceu, mas acho que deve-se ao fato de ter optado por não retificar a tensão de filamento da valvula e tê-la colocado ligada por fios ao invés de soldada na placa, além é claro, de estar fora da caixa de metal. Pergunto aos que já montaram há mais tempo, é mesmo confiável ligar o filamento na linha retificada sem um regulador de tensão ?

Queria passar umas fotos mas não consegui.... alguma dica ?  assim que descobrir passo as fotos.

Saúde e paz a todos  e obrigado  :tup
Di. Rocha

GrAmorin

Hand MasterMind
Para as fotos tem que colocar em algum site de fotos/imagens, como por exemplo Photobucketm imageshack, etc...
O hum pode ser por causa das ligacoes com fios, mesmo fora de caixa metalica nao é comum ter muito hum neste amp.
Pegue 2 resistores de 47R.
Solde os dois em serie.
A junção voce solda no GND, e cada extremidade solda na alimentacao dos filamentos.
No esquema o filamento esta em serie, e a junção do filamento vai ao GND, observe isto.

Di. Rocha

*
Iniciante
   :tup  Obrigado pelas dicas GR, vou providenciar a modificação e colocar a valvula na placa e postar as fotos.
Di. Rocha

Di. Rocha

*
Iniciante
Boas novas, saí aterrando tudo, capa dos pots, soquete da valvula e até o transformador, então o "hummmmm" foi pro espaço. :D
Agora vou me debruçar sobre um apito que surge quando aciono mais o ganho e a baixa eficiência dos pots de graves e médios, vou trocar os caps do tonestack. 

mais novas, eu aviso.

abraços
Di. Rocha

GrAmorin

Hand MasterMind
A baixa eficiencia dos pots, de uma olhada no que aconteceu com o Guii.

Di. Rocha

*
Iniciante
Exatamente o que pensei caro colega Gr.  pois havia lido os problemas do Gui, o que me deixou de barbas de molho. Comprei os caps ontem mas quando fui olhar dois deles vieram errados (vendedores ôh raça ruim) >;(
Paciência... amanhã vou trocá-los e dar uma bronca no tal vendedor (na moral).

abraços
Di. Rocha

abraao

*
Iniciante
perdido como lagrimas na chuva
  1. rafael.guitarrista@hotmail.com
pessoal como seria a ligação dos transformadores para rede de 220v??
perdido como lagrimas na chuva

GrAmorin

Hand MasterMind
Normal como os demais.
Apenas o primario do primeiro transformador que tera a mudança, o resto permaneçe inalterado.
Digo isso caso se refere ai uso de transformador invertido.

tcgomes

Guest
Boas,

Como já não estão disponiveis as imagens das ligações dos transformadores, não consigo ver quais são os transformadores necessários para o projecto, alguém me poderia dizer?

Mais uma dúvida, este layout funciona sem problemas: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1518.90 ?

Abraços.