Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:09:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 60W MosFet Audio Amplifier (redcircuits.com)  (Lida 34512 vezes)
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 18 de Dezembro de 2010, as 11:51:44 »

Há algum tempo atrás montei esse amp http://www.redcircuits.com/Page100.htm , fiz um layout meio boqueta e soldei os componentes e tudo mais, porem nunca cheguei a testa-lo, na época que montei não tinha grana pra montar a fonte (o transformador era caro, e eu ainda era sustentado pelos pais _), abandonei. Mas, esses dias olhando meu amplificador Crate vejo que ele utiliza a mesma fonte 40+ 40- vou tentar fazer uns testes com ele já q a potência do Crate queimou, será que vai melhorar o som desse falecido?
Se tudo correr bem farei um tutorial com um layout novo, pretendo montar em conjunto do TSW.

Agora vem as perguntas:
Eu tenho que casar a impedância desse power com o pré do TSW?
Gostaria de dicas sobre capacitância parasitiva, grounds loops e apitos na hora de confeccionar um layout, alguem pode me ajudar nesse assunto?

Que eu me lembre na época em que tentava desenvolver layouts o gaussmarkov do Diystompboxes fez um layout para Dr. Boogey, (no caso circuito de altissimo ganho que tem tendencia a criar oscilações dependendo do layout), que diminui os apitos e oscilações consideravelmente. Alguem entende do assunto? Plautz? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Um grande abraço a comunidade.
Obrigado.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #1 : 18 de Dezembro de 2010, as 13:59:34 »

Há algum tempo atrás montei esse amp http://www.redcircuits.com/Page100.htm , fiz um layout meio boqueta e soldei os componentes e tudo mais, porem nunca cheguei a testa-lo, na época que montei não tinha grana pra montar a fonte (o transformador era caro, e eu ainda era sustentado pelos pais _), abandonei. Mas, esses dias olhando meu amplificador Crate vejo que ele utiliza a mesma fonte 40+ 40- vou tentar fazer uns testes com ele já q a potência do Crate queimou, será que vai melhorar o som desse falecido?
Se tudo correr bem farei um tutorial com um layout novo, pretendo montar em conjunto do TSW.

Legal, estou apostando nos amplificadores mosfet também!

Citar
Agora vem as perguntas:
Eu tenho que casar a impedância desse power com o pré do TSW?

Acho que não, no amplificador já existe um capacitor de acoplamento C1

Citar
Gostaria de dicas sobre capacitância parasitiva, grounds loops e apitos na hora de confeccionar um layout, alguem pode me ajudar nesse assunto?
Que eu me lembre na época em que tentava desenvolver layouts o gaussmarkov do Diystompboxes fez um layout para Dr. Boogey, (no caso circuito de altissimo ganho que tem tendencia a criar oscilações dependendo do layout), que diminui os apitos e oscilações consideravelmente. Alguem entende do assunto? Plautz? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Um grande abraço a comunidade.
Obrigado.

Não posso te ajudar muito com isso, mas sobre layouts postei duas apostilas que podem ser úteis

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=270.0;attach=5703
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=270.0;attach=5704

Que a força esteja com você!
Registrado

Americana-SP
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #2 : 18 de Dezembro de 2010, as 20:34:23 »

E ai Nitro. Tenho lido um pouco sobre os MOSFET e tenho visto que, no caso dos amplis transistores, sao mais proximos de uma sonoridade valvulada, embora nao sejam. Estou terminando o TSW e estou montando o LM3886 pra ele. Minha intenção é terminálo e depois montar outro. Um amigo ja se interessou em comprar assim que estiver pronto. Vamos ver o que decido sobre isso _

Vi no esquema que voce postou que o Amplificador serve tanto pr guitarra quanto pra baixo
Mas quero montar esse mosfet t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Quanto ao seu Crate, acredito que as marcas de "grife" usam esses amplificadores por sua fidelidade ao som. Ja vi varios esquemas que possuem MOSFET

Um abraço e boa sorte na sua empreitada
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
anaksun
Visitante
« Responder #3 : 18 de Dezembro de 2010, as 20:47:20 »

Mosfet ...massa ...
to pesquisando a respeito de Mosfets  e dizem que o TL081 tem entrada mos  eo tl071 não , comprei uns e vou trocar o ci de um pedal para ver a diferença.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, as 08:56:54 por anaksun » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2010, as 08:47:56 »

Nitro....já montei esse circuito de power, ele é mesmo muito bom!!!!

Preste muita atenção na polarização dos mosfets, é muito fácil de inverter, pois vc fez o layout baseado no esquema não é???
quando eu fiz na primeira testada estavam invertidos e pifou os mosfets qua não são baratos....!!!

use com carga de falantes de 4 ohm, tipo dois de 8 ohm em paralelo......que vc tira dele os 90w, é alto pra C...ná época que eu montei, isso foi em 2008, ainda não existia o TSW, porém eu usei os circuitos que evoluíram para o TSW...que são o clean do site e o marshalizer...e realmente ficou melhor que tudo que já ví,,,,,
O TSW é os dois projetos muito bons do site , só que evoluídos para um projeto refinado e mais pratico, pois foram colocados juntos numa mesma placa e incorporados sitema de chaveamento sem ruído, sinalização, foot integrado,,,monte com muito cuidado esses dois que vc terá "O amp".....e não se preocupe com casamento de impedâncias de pré e power, eles são apaixonados um pelo outro e vão viver felizes para sempre...

abraço. Tongue
Registrado

...money for nothing!!!
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2010, as 11:23:30 »

mrmagoo

Fala magoo, tudo bom?

Muito obrigado pelas apostilas cara h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) a noite irei ler e t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) começar a criar o layout do power.

Obrigado mesmo força pra ti....


romildoromildo

E ai cara, então é pelo motivo dele ser bem fiel ao som original que quero usar saida a mosfets...
Já vi muita coisa desse LM3886 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dizem ser bem fiel t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), até audiofilo gosta de usar hehe

Já o crate tem uma saida com transistores darlington, porem oq não estudei é se um power fiel vai me dar um bom amp pra guitarra.
Até que ponto a fidelidade na saida de um amp de guitarra faz o amp ser bom ou ruim? Será que eles timbram tanto q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) o pré na hora do vamo ver?
Porém o que já li por ai é o seguinte, mosfets podem ser excitados até um pouco mais além que os transistores comuns, pois aquele hiss em notas agudas comuns em amp SS não se pronunciam tanto, e assim geram uma distorção mais agradavel ao ouvido.


anaksun

Já vi algo que o TL081 produz um som melhor porem o consumo é maior e assim por diante na familia TL0x1, mas não sei dizer se a tecnologia empregada é a mesma o 71 parece q utiliza jfets na entrada que por terem alta impedancia se encaixa bem pra amplificação de guitarra, q utiliza captação por meio de bobina passiva.


tufoeffect
Poxa que legal alguem no mesmo barco que eu, então acabei de verificar pelo datasheet e ta correta a polarizaçao.

Pra testes vou usar o alto falante do crate mesmo de 8ohm mas quero montar uma caixa com 2 de 12 8ohms da alien.
Dai vou ver o que ele pode fazer, o meu devo ter montado em 2008 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) mas nem cheguei a testar até desisti do projeto hehe...
Se tiver algum rascunho do layout eu agradeço.

Obrigado pelas respostas pessoal assim q chegar em casa passo as fotos dele pra cá.

Valeu.

Mensagem Mesclada
E aqui estão as fotos!



Mensagem Mesclada
Alguem pode conferir o esquema no Eagle?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, as 12:20:37 por Nitro Valve » Registrado
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #6 : 21 de Dezembro de 2010, as 14:24:29 »

Acho que esse projeto vai crescer !
Parabens a todos pelo empenho
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
plautz
Visitante
« Responder #7 : 21 de Dezembro de 2010, as 15:32:48 »

Nitro Valve,

Você já testou o amplificador?

Pois vendo pelas fotos, me parece que você esqueceu de algo muito importante, que foi recomendado na própria página do Red Circuits. Vamos relembrar.

A correct grounding is very important to eliminate hum and ground loops. Connect to the same point the ground sides of R1, R3, C2, C3 and C4 and the ground input wire. Connect R7 and C7 to C11 to output ground. Then connect separately the input and output grounds to the power supply ground.

Modo HandTranslator On
Um aterramento correto é essencial para eliminar hum e loops de terra. Os terminais aterrados de R1, R3, C2, C3, C4 e o terra da entrada devem ser ligados a um mesmo ponto. Conecte R7 e C7 ao C11 e daí ao terra da saída. Conecte os terras da entrada e saída ao terra da fonte de alimentação separadamente.

Modo HandTranslator Off

Quando ele fala pra ligar esses componentes no mesmo ponto, me vem à cabeça star ground. Ví isso na placa clonada do Yerasof DM-5. Na sua montagem não ví isso.

Outra coisa: resistores de 5W devem ser montados, preferencialmente, na posição deitada. Isso porque a tendência é que eles esquentem. Montando em pé haverá um ponto muito quente próximo ao fenolite e isso é perigoso.

Para quem não sabe, o fenolite quando queima se torna condutor. Agora imagine a placa queimando, se tornando condutora, com esse amplificador ligado.

O ideal é usar fibra de vidro para este tipo de aplicação. Se for só um protótipo, tudo bem então.

Quem sabe eu não faça um layout para esse amp?

Abraços.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 21 de Dezembro de 2010, as 15:50:54 »

Só complementando,
os resistores de 5W devem estar na posição horizontal, e com uma folga entre seu corpo e a fenolite
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #9 : 21 de Dezembro de 2010, as 16:01:08 »

Nitro
chequei o esquema do eagle tinha alguns erros e warnings que corrigi e aproveitei e organizei melhor
só fiquei em dúvida quanto ao tamanho dos resistores de 2.5w e 5w
notei que todos os transistores tiveram seus valores e nomes alterados não sei se você levou em conta
a pinagem e o encapsulamento dos transistores, eu corrigi o BC546, MJE340, MJE350 e o IRFP240 os outros eu não encontrei nas bibliotecas que tenho aqui!
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, as 16:06:53 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2010, as 17:55:16 »

romildoromildo
Obrigado, o projeto vai crescer sim, só preciso de tempo. Cheesy

Plautz
Ainda não testei esse amp, depois de ficar olhando esse layout resolvi não mexer nessa placa e aproveitar os componentes para uma nova. Sim realmente na época que fiz esse layout nem me atentei as recomendações do autor, mas agora já tinha me atentado a esse fato, no esquema os "2 terras" estão separados. Obrigado por me relembrar também.

Ok Plautz, vou colocar todos os resistores deitados, ótima dica essa da fenolite, não imaginava o estrago que poderia causar com essa economia mínima de placa.

Marcos Câmara
Tudo bem, vou deixa-los espaçados da fenolite, pra ficar mais arejado pra eles.

Chris
Nossa, obrigado pelas correções, é o primeiro esquema que passo para o Eagle, estou usando o artigo do Plautz para me guiar, vou ver o que você fez para não errar novamente. Os resistores eu fui medindo o tamanho dos que estão sendo usados na versão montada e fui vendo o grid que mais chega perto. Os transistores peguei comuns não me lembrei de procura-los na lista.


Obrigado pessoal, talvez essa semana não tenha mais tempo para esse projeto, então creio que continuo na semana que vem. Um feliz natal a todos caso não entre, mas provavelmente frequentarei esse tópico, pra ver novas respostas.

Valeu.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 22 de Dezembro de 2010, as 15:05:17 »

Essa do fenolite que o Plautz citou ai eu morreria e não iria saber... Valeu por compartilhar a sabedoria Plautz!  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #12 : 22 de Dezembro de 2010, as 17:21:46 »

Essa do fenolite que o Plautz citou ai eu morreria e não iria saber... Valeu por compartilhar a sabedoria Plautz!  Bravo

 Huh? Huh? .... Bravo[2]
Registrado

Americana-SP
Jupterra
Visitante
« Responder #13 : 22 de Dezembro de 2010, as 18:06:20 »

Nitro.
Não notei a presença de dissipador nesse teu ampli.
Essa potência não nescessita dissipação?

Abraços.
Registrado
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #14 : 22 de Dezembro de 2010, as 18:56:34 »

Jupterra

Sabe aquela base de metal brilhante embaixo da placa? É um dissipador! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Um pouquinho super dimensionado né.

Aquilo foi tirado de um antigo modulo de controle de velocidade para esteiras de academia...
Quando verem alguma dessas no ferro velho não ousem em procurar algo semelhante.

Abraço.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal