Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:21:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fontes ACA  (Lida 16890 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 03 de Janeiro de 2011, as 17:30:37 »

pessoal, tenho uns pedais da boss, dos antigos, que pedem fonte ACA, pesquisando na net, descobri que essa fonte nada mais é do que uma fonte AC de 12v, ficando a retificação toda por conta do circuito do pedal.

Uso eles atualmente com a fonte 9v daqui do fórum mesmo, e funciona, mas me disseram que uma fonte ACA esses pedais funcionam em plena forma, etc..

minhas dúvidas são:

1 - faz tanta diferença assim? usar 9v dc ou 12v ac?
2 - essa fonte aca, existe algum esquemático pra montar ela? Ou é só o transformador 127v->12v?

imagino que usando só o transformador direto no pedal via gerar muito ruído, ou não?

abraços

=====
achei na net esse esquema pra em alterar os pedais que funcionam com fonte ACA(12v) para funcionarem com fonte PSA(9v), será que é seguro? Muito medo de alterar uma lenda como meu CE-2..hehe

http://stinkfoot.se/archives/1019
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, as 17:35:48 por flaviobei » Registrado
FRED
Visitante
« Responder #1 : 03 de Janeiro de 2011, as 23:20:16 »

 Cara... pelo que sei, equipamentos que operam com fonte DC não funcionariam com uma fonte AC, já que não haveriam diodos retificadores e capacitores de filtro. Caso o aparelho seja projetado para o uso com uma fonte AC, teríamos esses diodos e capacitores, porém haveria uma queda de tensão, de pelo menos 1,4V, no caso de um circuito retificador de onda completa. Há de se ressaltar, também, que algumas unidades que usam fontes AC, possuem circuitos multiplicadores de tensão, que somente funcionam com uma tensão de entrada senoidal.
 Resumindo: não aconselho que se "troquem" as fontes, a não ser que saiba exatamente o que se está fazendo.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #2 : 04 de Janeiro de 2011, as 07:06:59 »

Cara... pelo que sei, equipamentos que operam com fonte DC não funcionariam com uma fonte AC, já que não haveriam diodos retificadores e capacitores de filtro. Caso o aparelho seja projetado para o uso com uma fonte AC, teríamos esses diodos e capacitores, porém haveria uma queda de tensão, de pelo menos 1,4V, no caso de um circuito retificador de onda completa. Há de se ressaltar, também, que algumas unidades que usam fontes AC, possuem circuitos multiplicadores de tensão, que somente funcionam com uma tensão de entrada senoidal.
 Resumindo: não aconselho que se "troquem" as fontes, a não ser que saiba exatamente o que se está fazendo.

então fred, na verdade eu nunca peguei uma fonte aca na mão pra ver se ela é realmente 12 AC, o nome sugere, mas...

quanto a alteração proposta no site, eles recomendam a mudança do "circuito de retificação" por dois jumpers, no lugar de um diodo e um resistor
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 04 de Janeiro de 2011, as 07:48:07 »

Calma: As fontes da BOSS ACA não são fontes AC, mas fontes DCs não reguladas que forneciam próximo de 12V. Pelo que eu lembro e uso (tenho uns dois pedais BOSS japoneses desta época) o único problema reside no acionamento dos leds. Usando uma fonte PSA normal, os leds acendem fracos ou não acendem!

NÃO LIGUE FONTES AC EM PEDAIS BOSS
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 04 de Janeiro de 2011, as 09:04:08 »

grande Hgamal!!!

Então não tem prejuízo com relação ao efeito?

Internet é cheia de mitos né? Já ouvi muito que o CE2 (que eu tenho) tem uma profundidade muito maior quando ligado em fonte ACA...

Seria legal testar o pedal nas duas fontes!!!
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #5 : 04 de Janeiro de 2011, as 09:25:59 »

e talvez até tenha, por causa da tensão maior que chegara no bbd, mas ai acho que teria que ser realizado ajuste de bias.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 04 de Janeiro de 2011, as 09:34:27 »

dai fica a dúvida:

alterar o circuito do CE2, retirando um diodo e um resistor como indicado, fazendo assim ele trabalhar com os 9v da fonte psa normal ou montar uma fonte de 12v não regulada, como citou o Hgamal(visto que o custo de uma ACA é absurdo)?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 04 de Janeiro de 2011, as 09:53:36 »

dai fica a dúvida:

alterar o circuito do CE2, retirando um diodo e um resistor como indicado, fazendo assim ele trabalhar com os 9v da fonte psa normal ou montar uma fonte de 12v não regulada, como citou o Hgamal(visto que o custo de uma ACA é absurdo)?


Se funciona, deixa como está e liga em fontes reguladas de 9V!

Mensagem Mesclada
e talvez até tenha, por causa da tensão maior que chegara no bbd, mas ai acho que teria que ser realizado ajuste de bias.

Maior tensão = maior headroom....  mas, se o sinal não está distorcendo em 9V, para que maior headroom?

Ou você pretende ligar ele no send-return de um amp?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, as 09:55:34 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 04 de Janeiro de 2011, as 10:07:51 »

Se funciona, deixa como está e liga em fontes reguladas de 9V!

boa, acho que vou deixar como está, aparentemente está funcionando ok, o led acende fraquinho mesmo, mas o efeito funciona ok!

Maior tensão = maior headroom....  mas, se o sinal não está distorcendo em 9V, para que maior headroom?
Ou você pretende ligar ele no send-return de um amp?
não pretendo utilizar ele como send-return, estou com ele no meu set de pedais mesmo
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #9 : 02 de Junho de 2011, as 10:45:40 »

Funcionar, funciona.
Mas não é tão saudável ligá-lo em 9v já que internamente isso será reduzido para pouco mais de 6v.

A tal da fonte ACA (nome criado pela Boss) não é exatamente uma fonte de 12v e sim uma fonte de 9v sem regulação alguma, o que faz com que ela forneça algo na faixa de 12v mesmo.

A alteração sugerida é bem saudável, sem dúvida. E nem são necessários jumpers.
Basta um realocação do fio que liga esse diodo e resistor, sodando-o em outro terminal, geralmente um terminal vizinho onde está um fio que é ligado ao GND do jack da fonte.

Até mais.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, as 10:54:24 por Tiarlei Crist » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #10 : 02 de Junho de 2011, as 12:33:13 »

Tiarlei você teria como mostrar em uma foto que terminal seria esse ? Ou mesmo num esquema. Não quero correr o risco de estragar meu BF-2 e nem meu CE-3 recém chegados. Wink
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #11 : 02 de Junho de 2011, as 14:28:49 »

No CE-2 desolde o fio do terminal 3 e solde-o no terminal 2. Melhor solda-lo no outro lado da placa.
No BF-2, mesmo procedimento. Só que deve tirar o fio do terminal 4 e solda-lo 5.

Me baseei nos manuais de serviço que há na net.
Não sei se os terminais podem ser diferentes.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #12 : 02 de Junho de 2011, as 16:48:36 »

No CE-2 desolde o fio do terminal 3 e solde-o no terminal 2. Melhor solda-lo no outro lado da placa.
No BF-2, mesmo procedimento. Só que deve tirar o fio do terminal 4 e solda-lo 5.

Me baseei nos manuais de serviço que há na net.
Não sei se os terminais podem ser diferentes.

Quando você cita os terminais você cita os terminais enumerados da placa correto ? É só pra não haver nenhum tipo de dúvida quando eu for fazer isso aqui. E Obrigado pela atenção ai.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
flaviobei
Visitante
« Responder #13 : 02 de Junho de 2011, as 16:54:41 »

bossman, dá uma olhada no começo desse tópico, tem um site com as instruções, são as que comentei aqui no começo do tópico, o link é esse:

http://stinkfoot.se/archives/1019
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #14 : 02 de Junho de 2011, as 17:01:22 »

bossman, dá uma olhada no começo desse tópico, tem um site com as instruções, são as que comentei aqui no começo do tópico, o link é esse:

http://stinkfoot.se/archives/1019

Já tinha olhado mas nesse eles simplesmente colocaram jumper no lugar dos componentes é justamente disso que estou fugindo, essa modificação do Tiarlei ai me parece menos invasiva e posso desfazer mais fácilmente se algum dia tiver que vender os pedais.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal