Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:00:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: gravador de PIC USB  (Lida 23179 vezes)
chiafarelli
Visitante
« : 13 de Janeiro de 2011, as 22:51:59 »

olá senhores, em um dos tópicos de fotos de pedais prontos eu li que o "fovb" fez um programador de PIC pela USB e me interessei muito pelo projeto...  Tongue

como o tópico não era sobre programador e sim sobre pedais, não houve maiores discussões sobre o assunto.... Shocked

eu gostaria de saber se algum de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) conseguiu montar um programador USB e como fizeram para gerar o driver...

obrigado
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #1 : 14 de Janeiro de 2011, as 10:12:37 »

Oi amigo, eu já montei 3 projetos distintos, e o único que funcionou 100% é o PicKit do próprio site da Microchip...

Pra gravar o driver, o MPLAB já faz tudo sozinho, ele pergunta se é pra programar na primeira vez que usa o gravador.

Segue link.

Qualquer dúvida, é só chamar.

Um abraço.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 14 de Janeiro de 2011, as 10:20:12 »

Eu tenho usado o GTP USB Lite.

O problema dele é que não dá suporte aos novos PICs.

Mas achei em um fórum um PICKit2 clone e parece ser legal.

Talvez eu monte um.

Abraços.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #3 : 14 de Janeiro de 2011, as 21:12:59 »

 Estava atras de um esquema de gravador USB, até comentei com o Fernando, o 18F2550 estava em falta (estavam usando para destravar o PS3 e virou mosca branca).
 Agora ja normalizou e finalmente consegui montar um PicKit2 clone, montei o desse link aqui, testei ele e parece estar funcionando corretamente.
 Você vai ter que gravar um Hex (me parece que é somente um bootloader) no 18F2550 e no computador ao plugar na USB e ele reconhecer, você vai ter que abrir o programa do Pickit2 que tem no site da Microchip para ele gravar o S.O. no 18F2550.
 Se for montar um gravador para porta serial (p/ gravar o 18F2550), recomendo esse aqui http://www.robsonmartins.com/eletr/mpsp/, dos gravadores serial (JDM) que testei, só esse funcionou.
 Até mais, abraços.
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, as 10:08:02 por Cidão » Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #4 : 14 de Janeiro de 2011, as 21:33:31 »

Cara é ve
(estavam usando para destravar o PS3 e virou mosca branca).
 

Cara eu lembro quando vinha uma galerinha procurando esse esquema de USB ai, eu montava e era uma forma de jntar uma grana!!!
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #5 : 14 de Janeiro de 2011, as 21:35:49 »

 Sim sim, mas agora esse esquema não vai ter mais tanta saida, procura no google sobre como estão destravando o PS3 agora que você vai entender.
 Abraço.
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #6 : 14 de Janeiro de 2011, as 21:38:05 »

s
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 16:27:18 por juniorguitarcrazy » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #7 : 14 de Janeiro de 2011, as 21:40:47 »

Entendi rs.
 Também não aprovo a pirataria, mas acho interessante a parte dos homebrews (programas caseiros), o pessoal desenvolve muitos programas legais.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 15 de Janeiro de 2011, as 01:47:10 »

Entendo muito pouco de PIC, mas o pouco que entendo me faz odiar bootloader.

Tenho o GTP Usb Lite e pretendo montar o PicKit2 Clone, pois o que tenho (versão free) não me permite gravar alguns pics.

Assim que montar o PicKit2 Clone posto aqui, pois tenho umas meias dúzias de 2550 e 4550.

O que posso dizer com o que tenho (GTP Usb Lite) é que levo mais tempo inserindo o PIC e conectando ao PC do que gravando.

Abraços.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #9 : 15 de Janeiro de 2011, as 07:13:23 »

 Oi Plautz, estou aprendendo sobre Pics agora, também não sei praticamente nada, acho que esse tipo de conector http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166069816-soquete-zif-40-pinos-textool-3m-_JM facilita bastante na hora de trocar o Pic a ser gravado, porém na placa deve ter algum meio de alterar os pinos que o gravador envia os dados pra esse soquete, por exemplo pinos com Jump (daqueles que tem em HD e drives de dvd IDE onde seleciona se fica como Master ou Slave), em anexo tem uma imagem de quais pinos dos modelos de Pic (14 pinos, 28 pinos, 40 pinos etc) devem ser ligados quando for programar, apesar que nos gravadores que vi e os que montei tem conector com 6 pinos (ICSP) para ligar no pic a ser gravado, o mais seguro é sempre olhar no datasheet e identificar os pinos e fazer de acordo com o datasheet.
 Tenho esquema de um gravador para 8051 via porta paralela, se for o caso posso postar aqui, essa semana peguei um para porta serial também, mas esse eu ainda não testei, possso postar também, abraços.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, as 07:16:20 por Aparecido » Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #10 : 19 de Janeiro de 2011, as 12:41:09 »

Usei durante um tempo o PicKit2 Clone e digo que é uma exelente ferramenta perto das outras que tive contato, agora estou novamente necessitanto de usar PIC, DSPIC pra ser mais exato, só que ainda não achei um layout pronto, nem to com muito tempo pra ficar roteando a placa (felizmente ou infelizmente tenho muitos projetos na minha lista pra esse ano), então se alguém tiver um, é de grande ajuda =D
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #11 : 19 de Janeiro de 2011, as 12:50:31 »

 Sandino, montei esse aqui http://www.micros-designs.com.ar/pickit2-clone-5v3-3v/ e ta funcionando certinho  (sou iniciante com pic e usei ele muito pouco).
 Tem o Layout e o hex pra gravar no 18F2550 nesse link, montei usando o BC548B e o BC558B e deu certo, no diagrama ele fala BC558A e BC548 sem sufixo.
 Até mais, abraço.

Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #12 : 19 de Janeiro de 2011, as 16:01:02 »

Sandino, montei esse aqui http://www.micros-designs.com.ar/pickit2-clone-5v3-3v/ e ta funcionando certinho  (sou iniciante com pic e usei ele muito pouco).
 Tem o Layout e o hex pra gravar no 18F2550 nesse link, montei usando o BC548B e o BC558B e deu certo, no diagrama ele fala BC558A e BC548 sem sufixo.
 Até mais, abraço.



Realmente muito obrigado! Me poupou algumas horas de pesquisa em fóruns ou de roteamento de placas! Eu conhecia um outro projeto que não estava encontrando, mas ele me parecia um pouco mais complicado que este que vc postou, lembro que até usava um indutor que não era fácil de se achar, mas gostei muito desse projeto que vc postou, com certeza montarei-o. Só uma dúvida, vc usou com Windows XP ou com o Vista/7?
Lembro que para alguns casos o Vista/7 (uso o Seven atualmente) é bem chatinho quando se fala em USB, eu usava um módulo wireless original da Texas que só funcionava no XP por ser USB.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #13 : 19 de Janeiro de 2011, as 18:37:58 »

Legal, então por enquanto ainda to no XP, logo vou mudar pro windows 7, foi um cara que me indicou esse pela comunidade de Pic no orkut, acho que esse deve funcionar sem problema, abraço.
Registrado
fgustavo
Visitante
« Responder #14 : 07 de Fevereiro de 2011, as 19:04:43 »

ola a todos, sou novo no forum e venho compartilhar um pouquinho que sei sobre gravadores de pic... me desculpem mais eu ate entendo o espirito do diy ,mais e que as vezes voce gasta tempo e dinheiro em um acoisa que nao vai funcionar,logo o que dizem sobre os clones isso nao e verdade ,porque o gravador pickit2 conta com uma smps interna,fets para comutar a porta icsp e outras vantagens alem de ter um controle do vpp no proprio programa para gravar pic de 3.3v que os clones nao tem alias tem na gambiarra... q eu conheça mais tem um clone fiel para vender na sure eletronics que e o clone legitimo por 33 dollares e ganha-se um ziff universal de brinde e alem disso o frete e gratis eu tenho um e aceita todos os pics numa boa e mais algum q esta por vir,eu montei um e dava falha de vpp porque alguns pc geram tando ruido do chaveamento que o programador se desconecta , podem acreditar voces vao ficar loucos com esses clones eu montei um desse ai do forum!!!!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal