Corrosão de placas com vinagre

Started by Eduardo, 09 de February de 2011, as 09:22:23

Previous topic - Next topic

fagnermonteiro

Guest
Logged
Independente das concentrações a proporção continuará a mesma? A única diferença então será o tempo de resposta corrosiva da solução, certo? Vou fazer os teste nesse final de semana e posto o resultado.

Cristiano

*
Iniciante
Posts: 60
Location: Rio de Janeiro
Logged
Caro Eduardo
Permita-me uma correção,
A fórmula do ácido acético é CH3COOH, enquanto que CH3OH é a fórmula do metanol.
Então a reação é:
Cu + H2O2 + 2 CH3COOH -> Cu(CH3COO)2 + 2 H2O
Abs
Cristiano


Quote from: Eduardo on 22 de November de 2013, as 16:38:54
A proporção ideal é a estequiométrica! Eu fiz os cálculos com as soluções de vinagre e água oxigenada do mercado e deu a proporção em volume de 3 partes de vinagre para uma da H2O2. A reação é:

Cu + H2O2 + 2 HOCH3 -> Cu(OCH3)2 + 2 H2O

Abraços

Eduardo

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Quote from: Cristiano on 23 de November de 2013, as 08:45:01
Permita-me uma correção,
A fórmula do ácido acético é CH3COOH, enquanto que CH3OH é a fórmula do metanol.

Grato pela ajuda! É o que dá a gente fazer alquimia cansado!

Quote from: fagnermonteiro on 22 de November de 2013, as 16:44:29
Independente das concentrações a proporção continuará a mesma? A única diferença então será o tempo de resposta corrosiva da solução, certo? Vou fazer os teste nesse final de semana e posto o resultado.

Cuidado aí! Independentemente da concentração, as proporções molares continuam as mesmas, mas as proporções em solução mudam! A reação é 1 mol de cobre reagindo com 2 moles de ácido e um mol de peróxido de hidrogênio. Se for a proporção em massa, seriam 63,5g de cobre para 120g de ácido e 34g de peróxido de hidrogênio.

O que você tem que fazer é descobrir quantos gramas de cada substância tem na sua solução e acertar a proporção para que dê a reação completa.

No caso da água oxigenada, são 3g de peróxido para cada litro e do vinagre 4g para cada litro. Então, para uma parte de água oxigenada são necessárias 2,67 partes de vinagre. Arredondando um pouco, fica 1 para 3.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

matheusek

*
Iniciante
Posts: 149
Logged
Olá Pessoal,

Na falta de percloreto, acabei fazendo o processo que deu origem a esse tópico.

Gravei, através de um celular, e disponibilizarei aqui (link compartilhado no DropBox).

https://www.dropbox.com/sh/2g1jlv21699ftvg/z7xn41yG2s?m=
Att,
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
Posts: 474
  1. acamposjr@hotmail.com
Location: Sorocaba - SP
Logged
Olá pessoal,
Ressuscitando o tópico, li sobre alguns processos de transferência da PCB para a Placa, porém não vi ninguém falando que utilizou a tinta fotossensível - que utiliza lâmpada UV e barrilha para revelar.
Minha pergunta: Após a cura da tinta na placa, ela permanece ou é diluída (arrancada) pela solução corrosiva?
Pretendo utilizar este método daqui para frente e gostaria que alguém relatasse se teve sucesso utilizando os dois métodos - Tinta fotossensível + solução ecológica proposta.
Abraços
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

polyvox

*
Iniciante
Posts: 141
Logged
Uma atualização no tópico:

Testei o método e funcionou 100%!  :tup :tup :tup

A proporção utilizada foi a de 1 pra 3. ( 1 de agua oxigenada pra 3 de vinagre )

Importante observar que a corrosão só começou pra valer mesmo depois que acrescentei 2 colheres(sopa) de sal no liquido.
O processo todo levou cerca de 5 horas.

A placa ficou com alguns defeitos, mas foi por conta da mal sucedida tentativa de fazer transferência utilizando o método da acetona.

Enfim, vinagre + agua oxigenada 10vol + sal funciona 100%.


Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Oi Pessoal

Na verdade colocar sal pode piorar o processo a longo prazo. Estou refazendo os testes com o processo, agora que tenho uma impressora laser em casa, e notei que demora um pouco até a reação começar. Depois que começa, vai que é um tiro.

Ao acrescentar sal, forma-se ácido clorídrico na solução. Embora ele seja mais forte que o ácido acético do vinagre, é volátil. A corrosão de uma placa por este método dura mesmo de 5 a 7 horas, dependendo mais da temperatura do ambiente que de outros fatores.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Adiel

******
DIY Freak
Posts: 5,164
Resistance is futile, if <1R
Location: Vassouras RJ
Logged
Demora bastante, mesmo.  O problema com essa demora é que o ácido começa a corroer por baixo da área protegida, também, piorando a qualidade do produto final.

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Isso acontece sempre que eu uso toner ruim. Com toner bom nunca tive problema de corrosão excessiva.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.