Corrosão de placas com vinagre

Started by Eduardo, 09 de February de 2011, as 09:22:23

Previous topic - Next topic

gabrielperes95

Guest
alguem ai ja tentou corroer com vinagre de arroz???

Lamer

Handmaker
Já usei vinagre de arroz... não deu muito certo porque o vinagre fora aberto a um período considerável, e este fator creio que afetou diretamente a corrossão.

Minha mãe não tem o costume de deixar o vinagre na geladeira... creio que este fator influencia e muito no resultado final... Estes dias eu abri um vinagre para corroer uma placa... não posso dizer quanto tempo levou, pois eu coloquei para corroer as 0hs e dormi... às 5:10, quando acordei, a placa já estava corroída. Fui fazer uma solução ontem e usei um vinagre já aberto, 15hs, e nada de corroer completamente... estou com a placa semi corroída aqui. Retirei ela da solução e lavei com palha de aço, reapliquei o layout usando transferência térmica, tomando cuidado para que as trilhas coincidicem. Verei se amanha utilizo um vinagre novo para terminar de corroer.

Um fator que achei muito interessante, é que mesmo vinagre sendo tinto, após a corrossão o líquido resultante possui uma coloração azul muito bonita, semelhante quele mostrada na foto do Eduardo.

Um abraço para vocês... e continuarei tentando até consegui ter êxito.

StnKnight

Guest
Eduardo, você chegou a tentar utilizar com água oxigenada cremosa? O processo é o mesmo ou é necessário alguma preparação antes?

Abraços.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi StnKnight

Tentei a cremosa. Fica uma caca. Ela não disolve direito. Quando eu tentei jogar no vinagre a agitar, virou uma coisa parecida com clara em neve. Perdi a mistura. É uma pena, pois a cremosa é mais concentrada, mas o espessante que usam condena  produto para este uso.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
A cremosa tem glicerina... até onde sei...

Ja usei cremosa pra corroer misturada com ácido muriático, mas eu diluí ela com água oxigenada normal, 10 volumes liquida mesmo.

Deu certo

GrAmorin

Hand MasterMind
Achei interessante esta ideia.  :tup
Eduardo parabens pelo metodo.  (aplaus2)

Fiz um experimento, peguei um dos pedaços de placa que sempre sobram, coloquei um pouco de vinagre e agua oxigenada em cima, e o negocio é espetacular...

Estou pensando em testar esta solucao com o uso do metodo fotografico (aquele da emulsao serigrafica).
Com percloreto nao dava certo, a emulsao soltava da placa, sera que da certo com vinagre?
Vou experimentar e posto aqui.  8)

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Amorin

Não tenho ideia do que o vinagre pode fazer com a emulsão. Só testando!

Abraços

Eduardo

GrAmorin

Hand MasterMind
Farei o teste em breve.
A emulsao suportava acetona, thiner, agua quente, agua com sabao, mas o percloreto....   :'(

Lamer

Handmaker
Excelente idéia  :tup

Torço para que dê certo.

Boa sorte!

ricardo rk

Guest
eu uso a seguinte receita: água oxigenada cremosa 40vl + limpa pedra  em quantidades iguais. depois diluo em 25% de água.

por exemplo:

100 ml de h2o2 40vl (cremosa)
100 ml de HCL
50 ml de água
mexer bem antes por a placa
corrói uma placa de 10 x 25 cm em cerca de 5 minutos, pra mim está ótimo. não tento reaproveitar a solução, além disso ela é ótima pra desentupir os canos de esgoto.

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: ricardo rk on 08 de August de 2011, as 15:06:57
eu uso a seguinte receita: água oxigenada cremosa 40vl + limpa pedra  em quantidades iguais. depois diluo em 25% de água.

por exemplo:

100 ml de h2o2 40vl (cremosa)
100 ml de HCL
50 ml de água
mexer bem antes por a placa
corrói uma placa de 10 x 25 cm em cerca de 5 minutos, pra mim está ótimo. não tento reaproveitar a solução, além disso ela é ótima pra desentupir os canos de esgoto.

Acho que você não pegou o espírito deste tópico. A idéia é propor formas de corroer placas que não agrida a natureza nem tenha que ficar longe do alcance de crianças.

Abraços

Eduardo

vorthrox

Guest
e ai galera? como ficou o padrão da solução? agua oxigenada 10 volumes + 100ml de vinagre de limão ?

achei essa solução muito viavel , pois aqui na minha cidade não tem nem as placas nem o percloreto, tenho que comprar na net )>|

Eduardo

Hand MasterMind
Eu estou usando esta proporção.

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Quote from: vorthrox on 22 de August de 2011, as 03:10:53
...agua oxigenada 10 volumes + 100ml de vinagre de limão ?

Vinagre de limão, 100 ml. Quantos ml de água oxigenada 10 volumes? Água oxigenada não cremosa, eu acho!
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: ZAS on 22 de August de 2011, as 13:47:56
Vinagre de limão, 100 ml. Quantos ml de água oxigenada 10 volumes? Água oxigenada não cremosa, eu acho!

100 ml de cada. Se você usart a cremosa, vai ser só uma vez! Eu também usei só uma vez!  :D

Abraços

Eduardo