Tube Screamer TS-808 Clone

Started by plautz, 13 de March de 2011, as 16:56:15

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: guitar_luthier on 06 de December de 2011, as 10:45:23
...faço esse mesmo processo com escova de dentes depois passo verniz de breu fica show de bola! ...

Tambem uso o verniz de breu.
Tenho feito ele com acetona.
Apos corroer e furar a placa, lavo com detergente e bombril, seco e passo o verniz. Isso facilita miuto na soldagem depois.
Tenho placas que passaram por esse processo, e estao estocadas a quase 2 anos, e acredite, nem sinal de oxidacao, parecem, terem sido feitas na hora.

Quote from: marcosdepaula on 06 de December de 2011, as 23:09:38
Tenho uma dúvida quanto à interferencias eletromagnéticas exteriores. Quando ligo a tv ou um ventilador de teto por exemplo, da uma interferencia, um zumbido no som.

Interferencia sao tipicas destes tipos de pedais.
Principalmente se estiverem fora de uma caixa metalica.
Porem os zumbidos podem ser de outros fatores, e nao propriamente do pedal.
Guitarras com captadores single, captam muito estes tipos de ruidos vindo de motores, lampadas florescentes (na verdade do reator).

E quando o sinal passa pelo pedal, os zumbidos sao amplificados tambem, dando impressao que o pedal que esta com este problema.
Tenho um TS que esta fora de caixa, e nao tem interferencia.
De uma olhada no cabos, principalmente de entrada.
Ve como esta a parte eletrica da guitarra.

Para teste experimente colocar a placa em uma caixa metalica qualquer, pode ser caixa de fonte de PC, que sem encontra facil.
Ou enrole um papel comum na placa, e depois de bem isolada enrole papel aluminio, para ver se o problema esta no pedal.

marcosdepaula

Guest
O cobre oxidado interfere na sonoridade ?

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Se houver muita oxidação, pode ocorrer fuga entre trilhas ou trilhas rompidas, o que vai atrapalhar o rendimento do circuito.  Uma pequena oxidação não é problema, mas ela só vai crescer, se não for impedida.

GrAmorin

Hand MasterMind
Como o Adiel disse...
Como esta no momento, nao nao ha problemas.
Mas com o tempo esta oxidacao se alastra e aumenta.
Cheaga um ponto que o cobre nao faz mais seu papel de bom condutor, apresentando fugas, e falhas na conducao, como se estivesse partido.

O tempo que leva para acontecer isso é incalculavel, pode levar muitos anos, ou poucos meses ou semanas.
Tudo depende de como é armazenado a placa, condicoes que é submetida, etc...

No possivel, tente eliminar ao maximo esta oxidacao.
Como a placa ja esta com solda, apenas lave com sabao de coco, de uma boa esfregada usando uma escova de dentes.
Nao saira tudo, mas mudara o aspecto.
Apos esta lavagem, aplique um verniz para placa.
Nao é nescessario que seja proprio para placa, pode ser um verniz vitral, vernix spray comum, ou faça com breu.

Isso sera o suficiente para a placa viver muito mais.

Outra coisa que costumo fazer, é colocar um papel toalha na face da placa, ou em volta dela.
NAo é muito adequado, mas funciona.
O mais adequado seria usar aqueles saquinhos de gel absorvente, mas nem sempre se acha eles...

cesar.carazza

Colaborador
Olá amigos handmakers, eu estou louco para montar um Tube Screamer, eu fiquei com muita vontade de montar esse clone, porém eu queria saber se alguém poderia me ajudar apagando para mim os componentes que são desnecessários para deixar o pedal True Bypass, sei que tem o da Tonepad, mas eles são um pouco diferentes, e como esse é o clone, eu gostaria de fazer o layout dele mesmo com True Bypass, acho que para fazer o layout eu dou conta, só não sei me virar com essa parte de saber quais componentes estão a toa.

(Plautz não me mate por favor) ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Muito obrigado pessoal, tudo de bom.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Cesar
retirando a parte do chaveamento eletronico, fica igual o esquema do tonepad
a unica diferença é o capacitor na entrada que no tonepad é de 27n e no clone 20n
e adicione no esquema o diodo D108 e o capacitor C117 e só.  ;)

cesar.carazza

Colaborador
Mas os transistores são diferentes, são equivalentes com as pinagens diferentes, mas o som é identico?

Chris

Handmaker
transistor usado em buffer costuma não "colorir" muito o som
então qualquer um com ganho compativel vai funcionar de forma adequada.
deve-se atentar a pinagem só.

cesar.carazza

Colaborador
Legal, então você me garante que o da Tonepad tem um som pelo menos de 90% parecido com o orignal?

Chris

Handmaker
se você usar os capacitores de tantalo pro tone, e os eletroliticos bipolares de acoplamento,
ci correto e os valores corretos dos demais componentes não tem porque não ficar parecido com o original.
só que acho que a gente ta no topico errado  :-) ja que aqui é sobre o clone 100%

Espanhol

Hand MasterMind
   Pô gente, além do cara dar as dicas, explicar tudo certinho e etc... Tem que garantir o "serviço" também!

Por favor né! Ficou parecendo um consumidor em uma loja, pedindo garantia do produto que está comprando.

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Hahahaha, mas é a vontade de ir na certa... e o Chris mandou muito bem mesmo, afinal, ajudou e redirecionou o tópico para sua real finalidade. Clone é clone, o TS-808 não tinha truebypass e soava genial. Um bom bypass eletrônico vale a pena.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

nevio

Colaborador
Terminei esses tempos a montagem desse clone e fiquei chocado!!

O bypass dele é perfeito e o som nem se fala!! Eu nunca toquei num Ts original e não posso fazer comparações mas o clone do Plautz é um drive perfeito e com certeza deve ser identico ao original!!

Parabéns Plautz, ficou show demais!!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Nevio, se o fez como descrito aqui, agora você já sabe como soa o TS-808 original!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

nevio

Colaborador
Quote from: Alex Frias on 14 de December de 2011, as 10:41:11
Nevio, se o fez como descrito aqui, agora você já sabe como soa o TS-808 original!

Massaaaaaaaa!! Agora já sei porque ele é famoso!!