Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:33:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador 30W com 5881  (Lida 8203 vezes)
calex
Visitante
« : 21 de Março de 2011, as 21:17:34 »

Boa noite Handmades,

eu queria mostrar um projeto de amplificador para guitarra que estou fazendo aproveitando as válvulas originais de um Fender Hotrod Deluxe. Um camarada trocou as válvulas de seu HotRod e me vendeu as antigas por $100,00. Eu começei montando um AX84 SEL que até ficou legal mas eu quero um amp mais forte para substituir meu Bandit. Daí resolvi partir para um amp com saída PP usando a polarização abaixo nas 6l6:

Push Pull Class AB1 Amplifier (Self bias)
Plate Voltage ................................. 400 V
Grid No. 2 Voltage ............................ 300 V
Grid No. 1 Voltage Derived from
Cathode Bias Resistor ....................... 200 Ω
Peak Grid No. 1 Voltage........................ 57 V
Plate Current (Zero Signal) ................... 112 mA
Plate Current (Maximum Signal) ................ 128 mA
Grid No. 2 Current (Zero Signal) .............. 7 mA
Grid No. 2 Current (Maximum Signal) ........... 16 mA
Load Resistance ............................... 6.6K Ω
Power Output (approx) ......................... 32 W
Total Harmonic Distortion ..................... 2 %

O circuito eu fiz usando partes de outros amps. A saída é do Fender Pro 5E5 e o pré e baseado no MesaBoogie Lonestar ( só os 3 primeiros estágios ). Uma particularidade desse power é o inversor de fase cathodyne que retira uma fase da placa e outra do catodo da mesmo triodo. Eu usei ele para economizar 2 triodos para usar em um loop ou em um drive de reverb. Fiz a montagem em ponte de terminais para ficar mais fácil se eu quiser mudar alguma coisa.
Terminei de montar ontem a noite e acabei de fazer alguns testes agora. O clean ficou ótimo com um agudão faiscante, mas quando eu abro o ganho aparece o hum e o som fica rachado. Para tirar a duvida se o som rachava no pré ou no power eu injetei o sinal de 2 pedais overdrive em cascata e mandei direto na entrada do terceiro estágio. Saiu uma distorção ANIMAL!! Seca e definida do jeito que eu quero.
O volume do amp também está bom. Quando eu abro tudo ele chega quase no volume do Bandit. O que está matando mesmo é o som do pré quando abro o ganho. Além do hum e do chiadinho ( ruído branco ) o som "racha" e fica sem definição.
Agora vou para os ajustes. Preciso arrumar a polarização da 6l6 que não ficou legal e depois vou trabalhar no pré e no tone stack que eu não gostei. Se ficar tudo OK vou colocar o loop do HGamal e fechar a tampa! A menos que alguém me arrume um circuito drive de reverb valvulado que funcione com 2 triodos ( eu deixei espaço para colocar mais uma 12ax7 )...

Deixo aqui meus agradecimentos a todos do Handmades quer compartilham seu projetos e estimulam caras como eu a fazerem os seus próprios.

Muito Obrigado!!!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 22 de Março de 2011, as 08:05:37 »

Oi Calex

Eu achei um probleminha no seu inversor que pode estar causando parte do som rachado. Se eu li corretamente (o desenho está meio lotado no ponto e a foto não ajuda) a grade do triodo inversor V3B está ligada no teminal central do um potenciômetro e o outro terminal dele está ligado ao terra. Nessa modalidade de inversor, a grade precisa estar no mesmo potencial da placa do triodo anterior. Da forma como você montou ele vai puxar para o GND.

Eu nunca vi um potenciometro colocado naquela posição, e pode ser que não vá funcionar corretamente, mas para manter a coerência do circuito você deve ligar o terminal superior diretamente na placa do triodo V2A e passar o capacitor para o outro terminal ligando ao terra. Talvez você precise mudar o resistor de placa de V2A para 220K. O potencial no ponto em que a grade do inversor é inserida precisa ser menor que a metade da tensão HT menos o bias das válvulas de potência. Se não for assim haverá overlap do inversor.

O som rachado pode ser causado por este ponto, mas também pode ser válvula ruim no pré.

Não entedi porque você descartou dois estagios das 12AX7. Dá para fazer um inversor ainda melhor com elas!

No mais, a montagem está muito bem feita, limpa e organizada! Parabéns pela coquista!

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 22 de Março de 2011, as 08:16:41 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
calex
Visitante
« Responder #2 : 22 de Março de 2011, as 12:02:51 »

Eduardo, obrigado pelas dicas.
Esse potenciometro na entrada da inversora não estava no projeto mas eu quis colocar um master volume para poder testar o amp sem apavorar a vizinhança. Hoje a noite vou testar com as modificações que você sugeriu e também ligando direto sem o potenciometro.
Sobre os dois triodos que eu não usei eles vão ser usados em um loop de efeitos que eu pretendo incluir no circuito assim que conseguir ajustar o som desse amp.

Grande Abraço
Carlo
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 23 de Março de 2011, as 09:07:50 »

calex.

Você tem o layout deste teu projeto para postar pra nós?
Achei interessante tuas explicações e acredito num bom resultado.

Abraços.
Registrado
calex
Visitante
« Responder #4 : 23 de Março de 2011, as 21:50:20 »

Olá Jupterra,

se você está se referindo ao layout da montagem não está pronto ainda. O circuito inicial eu postei em uma foto no início do tópico mas deve mudar porque vou colocar um loop de efeitos. Só vou conseguir trabalhar no amp nesse fim de semana, aí eu atualizo o tópico com o progresso.

Grande Abraço
Carlo
Registrado
marcelosaguiar
Visitante
« Responder #5 : 20 de Maio de 2011, as 17:49:00 »


Posta o layout ai amigo!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 20 de Maio de 2011, as 19:51:07 »

Rapaz, eu estive fazendo algumas experiências com um Valve Jr e um Fender Champ.
O pré é muito parecido com esse seu aí, que aliás são os prés mais comuns que tenho encontrado por aí.

Porém, quando se distorce essa porção do circuito tem aparecido realmente uma distorção com som "rachado"(não sei se nossa referência sonora é a mesma...), sem foco e nada interessante no lugar de um crunch cremoso, que seria o esperado. No entanto é ótimo para um bom som limpo. Notei que, diminuindo o valor dos resistores de catodo dos dois triodos para 820R e trocando o primeiro capacitor do catodo da primeira válvula para 2.2uF ou mesmo 1uF o resultado melhora bastante. Pareceu-me que o excesso de graves pode ser um dos vilões. No meu ainda baixei o resistor de entrada para 10K, já que a idéia é o amp ser bem "touch sensitive".

Será que um canal dedicado ao chunch e distorção, já dimensionado com essa finalidade em mente, não valeria mais a pena que um looping ou reverber?
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, as 09:41:28 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 31 de Maio de 2011, as 01:18:33 »

alguma das suas 12AX7 é da sovtek?

porque eu tenho uma aqui que faz a mesma coisa... "racha" o som.
ótima pra som limpo, péssima pra crunch/drive.


Oi Calex

Eu achei um probleminha no seu inversor que pode estar causando parte do som rachado. Se eu li corretamente (o desenho está meio lotado no ponto e a foto não ajuda) a grade do triodo inversor V3B está ligada no teminal central do um potenciômetro e o outro terminal dele está ligado ao terra. Nessa modalidade de inversor, a grade precisa estar no mesmo potencial da placa do triodo anterior. Da forma como você montou ele vai puxar para o GND.

Eu nunca vi um potenciometro colocado naquela posição, e pode ser que não vá funcionar corretamente, mas para manter a coerência do circuito você deve ligar o terminal superior diretamente na placa do triodo V2A e passar o capacitor para o outro terminal ligando ao terra. Talvez você precise mudar o resistor de placa de V2A para 220K. O potencial no ponto em que a grade do inversor é inserida precisa ser menor que a metade da tensão HT menos o bias das válvulas de potência. Se não for assim haverá overlap do inversor.

O som rachado pode ser causado por este ponto, mas também pode ser válvula ruim no pré.

Tenho um circuito aqui em protoboard com 2x 6AW8 japonesas no power, inversor cathodyne, um estágio com triodo e seu pré EF184 (ligeiramente alterado).
Meu master volume é como o dele, porém meu pot vai ligado ao terra e ele é de 250k. Com 1M ele distorcia o inversor após mais ou menos 80% do volume, e como eu não tinha um pot de 470k/500k pra usar no lugar, eu peguei um de 250k mesmo.
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, as 04:03:21 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 31 de Maio de 2011, as 09:47:38 »

Realmente, depois que coloquei JJ (nova) e Hiwatt (NOS) a diferença, principalmente no som distorcido, é tremenda.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 31 de Maio de 2011, as 13:53:25 »

Realmente, depois que coloquei JJ (nova) e Hiwatt (NOS) a diferença, principalmente no som distorcido, é tremenda.

Verdade... eu não sei se a minha 12AX7 tá estragada, mas sempre acontece esse problema quando distorce.
Pode até perguntar pro fovb, que eu testei minha valvula no pré fender dele e ele ouviu o problema.

To começando a achar que ela foi feita pra ser usada só em pré limpo mesmo... preciso comprar mais algumas de outras marcas pra fazer uns testes, porque até já desanimei de pré com triodos por causa dessa 12AX7 "peidorreira".
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 31 de Maio de 2011, as 14:03:46 »

Realmente, depois que coloquei JJ (nova) e Hiwatt (NOS) a diferença, principalmente no som distorcido, é tremenda.

Verdade... eu não sei se a minha 12AX7 tá estragada, mas sempre acontece esse problema quando distorce.
Pode até perguntar pro fovb, que eu testei minha valvula no pré fender dele e ele ouviu o problema.

To começando a achar que ela foi feita pra ser usada só em pré limpo mesmo... preciso comprar mais algumas de outras marcas pra fazer uns testes, porque até já desanimei de pré com triodos por causa dessa 12AX7 "peidorreira".

Pessoal, vocês realmente não acham que é só colocar tridos no circuito para que ele fique maravilhoso?

Geralmente, quando o circuito é bom, ele é bom com um e melhor com outra.

Muitos fatores determinam do som do circuito, como polarização, tensão de alimentação, etc.

Há também problemas de arquitetura, tem muita gente que amplifica o sinal e aplica-o diretamente ao segundo estágio, ou seja, a grade do segundo estágio recebe uns 30V pico a pico. Não há como não transformar o pré em um fuzz (ruim) assim.

É claro que a válvula pode estar com defeito, mas normalmente não é o que acontece.

Já dizem os gringos: No pain no gain!

É a vida que é assim. Só fazendo pesquisa, suando a camisa e se esforçando que a coisa fica boa!

Persista que os resultados aparecem!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 01 de Junho de 2011, as 19:54:53 »

hgamal... pesquisar é muito importante; mas contar com a ajuda dos que entendem do assunto ajuda D+.
Lógico que não devemos ficar apenas aguardando as soluções de "mão beijada".

Registrado
calex
Visitante
« Responder #12 : 03 de Junho de 2011, as 18:30:06 »

Boa tarde pessoal,

   me desculpem por ter abandonado o tópico. Estou estudando para umas provas e não pude mais trabalhar no projeto. Mas cheguei a fazer algumas alterações que tiveram um efeito legal.   Eu remontei o pré do zero usando resistores de filme metálico ( dica do Newton C. Braga ), coloquei o master volume com um pot duplo entre o inversor e o power e o som ficou muito melhor. O hiss ( ruído branco ) quase zerou e só aparece hum quando eu abro o ganho. O som de rachado também sumiu. Provávelmente era algum problema na montagem. Mas o som ainda pode melhorar muito. Quando aumento o ganho o drive fica magro e embolado.
   Sobre o pedido do marcelosaguiar. Prometo que quando estiver funcionando eu posto o layout.
   Sobre os comentários do Alex Frias eu acho que está certo. Esse amp é projetado para ter um som bem grave mesmo. Eu cheguei a testar valores menores nos capacitores de acoplamento e de bypass do catodo e melhorou um pouco a qualidade do drive. Quando eu retomar o projeto vou remontar o amp como o projeto original ( duas 12ax7 no pre e uma 12ax7 + duas 6l6 no power) e depois ir ajustando até o som ficar legal. E arrumei mais uma válvula para depois fazer um loop.
   Sobre a pergunta do blackcorvo a resposta é sim. São 3 sovteks com um carimbo da groovetubes. Elas tinham um som muito bom no amp original ( HotRod Deluxe ) mas esse projeto tem mais ganho e pode ser que elas não estejam aguentando.
   Em julho, depois das provas, vou ter tempo de trabalhar no projeto e vou atualizando o tópico. Obrigado pelas respostas.

Grande Abraço
Carlo
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 03 de Junho de 2011, as 18:57:04 »

   Sobre a pergunta do blackcorvo a resposta é sim. São 3 sovteks com um carimbo da groovetubes. Elas tinham um som muito bom no amp original ( HotRod Deluxe ) mas esse projeto tem mais ganho e pode ser que elas não estejam aguentando.

Não é questão de aguentar ou não, é que há um ponto de trabalho ideal para elas. Talvez você não tenha alcançado este ponto. Muitas vezes copiamos um circuito mas o alimentamos com uma tensão diferente do original, isto causa uma mudança no ponto quiescente do circuito.

A ciência do ganho em valvulados para guitarra é um pouco malvada. A grande sacada é introduzir ganho, para forçar a válvula entrar em usa região não linear. Em seguida, atenuar o sinal (é isso mesmo atenuar), para que o próximo estágio possa moldar o sinal sem transformar o sinal em uma onda quadrada. Faz-se isso algumas vezes para obter o efeito desejado. De vez em quando, usa-se filtros entre estágios de forma a obter algum efeito ou reduzir exageros caudados pelo ganho excessivo. Se você não tomar cuidado com o nível de sinal entre estágios, o efeito é muito pouco sonoro e sujeito a captação de ruídos.

Lembre-se, quando comparada aos transistores e amplificadores operacionais, a válvula possui um ganho menor, mas tem uma região não linear muito característica. Forçar a valvula demais, remete ela aos seus primos semicondutores, com as desvantagens de sua alta impedância. Ou seja, som ruim, coim muitos ruídos e oscilações.

Há dois aprendizados aqui, quando você procurar um circuito valvulado, cujas as características você deseja imitar, estude bem o seu esquema e se possível o seu layout original. Há muito o que aprender com eles.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal