Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 22:44:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Active Guitar  (Lida 10852 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 13 de Maio de 2011, as 23:55:28 »

Bom pessoal, ja venho utilizando esse circuito a algum tempo embutido em minhas guitarras e houve uma grande melhora na qualidade e na variedade de timbres. Nesse caso os pots da guitarra são todos eliminados. O fio que iria para o pino 3 do pot de volume "original" vai no IN do circuito e o OUT do circuito vai ao jack de saída da guitarra. O controle de tonalidade foi calculado para obter um som "flat" no meio do curso, acrescentar graves quando para um lado e acrescentar agudos quando para outro. O consumo do circuito fica em torno de 800uA então a bateria dura muito tempo. Agradeço ao Thiago pela boa vontade de layoutar o circuito e fazer o PDF.
Já montei e testei o layout e está funcionando corretamente.

http://www.4shared.com/document/I7l5Jzdq/active_guitar.html
« Última modificação: 14 de Maio de 2011, as 23:47:28 por Rikrdo » Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #1 : 14 de Maio de 2011, as 00:09:06 »

E quanto a ruídos ?
fica bom com singles ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 14 de Maio de 2011, as 00:11:28 »

Bem legal. Um bleeder no pot de volume e um pré de ganho moderado para compensar a perda de sinal na rede de tonalidade.  Bravo

O BC550 é garantia de baixíssimo ruído (chiado), fica bom com qualquer tipo de captador.
Registrado

Rikrdo
Visitante
« Responder #3 : 14 de Maio de 2011, as 00:17:25 »

Jones
Por incrivel que pareça esse circuito aumenta a relação sinal/ruido dos captadores.

Adiel
Exatamente! Pra não perder os agudos em baixos volumes.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #4 : 14 de Maio de 2011, as 00:33:35 »

"Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal".
achei isso no wikipedia...

pelo que entendi, ele não dá ruídos ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 14 de Maio de 2011, as 07:47:24 »

Jones, todo circuito eletrônico vai inserir algum ruído no som, mas com a escolha adequada dos componentes isso pode ser minimizado a um ponto que fica praticamente imperceptível.  Eu não sei qual é o ruído ao qual você está se referindo, ou com o qual se preocupa mais, talvez seja o de distorção com single coil.  Nesse caso, não há diferença, vai dar o mesmo ronco de costume, mas não vai ter ruído branco (tipo chuva) perceptível com facilidade.
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #6 : 14 de Maio de 2011, as 09:51:49 »

achava que usando esse circuito ele amplificaria o ruído já existente na guitarra..
Ele funciona como um booster ? acho que vou ter que fazer um noise gate, pois com distorção minha guitarra fica muito ruidosa.

A uns tempos vinha querendo por um microamp nela, mas esse circuito me parece mais adequado.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 14 de Maio de 2011, as 10:01:57 »

O primeiro passo para acabar com ruído é trabalhar no instrumento e sua captação e blindagem.  A preamplificação vai realmente aumentar qualquer ruído pré-existente, mas se for de boa qualidade, não vai somar nenhum.

Não montei o circuito, mas deve ter algum ganho real de volume, apesar da rede de tonalidade.  Jones, sua guitarra só tem single coils?
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #8 : 14 de Maio de 2011, as 10:05:06 »

é uma estrato shelter com 3 singles, eu blindei ela com papel alumínio ano passado, menos na parte traseira onde ficam as molas.
esse circuito não dá ganho de volume ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 14 de Maio de 2011, as 10:13:41 »

jones, se você achar a fita adesiva de cobre, o resultado é melhor do que com o papel alumínio... seria interessante você blindar também a cavidade da ponte, tente inclusive fazer uma blindagem contínua entre a frente e a traseira da guitarra, e em algum ponto, solde um terra nessa blindagem, vai melhorar e muito.... agora, tirar ruído do single é quase impossível, afinal é uma característica dele, tirou a mão fica um ruído, é normal, só não pode fazer barulho com as mãos nas cordas, se fizer é certeza de aterramento errado
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #10 : 14 de Maio de 2011, as 10:16:06 »

pois ela continua o ruído com as mãoes nas cordas. só que em alguns lugares ele para o ruído, em outros não, é interessante, acho que vou refazer a blindagem então quando comprar outro escudo.
então mesmo com a blindagem, se eu colocar as mãos nas cordas o ruído tem que parar quase total ?

Ao serem resolvidas as dúvidas seria legal a gente ir apagando os posts.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 14 de Maio de 2011, as 10:26:05 »

Eu blindei, com papel alumínio de cozinha, toda a cavidade e o escudo de minha Super Sonic, e havia ainda um pouquinho de ruído.  Para acabar com ele, blindei os captadores, também.  Assim, não importa que eu esteja segurando as cordas, ou tocando em alguma parte metálica dela, não há ronco, ou captação de interferências.  O único ruído que persiste é quando uso distorção com um single, ou mais de um em fase, o que é perfeitamente normal e esperado.  Quando defaso um deles, o que acontece nas Strato nas posições pares da chave, o ronco (com distorção) some.

Antes que os colegas ressaltem que esse material que eu usei não é tão adequado, e que existem melhores opções (com certeza!), deixe-me esclarecer que isso foi feito em 1982, quando não havia muitas opções de materiais de luthieria no Brasil, e as importações eram praticamente impossíveis.  Toda a blindagem foi isolada internamente com papel e fita crepe, para que não houvesse risco de curtos, e até hoje não houve a necessidade de ser refeita, pois funciona perfeitamente.
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #12 : 14 de Maio de 2011, as 10:45:26 »

Percebendo agora melhor o que tá acontecendo, acho que tem algo errado. pois até um tempo atráz, sumia o ruído nas posições pares, com 2 captadores, mas agora mesmo nessas posições o ruído persiste, nem tinha notado isso direito. e também a minha chave dá um chiado quando muda de posição, isso poderia causar ruídos também ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 14 de Maio de 2011, as 10:49:56 »

O ruído de comutação da chave é sinal de desgaste, vale a pena trocá-la, é bem barata.  Aí você pode verificar se há alguma parte partida ou algum fio solto dentro do instrumento.
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #14 : 14 de Maio de 2011, as 10:56:22 »

na verdade não tem, eu só ligo o fio do terra a blindagem apertando entre o corpo e o escudo, esse é o unico solto.
acho que tenho que refazer a blindagem né ?
não é normal nas posições pares não diminuir o ruído, tem alguma dica do que eu posso ter deixado de fazer pra que aconteça isso ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal