Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Junho de 2024, as 06:22:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de construção de um Cubo para Guitarra  (Lida 44112 vezes)
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #60 : 08 de Julho de 2011, as 23:42:48 »

fico d+++ essa caixa mano,parabéns!  Huh?   Huh?   Huh?   Huh?  Bravo   Palmas  Palmas   Guitarrista
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #61 : 08 de Julho de 2011, as 23:59:58 »

Alfredo, seu amp vai ficar muito bonito, parabéns!   Bravo Bravo Bravo

Você conseguiu as cantoneiras azuis, mesmo, ou pintou?

Outra pergunta: no circuito do amp, no primeiro operacional, há uma chave que comuta a ligação de dois diodos de ceifamento e um controle de ganho do primeiro estágio.  Minha dúvida é em relação ao resistor de 3K fixo, ligado ao terra.  Na configuração do esquema, quando você ligar a distorção, só vai haver a possibilidade de se REDUZIR o ganho do op amp, com os valores adotados.  Não haveria um engano no valor do resistor fixo de 3K?
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #62 : 09 de Julho de 2011, as 16:11:47 »

Adiel;
As cantoneiras foram pitadas!

Quanto a 2ª pergunta foi bom você ter feito, pois vou aproveitar para tentar extrair um pouco do seu conhecimento.
Como eu já havia dito antes, notei que quando acionado o "drive", acionava com volume mais baixo, e eu não havia entedido porque, procurei ver se havia algum erro de minha parte ao clonar, e aparentemente não houve erro, mas como não consegui encontrar o esquema original, então este que disponibilizei, foi o que consegui levantar observando o chapeado, que "é passível" de erro!

Resolvi o problema da diferença de volume (de forma paliativa) trocando os diodos de ceifamento por "leds" (formato usado no Marshall).

_Agora voltando a questão do controle de ganho do primeito estágio: pelo que entedi os dois ramos formam "loop feedback" que neste caso quando acionado deveria ter um menor valor, já que estariam em paralelos e aumentar o ganho, seria desta forma?

_Caso seja desta forma o valor do resistor fixo "3k" ligado a "terra" através do potenciômetro de ganho, quando virado todo para uma extremidade (ou seja) o "potenciômetro fora" ficaria só o valor do resitor fixo que em paralelo com o outro ramo, ficaria com metado do valor e neste caso aumentando o ganho em relação a sem o acionamento do drive, e ainda assim quando acionada para máxima resistência (100k + 3k) ainda assim como em paralelo com o primeiro ramo do "feedback" e neste caso como duas resistência em paralelo, o resultado é sempre menor que a menor participante, ainda assim o ganho deveria ser maior que quando o drive não está acionado, mas isto não ocorre.

_Não sei se consegui expressar o que queria de forma clara!  Agora vem a exploração; como você fez o questionamento, te pedir para que explane como entedeste o circuito.

OBS1: O circuito não é projeto meu, "apenas um clone", que mesmo verificando "n" vezes ainda assim seria possível ter passado algo desapercebido.
        "O circuito é totalmente funcional" e testado, mesmo com volume um pouco mais baixo quando em drive, com diodos e amenizados com leds.

OBS2: Caso o drive esteja de forma errada,  o controle de ganho, toda e qualquer contribuiçaõ será bem vinda, para tornar o projeto melhor, e qualquer sujestão será testada para aprimorar, fiquem a vontade para sujerir.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 09 de Julho de 2011, as 16:18:45 por Alfredo Padrao » Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #63 : 09 de Julho de 2011, as 16:38:14 »

Alfredo, como está o circuito, a diferença de ganho com a chave acionada é pequena, pois o ganho do primeiro estágio já está bem elevado, cerca de 30 vezes.  Você poderia experimentar aumentar o valor do primeiro resistor de 3K para uns 15K (ou 100K para ganho perto de unitário), o que daria um ganho de umas 5 vezes, aproximadamente, e quando acionasse a chave de drive, o ganho aumentaria mais perceptivelmente.

O ceifamento com diodos realmente vai fazer com que o som fique mais baixo, e uma das formas de resolver tal problema é mais um estágio de preamplificação, o que vai forçar a elaboração de um novo layout, e acho que não seria uma boa opção agora, pois o seu deve estar pronto.  Vamos tentar brincar com os valores dos resistores determinantes do ganho dos primeiros estágios, e você deve chegar a um bom resultado.

Mais sugestões (por favor, perdoem-me se eu estiver falando bobagens, e corrijam):

- mudar o valor do resistor entre os pinos 1 e 2 do primeiro operacional para 1M, e o resistor fixo de 3K para 100K;

- Colocar um buffer de alta impedância de entrada antes do circuito, para evitar que o amp "roube" timbre da guitarra ligada a ele diretamente;

- se quiser um som mais brilhante, reduza o valor dos capacitores nos elos de realimentação dos primeiros op amps de 1n para uns 150pF;

- para aumentar o headroom do ceifamento, use 4 LEDs ao invés de 2, em ligação 2 em série, conjuntos em paralelo.


Eu estou muito curioso com relação a esse reverber com o PT2399!  Funciona bem, mesmo?

Abraço!
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #64 : 09 de Julho de 2011, as 17:09:58 »

Adiel;
Obrigado pelas contribuições; após o término deste, vou montar outro e testar as sugestões.
Quanto ao reverber com o PT2399, funciona de forma correta.  Agora quanto a "Funciona bem, mesmo?" eu acho que sim, mas vou pedir a opinião de um guitarrista experiente, pois eu não toco guitarra, sou apenas técnico em eletrônica, e neste caso as opniões podem diferir muito.  Mas partindo do ponto que se consegue um "delay" com este mesmo integrado, não seria mais "fácil" conseguir um "reverb"? alterando os valores de tempo, como é o caso, se comparado com o delay.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #65 : 09 de Julho de 2011, as 17:45:40 »

O problema com relação ao delay para reverber é o tempo e o número de retardos.  O delay trabalha com intervalos regulares, enquanto o reverb trabalha com vários retardos em tempos diferentes, para simular o "ricochetear" do som em um ambiente.  Há projetos de reverbers com 3 ou mais PT2399, mas nunca tinha visto um circuito com um só. 

Contudo, depois que vi esse integrado trabalhando como um chorus muito interessante, já não duvido de sua capacidade.   Smiley

Abraço!
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #66 : 10 de Julho de 2011, as 11:30:07 »

Isso depende do ouvinte... Pois há pessoas que juram achar um delay rápido com várias repetições tão satisfatório quanto um reverber de molas ou um bom modelo digital. Depois do implemento de DSP's mais baratos, não me dá muita vontade de experimentar circuitos grandes com vários PT's... Mas é só uma opinião.

Na verdade acho o reverber de molas bem interessante e barato de fazer hoje em dia num amp de guitarra.

Um reverber natural é uma coisa complexa, um som difuso em que se identifica pouco ou quase nada, dependendo do tipo de reverberação, a repetição do som original. Quase uma massa sonora que se assemelha ao som original mais como uma sombra do mesmo, sem ter o formato tão definido. Com um PT apenas, o que você pode obter é uma repetiçào seguida de outras sempre identificáveis e espaçadas pelo mesmo retardo. Se isso já o satisfaz, beleza!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #67 : 10 de Julho de 2011, as 12:47:29 »

Isso já é viagem, mas a gente poderia criar um LFO que variasse constantemente com uma segunda frequência de modulação, para acionar o tempo de retardo do PT.  Será que funciona?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #68 : 10 de Julho de 2011, as 14:06:25 »

Para ter que tipo de efeito? Sempre que o tempo for mudado a afinação irá junto.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #69 : 10 de Julho de 2011, as 14:11:31 »

É verdade.  Viagem, mesmo, foi mal.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #70 : 10 de Julho de 2011, as 16:15:15 »

Projeto terminado, vou aos poucos postar as fotos finais.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #71 : 10 de Julho de 2011, as 16:18:12 »

Queria ter um pai desses!!!

Muito bom!!!
 Palmas Palmas Palmas Palmas

Alfredo... se possível... mostre aparte de trás do amplificador.. principalmente a fixação do falante.
Abraços
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, as 16:22:04 por Lamer » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #72 : 10 de Julho de 2011, as 16:25:48 »

caramba muito bom!!!  Palmas
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #73 : 10 de Julho de 2011, as 16:31:57 »

Te garanto que meu filho ficou muito feliz com o presente, mas agora ficou a pressão psicológica pelo principal complemento; "a guitarra".

-----
O falante foi fixado atravéz de parafusos passantes,que entraram pela frente atravessando a tela protetora, a madeira do gabinete o falante, e com porca para fixar tudo, espero que estas duas fotos dê para esclarecer!
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, as 16:50:08 por Alfredo Padrao » Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #74 : 10 de Julho de 2011, as 17:04:10 »

Muito legal, parabéns!  Gostei do estilo do escudo "Capitão América"!     Bravo Bravo Bravo Bravo Bravo
Registrado

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal