Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 18:16:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 54 55 [56] 57 58 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 501601 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #825 : 12 de Maio de 2015, as 22:16:15 »

Precisa ver se o nível do sinal de saída do pré é suficiente para sensibilizar a entrada do Baby Wonder. Além disso pode ter impedância de saída que seja alta frente ao de entrada do BW (47k), o que faria atenuar mais o sinal.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #826 : 22 de Dezembro de 2015, as 21:29:24 »

Depois de um longo tempo enfim consegui montar o Baby Wonder.
Acabei fazendo muita burrada, mas como é meu primeiro amp valvulado e objetivo de estudo foi valido.
Apesar de ter lido muito sobre o assunto e tentar por em pratica o que vi por ai, acabei cometendo alguns erros por falta de planejamento e teimosia. Toma na Cabeça
A falta de planejamento esteve na localização das partes no chassi o que me levou a ter uma fiação longa e desorganizada.
A teimosia foi em inserir dentro do chassi do amp um pedal Valvecaster. Tentei colocá-lo o mais isolado possível com uma alimentação independente e circuito separado por uma chave dpdt, porem os excessos com fios e a proximidade do circuito com o transformador de saída gerou as famosas "oscilações parasitas" criando um apito quando o valvecaster estava ativo e com controles de volume e ganho em +/- 50%.
Consegui eliminar quase toda a interferência blindando alguns fios e os modificando de lugar além de colocar um capacitor de 10nF entre o in do Valvecaster e o terra. Agora só com todos controles no máximo ou próximo disto é que o apito surge.
Quanto ao Baby Wonder só tenho elogios. O som ficou incrível. Muito obrigado ao Eduardo e a todos os responsáveis por este projeto.


Estou improvizando um gabinete tipo combo com o que tenho por aqui, mas assim que o aperto financeiro passar vou coloca-lo em algo melhor, pois este merece!
Quando terminar a montagem posto aqui novamente.
Obrigado!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, as 22:05:26 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #827 : 23 de Dezembro de 2015, as 09:08:24 »

Oi Etelvino

É assim que se aprende. Fazendo e percebendo como fazer melhor. Você deve ter notado que colocar as válvulas e os transformadores alinhados no centro do chassis tirou o acesso aos soquetes quando a placa está no lugar. Por isso que nos amplificadores comerciais as válvulas ficam para trás.

Fora isso, a montagem está muito boa, para algo que não foi tão planejado, como você diz.

Parabéns!

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #828 : 23 de Dezembro de 2015, as 13:12:01 »

Obrigado Eduardo!
Realmente uma boa localização dos componentes faz toda diferença em montagens de valvulados.

Como havia dito hoje terminei de improvisar um gabinete para ele, este foi improvisado mesmo! É somente um recinto temporário.
Depois providencio algo melhor com um marceneiro, pois sou um desastre para lidar com madeiras.

Aproveitei um caixote destes de correio aéreo e agora ele esta "bem protegido" ali dentro. Cheesy O alto-falante também é outro item que devo adquirir, pois este é uma sucata que recuperei. Um detalhe: as cantoneiras de plástico, usei umas proteções de canto que vem em caixas de porcelanato. Cheesy





Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #829 : 23 de Dezembro de 2015, as 18:32:32 »

Parabéns pela montagem com "turrets" que ficou bem legal!!
A propósito, de que material é feita a placa vermelha multi-perfurada?
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #830 : 24 de Dezembro de 2015, as 06:52:42 »

Ramsay, não sei ao certo qual o material da placa, parece ser um espécie de plástico com 2 mm de espessura.
Adquiri a muito tempo na Altana Tubes, talvez o Eduardo possa saber que tipo de material é.
Os furos são específicos para este tipo de torrets e facilita muito o trabalho.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #831 : 24 de Dezembro de 2015, as 07:21:02 »

Já consultei o meu fornecedor sobre que material é aquele. Ele também não sabe.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #832 : 24 de Dezembro de 2015, as 20:15:14 »

Ramsay, não sei ao certo qual o material da placa, parece ser um espécie de plástico com 2 mm de espessura.
Adquiri a muito tempo na Altana Tubes, talvez o Eduardo possa saber que tipo de material é.
Os furos são específicos para este tipo de torrets e facilita muito o trabalho.
Já consultei o meu fornecedor sobre que material é aquele. Ele também não sabe.

Se não me engano, deve ser algum tipo de fibra resinada com resina plástica de alta temperatura. Já vi gente fazer com acrílico também.
Eu pessoalmente prefiro usar placa universal nas minhas montagens. Agora mesmo tô com um amp aqui em processo de montagem, mas vou esperar ficar pronto pra postar no fórum.

Sua montagem ficou muito boa Etelvino. Recomendo https://www.youtube.com/user/Stratosaurus1 pra referência de montagem de amps. É em inglês mas dá pra acompanhar o que o cara faz se você não entender a língua.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #833 : 06 de Janeiro de 2016, as 20:44:18 »

Pessoal, depois de anos com o projeto parado, estou finalizando o meu baby wonder.
A questão é que o transformador de saída não tem uma aparência muito boa, em termos estéticos apenas, haveria problema em pintar o mesmo com spray?

Abs!

Diego
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #834 : 07 de Janeiro de 2016, as 07:01:52 »

Pessoal, depois de anos com o projeto parado, estou finalizando o meu baby wonder.
A questão é que o transformador de saída não tem uma aparência muito boa, em termos estéticos apenas, haveria problema em pintar o mesmo com spray?

Não tem problema.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #835 : 07 de Janeiro de 2016, as 13:10:54 »

O nome comercial do material utilizado nessas placas para turrets é "Paxolin".

A Marshall e a Hiwatt utilizaram muito desse material.

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #836 : 07 de Janeiro de 2016, as 14:08:15 »

Guilherme... Eu pesquisei errado ou Paxolin e Fenolite são a mesma coisa?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #837 : 07 de Janeiro de 2016, as 17:55:46 »

Kem, é igual mas é diferente... O paxolin tem menos resina fenólica e mais celulose, o fenolite é o contrário. O paxolin fica um pouco mais maleável, o fenolite é mais quebradiço. Temperatura de operação, desempenho elétrico e resistência à chama são praticamente iguais.

Na prática , para turret boards, dá para usar o fenolite sem problemas no lugar do paxolin, desde que se tome cuidado na hora de aplicar os turrets. Os furos precisam ser justos, mas os turrets tem que entrar sem precisar de força, e na hora de "rebitar", tem que tomar cuidado para o fenolite não rachar. Só isso.

Eu cheguei a fazer turret board com placa de fibra de vidro (de PCB mesmo, corroí o cobre todo e usei a fibra), e ficou muito bom também.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #838 : 07 de Janeiro de 2016, as 18:58:54 »

Finck, na rápida pesquisa que fiz vi que existem diversas variedades de Fenolite. Pode ser até de várias cores.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #839 : 08 de Janeiro de 2016, as 13:07:37 »

É verdade... você pode adicionar "corante" na resina.

O fato é que "fenolite" e "paxolin" são nomes comerciais registrados para um material composto basicamente por resina fenólica e fibras de celulose. Como você não pode registar duas marcas para exatamente um mesmo composto, muda-se alguma coisinha e pronto (mais resina, menos resina, aditivos...). Depois, o mercado acaba percebendo que, na prática, uma certa formulação (e portanto um "nome comercial") tem características mais adequadas para uma certa aplicação, e o resto é história.

Aconteceu a mesma coisa, por exemplo, com dois materiais baseados em poliamida, o Nylon e o Kevlar. A base quimica é igual, mas um é bom para fazer colete a prova de bala, o outro é bom para fazer meia calça...

Só para constar, a já citada mistura de resina fenólica e fibra de celulose (portanto, mais um primo do fenolite) é usada na produção de muitos pisos laminados (aqueles que imitam madeira) e na famosa Formica (a original, não confundir com os revestimentos melamínicos usados hoje em dia).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 ... 54 55 [56] 57 58 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal