Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:12:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: uso de transformadores de força como transformadores de saída  (Lida 6228 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 13 de Junho de 2011, as 11:52:49 »

antes de me cruxificarem por causa do título, queria expor a minha dúvida.. dei uma lida nesse site e achei algumas coisas interessantes, mas até que ponto isso pode ser utilizado? funciona como gambiarra ou seria uma saída útil?

http://diy-rbt.tripod.com/
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 13 de Junho de 2011, as 21:17:21 »

Funciona e o Bello já tinha observado e postado isso no antigo site. Agora não posso de maneira nenhuma que é o ideal pois não é!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 13 de Junho de 2011, as 21:42:53 »

Oi Pessoal

Eu já montei amplificador desda forma. Funciona como ambiarra. Nem a pau pode ser considerado uma saída útil. O som é pavoroso. Não tem corpo nem brilho. Fica parecendo o som de um gramofone, para quem já ouviu um. Lembra o timbre do alto-falante do vendedor de pamonhas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
flaviobei
Visitante
« Responder #3 : 14 de Junho de 2011, as 09:21:38 »

Funciona e o Bello já tinha observado e postado isso no antigo site. Agora não posso de maneira nenhuma que é o ideal pois não é!

Oi Pessoal

Eu já montei amplificador desda forma. Funciona como ambiarra. Nem a pau pode ser considerado uma saída útil. O som é pavoroso. Não tem corpo nem brilho. Fica parecendo o som de um gramofone, para quem já ouviu um. Lembra o timbre do alto-falante do vendedor de pamonhas.

Abraços

Eduardo

ótimo, isso que queria confirmar, valeu pelas respostas!!!
imaginei que o som seria terrível, mas didaticamente é útil, talvez até pra fazer um possível teste de emergência!

abraços
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 14 de Junho de 2011, as 09:52:53 »

Li o artigo ontem... o autor deixa bem claro que este tipo de procedimento não serve para audiófilos... mas para quem aprecia um som de qualidade... pagar R$23,93 + frete em um TSS23 não é nenhum sacrificio.

Abraços
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 14 de Junho de 2011, as 10:08:43 »

Pessoal,

vamos falar sério, este artifício vale para um final de semana com uma idéia na cabeça e pouco material no estoque. Na guitarra os resultados podem até surpreender, mas é só colocar o mesmo circuito com um transformador "de verdade" que a gente nota a diferença.

Por outro lado, muita gente aqui já usou amps com transformadores feitos com as mesmas técnicas e materiais dos transformadores de alimentação. É uma pena, mas é verdade.

Uma nota vale para os que querem usar transformadores de força em amps Single Ended. Como não há gap de ar nestes transformadores, o núcleo irá saturar e o som vai ficar ruim. Uma forma de consertar é desmontar o transformador, separar os ferros "M" e "I", colocá-los juntos em duas pilhas (uma pilha de "M"s e outra de "I") e remontar o transformador com uma folha de papel separando os conjuntos. (você não vai querer perder tempo calibrando esta coisa, mas se quiser, procura na net como). Veja que os transformadores de força são feitos normalmente, entrelaçando os ferros. Isto é o que eu chamo de GAMBIARRA PLUS MAIS MAIS, mas se for para o projeto do final de semana, é divertido.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #6 : 14 de Junho de 2011, as 10:41:56 »

Não lembro agora mas postei em algum lugar inclusive com fotos do gap.
Você tira todas as lâminas do transformador e monta de volta com todas as placas"E" viradas para o mesmo lado. Recorta uma folha de papel (eu usei a caixinha das cordas da guitarra) e coloca entre o empilhamento de placas "E" e placas "I".
Serve bem pra montar um amp de sucata, usando o material que você iria jogar fora uma hora ou outra.
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 14 de Junho de 2011, as 10:54:54 »

Serve bem pra montar um amp de sucata, usando o material que você iria jogar fora uma hora ou outra.

E depois você acaba jogando fora o amp todo!

De novo, serve como teste, mas é só.

pagar R$23,93 + frete em um TSS23 não é nenhum sacrificio.

Mas o TSS23 é um transformador de saída! Ele é pobre em graves, mas responde linearmente apartir dos 120Hz. Transformadores de força não tem resposta linear. Eles distorcem a resposta em frequência de forma tão brutal que mesmo colocando uma realimentação forte, ainda assim fica distorcido.

O problema maior não é o gap, mas a técnica de enrolar e os materiais usados. Quando se coloca um amplificador feito com transformador de força num analisador de sinais, fica claro que ele não serve para áudio

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #8 : 14 de Junho de 2011, as 14:20:37 »

Tenho tendência a discordar pela resposta vir de um vendedor de componentes... Wink
Registrado

Salto - SP
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #9 : 14 de Junho de 2011, as 14:29:04 »

Façam um teste comparativo.. já que está virando moda no site fazer isto com falantes.... seria interessante partir para o empírico... quando se tem dúvida do teórico. Wink
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 14 de Junho de 2011, as 15:16:36 »

Tenho tendência a discordar pela resposta vir de um vendedor de componentes... Wink

como assim? o cara tá falando mal do transformador dele!

Façam um teste comparativo.. já que está virando moda no site fazer isto com falantes.... seria interessante partir para o empírico... quando se tem dúvida do teórico. Wink

Calma que o Bello está zuando!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 14 de Junho de 2011, as 18:31:27 »

Realmente o mundo das válvulas é muito interessante e até nos dá essa possibilidade de fazer um teste na saída de audio.
Assim poderemos ter certeza de que o sinal está chegando até a saida e podemos colocar o transformador certo, para o bom resultado sonoro.
flaviobei, o site do tripod é muito esclarecedor...
Valeu pela indicação.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 14 de Junho de 2011, as 18:42:27 »

Oi Pessoal

Tenho tendência a discordar pela resposta vir de um vendedor de componentes... Wink
como assim? o cara tá falando mal do transformador dele!

Não se trata de falar bem ou mal, mas de dar uma resposta honesta. Eu acredito que não existe uma fórmula para ter sucesso no comércio, mas para fracassar basta tentar vender gato por lebre.

O TSS23 é o transformador que eu usei no Baby Wonder. Era o transformador de saída de som das TVs Philips e Empire. Aceita a EL90 e a ECL82. Com um alto falante full-range de 3 polegadas ele vai bem. Pedir mais que isso dele é querer fazer falcoaria com um pardal.

Do ponto de vista dos transformadores que estamos acostumados, ele é muito fraquinho e não tem grave nenhum. No entanto é um transformador de saída e tem resposta plana a partir dos 120Hz. Um transformador de força tem uns picos de ressonância em várias frequências, o que torna o som muito desagradável. Neste caso, usar um TSS23 é melhor que usar um transformador de força, respeitando os limites de potência.

Grande abraço

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #13 : 14 de Junho de 2011, as 19:06:17 »

Caro Eduardo... creio que o pessoal não prestou atenção... pois se derem uma visitada no topico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2239.msg43440;topicseen#new
entenderá o que o Sr. quiz me explicar... porém usei apenas o TSS23 como exemplo.

Pelo artigos que ando lendo sobre valvulados... percebi que os transformadores de saídas são específicos em suas aplicações e que os mesmos dependem da frequência e da impedância no primário, assim como da impedância de saída... existem algumas aplicações onde o usuário têm a possibilidade de selecionar a impedância de saída a partir de uma chave seletora.

Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #14 : 14 de Junho de 2011, as 21:29:15 »

Não é questão de prestar atenção apenas, é uma questão que eu já coloquei aqui diversas vezes.
Começa um assunto, a gente quer discutir altas questões científicas, físicas, químicas e esquece do básico.
Novamente não se explicou qual a utilização desse transformador de saída, amplificador de guitarra, de baixo, hi-fi, etc.
120Hz de frequencia inicial é suficiente pra guitarra, pra outras aplicações não. Talvez com uma guitarra de 7 cordas, mas no geral é suficiente.
E eu ainda acredito que transformador de saída não tem mágica nem componente forjado no Olímpo, os fabricantes de transformadores de saída dos amplificadores industriais vendidos no mundo utilizam os mesmos materiais dos transformadores de força. Quanto a relação de espiras e enrolamentos posso concordar que existe ciência, nada mais que isso.

O transformador de força que eu "adaptei" fotografei e postei está em um amp de guitarra, de estudo usado desde 2006 pelo "cobaia" meu amigo, e ele está satisfeito...
Registrado

Salto - SP
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal