Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 19:15:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ferramentas indispensáveis para depuração de projetos handmades  (Lida 42447 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 19 de Junho de 2011, as 12:57:43 »

Muitos aqui que estão se aprofundando na confecção de pedais e outros sabem das dificuldades em depurar circuitos.

Por muitas vezes o multímetro não é suficiente para uma depuração profunda.

As ferramentas mais corretas seriam gerador de sinais e osciloscópio. Como estas ferramentas são caras, resolvi procurar por ai, algumas que pudessem ser construídas, mas que tivessem boa aplicação prática.

A primeira é um gerador de sinais. Vejam o link abaixo, um belo exemplo de gerador que pode ser útil em diversas aplicações:

             http://www.scienceprog.com/avr-dds-signal-generator-v20/

Com ele, é possível levantar, por exemplo, a resposta de frequências de um amplificador - basta introduzir uma onda senoidal de frequência conhecida, medir os valores na entrada e saída do circuito, dividir a saída pela entrada (obtendo-se assim o ganho). Variando a frequência de entrada, não deixando o sinal distorcer, pode-de assim plotar a resposta do circuito.

A outra ferramenta é um osciloscópio. Existem muitas versões de osciloscópio DIY por ai, o problema seria achar um bom. Aqui as opções handmades são bem fracas. Isto se deve a dificuldade do problema. Afinal, um bom osciloscópio é bem complicado.

Neste ponto, pedi a ajuda do plautz (o cara monta as coisas com muito boa velocidade, não é um enrolador como eu). A procura foi difícil e vasta. Assim, para aqueles que, como muitos de nós, se limitam a faixa de áudio, o Plautz encontrou este:

             http://www.ne.jp/asahi/shared/o-family/ElecRoom/AVRMCOM/AVROscilo2/AVROscilo2.html

Será necessário usar o google para traduzir, mas o circuito é universal e o vídeo é impressionante.

Os dois circuitos acima foram montados pelo Plautz e podemos dizer que realmente funcionam.

O Plautz vai postar um vídeo com o resultado. Claro que os circuitos mostrados no vídeo tiveram sua programação alterada (para mostrar as mensagens em português), mas a programação e layouts originais mostradas nos links, funcionam perfeitamente.

Outros circuitos foram testados pelo Plautz, mas os dois acima são os melhores.


Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #1 : 19 de Junho de 2011, as 13:36:04 »

Primeiro, o vídeo, depois a mensagem.




O Haroldo falou praticamente tudo.

Eu construi três osciloscópios estruturados em torno de um µControlador e LCD gráfico e sem dúvida este é o melhor.

A única diferença do layout que usei para o original é que o meu usa dois conectores BNC nas entradas de sinal, e o original me parece que usa plugs p2.

Já em relação ao gerador de sinal a coisa complicou um pouco mais, por não ter achado (a um preço razoável) o µControlador AtMega16.

Entretanto eu tinha o AtMega32, que é muito similar ao AtMega16. Foi só alterar um pouquinho o código fonte e recompilar para o µControlador que tinha.

Em tempo, para ambos os projetos, o código fonte está disponível nas páginas indicadas pelo Haroldo.

Quando iniciamos essas pesquisas a idéia era encontrar algo que pudesse ser construído com relativa facilidade. A maior dificudade pode ser a gravação dos µControladores, uma vez que não são todos que dispõe do programador.

Em relação aos layouts, eles são densos e com trilhas finas (principalmente o gerador). Este também pode ser um fator complicador.

Apesar de todo o caminho árduo para chegar ao resultado final, nada supera a satisfação de ver os circuitos funcionando.

Agradecimentos especiais ao Haroldo, por todo o apoio no decorrer do projeto; ao fovb, por acreditar e incentivar a continuidade da pesquisa e montagem; ao TiagoJoy, pelas placas usadas nos protótipos; Alex Frias e Roberto Alves, por não me deixarem esquecer da direção correta, e aos idealizadores originais dos circuitos. (Se deixei de citar alguém, por favor me desculpem).

A idéia agora é criar uma maneira de disponibilizar, montado ou não, para quem quiser os equipamentos. Estou conversando com o fovb sobre essa possibilidade, mas não há como dizer, com certeza, quando isso ocorrerá. Apenas posso afirmar que será divulgado aqui no fórum.

Abraços à todos.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, as 18:01:24 por Plautz » Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #2 : 19 de Junho de 2011, as 13:44:11 »

Parabens  Plautz e Haroldo , fico feliz por ter ajudado no projeto! Abraços
Registrado

Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #3 : 19 de Junho de 2011, as 13:53:24 »

muito interessante!! espero que o preço seja convidativo, são dois equipamentos que não disponho aqui!!

para uso na manutenção de pedais vai ser ótimo,,

parabens a todos pelo projeto!!
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 13:56:01 por Scorpion » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 19 de Junho de 2011, as 15:36:17 »

A disponibilização do microcontrolador gravado já seria excelente...

Mas independente da forma que vocês disponibilizar este material para venda... creio que será muito útil...

Boa iniciativa. Vocês estão de parabéns, sempre inovando...

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 19 de Junho de 2011, as 21:38:39 »

Plautz... Não sei se ajuda, nem sei se é um preço razoavel (não tenho ideia de custo de uma peça dessas) mas achei o AtMega16 no ML a R$17,90.
Tomara que ajude.
[]s.

Edit: Tem a R$12,00 a versão SMD...

Edit2: Na Dabi tem uns, não sei qual é o certo...
CI.21.16       16 ATMEGA16L-8PU       PCS       R$11,00
CI.21.162       162 ATMEGA162-16PU C.I.    PCS       R$12,00
 
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 21:43:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #6 : 19 de Junho de 2011, as 22:31:03 »

Vou conversar com o Fernando sobre a idéia de disponibilizar o µControlador gravado

Quando que comprei o AtMega32, paguei 20 reais nele. R$ 17,90 pelo AtMega16 não está ruim, mas acho que podemos encontrar mais barato.

Usar versao SMD só dará mais trabalho.

Esse AtMega162 não serve para nenhum dos projetos.

O gerador usa o AtMega16 ou AtMega32 e o osciloscópio o AtMega164.

Esse da Dabi (AtMega16L-8PU) está com preço excelente.

Ainda falta elaborar a caixa e ver como ela será confeccionada.

Para a semana volto a postar mais informações.

Abraços à todos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 20 de Junho de 2011, as 00:24:14 »

Como pode alguém torturar assim uma pobre forma de onda senoidal?

Eu vi e fiquei abestalhado, esses caras quando encaram um desafio é pra ganhar!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 20 de Junho de 2011, as 07:29:17 »

Puxa! Logo agora que eu troquei o meu osciloscópio por um digital! Se o projeto tivesse saido um mês antes....

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #9 : 20 de Junho de 2011, as 08:39:42 »

Parabéns a todos os envolvidos no projeto!  Bravo

Aguardo ansioso a disponibilização do mesmo.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #10 : 20 de Junho de 2011, as 17:32:55 »

Só tenho que dizer que fiquei pasmo quando vi o bichinho com meus próprios olhos!
Esses caras são foca!

E isso não é tudo ainda...
O que mais virá por aí?
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #11 : 22 de Junho de 2011, as 14:06:20 »

Ja faz tempo que sinto falta de um osciloscópio aqui...

Se esse projeto rolar, vai ser de grande ajuda... com certeza!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #12 : 28 de Julho de 2011, as 22:06:01 »

Após uma sugestão no tópico do problema com o Hughes & kettner que peguei pra arrumar, resolvi postar aqui, pois acredito ser bem útil para quem faz manutenção de projetos maiores, como amplificadores.

Trata-se de uma lâmpada série, coisa simples e de grande ajuda.

Link para um site que explica como fazer e como funciona

http://www.eletronicadigital.com/wp/bancada/contruindo-lampada-serie

Acho que é um bom acessório pra ter na bancada.

Num vídeo do TubeDepot ví o cara testando um amplificador ligado através de uma dessas.

Espero ter sido útil.

Abraço
Registrado
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #13 : 02 de Agosto de 2011, as 16:56:14 »

Qual a faixa de frequencia que esse osciloscopio funciona? e para que ja montou qual a media de custo?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 02 de Agosto de 2011, as 17:33:28 »

Qual a faixa de frequencia que esse osciloscopio funciona? e para que ja montou qual a media de custo?


Pelo o que eu consegui entender (não está em japonês) na página do projeto, a frequência de amostragem/conversão A-D do AVR é de 20kHz, o que se traduz em frequência de 0 a 10kHz usando um canal e 0 a 5kHz usando 2 canais. O que é suficiente para sinais de áudio de baixa e média frequência.

Como opção ao gerador de sinais, também conheço esse aqui, que ao invés de AVR, usa um PIC 16F870. É mais simples, mas acho que também dá conta do recado:

http://mondo-technology.com/            vá no "function generator"       obs: não montei (ainda)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, as 17:47:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal