visioncb

Hand MasterMind
Plautz, se possível, gostaria de conversarmos sobre esses dois projetos no msn.. principalmente o osciloscópio..

será que essa firmware customizada a la handmades cai na internet? rs..

poderíamos fazer um artigo/tutorial muito legal sobre eles, e eu me prontifico a gravar os microcontroladores pra disponibilizar pra galera, se a galera precisar..

e olha que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) vieram com esse projeto bem quando eu tava aqui matutando sobre um gerador de sinal e oscilador.. com bastante animo!

enfim, boa sorte e espero que fique realmente legal pra todo mundo montar um..

ah, fiquei muito feliz por ter usado aquela intro no vídeo! :D

Ivanletronic

*
Iniciante
Também ficarei na espera por esses projetos, que são importantes ferramentas e geralmente são muito caros para se adquirir para o uso de um handmade.

VOX

Handmaker

visioncb

Hand MasterMind
Olá, Plautz ou Hgamal... ou alguém que se aventurou a fazer esse osciloscópio?

Achei o circuito bem simples, não lembro se já perguntei a vocês se tem alguma complicação ou precisa de alguma atenção redobrada em alguma parte do circuito...
Só achei complicado achar alguns componentes por aqui, em especial, claro, o LCD

Vocês poderiam me dizer se este lcd serviria nesse projeto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465435874-display-grafico-128x64-modelo-erm12864-_JM

ou então esse
http://www.ebay.com/itm/1PCS-12864-Blue-Backlight-128X64-Dots-Graphic-Matrix-LCD-Module-Display-LCM-GOOD-/330809490475?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d05c83c2b

Estou ficando bem interessado em montar esse projetinho

plautz

Guest
Quote from: visioncb on 07 de April de 2013, as 05:25:23
Olá, Plautz ou Hgamal... ou alguém que se aventurou a fazer esse osciloscópio?

Achei o circuito bem simples, não lembro se já perguntei a vocês se tem alguma complicação ou precisa de alguma atenção redobrada em alguma parte do circuito...

Vision,

Os únicos componente que você deve prestar atenção é ao microchoque de 10µH e aos CI's 4052, que devem ser preferencialmente da Toshiba (TC4052). Testei com outros fabricantes e algumas zicas ocorreram.

QuoteSó achei complicado achar alguns componentes por aqui, em especial, claro, o LCD

Vocês poderiam me dizer se este lcd serviria nesse projeto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465435874-display-grafico-128x64-modelo-erm12864-_JM

Esse acredito fortemente que sirva. O que usei foi um do mesmo fabricante, sendo que o modelo é ERM12864-2E.

Quoteou então esse
http://www.ebay.com/itm/1PCS-12864-Blue-Backlight-128X64-Dots-Graphic-Matrix-LCD-Module-Display-LCM-GOOD-/330809490475?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d05c83c2b

Esse não posso te afirmar pois não tenho como saber qual o controlador dele. Mas, pela 'cara' do cidadão, também creio que funcione.

O importante em relação ao LCD é o controlador dele, que deve ser a dupla KS0107 / KS0108 ou equivalente (por exemplo: HD61202/HD61203, AX6108/AX6107, KS0708, S6B0708, S6B0108A, S6B2108, S6B0108 and NT7108 e SB0107 / SB0108).

LCD's com controladores diferentes (tipo o da toshina TC6993C) não funcionam.

QuoteEstou ficando bem interessado em montar esse projetinho.

Não se arrependerá, garanto.

Abraços.

visioncb

Hand MasterMind
Plautz, obrigado por responder, já encomendei aquele do ebay, com o controlador do qual vc comentou...
Vou encomendar o resto das coisas na Farnell e encomendar a plaquinha com o Tiago, e começar a procurar um gravador de Atmega...

Uma pergunta, alguma chance de você me passar esse firmware que você usa no seu osciloscopio? Aquela, com o logo do handmades no início?  :)

visioncb

Hand MasterMind
Comprei as peças, os CI´s da Toshiba e o display, vou tentar fazer ele o mais compacto possível pra ver se ele fica portátil...
Ainda estou estudando aqui o código do lcd, pra desenhar alguma coisa, todo aprendizado é importante, quem sabe desse conhecimento não sai outro projeto?  :tup

O ruim é que comprei tudo no ebay, mas quando chegar eu posto detalhes da montagem..

visioncb

Hand MasterMind
Faz quanto tempo mesmo, que eu postei que havia comprado os componentes?

Todos terminaram de chegar hoje, o display foi semana passada, hoje chegaram os CIs da Thoshiba que o Plautz comentou...

Aproveitando que estarei de férias da faculdade... vou montar o bixinho

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

Espanhol

Hand MasterMind
Deixaram o cérebro de molho no absinto  :D
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Mergulhar o cérebro em absinto?!?!? Mas este fórum está muito vitoriano!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quote from: Espanhol on 20 de June de 2013, as 16:52:05
Deixaram o cérebro de molho no absinto  :D

Porém gelado!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Tiago Vulgar

**
Freqüente
O sonho do careta é a realidade do maluco
  1. trujfly@hotmail.com
Posso desenterrar esse tópico? Qual gravador foi usado p/ os dois microcontroladores?

:anjo:

andersohm

*
Iniciante
Bom dia!

Achei esse osciloscópio DIY no site da DX:

http://www.dx.com/pt/p/diy-dso138-digital-oscilloscope-kit-electronic-learning-kit-black-red-383995

Characteristics of indicators:

[spoiler]- Maximum real-time sampling rate: 1Msps

- Accuracy: 12Bit

- Sampling buffer depth: 1024 bytes

- Analog bandwidth: 0 - 200KHz

- Vertical Sensitivity: 10mV / Div - 5V / Div (1-2-5 progressive manner)

- Adjustable vertical displacement, and with instructions

- Input impedance: 1M

- Maximum input voltage: 50Vpp (1: 1 probe), 400Vpp (10: 1 probe)

- Coupling modes: DC / AC / GND

- The horizontal time base range: 10s / Div - 50s / Div (1-2-5 progressive manner)

- With automatic, regular and one-shot mode, easy to capture the -moment waveform

- Available rising or falling edge trigger

- Adjustable trigger level position, and with instructions

- Observable previous trigger waveform (negative delay)

- Can freeze at any time waveform display (HOLD function)

- Comes 1Hz /3.3V square wave test signal source[/spoiler]

Parece ser interessante...  :)
"Don't talk to strangers..."