Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 01:32:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: breu x componentes que esquentam muito  (Lida 30334 vezes)
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #30 : 30 de Junho de 2011, as 22:49:19 »

Que vicia é a fumaça oriunda da do derretimento do estranho... e pelo visto todos aqui já inalaram.
Registrado
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #31 : 30 de Junho de 2011, as 23:16:43 »

Que isso! Uso breu a 10 anos duas vezes por dia todo santo dia e até hoje não viciei.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #32 : 30 de Junho de 2011, as 23:35:00 »

Fumaça de estanho "rules"...     Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #33 : 30 de Junho de 2011, as 23:43:26 »

Será que isso mata ?
ou faz mal ?
Porque creio que tem muita gente que precisa de um "Cheiradores de solda anônimos"...
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #34 : 30 de Junho de 2011, as 23:46:47 »

Melhor que sejam "conhecidos", pois está muito tarde para o anonimato...   Cheesy Cheesy

Acho que não mata.  Trabalho com eletrônica desde os 17 anos, e já montava traquitanas desde os 13.  Até agora, tudo tranquilo, sem problemas respiratórios.
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #35 : 01 de Julho de 2011, as 00:18:16 »

Começei com 16. Imagino quando estiver na idade da galera daqui do fórum o tanto de solda que eu já não vou ter cheirado, fora que já vou estar fera igual aos mestres.

e que venha solda fumaçando na nossa cara ...
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #36 : 01 de Julho de 2011, as 01:12:53 »

Que vicia é a fumaça oriunda da do derretimento do estranho... e pelo visto todos aqui já inalaram.
Aí, veja o lado bom, os neuronios ficam soldados um no outro.  Cheesy Cheesy Cheesy

Deixando a brincadeira de lado...

O chumbo contido na solda é nocivo a saude humana.
Nem por isso vamos deixar de soldar...
Mas uma certa cautela é bom ter:
Nao se deve meter o nariz na fumaça e "tragar", no momento em que derreto a solda, quando solta a fumaça eu prendo a respiraçao.

Mexo com eletronica desde 1994, nao tenho nem nunca tive problemas respiratorios.
Pode ficar tranquilo, e so tenha a cautela de nao respirar intensionalmente a fumaça da solda.
Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #37 : 01 de Julho de 2011, as 01:19:59 »


e so tenha a cautela de nao respirar intensionalmente a fumaça da solda.



Ahhh  Embarrassed
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Juninho
Visitante
« Responder #38 : 01 de Julho de 2011, as 01:36:05 »

Eu nunca vi nenhum relato, mas ja tive professores que dizem que a inalacao da fumaca da solda é nocivo a saude e que com o passar do tempo pode ate provocar cancer.

Quando soldo, procuro ligar o ventilado de teto no modo exaustao e abrir as janelas. Já no trabalho, como o laboratorio possui ar condicionado utilizo aquelas mascaras cirurgicas.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #39 : 01 de Julho de 2011, as 07:47:29 »

Oi Pessoal

O GrAmorim levantou um ponto importante. Os vapores de chumbo são nocivos a saúde. O acúmulo de chumbo no fígado pode levar a cirrose e no cérebro causa um tipo de insanidade mental conhecida como HandMades, ops, saturnismo.

Mas a solda que usamos é segura! Ela é uma liga de estanho e chumbo especial chamada Eutética. Ligas eutéticas tem a propriedade de fundirem a uma temperatura mais baixa que a de seus componentes. O estanho funde a 232C e o chumbo a 327,5C. A liga 60-40 funde a 188C (dados da Wikipedia).

Bom, a 188C nem o chumbo e nem o estanho deveriam estar líquidos, logo não há vapor! Se algum metal eventualmente se desgarrar da liga, solidifica imediatamente.

É claro que isso só é válido se a temperatura da solda for mantida abaixo do ponto de fusão do chumbo. A partir deste ponto, pode haver vapor de chumbo.

Eu costumo usar uma estação de solda, que me permite controlar a temperatura em que estou trabalhando. Costumo manter o controle em 270C. Embora a solda derreta em temperaturas menores, com o ferro a menos de 200C isso leva muito tempo.

Recomendo aos colegas que considerem usar uma estação de solda. A que eu tenho é simples e me custou R$130,00. O conforto de soldar com ela é muito superior ao ferro de 30W ou 70W. Controlando a temperatura, evita-se danos aos componentes, inalação de chumbo e a pasta de solda funciona bem melhor, sem se queimar antes de fazer a limpeza.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #40 : 01 de Julho de 2011, as 12:52:50 »

Eduardo, obrigado por explicar a razão pela qual ainda não tenho câncer de pulmão...  Smiley
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #41 : 21 de Setembro de 2013, as 12:27:24 »

Pessoal, esse breu da certo para fazer o verniz: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508844829-breu-grace-para-instrumentos-de-arcos-_JM
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #42 : 21 de Setembro de 2013, as 13:26:35 »

Esse dá:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500112526-breu-1-kilo-mawin-_JM

Tu vai conseguir "untar" placas até a 10 geração com 1Kg de breu.

Cuidado, pasta de solda não é Breu, é ácida e faz mal à saude.  O breu é solúvel em álcool comum e quando evapora, ao soldar, faz menos mal à saúde que a pasta de solda.

Além disso, a pasta de solda pode corroer e furar a placa e até abrir buracos no ferro.  Se usa, deve ser limpa depois.  já o breu..  pode deixar que nada ocorre.

é fácil, depois de passar um bom-bril com sabão e água para limpar a placa, seca e imeditamente passa um cotonete ou palito de fósforo com algodão molhado em alguns pingos de breu com alcool.  bem pouco material e sua placa fica assim cor de cobre durante anos...

Pasta de solda sim...  eu até encontrei por aqui na loja.  meu avô usava e parou anos antes de morrer.   Ainda uso pra soldar fios na carcaça de pedais...  é pra isso que é boa a pasta.


T+
« Última modificação: 21 de Setembro de 2013, as 17:00:09 por Plautz » Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #43 : 21 de Setembro de 2013, as 13:48:37 »

Eu só uso verniz aue eu fiz de breu com álcool isopropílico.
Não tem coisa melhor.As soldas ficam perfeitas e a ponta doferro de solda sempre limpa.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #44 : 21 de Setembro de 2013, as 13:50:09 »

Eu só uso verniz aue eu fiz de breu com álcool isopropílico.

O isopropílico sim..  é cancerígero.  porque não usar alcool de cana que apenas é cachaçígeno?  hahaha!!  T+
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal