Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:06:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: breu x componentes que esquentam muito  (Lida 29801 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #60 : 18 de Novembro de 2016, as 20:28:43 »

Citar
Uso um paninho de algodão molhado pra tirar as cracas da ponta do ferro.   O Breu só mesmo pra não oxidar as trilhas.

Abraços.

Eu uso é chave de fenda mesmo. Passo ela na ponta do ferro de soldar quente e ela fica brilhosa, nada mais que isso.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #61 : 18 de Novembro de 2016, as 21:26:55 »

Citar
Uso um paninho de algodão molhado pra tirar as cracas da ponta do ferro.   O Breu só mesmo pra não oxidar as trilhas.

Abraços.

Eu uso é chave de fenda mesmo. Passo ela na ponta do ferro de soldar quente e ela fica brilhosa, nada mais que isso.

Devemos usar um material não abrasivo pra limpar a ponta do ferro.  A chave de fenda acaba com a ponta do ferro.  O pan0 molhado não é abrasivo à ponta do ferro, mas tira a solda quente e a escória seja do que.  O mesmo princípio vale pra limpar panelas com colher de pau ou vidros co jornal:  material que limpa é mais mole do que a superfície a ser limpa.

Abraços.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #62 : 18 de Novembro de 2016, as 21:41:52 »

Citar
Devemos usar um material não abrasivo pra limpar a ponta do ferro.  A chave de fenda acaba com a ponta do ferro.  O pan0 molhado não é abrasivo à ponta do ferro, mas tira a solda quente e a escória seja do que.  O mesmo princípio vale pra limpar panelas com colher de pau ou vidros co jornal:  material que limpa é mais mole do que a superfície a ser limpa.
Abraços.

Eu entendo o seu ponto de vista, mas, é que uso, há pelo menos 10 anos, um ferro de soldar Hikari de 25 ou 30W (a especificação já até se apagou) e sempre usei uma chave de fenda ou objeto metálico similar pra limpar a ponta, e até hoje, essa ponta está zero bala e soldando que é uma beleza.


Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #63 : 18 de Novembro de 2016, as 21:56:00 »

Também uso Hikari de 30W.  Sempre limpo a ponta com um pano de algodão, molhado ou não, quando a esponja própria acaba.  Quando fica muito sujo, pego um bastão de silicone (a chamada cola de silicone), derreto na ponta do ferro e volto a limpar com o pano.  A ponta fica nova, sem usar abrasivos ou metais, que poderiam danificar o revestimento da ponta do ferro.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, as 14:46:33 por Adiel » Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #64 : 18 de Novembro de 2016, as 22:56:15 »

O que vocês não entendem é que a ponta do ferro não tem nenhum tipo de revestimento, porque se tivesse, o revestimento não resistiria a 10 anos de uso limpando a ponta com chave de fenda e ela estaria detonada, desgastada e nem pegaria mais solda.
Mas, não é o que acontece e o meu Hikari faz soldas do mesmo jeito que fazia há 10 anos atrás.

Por isso, sugiro que parem de usar paninhos úmidos pra limpar pontas de ferros de soldar, porque realmente não é necessário, simples assim...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 23:03:28 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #65 : 19 de Novembro de 2016, as 08:24:27 »

Eu gosto de usar breu pra ajudar na soldagem  e pra não deixar as pedrinhas soltas, eu recorto o fundo de uma lata de refrigerante ou cerveja, dobro as bordas pra dentro pra não ficar cortante e o fundo convexo se torna um cadinho.  Coloco algumas pedrinhas de breu e ponho pra derreter no fogão (devagar, segurando o cadinho com alicate e cuidado que o breu é muito inflamável). Quando o breu virar líquido, deixe esfriar que ele vai endurecer de novo e ficar no fundo do cadinho. Deixe ele na bancada e encoste a ponta do ferro quente no breu quando for soldar algum fio ou terminal de componente (coloque junto com a ponta de ferro no breu, pra grudar um pouco de breu antes de passar a solda).
Como isso deixa breu que vai queimando na ponta do ferro, eu uso a esponja úmida para limpar o breu carbonizado que vai ficando.

Breu é resina de árvore (acho que de pinheiros), por isso quando queimado solta fumacinha com cheiro (tem gente que gosta, tem gente que não gosta), como incenso (que também é feito com resina de árvore).

http://www.gmceras.com.br/his-breu.html
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, as 08:32:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #66 : 19 de Novembro de 2016, as 10:29:22 »

Boa ideia, Xformer.  Eu derreto as pedrinhas, sobre uma plaqueta de madeira, com a ponta do ferro de soldagem, mesmo.  Gostei da proposta da latinha.   Legal!
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #67 : 19 de Novembro de 2016, as 14:29:34 »

O que vocês não entendem é que a ponta do ferro não tem nenhum tipo de revestimento, porque se tivesse, o revestimento não resistiria a 10 anos de uso limpando a ponta com chave de fenda e ela estaria detonada, desgastada e nem pegaria mais solda.

Pontas sem revestimento duram apenas alguns dias. Pontas de cobre exposto ( aquelas dos ferros FAME, Enér, etc, dos tempos de antanho ) têm o cobre dissolvido lentamente pela solda à medida que o ferro vai sendo usado e precisam ser apontadas ou substituídas com frequência.

Mas, não é o que acontece e o meu Hikari faz soldas do mesmo jeito que fazia há 10 anos atrás.

A ponta dos ferros Hikari têm um revestimento de " ferro e alumínio ", conforme o fabricante. Eu, na verdade, acho que é níquel, mas, independentemente do material com o qual a ponta é revestida, a mesma dura muitos anos, desde que o revestimento não seja danificado. É por causa do revestimento, que ainda não foi danificado, que o seu ferro continua fazendo soldas exatamente como há dez anos atrás.

Por isso, sugiro que parem de usar paninhos úmidos pra limpar pontas de ferros de soldar, porque realmente não é necessário, simples assim...

Realmente, não é necessário usar pano úmido. Pano seco, de algodão ( camiseta Hering, por exemplo ) funciona também e é mais prático.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, as 14:31:14 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #68 : 21 de Novembro de 2016, as 06:18:14 »

Rapaz... entrei pra essa vida há mais ou menos um ano... quando meu cunhado me mostrou o poder do breu, eu quebrei um pedaço do breu do meu violino pra fazer essa mandinga... eu não viciei... paro quando quiser (desculpa de todo viciado _)
 Legal! Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #69 : 29 de Novembro de 2016, as 10:53:44 »

Usei durante 35 anos, até fechar a minha oficina, há dois anos.  

Acabei tendo que montar outra oficina aqui em casa, para minhas montagens e projetos.   Ui

Acho que a coisa vicia, mesmo...  Wink
Registrado

Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal