Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:53:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplifcador com tda2005  (Lida 17411 vezes)
samuelluthier
Visitante
« : 07 de Julho de 2011, as 16:12:25 »

Olá Pessoal to querendo montar um power para o tsw, mas tem que ser no maximo uns 25w, pois o falante que eu consegui é de 35w apenas, então não posso passar muito dessa potencia.
então como tenho um tda 2005 de bobeira aqui, pensei em aproveitalo, vi alguns esquemas na net, mas sem layout, que se ligado em bridge ele fornece 20w, e pra mim essa potencia ta boa.
eu encontrei um esquema com layout e tudo no tonieletronica, mas tem uns valores de resistor meio estranho, dai fiquei na dúvida em montalo, vou postar aqui pra ver se alguem sabe os reais valores desses resistores, ou se estão corretos.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 08 de Julho de 2011, as 09:34:05 »

Samuel, os valores de resistores que estão com numeros, sem nenhuma letra, é considerado nminal; isto é:
  1 = 1R ou 1 ohm.
12 =  12R ou 12 ohm.
Espero ter ajudado.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #2 : 08 de Julho de 2011, as 10:47:23 »

Se quiser pode tentar esse aqui também. No seu caso é só montar "meia placa" que se refere a um TDA2005. Esse amp eu ja montei e da muito som além de que pode trabalhar até com cargas em torno de 2ohms de acordo com a alimentação especificada no datasheet.
http://www.circuit-projects.com/cimg/Amplifier_TDA2005.rar
Registrado
samuelluthier
Visitante
« Responder #3 : 08 de Julho de 2011, as 12:20:12 »

Muito obrigado juptera, é que eu achei estranho pois não tinha a medida na frente do numero ai pensei que pudesse ser referencia a alguma documentação que pudesse existir em algum site de onde foi retirado o circuito entende.

ricardo, muito obrigado t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelo projeto mas acho que vou montar o do toni m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) pois ta quase tudo na mão, hehe.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 08 de Julho de 2011, as 21:25:14 »

Tem varios esquemas com layout na net...

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/196
http://skema-elektronik.blogspot.com/2009/07/20w-bridge-audio-amplifier-based-on.html
http://xtronic.org/circuit/amplifier/amplifier-tda-2005-bridge-car-20-w/

E o proprio PDF dele tem layout...
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1451.pdf
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
ApAcHe*
Visitante
« Responder #5 : 21 de Novembro de 2011, as 08:08:46 »

Galera, só upando pra uma dúvida

Quero montar um amp pra um colega meu que vai usar 2 Caixas 25W RMS/4 Ohms para ouvir música em casa no PC pensei logo no TDA2005 pelo seu baixo custo e fidelidade, e também por apresentar 20W. Só que estava lendo um link aqui http://www.extremecircuits.net/2010/08/low-cost-2x20-watt-stereo-amplifier-by.html e olhando o Datasheet do TDA, diz que não se deve usar mais que 3,5A por TDA2005, então para esse amp, o melhor seria um transformador de 12V/5A? o problema que um desse é 60 Dilmas na SoldaFria, o que já fica fora de cogitação, agora se eu usasse um transformador de 12V/2A ou 3A usando o mesmo fio para ligar os dois TDAs teria algum problema?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 21 de Novembro de 2011, as 10:28:49 »

 Se ele consome em média 3,5A 1 transformador de 5A já seria pouco pra eles. Você pode colocar um de 3A pra cada TDA.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
ApAcHe*
Visitante
« Responder #7 : 18 de Dezembro de 2011, as 16:17:58 »

Galera, tenho uma dúvida:

Montei esse amp aqui: http://www.circuit-projects.com/audio-circuits/low-cost-2x20-watt-stereo-amplifier-by-tda2005.html e tive um grande problema, e conto com vocês para ver se fiz alguma besteira, antes de eu trocar algumas coisas.  Inicialmente montei ele conforme o layout, utilizando um transformador da Lune de 12V/5A e liguei ele SEM qualquer alto-falante ou sinal, apenas conectei o transformador na tomada e observei alguns estalos vindos da placa, que vinha do 2º TDA, observei para ver se tinha algo errado na minha montagem, mas não tinha, nada em curto. Liguei outra vez na tomada, e o TDA deu um estalo muito forte, e ele "explodiu" pois abriu um buraco nele! Com isso, por medidas de segurança, não prossegui e queria o auxílio de vocês em algumas questões:

1 - Isso aconteceu por eu ter ligado o TDA2005 sem ter colocado nenhum alto-falante, e o mesmo não tinha onde "dispersar" a potência

2 - A ligação da alimentação que eu fiz está errada? eu apenas descasquei o fio e soldei para o outro lado, como mostra a figura abaixo?



3 - É possível ter tido algum problema APENAS no TDA da direita? pois o da esquerda parece intacto, sem quaisquer problema?

Quem puder ajudar, agradeceria bastante, qualquer erro grosseiro passível de reclamação podem colocar sem problema!

Abraços
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 18 de Dezembro de 2011, as 17:31:24 »

Apache creio que apenas aparelhos valvulados ou de grande potência, tenha esse problema de queimar quando são ligados sem falantes. Pois senão meus amplificadores com TDAs iriam todos queimar
Acredito que possa haver alguma ligação errada ou em curto...



Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 18 de Dezembro de 2011, as 17:41:29 »

Se você ligou conforme a foto, então os dois TDAs devem estar pifados a esta hora. Você ligou diretamente o transformador de força no amplificador sem retificar e filtrar, pois na placa dos amplificadores não vi nenhum diodo ou ponte retificadora e respectivos capacitores de filtragem (eletrolíticos grandes, pelo menos uns 4700uF).
O transformador fornece tensão alternada e os amplificadores precisam de fonte de tensão contínua.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #10 : 18 de Dezembro de 2011, as 18:40:19 »

Se você ligou conforme a foto, então os dois TDAs devem estar pifados a esta hora. Você ligou diretamente o transformador de força no amplificador sem retificar e filtrar, pois na placa dos amplificadores não vi nenhum diodo ou ponte retificadora e respectivos capacitores de filtragem (eletrolíticos grandes, pelo menos uns 4700uF).
O transformador fornece tensão alternada e os amplificadores precisam de fonte de tensão contínua.

O xformer, explicou tudo; ou seja, este amplificador precisa de uma "fonte"
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #11 : 18 de Dezembro de 2011, as 23:21:53 »

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1015.45
Acha um link assim:
 Tda7294 Power Amp.pdf

Nesta página Cogumelo postou um power com TDA7294 (conforme escrito acima), abra ele... neste arquivo você terá a placa da fonte que você precisa.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #12 : 19 de Dezembro de 2011, as 06:30:24 »

A primeira coisa que eu me questionei foi isso, até porquê com o 7809 teve uma ponte de diodos, daí pensei que ligado no crú iria dar problema, mas como confiei no Layout, deixei para ver, mas tem um detalhe, essa retificação do TDA7294 aumentou em 10V, no caso, meu transformador é 12V, e o TDA2005 aguenta no máximo 18V, se eu usar a fonte dele, ocorrerá problema?
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #13 : 19 de Dezembro de 2011, as 08:35:52 »

Apache
você ligou o transformador sem usar o tap central?
com isso você ligou com 24v ac
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
ApAcHe*
Visitante
« Responder #14 : 19 de Dezembro de 2011, as 08:37:37 »

O meu transformador não tem Tap Central, tem 2 fios que se ligado no medidor AC do Multímetro, dá 11,2V
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal