Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 20:34:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas JCM800 2204  (Lida 39303 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #105 : 02 de Setembro de 2011, as 16:13:44 »

Haroldo mas tem vezes que recomeçar do zero resolve sim o problema realmente não é a melhor opção no caso de um amplificador, mas se só restar essa opção... E o problema com o Indalécio não foi o preço e sim a atitude dele.

Smiley Recomeçar e torcer para "errar certo". Desculpa, mas fazer de novo, só sabendo onde foi o erro para não cometê-lo novamente.

Imagina?!? vamos a lua? O foguete anterior explodiu, não esquenta... foi azar! Vamos fazer de novo! Quem vai pilotar? (eu não)

Entre amplificadores e foguetes existe uma "pequena" diferença. Smiley

Mas voltemos ao intuito do tópico que no momento é de tentar ajudar ao nillo
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, as 16:16:20 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #106 : 02 de Setembro de 2011, as 17:39:43 »

Oi Nillo !

Vou tentar ajudar dizendo o que eu faria pra achar o problema.

1 - Arrume um alicate amperímetro, aquele que tem "garras" porque você vai precisar medir corrente AC (que normalmente não tem nos multímetros comuns). Se não tiver empreste ou compre um, não é muito caro (tem os caros, mas dá pra achar um por menos de 50 reais). E precisa de um multímetro razoável com alta impedância de entrada (pelo menos uns 10Mohms - os baratinhos não servem, analógico não serve) para medir a tensão de bias.

2 - Você disse que o transformador de força está esquentando muito. Então desligue a etapa de alta tensão e deixe ligado somente a etapa de 6,3V dos filamentos. O transformador de força suporta a corrente para os filamentos (eu presumo que pelo menos uns 4A ele tem que fornecer para 2 EL34 e 3 12AX7) ?  Coloque o alicate amperímetro num do fio do transformador que vai pros filamentos e veja se a corrente está de acordo com o esperado - um só fio precisa ir entre as garras, se colocar os dois, não vai medir nada).  Se ligar o ampli e estiver ok e o transformador não esquentar, o problema é na etapa de alta tensão.  Meça também a tensão nos filamentos e veja se está entre os 5,7 e 6,9V.

3 - Se o problema não estava na etapa dos filamentos, agora mais cuidado, porque vai ter que medir a etapa de alta tensão.  Veja a tensão do enrolamento de alta tensão em aberto e veja se tem a tensão esperada (no esquema que eu tenho aqui é 320Vac).  Se estiver ok, volte a conectar este enrolamento ao retificador e capacitores de filtro.  Teste a tensão da fonte (tire as válvulas). Pelo meu esquema são uns 470Vdc   CUIDADO !!!  Seria bom colocar antes um resistor bleeder (220k) entre os terminais dos capacitores de filtro.  Veja se o transformador esquenta. Como não há praticamente corrente sendo consumida porque as válvulas não estão no circuito, se esquentar ou houver uma corrente excessiva sendo consumida (meça com o alicate amperímetro num dos fios do enrolamento de alta tensão).  Se esquentar e tiver corrente excessiva, deve haver algum curto circuito, capacitor em curto, nesse caso, desligue tudo e saia testando todos os componentes no caminho da alimentação de alta tensão (depois do amplificador ser desligado, capacitores descarregados, etc    CUIDADO !!!).

4 - Se não estiver nada errado, tente ajustar a tensão de bias o mais negativa possível. Nesse ponto você precisa ter o multímetro com alta impedância.  Deixando a tensão de bias bem negativa, faz com que as válvulas de potência conduzam bem pouca corrente de placa.  No meu esquema a tensão de ajuste de bias é -57Vdc, se puder deixar mais negativo que isso, vai ajudar.  Depois de achado o problema você ajusta de novo para -57Vdc.

5 - Se não achou o problema, cheque o transformador de saída.  Veja se o primário não está em curto circuito (precisa ter uma resistência da fiação maior do que uns 50 ohms).  Se o secundário estiver em curto vai ser mais difícil descobrir porque a resistência do secundário é pequena.  Você pode testar o transformador de saída ligando o primário na rede e medindo a tensão no secundário, se você souber a relação de espiras ou de impedâncias, descobre qual a tensão esperada no secundário. Se o secundário estiver em curto, ele vai se refletir no primário e não vai ter a alta impedância aparecendo nas placas das válvulas, aumentando assim a corrente e forçando os transformadores.

6 - Veja sempre com o alicate amperímetro a corrente que está passando no primário do transformador de força pra ver se está dentro do esperado.
 
Bom, vai fazendo estes teste e retorne o que aconteceu pra termos mais idéias.

Boa sorte e CUIDADO !!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #107 : 03 de Setembro de 2011, as 11:25:52 »

Valeu pelas dicas Xfomer. O problema vai ser o alicate, mas acho que segunda vou levar o ampli la na empresa onde trabalho para colocar no ociloscopio e la eles tem o alicate amperimetro.
Eu acredito que o problema não está no transformador de saida e nem nas valvulas de saida. Digo isso pelo seguinte fato: Guitarra plugada na entrada HI; potenciometros de medios, agudos e vol-pré no máximo; conforme vou abrindo o master vai aparecendo aquele som chato de captadores single. Continuando a abrir o master, chega uma hora que o ampli faz um "tec" e o volume do ruido diminui. Nessa hora eu sei que se tocar a guitarra o som vai sair com o problema (nesse momento t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) a voltagem logo apos a retificação cai de 405V para 400V). Diminuindo o master, o ampli volta a fazer o "tec" e o volume do ruido aumenta, então sei que se tocar a guitarra o som vai sair normal. E o mais incrivel é que se os controles de medios e agudos estiverem fechados isso não ocorre.
Preciso abaixar um pouco a tensão da fonte como GrAmorin falou para testar, mas aqui so tenho resistores de 1/8.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2011, as 11:29:02 por nillo » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #108 : 04 de Setembro de 2011, as 17:51:26 »

Nilo ... sera que esse ponteciomentro seu nao ta com problemas, você chegou a testar eles.
Da uma olhada neles... não custa tentar... ja que você fez de tudo e não achou o problema.

Atenciosamente

Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #109 : 01 de Outubro de 2011, as 07:30:41 »

Nilo, voce ja mexeu no ajuste RV1?
Registrado

nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #110 : 07 de Outubro de 2011, as 11:46:27 »

Nilo, voce ja mexeu no ajuste RV1?

Na verdade  so regulei quando o ampli ficou pronto e depois nunca mais ajustei. Vou verificar!! Dei uma parada pois estou em época de provas...mas jaja eu volto com tudo!rs
Registrado
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #111 : 21 de Março de 2012, as 22:28:03 »

E ai pessoal t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) em ordem??
Depois de um bom tempo parado sem mexer no ampli, estou voltando a saga de tentar achar o problema dele. Levei na empresa onde trabalho para um amigo me ajudar. Estamos ligando um gerador de funções (injetando um sinal de 440Hz) na entrada e vendo no ociloscopio. Mas ta dificil descobrir de onde vem o problema. A senoide ja aparece com interferencia (vou tirar uma foto para voces entenderem melhor) logo na saida do primeiro triodo do pré.
Qualquer ajuda, sugestão, etc é muito bem vinda!!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #112 : 23 de Março de 2012, as 13:52:59 »

E ai nilo tudo bom.

Que tipo de interferencia e essa que você cita?? 
Poste umas fotos se possivel, não so  da tela do osciloscopio ,mas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) do amp, em particular o serto da pré onde começa o problema, assim fica mais facil de visualizar.

Uma Observação: Pode ser solda fria. Verefique isso.

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal