Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:55:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como colocar reverb de mola no circuito  (Lida 13246 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 13 de Dezembro de 2009, as 21:09:09 »

Olá a todos!

Tenho uma dúvida a um certo tempo, mais esses dias me encuquei com ela de vez. Gostaria de saber se tem como inserir um reverb de mola em um circuito de um amp valvulado qualquer (provavelmente deve haver), porém é muito dificil? Compensa? Fica bom?
Agradeço a atenção de todos e peço ajuda quanto essa dúvida.

Abraço a todos!
Registrado
diogogranado
Visitante
« Responder #1 : 16 de Dezembro de 2009, as 23:09:45 »

Geralmente ele é inserido entre o pré e o power amp. Tem como a colocar em praticamente todo amplificador desde que se conheça o seu circuito. Se compensa ou não vai depender do amplificador em questão pois talvez vc tenha que montá-lo fora do amp por falta de espaço, compensando mais comprar um pedal de reverb. Esse da Behringer tem um bom custo benefício e custa praticamente o mesmo preço da "adaptação" no amp.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #2 : 17 de Dezembro de 2009, as 10:45:31 »

Mais tem que fazer alguma alteração no circuito?
p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) na verdade, não é um amp comprado, quero fazer um amplificador valvulado, dai pra ficar melhor teria que ser um reverb de mola.
Registrado
diogogranado
Visitante
« Responder #3 : 17 de Dezembro de 2009, as 11:03:55 »

Aí é diferente, já que vc tá fazendo o amp do zero, pode deixar um espaço pro circuito e pro tanque. Eu aconselho vc a montar o reverb solid state mesmo pois na maioria dos amps é assim. Procure o esquema do laney lc15R que é bem simples de entender. Se vc ainda náo tem os transformadores, deve incluir no transformador de força um secundário de 15+15v. Se já tem é só colocar um trafinho 15+15v dentro do chassis que também fica bom.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #4 : 17 de Dezembro de 2009, as 15:34:30 »

Ok, vo procurar esse esquema!

Obrigadão pelas dicas!

Abraços!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #5 : 17 de Dezembro de 2009, as 18:10:00 »

Aí é diferente, já que vc tá fazendo o amp do zero, pode deixar um espaço pro circuito e pro tanque. Eu aconselho vc a montar o reverb solid state mesmo pois na maioria dos amps é assim. Procure o esquema do laney lc15R que é bem simples de entender. Se vc ainda náo tem os transformadores, deve incluir no transformador de força um secundário de 15+15v. Se já tem é só colocar um trafinho 15+15v dentro do chassis que também fica bom.

Esse transformador de 15+15v é realmente necessário? Porque podia puxar uma tensão mais próxima a 15v de algum ponto do circuito do ampli e colocar uns resistores e capacitores pra reduzir a voltagem... Tongue

No site da accutronics tem um esquema elétrico de um driver-recovery pra usar num reverb de mola. Vou anexá o pdf aqui embaixo.

A minha dúvida também é: basta esse circuitozinho e ligar o tanque em +-15V?
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #6 : 27 de Dezembro de 2009, as 23:34:03 »


Esse transformador de 15+15v é realmente necessário? Porque podia puxar uma tensão mais próxima a 15v de algum ponto do circuito do ampli e colocar uns resistores e capacitores pra reduzir a voltagem... Tongue

No site da accutronics tem um esquema elétrico de um driver-recovery pra usar num reverb de mola. Vou anexá o pdf aqui embaixo.

A minha dúvida também é: basta esse circuitozinho e ligar o tanque em +-15V?


É, mas nesse caso o reverb deve ser colocado em "paralelo", como nesse esquma da fender:

https://taweber.powweb.com/store/6a14_schem.jpg

E não sei se entendi sua pergunta direito Marcel, mas o tanque só tem entrada e saída mesmo, não tem que por nenhuma tensão nele.
Lá no GGG tem um esquema t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), que usa um TL74, e é bem compacto.

Eu nunca tive a oportunidade de comparar reverb de mola valvulado e solid lado a lado, então não sei se tem muita diferença, o ruim do valvulado é a necessidade de usar um transformador de "saida" parar a valvula, já que a impendancia de entrada do tanque é baixa(entre 8 e 200r), e o uso de dois triodos de uma valvula mais forte(mas dissipação de placa) como a 12AU7, para "empurrar" o tanque, ou um pentodo como a EL84 ou melhor, uma ECL82, que já tem o triodo para o segundo estagio e o pentodo.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal