Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 07:51:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recomendações / Software legal para layout eletrônica, porém de preço razoável?  (Lida 15151 vezes)
rikathu
Visitante
« Responder #30 : 19 de Fevereiro de 2012, as 19:54:47 »

Rafael, realmente, faltava selecionar no CvPcb e associar os componentes um por um, fiz isso que tu me disse, porém ao ler a netlist no Pcbnew aparece mensagens do tipo "Módulo [J201] ilha D não encontrada" (isso ocorre para todos o G, S e D de todos os fets) e uma outra do tipo "Módulo [100k] iha 2 não encontrada". Acho que agora só falta resolver isso e talvez já funcione, eu espero... Alguém possui alguma ideia de como arrumar esse detalhe? Valeu!  Embarrassed
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #31 : 20 de Fevereiro de 2012, as 08:11:51 »

Sugiro verificar o seguinte:
Antes de gerar a netlist para editar no Cvpcb, para finalizar o desenho no EESchema você deve clicar no ícone "up"(anotação do esquemático) para enumerar todos os componentes, depois em "Performe ERC / Testar ERC". Esse procedimento indicará onde falta completar as conexões (com uma setinha verde). Basta corrigir e fazer os outros passos novamente.

Imagino que isso irá resolver
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2012, as 08:16:55 por Rafael O Leite » Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #32 : 20 de Fevereiro de 2012, as 13:46:36 »

Ok Rafael, fiz a anotação do esquemático e depois testei o ERC, que indica 2 erros mas que mesmo com as setas apontando para eles não consigo arrumá-los ou entendê-los de jeito nenhum! Eles são "Erro Tipo (3): Pino conectado a alguns outros pinos mas, nenhum pino controla este". Isso ocorre na alimentação +9v e nos pontos de GND. E no Pcbnew estou conseguindo organizar os componentes agora, mas continua com as mensagens de que alguns pinos não foram encontrados e faltam algumas conexões, que eu tento fazer com a ferramenta "Adicionar trilhas e vias" mas não estou conseguindo. Fora esses detalhes estou gostando do programa, é bem fácil de usar, mas se eu não descobrir como resolver estes detalhes não vai me adiantar em nada... Só achei algumas ferramentas meio ruins de se usar, como a para mover os componentes. Ou vai ver o problema é só comigo mesmo. Obrigado pela ajuda.
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #33 : 20 de Fevereiro de 2012, as 13:53:55 »

Conforme sugerido pelo Plautz, veja alguns tutoriais...
Se vocês brigarem dê um tempo mas não se divorciem, procure compreender as circunstâncias e ser razoável.
Software é igual mulher, cheio de detalhes lógicos que nós temos de procurar entender

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #34 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:49:18 »

... porém ao ler a netlist no Pcbnew aparece mensagens do tipo "Módulo [J201] ilha D não encontrada" (isso ocorre para todos o G, S e D de todos os fets) e uma outra do tipo "Módulo [100k] iha 2 não encontrada"...

Isso ocorre em virtude do símbolo do componente, usado no esquema, estar com uma designação para os terminais (por exemplo, para o J201, no símbolo está G, S e D) e no footprint (usado no PCBNew), está 1, 2 e 3.

No EESchema e no PCBNew o quinto ícone da barra de tarefas é o editor de componentes e o editor de módulos, respectivamente.

Sugiro alterar no PCBNew.

Para simplificar, faça o seguinte:

  • Abra o PCBNew com a placa;
  • Clique com o botão direito do mouse em cima do componente problemático (no caso o J201);
  • Escolha Footprint (nome e face do componente. Ex. FootPrint Q1 (Superior)), e no sub-menu que aparecerá escolha editar;
  • Na janela que aparecer clique no botão Editor de Módulos.

O componente será carregado no editor de módulos. Clique em cima de cada ilha e escolha Editar Ilha. Na janela que aparecerá, no primeiro campo (Num Ilha), coloque o correto (se é pra ser D, G ou S, ou para ser  1, 2 ou 3). No seu caso ao ler o netlist ele diz que não achou as ilhas G, D e S. Então você tem que colocar esses designadores para as ilhas, obedecendo a disposição correta (veja no Datasheet).

Após fazer isso, clique no primeiro botão da barra (selecionar biblioteca de trabalho). Na janela que aparecer, encontre a biblioteca onde esse componente está e clique em Ok. Finalmente, clique no segundo botão (salvar módulo na biblioteca de trabalho).

Feito isso, feche o editor de módulos e o PCBNew. Reabra o PCBNew e tente leia a netlist novamente.

Erro Tipo (3): Pino conectado a alguns outros pinos mas, nenhum pino controla este

Coloque uma power flag em cada linha dessas (uma no +9V e uma no GND). Isso indicará para o Kicad que aquelas linhas são alimentação.

Você precisa "dizer" pro Kicad que aquelas são as linhas de alimentação. As power flags fazem isso.

Abraços.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #35 : 22 de Julho de 2012, as 17:26:47 »

Bom pessoal eu baixei o kicad e ele me pareceu bem mais simples que o Eagle. Só que na biblioteca não encontro muitas coisas, Por exemplo: o TL071 só vem com 4 terminais.
Alguém aí tem uma biblioteca disponível, queria uma com as peças que mais utilizamos, e também com 3PDP/Jacks.

Alguém tem alguma dica?


Abraços
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #36 : 30 de Julho de 2012, as 18:16:20 »

 Smiley Jones, na primeira página do tópico, o Plautz delineou os passos para conversão Eagle / Kicad, talvez seja útil...
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #37 : 30 de Julho de 2012, as 21:25:32 »

Eu vi.. Mas infelizmente não tenho eagle.

Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal