Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:15:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 95488 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #270 : 18 de Fevereiro de 2013, as 22:57:49 »

Pergunta que não quer calar: o som estava bom, bom mesmo? Pois, se estava, mexer pra que, Fernando?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fovb
Visitante
« Responder #271 : 18 de Fevereiro de 2013, as 23:10:24 »

Não disse que estava bom, pelo contrário, o equipo era maravilhoso; aliás 2 P-bass (um japa com headstock preto, lindo). O som estava xoxo, sem vida, sem brilho...
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #272 : 13 de Setembro de 2013, as 13:47:27 »

Pessoal sou baixista, e estou envolvido em três projetos, pré amp (baixo ativo), "footswicht para zoom g2" aqui do fórum e aumento de potencia do meu amp  e sem tempo ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Vou parar o projeto de "footswicht para zoom g2" que estou empacado por falta de conhecimento em eletrônica digital, e tentar conciliar os projetos "aumento de pontecia do meu amp" hauhauhauhauha, (é verdade baixistas são verdadeiras paniquetes por potência e com rasão, baixo sem um grave bem sustentado some na banda...) e pré amp (baixo ativo), para ajudar aqui neste tópico.
Não li todos os tópicos ainda, vou ler e tentar ajudar, afinal de contas tenho que honrar minha raça.... Cheesy

Há, quase me esqueci, troféu pá de ouro para eu! Sarcasmo
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #273 : 13 de Setembro de 2013, as 14:23:15 »

hahaha.. pensei que nao existiam mais baixistas.. parabens biograve, nada melhor que estar tocando ao vivo e sentir o baixista "costurando" em bom e alto timbre, a sua foto pensei que era do baixista do phil collins(que toca muiiito, )
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #274 : 20 de Setembro de 2013, as 23:21:46 »

Hehe, voltando... Li todos as postagens, que triste que os baixistas deixaram este tópico morrer, mas vou tentar ressuscitar, "enfermeira me passe o desfibrilador"...

Para começar um pouco sobre equalização de baixo, (Créditos para Mário Farufyno, dono da comunidade Baixo Brasil) com algumas observações minhas e creio de consenso geral entra os baixistas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
"As fundamentais, as notas que tocamos, estão abaixo de 120Hz (o Lá solto é 55Hz), é o chamado grave. Essas freqüências produzem aquele peso que vc mais sente do que ouve.

A gordura propriamente está, curiosamente, nos médio-graves. Na verdade vc pode situá-los entre 120 e 300Hz, mas atenção aqui esta o peso mas o embolo t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) (na estreita faixa entre 270 e 300Hz), se exagerar embola, se faltar fica sem peso.

Entre 600Hz e 2KHz esta a articulação das notas e, se vc puxar bem, aquele som anasalado de fretless típico do Jaco. É uma freqüência bem útil para vc ser ouvido em meio a uma mix densa, com muita gente tocando, mas se exagerar o som fica meio que de radinho.

De 2 a 5KHz está o brilho e definição, aquele som estalado de quem faz slap e é a região aonde a voz humana mais ressoa (2 a 3K), então tem q ter bom senso para não encobrir os vocais.

Acima disso [5 a 11k] o som vai ficando cada vez mais ardido que os caras de NüMetal tanto gostam mas nesse caso o cuidado deve ser que daqui para cima estão também os barulhos de dedo [paleta], corda [ruídos e chiados] etc.

Pro meu gosto, acima de 12 KHz pinta mais é ruído e chiado de captadores e vazamento de RF do cabo, mas também dar um boostezinho aqui, as vezes justamente suaviza os barulhos de corda."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pelo exposto no baixo existem 3 zonas primordiais.
Muitas vezes precisamos trabalhar em 4 ou 5 frequências ao mesmo tempo para chegar ao timbre desejado.

*Grave: creio que essa frequência se defini dependo mais do tipo de filtro usado, pois o grave pode ser simples para outros instrumentos mas para o baixo é muito complexo, tanto que causou uma tremenda divergência de opiniões aqui. Ele pode ser do tipo shelving se for de 20 Hrz a 60 Hrz (proteção, sub graves, efeito), entre 70 Hrz a 150 hrz um band pass é bem vindo. Na minha opinião band pass é muito mais útil... então a frequência seria 100 Hrz. Se for pensar desta forma, atendemos ao quesito peso que se sente (abaixo dos 120) e o peso que ouve.
Na minha opinião, um filtro passa banda que pegue umas duas oitavas (bem largo hehe) na frequência de 100 Hrz, assim pegaria de 25 Hrz a 300 Hrz.
*Médio: Essa é complicada hem... Existem três zonas de frequências interessantes: 400 Hrz, 800 Hrz, 1 Hrz, cada uma da uma "voz" diferente ao seu instrumento, é aqui que se define quem esta tocando, elas são muito boas para definir sua personalidade, um paramétrico aqui é perfeito e é claro que o ele pode subir mais...
*Agudo: essa faixa de frequências é extremamente importantes, pois aqui também se defini o timbre, tantos nas paletadas quando nos slaps, aqui na minha opinião temos que focar no brilho, entre 2 Hrz a 5 Hrz, aqui cabe um filtro passa banda centrado em 3 khz atingindo uma oitava, entre 1,5 hrz e 6 khz.
Mas tem um detalhe, o brilho é fundamental porém não agradaria tanto os metaleiros de plantão nem os donos de baixos fodasticos com cordas ultra novas que exploram os timbres de dedos de paleta acima dos  5 khz... acho que a melhor saída, seria umas simples chave que altere entre as frequências de 3 e 7 Khz, agradando assim a gregos e troianos.

Resumindo:
Grave - 100 Hrz
Médio paramétrico - 150 Hrz a 4 Khz
Brilho - 3 Khz
Ultra agudo - 7 Khz.

E vamos ver se conseguimos botar este tópico para funcionar.



Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Jsanches
Visitante
« Responder #275 : 20 de Setembro de 2013, as 23:41:58 »

Informações valiosas Biograve, Valeu!!!

Também sou baxista, tenho pouca experiencia com eletronica mas no que estiver ao meu alcance pode ter certeza que vou colaborar com desenvolvimento do projeto!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #276 : 20 de Setembro de 2013, as 23:46:28 »

Podiam começar montando os circuitos que foram propostos pra ver se reanima de novo então... fica a dica!  Wink
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jsanches
Visitante
« Responder #277 : 20 de Setembro de 2013, as 23:50:59 »

Podiam começar montando os circuitos que foram propostos pra ver se reanima de novo então... fica a dica!  Wink

Sim! vou separar os componentes que ja tenho em casa e fazer o pedido com o Felix do faltante! creio que não sera um bixo de sete cabeças pra mim, montar o circuito na protoboard!! valeu Boss...
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #278 : 21 de Setembro de 2013, as 00:49:04 »

Assim que terminar o bimestre na facul, eu tento montar... provas e mais provas.
Para escrever o testo acima tive que deixar de estudar e de terminar um trabalho para segunda..._
Já vi que vou passar o fds estudando de novo.hauhauhau

Mas falando sério, com certeza vou montar.
Apenas vou fixar os graves em 100 hrz e ver como fica resposta do bichinho, vou compara-lo com dois equipamentos que eu uso:

Meu amp fulero:
Grave(100 hrz), médio grave(500Hz), médio agudo(1Khz) e agudo a 3Khz - chave super bass. Estilo Ampeg.

Zoom b2.1u:
Que tem equalizador parametrico de duas bandas Q estreito / largo e  passa faixa
Ou equalizador gráfico de 6 bandas...

Será um teste interessante pois geralmente eu consigo me virar com qualquer coisa que jogam na minha mão, vamos ver como esse pré se sai...

Há, muito interessante olhar para os clássicos:
Ampeg, GK, Hartke
« Última modificação: 21 de Setembro de 2013, as 11:09:31 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #279 : 21 de Setembro de 2013, as 10:04:19 »

No primeiro circuito que foi elaborado pelo Haroldo eu o montei e ele na minha opnião se saiu bem mas, como devo ter dito lá atrás eu NÃO sou baixista! Apenas tenho o instrumento. Então é acho que o circuito é como uma pedra a ser lapidada.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jsanches
Visitante
« Responder #280 : 01 de Outubro de 2013, as 09:55:50 »

Bom dia amigos, estou querendo ajudar mas sou novato.

Estou separando o material que tenho em mãos pra montar o projeto e gostaria de tirar algumas duvidas:

1 - Posso usar 200k duplo no lugar de 220k (pot. frequência)?

2 - Posso usar dois capacitores eletrolíticos de 4,7uf ( em paralelo e invertidos para despolarizar) no lugar do cap. de 10uf não polarizado ou esse valor (4,7uf) deve ser maior?

Obrigado!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #281 : 01 de Outubro de 2013, as 11:14:17 »

1 - sim
2 - Não, use 2 de 22uf ligados pelo um ao outro pelo negativo:

Registrado
Jsanches
Visitante
« Responder #282 : 01 de Outubro de 2013, as 11:42:32 »

1 - sim
2 - Não, use 2 de 22uf ligados pelo um ao outro pelo negativo:



Obrigado EddieTavares,

Nesse final de semana pretendo montar no protoboard tirar umas fotos, acho que da pra gravar alguma coisa também!!!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #283 : 01 de Outubro de 2013, as 12:23:20 »

Rapaz, a culpa é dos baixistas  Cheesy, a maioria dos que conheci na vida não ligam muito se tocam em um Gallien-Krueger ou em um Wattsom, desde que tenha potência o suficiente para sobressair o bumbo, para eles está bom.

Aposto se criássemos um tópico "Incrível Power para Baixo com 2000W RMS" em um dia ia ter mais baixista aqui que sambista na Mangueira.

Concordo, sábado fiquei de boca aberta ao ver um "baixista", com um kit GK4x10/1x15 e um cabeçote Peavey do modelo abaixo, com TUDO Flat, digo tudo MESMO... Não é possível que o cara com um baita equipo desse não mexa nem em UMA banda de equalização...

Não sei o que é pior, a turma do flat ou a turma da equalização "sorriso".
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 12:44:47 por Plautz » Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #284 : 03 de Dezembro de 2013, as 20:58:09 »

Galera sou eu,ou achar pot duplo B acima de 100k ta tenso?
Procurei nas 4 maiores lojas de componentes eletrônicos e não achei um se quer de 200 ou 22o ou 250 nadinha.... 50k e mato tem pra todo lado.. hauha
Estou parado pois nao encontro no mercado local esse pot, ja tenho todas as pecas so falta essa afff.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, as 22:03:48 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal