Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:56:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 94614 vezes)
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #285 : 14 de Março de 2014, as 00:23:40 »

Galera, abandonei esse projeto, o triste é que eu já tinha comprado todos os componentes menos o pot duplo de 250k, não consigo achar ele aqui na minha cidade nem na internet... Cry

Diante disso estou partindo para um outro projeto que eu achei muito mais interessante, se eu tiver algum avanço eu falo pra vocês.

Já adianto que é o sonho de consumo de qualquer baixista, meus olhos brilharam quando eu vi como é possível moldar o timbre. Shocked

http://sound.westhost.com/project28.htm

Se deliciem baixistas...

Da pra controlar tudo, e com as explicações do autor da para alterar o projeto para mais ou menos recursos... Simplesmente perfeito! Palmas


-----
Desculpem se minha mensagem anterior passou um pouco de menosprezo, essa não foi a intenção. Sad

Eu vou fazer um misto dos dois projetos, afinal pelo que eu vi nem da para ligar um captador passivo nesse circuito que eu passei devido a baixa impedância de entrada, vou acrescentar nele o controle de ganho do projeto inicial.

E vamos que vamos!
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 13:21:00 por xformer » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #286 : 14 de Março de 2014, as 00:48:47 »

Hummm.... isso ai é só a parte do equalizador... falta coisa ai pra se tornar num pré amp...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #287 : 14 de Março de 2014, as 00:56:26 »

Nossa, me desculpem pela empolgação, mas realmente esse equalizador atende todas as necessidades de um baixista...

Seguem só algumas coisas básicas:

* Em virtude da caixa usada, usar o pot de sub grave em modo shelving, definindo a frequência de corte (no caso de uma caixa com falantes de 10) em torno de 50Hz  a 80Hz afim de proteger os falantes e poder abusar mais dos graves... Nessa situação pode-se se usar o pot de médio grave na frequência mais baixa afim de trabalhar como grave, simplesmente perfeito... Metaleiro

*Outra configuração, para um ótimo som para Slap, colocar o pot de agudo em 2,5kHz e aumentar essa frequência, o pot de médio agudo colocar entre 1kHz a 800Hz e dar um corte fazendo um notch filter nos médios. Por fim trabalhar com os pots de grave e sub grave de forma a deixar o grave ao seu agrado...

* Para um bass fretless, trabalhar com os médios escolhendo AQUELA frequência que o bass Chora lindamente e dar um bust nela...

Melhor parar por aqui ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Equalizadores paramétricos abrem um mundo de possibilidades para um baixista, da pra tirar o timbre que você quiser, basta saber o que se procura...
 Roqueiro
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 00:59:23 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #288 : 14 de Março de 2014, as 01:05:08 »

Acho que poderia começar mudando o buffer na entrada para um estagio com ganho ajustavel...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #289 : 14 de Março de 2014, as 01:05:46 »

Hummm.... isso ai é só a parte do equalizador... falta coisa ai pra se tornar num pré amp...

Mas para se tornar um pedal falta bem menos...

 Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #290 : 14 de Março de 2014, as 01:08:28 »

Hummm.... isso ai é só a parte do equalizador... falta coisa ai pra se tornar num pré amp...

Mas para se tornar um pedal falta bem menos...

 Legal!
Acho que minha dica acima já o deixa muito proximo a um pedal...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #291 : 14 de Março de 2014, as 09:05:06 »

Dá pra se usar o Tl074 nesse circuito? eu vejo poucos pre-amplificadores com os quad-opamps, porquê? consumo?
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #292 : 14 de Março de 2014, as 11:17:12 »

Eu  acredito que pode, até onde eu sei unica a diferença é que são quatro a invés de dois em um chip.
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #293 : 14 de Março de 2014, as 13:16:41 »

Dá pra se usar o Tl074 nesse circuito? eu vejo poucos pre-amplificadores com os quad-opamps, porquê? consumo?

Projeto e montagens dependem muito de:
- Espaço físico na placa
- A disponibilidade de peças do projetista
- Facilidade e simplificação no roteamento do layout

Às vezes o projeto não segue uma lógica racional, outras vezes sim. Se o circuito precisa de 4 amplificadores operacionais, muitas vezes vemos o uso de dois TL072 (que tem dois AOs em cis de 8 pinos) ao invés de um TL074 (que tem 4 AOs do mesmo tipo, mas em encapsulamento de 14 pinos).  
Digamos que dois AOs sejam usados numa parte do circuito que fica de uma lado da placa de CI, enquanto que outros dois AOs iguais sejam usados em outra parte e que ficaria mais fácil usar outro ci TL072 do que ficar desenhando longas trilhas pra chegar no TL074 único. Não é mais lógico ?  Pode ser que o desenhista só tenha disponíveis cis TL072, então vai usar esses que tem. Qual seria sua opção se tivesse que usar 3 AOs ?  Usar um TL071 (que tem 1 AO) junto com um TL072 (que tem 2 AOs), ou usar só um TL074 (e deixar um AO sem uso), ou usar 2 TL072, ou 3 TL071.  São alternativas que dependem dos fatores acima.
« Última modificação: 16 de Março de 2014, as 16:02:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #294 : 15 de Março de 2014, as 23:43:35 »

Galera, abandonei esse projeto...


Normal... ainda mais se tratando desse em especial. Estamos acostumados  Smiley
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #295 : 17 de Março de 2014, as 10:04:31 »

Calma aí galera, não por favor não vamos parar! Eu também vou contribuir, galera voltem por favor, eu estive sumido um bom tempo, e agora quero voltar fazendo uma boa contribuição, quero ajudar também, vou me apresentar mais uma vez, me chamo Raul sou técnico em eletrônica, tenho muita ferramenta aqui pra fazer experiências (protoboard, componentes e afins), tento "tocar" guitarra, contrabaixo (tenho um baixo e duas guitarras), vamos lá galera esse projeto não pode parar, já estou montando-o na protoboard...
Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #296 : 17 de Março de 2014, as 10:34:22 »


Eu montei o tbp-1 com um layout próprio mas ele não funcionou direito. (Ficou com som baixo e cheio de ruido.)
Fiquei de debugá-lo mas já faz meses que deixei-o encostado e não fiz nada.
Não desisti do projeto, mas preciso me organizar para voltar a ele.
(Tenho certeza que deve ter sido alguma m... que fiz)

Abraços
« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 10:39:19 por Cristiano » Registrado
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #297 : 17 de Março de 2014, as 10:48:15 »

Beleza Cristiano, estamos aqui pra ajudar você a debugar esse circuito, e vamos lá cara nós vamos conseguir finalizar esse circuito, todos unidos pelo The Bass Preamp  Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #298 : 17 de Março de 2014, as 14:49:49 »

Galera, abandonei esse projeto, o triste é que eu já tinha comprado todos os componentes menos o pot duplo de 250k, não consigo achar ele aqui na minha cidade nem na internet... Cry

Eu estou lendo esse tópico pela primeira vez , e estou achando que o pessoal deveria tentar novamente o TBP-1. Todos estão parando em coisas simples, como pots duplos ou outros detalhes, mas poucos montaram o circuito de verdade para testar e caçar algum tipo de problema que possa haver. Batendo Cabeça

O circuito está bem estruturado e não deveria ter grandes alterações, mesmo sendo um protótipo. Toma na Cabeça

Caso não encontrem pots de 220k duplos, 100k duplos (mais comuns), podem ser utilizados, alterando alguns valores de componentes próximos.

Em eletrônica, existem poucos problemas que não possam ser contornados.

Abs.  Legal!
Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #299 : 17 de Março de 2014, as 17:11:51 »

Vou tentar arranjar um tempo para dar uma concentrada nele para ver se consigo botar o bichinho para funcionar.

P.S.: O lance é que estou com uma plaquinha do ROG Ginger (http://runoffgroove.com/ginger.html) já populada só faltando ligar os pots para botá-la para funcionar. Estou na maior expectativa com esse também pois ele promete bastante tanto para baixo como para guitarra (é um overdrive baseado no timbre de antigos amps Ampeg).

Registrado
Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal