Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 20:48:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 95475 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #315 : 19 de Março de 2014, as 21:00:33 »

O projeto é público. Pode modificare a vontade!

Acho que a mudança é aceitável, mesmo assim acho que os valores deverão ser testados após a montagem! Não dá para dizer, olhando para o circuito, se ele soará bem. Tem que ouvir, experimentar, tentar...

Quanto a questão da variação do ganho de entrada, dispensei o uso de chaves ou jacks diferentes, através do controle de ganho de entrada!

Acredito que, tal qual o pré do site, o podemos ajustar muito melhor a adequação do nível de entrada, usando este artifício.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #316 : 19 de Março de 2014, as 21:12:46 »


O projeto é público. Pode modificare a vontade!


Ok! Legal!

Mesmo assim, com você também participando e orientando, vai ser melhor.

Abs
« Última modificação: 19 de Março de 2014, as 21:15:49 por Matec » Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #317 : 20 de Março de 2014, as 13:14:32 »

Não seja por isso  Grin,
Assim que for possível, vou comprar o pot de 100k duplo, testar e postar os resultados e minhas impressões sobre o circuito.
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #318 : 20 de Março de 2014, as 18:03:06 »

montado conforme o layout que postei, como eu também não tinha o bendito pot de 250KB duplo e o de 100KB eu tinha uns 4 aqui optei por fazer o Mod sugerido. até porque eu também não tinha os capacitores de 4n7 e os de 10n eu tenho muitos aqui  Cool  ,  amanhã posto as primeiras impressões e assim que pegar o baixo do meu primo emprestado gravo um sampler.
Obs: Não sou baixista, e por isso mesmo vou pegar o baixo do meu primo, pois esse ampli será dele  Grin
algumas fotos.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
bom fiz alguns testes preliminares com a guitarra e com o falante fora da caixa ( a caixa não está pronta ainda) o controle de freq responde bem tem uma onda de frequência bem interessante, porém ao girar o pot de médios existe um setor aprox entre 45%~55% que o som fica estranho, dá um apito estridente da ordem de 1kHz aprox. se o pot de freq estiver fechado. se o pot de freq. estiver todo aberto então nesse mesmo setor acontece o inverso como uma microfonia grave da ordem 50~100Hz....
com o pot de médios abaixo de 50% o pot de freq não atua (pelo menos não numa frequência audível).
gostaria de saber se isso é normal, se mais alguém que montou teve esse problema. se isso pode ser pelo fato de usar capacitores polarizado de 10uF ao invés de NP(conferi a polaridade de todos na montagem e está conforme sugeriu o Haroldo G.  no caso de usar polarizados).
esses "apitos" e microfonia podem ser ouvidos no vídeo aos 48Seg, de 57Seg a 1Min. e no final a microfonia grave aprox aos 2min do vídeo.
Fiz alguns testes fazendo as ligações diretas como no esquema original...o som é forte o suficiente saida alta, o estágio de saida que eu adicionei copiando do Staner BS150 não funcionou o som ficou fraco, magro e sem ganho. então fiz algumas alterações adicionando o mesmo estágio de saida do TSW (buffer duplo com capacitor de 1uF poliéster na saída) que funcionou melhor e perfeitamente como esperado. também mudei o pot de volume para 100KA assim como no TSW.
segue o link do video. http://youtu.be/RHcT28Ai6UY


-----
há, esqueci de menciona. a parte de frq fiz com o mod sugerido pot duplo de 100KB , cap de 10nF e resistores de 3k9 semana que vem vou comprar os cap de 4n7, 10uF NP e o pot de 250KB pra mudar e deixar como o esquema original. (os resistores de 8k2 eu já tenho  Grin )
« Última modificação: 22 de Março de 2014, as 11:40:14 por edyguitar » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #319 : 23 de Abril de 2014, as 23:26:58 »

Ei edyguitar.

Só hoje mais de um mês depois que você postou o seu teste, é que eu vi o post e o vídeo.

O pré funciona, mas tem que ser feitos ajustes na atuação dele.

Eu não montei o circuito, mas mesmo assim fiz umas simulações que mostram ganhos de até 40dB nas frequências selecionadas.  Huh?
Num equalizador "forte" a atuação não passa de 20dB.

Isso pode mesmo fazer o circuito oscilar e também distorcer.

Se você ou alguma outra pessoa quiser continuar a fazer testes pode contar comigo para ajudar.

 Smiley
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:41:36 por Matec » Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #320 : 24 de Abril de 2014, as 00:24:23 »

edyguitar vamos lá, tem gatinho nesse mato ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Se você deixar o pot de médio abaixo do meio, você estará atenuando a frequência escolhida no pot de frequênica não sei você, mas eu pelo menos tenho um pouco de dificuldade para perceber atenuação pode ser esse o motivo de você achar que ele não esta atuando.

Agora os apitos é estranho, faz o seguinte:
* Deixa o pot de médio no meio, teoricamente sem atenuação e sem reforço.
* Agora vá girando o pot de frequência varrendo todas as frequências do inicio ao fim do curso do pot, teoricamente não é para ter reforço nem atenuação de nada e sem apitos.

Esse teste é besta e é o mesmo que você fez, mas da uma verificada se você não confundiu os pots de médio e de frequência e a verifica sua montagem também.


Matec: Se este circuito esta dando esse ganho todo, com certeza apitos e microfonias vão ocorrer.
Acho que vamos ter que voltar para a prancheta ou esperar outros efetuarem suas montagens, vou fazer o possível para tentar montar, mas esta complicado ultimamente ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Sorte a todos nós.


Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #321 : 24 de Abril de 2014, as 01:10:29 »

já modifiquei todo o circuito novamente e cheguei num resultado que melhor me satisfez. a parte da frequência modifiquei quase totalmente. no lugar coloquei o circuito do Craig anderton mas no lugar do pot. Q de 470K coloquei um resistor fixo de 510K e no lugar do resistor de 33k em série com esse pot. coloquei um resistor de 82K. testei várias combinações de resistores variando valores de 10k até 1M  e por fim acabei deixando com os valores descritos antes. mas ainda não descartei a possibilidade de usar um pot de 500K+ resistor de 22K.

 logo postarei outro teste.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #322 : 24 de Abril de 2014, as 07:48:10 »

Bom, nesse circuito já temos um paramétrico completo.

De todo modo ambos os circuitos são parecidos, e as soluções de um podem valer para o outro.
Vamos aguardar seu testes, e através dele talvez alterar também o primeiro circuito. Aí poderemos ter duas soluções que poderão ser utilizadas.

Boa sorte.  Legal!
Registrado
agnobass
Visitante
« Responder #323 : 11 de Agosto de 2014, as 14:03:10 »

Está parado o projeto do TBP1? gostaria muito de montar ...
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #324 : 18 de Setembro de 2014, as 10:35:34 »

Como eu já havia postado em um outro tópico sobre um preamp para contrabaixo, ainda não tive tempo de terminar as medições nos FET´s do meu projeto, e por isso o meu post deu uma esfriada, mas no fim de semana farei todos os testes e voltarei á ativa.

como li o tópico todo e vi que estavam discutindo sobre a equalização, e quantos amp OP´s poderiam usar, etc... Lembrei-me de um projetinho que montei a muuuuito tempo atrás, usando um LA 3605 da Sanyo, o link do esquema é este: http://www.te1.com.br/imagens/la3605_esquema.gif

equalizadorzinho de 7 bandas, este link é só o esquema, mas se procurar pelo CI, tem as fórmulas dos capacitores para centrar a frequência de cada faixa, achei que ficaria legal usar neste projeto, usava um pré com FET´s (ou até mesmo uma 12AX7) e este CI.

Me desculpem por desenterrar este post, mas depois de ler ele inteiro, me senti na obrigação de contribuir com algo também!

abraço
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #325 : 06 de Maio de 2015, as 10:23:49 »

Estava eu planejando montar um amp de baixo quando me lembrei desse tópico, então gostaria de acrescentar alguma coisa, seja para ajudar a desenvolver esse pré já em andamento seja pra criar um novo se vocês acharem melhor.

Eu comecei analisando esse projeto http://sound.westhost.com/project152-1.htm e http://sound.westhost.com/project152-2.htm porque sempre gostei desse projetos do Rod Elliot e ele normalmente usa valores comuns e de com gosto. Também separei algumas referências de timbre para nortear o projeto. No ano passado eu estava tocando mais baixo (o instrumento) e estava usando um SVT4 com uma caixa Ampeg 8x10. Acabei percebendo que isso é muita coisa e voltei a usar uma 4x10, mas ainda assim achava grande demais e acabei com uma 2x12, que gosto bastante do resultado, lembrando que eu toco rock'n'roll, sem slaps e firulas a lá Victor Wooten.

Agora comecei a me concentrar no pré, porque cheguei a conclusão que qualquer bom power transistorizado atende minha necessidade desde que definida a caixa. Fiz alguns teste e não notei qualquer perda de qualidade com alguns powers como o do Fender Roc Pro que eu uso pra guitarra, uma potência Studio R e uma handmade com LM3886. Não alteraram nada em questão de timbre e dinâmica para o meu gosto.

Como referência principal de pré, estou me baseando no Hartke Bass Attack. Eu acho um dos melhores sons que eu já tirei de baixo. A compressão que ele dá no som é algo impressionante. mas o equalizador deixa a desejar. Resolvi então tentar juntar o que ele tem de melhor com alguns testes de equalizadores.

Acontece que eu não achei o esquema do Bass Attack então resolvi abrir o meu e analisar. Aí: PEGADINHA DO MALANDRO! IT'S A TRAP! CILADA BINO!
CI's raspados e silkados hahahahah:











E o que eu imagino que seja o "grande" segredo dele:



Mas brasileiro que sou, não desisto:





Nada mais é que um TLC2264cn e uma rede de capacitores e resistores SMD.

Eu jurava que era alguma coisa mais complexa como por exemplo um compressor óptico. Mas o fato de usar um TLC2264 me deixou intrigado. Porque eu tinha separado alguns OPA2134, TL072 e NE5532 muito utilizados na maioria dos prés de baixo que analizei mas não tinha visto nada com esse CI nem o TLC2262, seu irmão menor, e por uma incrível coincidência eu tenho uma caixa de TLC2262.

Estou montando no proto então essa opções de equalizadores com essas opções de CI e vou tentar relatar o mais detalhador possível.

Registrado

Salto - SP
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #326 : 06 de Maio de 2015, as 14:29:27 »

Agora vai !!   Legal!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #327 : 07 de Maio de 2015, as 00:14:08 »

Aproveitando o gancho do Hartke Bass Attack, pergunto sobre o equalizador do Hartke A100.  Alguém que já tocou com este amplificador, o que achou dele? (equalizador)

Estava dando uma olhada, no esquema do amplificador, e por estar em páginas separadas; pré-amplificador, equalizador, e power, fica bom de analisar, ou até mesmo desmembrar e fazer layouts separado para cada estágio.

Eu estava pensando em "clonar" este amplificador, mas me deparei com uma mosquinha branca "THAT2159" no pré, e com isto fiquei esperando uma oportunidade, para adquirir este integrado.
Registrado

Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #328 : 10 de Maio de 2015, as 10:49:30 »

Continuando, testei o primeiro estagio do projeto do Elliot, surpreendente em ganho e clareza de som, controle de ganho perfeito e ainda o lance do capacitor como chave de ativo/passivo sensacional.





Não sei se o video demostra bem o que quero dizer, mas ao vivo impressiona.

https://www.youtube.com/watch?v=X8eRna5yQ48
Registrado

Salto - SP
ghustavus
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1



« Responder #329 : 14 de Maio de 2015, as 22:24:15 »

Até assustei quando recebi o e-mail de notificação desse tópico. Achava que o projeto tava morto de vez.

Curti o som do video que o Fernando postou. Passei aqui só pra dar um apoio moral, já que na eletrônica sou uma negação rss.
Registrado
Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal