TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos

Started by bossman, 12 de August de 2011, as 20:24:36

Previous topic - Next topic

hgamal

Hand MasterMind
O projeto é público. Pode modificare a vontade!

Acho que a mudança é aceitável, mesmo assim acho que os valores deverão ser testados após a montagem! Não dá para dizer, olhando para o circuito, se ele soará bem. Tem que ouvir, experimentar, tentar...

Quanto a questão da variação do ganho de entrada, dispensei o uso de chaves ou jacks diferentes, através do controle de ganho de entrada!

Acredito que, tal qual o pré do site, o podemos ajustar muito melhor a adequação do nível de entrada, usando este artifício.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Matec

Hand MasterMind

Quote from: hgamal on 19 de March de 2014, as 21:00:33
O projeto é público. Pode modificare a vontade!

Ok! :tup

Mesmo assim, com você também participando e orientando, vai ser melhor.

Abs

Biograve

*
Iniciante
  1. fbnandes@gmail.com
Não seja por isso  ;D,
Assim que for possível, vou comprar o pot de 100k duplo, testar e postar os resultados e minhas impressões sobre o circuito.
Queria ter mais tempo para meus handmades...

edyguitar

Colaborador
montado conforme o layout que postei, como eu também não tinha o bendito pot de 250KB duplo e o de 100KB eu tinha uns 4 aqui optei por fazer o Mod sugerido. até porque eu também não tinha os capacitores de 4n7 e os de 10n eu tenho muitos aqui  8)  ,  amanhã posto as primeiras impressões e assim que pegar o baixo do meu primo emprestado gravo um sampler.
Obs: Não sou baixista, e por isso mesmo vou pegar o baixo do meu primo, pois esse ampli será dele  ;D
algumas fotos.
[spoiler]

[/spoiler]

-----

bom fiz alguns testes preliminares com a guitarra e com o falante fora da caixa ( a caixa não está pronta ainda) o controle de freq responde bem tem uma onda de frequência bem interessante, porém ao girar o pot de médios existe um setor aprox entre 45%~55% que o som fica estranho, dá um apito estridente da ordem de 1kHz aprox. se o pot de freq estiver fechado. se o pot de freq. estiver todo aberto então nesse mesmo setor acontece o inverso como uma microfonia grave da ordem 50~100Hz....
com o pot de médios abaixo de 50% o pot de freq não atua (pelo menos não numa frequência audível).
gostaria de saber se isso é normal, se mais alguém que montou teve esse problema. se isso pode ser pelo fato de usar capacitores polarizado de 10uF ao invés de NP(conferi a polaridade de todos na montagem e está conforme sugeriu o Haroldo G.  no caso de usar polarizados).
esses "apitos" e microfonia podem ser ouvidos no vídeo aos 48Seg, de 57Seg a 1Min. e no final a microfonia grave aprox aos 2min do vídeo.
Fiz alguns testes fazendo as ligações diretas como no esquema original...o som é forte o suficiente saida alta, o estágio de saida que eu adicionei copiando do Staner BS150 não funcionou o som ficou fraco, magro e sem ganho. então fiz algumas alterações adicionando o mesmo estágio de saida do TSW (buffer duplo com capacitor de 1uF poliéster na saída) que funcionou melhor e perfeitamente como esperado. também mudei o pot de volume para 100KA assim como no TSW.
segue o link do video. http://youtu.be/RHcT28Ai6UY

-----

há, esqueci de menciona. a parte de frq fiz com o mod sugerido pot duplo de 100KB , cap de 10nF e resistores de 3k9 semana que vem vou comprar os cap de 4n7, 10uF NP e o pot de 250KB pra mudar e deixar como o esquema original. (os resistores de 8k2 eu já tenho  ;D )

Matec

Hand MasterMind
Ei edyguitar.

Só hoje mais de um mês depois que você postou o seu teste, é que eu vi o post e o vídeo.

O pré funciona, mas tem que ser feitos ajustes na atuação dele.

Eu não montei o circuito, mas mesmo assim fiz umas simulações que mostram ganhos de até 40dB nas frequências selecionadas.  ???
Num equalizador "forte" a atuação não passa de 20dB.

Isso pode mesmo fazer o circuito oscilar e também distorcer.

Se você ou alguma outra pessoa quiser continuar a fazer testes pode contar comigo para ajudar.

:)

Biograve

*
Iniciante
  1. fbnandes@gmail.com
edyguitar vamos lá, tem gatinho nesse mato ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Se você deixar o pot de médio abaixo do meio, você estará atenuando a frequência escolhida no pot de frequênica não sei você, mas eu pelo menos tenho um pouco de dificuldade para perceber atenuação pode ser esse o motivo de você achar que ele não esta atuando.

Agora os apitos é estranho, faz o seguinte:
* Deixa o pot de médio no meio, teoricamente sem atenuação e sem reforço.
* Agora vá girando o pot de frequência varrendo todas as frequências do inicio ao fim do curso do pot, teoricamente não é para ter reforço nem atenuação de nada e sem apitos.

Esse teste é besta e é o mesmo que você fez, mas da uma verificada se você não confundiu os pots de médio e de frequência e a verifica sua montagem também.

Matec: Se este circuito esta dando esse ganho todo, com certeza apitos e microfonias vão ocorrer.
Acho que vamos ter que voltar para a prancheta ou esperar outros efetuarem suas montagens, vou fazer o possível para tentar montar, mas esta complicado ultimamente ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Sorte a todos nós.

Queria ter mais tempo para meus handmades...

edyguitar

Colaborador
já modifiquei todo o circuito novamente e cheguei num resultado que melhor me satisfez. a parte da frequência modifiquei quase totalmente. no lugar coloquei o circuito do Craig anderton mas no lugar do pot. Q de 470K coloquei um resistor fixo de 510K e no lugar do resistor de 33k em série com esse pot. coloquei um resistor de 82K. testei várias combinações de resistores variando valores de 10k até 1M  e por fim acabei deixando com os valores descritos antes. mas ainda não descartei a possibilidade de usar um pot de 500K+ resistor de 22K.

logo postarei outro teste.

Matec

Hand MasterMind
Bom, nesse circuito já temos um paramétrico completo.

De todo modo ambos os circuitos são parecidos, e as soluções de um podem valer para o outro.
Vamos aguardar seu testes, e através dele talvez alterar também o primeiro circuito. Aí poderemos ter duas soluções que poderão ser utilizadas.

Boa sorte.  :tup

agnobass

Guest
Está parado o projeto do TBP1? gostaria muito de montar ...

David Loos

Guest
Como eu já havia postado em um outro tópico sobre um preamp para contrabaixo, ainda não tive tempo de terminar as medições nos FET´s do meu projeto, e por isso o meu post deu uma esfriada, mas no fim de semana farei todos os testes e voltarei á ativa.

como li o tópico todo e vi que estavam discutindo sobre a equalização, e quantos amp OP´s poderiam usar, etc... Lembrei-me de um projetinho que montei a muuuuito tempo atrás, usando um LA 3605 da Sanyo, o link do esquema é este: http://www.te1.com.br/imagens/la3605_esquema.gif

equalizadorzinho de 7 bandas, este link é só o esquema, mas se procurar pelo CI, tem as fórmulas dos capacitores para centrar a frequência de cada faixa, achei que ficaria legal usar neste projeto, usava um pré com FET´s (ou até mesmo uma 12AX7) e este CI.

Me desculpem por desenterrar este post, mas depois de ler ele inteiro, me senti na obrigação de contribuir com algo também!

abraço

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Estava eu planejando montar um amp de baixo quando me lembrei desse tópico, então gostaria de acrescentar alguma coisa, seja para ajudar a desenvolver esse pré já em andamento seja pra criar um novo se vocês acharem melhor.

Eu comecei analisando esse projeto http://sound.westhost.com/project152-1.htm e http://sound.westhost.com/project152-2.htm porque sempre gostei desse projetos do Rod Elliot e ele normalmente usa valores comuns e de com gosto. Também separei algumas referências de timbre para nortear o projeto. No ano passado eu estava tocando mais baixo (o instrumento) e estava usando um SVT4 com uma caixa Ampeg 8x10. Acabei percebendo que isso é muita coisa e voltei a usar uma 4x10, mas ainda assim achava grande demais e acabei com uma 2x12, que gosto bastante do resultado, lembrando que eu toco rock'n'roll, sem slaps e firulas a lá Victor Wooten.

Agora comecei a me concentrar no pré, porque cheguei a conclusão que qualquer bom power transistorizado atende minha necessidade desde que definida a caixa. Fiz alguns teste e não notei qualquer perda de qualidade com alguns powers como o do Fender Roc Pro que eu uso pra guitarra, uma potência Studio R e uma handmade com LM3886. Não alteraram nada em questão de timbre e dinâmica para o meu gosto.

Como referência principal de pré, estou me baseando no Hartke Bass Attack. Eu acho um dos melhores sons que eu já tirei de baixo. A compressão que ele dá no som é algo impressionante. mas o equalizador deixa a desejar. Resolvi então tentar juntar o que ele tem de melhor com alguns testes de equalizadores.

Acontece que eu não achei o esquema do Bass Attack então resolvi abrir o meu e analisar. Aí: PEGADINHA DO MALANDRO! IT'S A TRAP! CILADA BINO!
CI's raspados e silkados hahahahah:

E o que eu imagino que seja o "grande" segredo dele:

Mas brasileiro que sou, não desisto:

Nada mais é que um TLC2264cn e uma rede de capacitores e resistores SMD.

Eu jurava que era alguma coisa mais complexa como por exemplo um compressor óptico. Mas o fato de usar um TLC2264 me deixou intrigado. Porque eu tinha separado alguns OPA2134, TL072 e NE5532 muito utilizados na maioria dos prés de baixo que analizei mas não tinha visto nada com esse CI nem o TLC2262, seu irmão menor, e por uma incrível coincidência eu tenho uma caixa de TLC2262.

Estou montando no proto então essa opções de equalizadores com essas opções de CI e vou tentar relatar o mais detalhador possível.

Salto - SP

bossman

Administrator
DIY Freak
Agora vai !!   :tup
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Aproveitando o gancho do Hartke Bass Attack, pergunto sobre o equalizador do Hartke A100.  Alguém que já tocou com este amplificador, o que achou dele? (equalizador)

Estava dando uma olhada, no esquema do amplificador, e por estar em páginas separadas; pré-amplificador, equalizador, e power, fica bom de analisar, ou até mesmo desmembrar e fazer layouts separado para cada estágio.

Eu estava pensando em "clonar" este amplificador, mas me deparei com uma mosquinha branca "THAT2159" no pré, e com isto fiquei esperando uma oportunidade, para adquirir este integrado.

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Continuando, testei o primeiro estagio do projeto do Elliot, surpreendente em ganho e clareza de som, controle de ganho perfeito e ainda o lance do capacitor como chave de ativo/passivo sensacional.

Não sei se o video demostra bem o que quero dizer, mas ao vivo impressiona.

https://www.youtube.com/watch?v=X8eRna5yQ48
Salto - SP

ghustavus

*
Iniciante
Até assustei quando recebi o e-mail de notificação desse tópico. Achava que o projeto tava morto de vez.

Curti o som do video que o Fernando postou. Passei aqui só pra dar um apoio moral, já que na eletrônica sou uma negação rss.