Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:18:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 94634 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« : 12 de Agosto de 2011, as 20:24:36 »

A pedido do Haroldo criei esse tópico pra não desvirtuar mais do que já está desvirtuado o tópico do TSW e pra discutirmos sobre o novo projeto de pré amplificação de baixos do site. Vamos aqui então jogando ass ideias, os conceitos e etc. e posteriormente vamos juntar tudo e decidir oque será viável ou não.

Antes que me perguntem o porque de TBP eu quero deixar bem claro que é somente uma singela homenagem ao TSW e que TBP significa The Bass Preamp  Cool E de forma alguma esse precisa ser o nome final do projeto.


Mãos a obra!

Ps.: Plautz poderia mover os posts sobre o assunto pra cá ?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:53 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 12 de Agosto de 2011, as 21:00:04 »

Citação de: bossman
Em breve existirão mais duas montadas ! Agora HG-1s, TreeTuGAs Huh? Vem coisa boa por ai.... Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Haroldo não seria possível sair um TSW versão contrabaixo não ?

O TSW é fruto de pesquisa. Quando eles foram bolados (o pré clean e o marshallizer), havia a minha necessidade destes "produtos". Assim, pude experimentar "os sabores" e ideias.

Para o baixo é possível fazer isto, mas ia precisar de um baixista paciente e que soubesse muito o que quer. Ou seja, preciso deste baixista para trocar ideias, experimentar, discutir, etc.

Isto não é muito fácil. Para você ver como a coisa é difícil, depois pergunte ao Plautz, como ele sofre comigo. Ele vem com o layout mais otimizado do mundo que ele levou oito horas contínuas fazendo, quando digo: "ihhh... não é mais assim, tem mais três transistores, sete resistores, dez capacitores e uma pia de cozinha a mais...". E não é muito saudável falar isto pessoalmente - o cara é grande - faço sempre por telefone.

Me arruma dois ou  três baixistas empolgados, comprometidos e que tenham tempo de montar algo três quatro vezes as variações do circuito que a gente conversa. Mas em um outro tópico.

Já houve uma penca de projetos aqui que começaram e não foram adiante. A maioria das pessoas envolvidas não teve tempo ou paciência para levar adiante.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:03 por Plautz » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 12 de Agosto de 2011, as 21:05:28 »

Citação de: hgamal

Me arruma dois ou  três baixistas empolgados, comprometidos e que tenham tempo de montar algo três quatro vezes as variações do circuito que a gente conversa. Mas em um outro tópico.

Já houve uma penca de projetos aqui que começaram e não foram adiante. A maioria das pessoas envolvidas não teve tempo ou paciência para levar adiante.

Um posso ser eu ! E sobre os projetos que começam e não vão adiante isso desanima e ainda acontece por aqui mas como você disse isso é papo para outro tópico.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:15 por Plautz » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
plautz
Visitante
« Responder #3 : 12 de Agosto de 2011, as 21:10:36 »

Citação de: bossman
Em breve existirão mais duas montadas ! Agora HG-1s, TreeTuGAs Huh? Vem coisa boa por ai.... Aguardemos cenas dos próximos capítulos.?

Sim, mais coisas.

Mas depende do tempo que temos, que não é muito (quer dizer, eu, atualmente, tenho de sobra...)

Citação de: hgamal
Isto não é muito fácil. Para você ver como a coisa é difícil, depois pergunte ao Plautz, como ele sofre comigo. Ele vem com o layout mais otimizado do mundo que ele levou oito horas contínuas fazendo, quando digo: "ihhh... não é mais assim, tem mais três transistores, sete resistores, dez capacitores e uma pia de cozinha a mais...".

Diria que, neste quesito, você me leva a expandir meus horizontes.

Citar
E não é muito saudável falar isto pessoalmente - o cara é grande - faço sempre por telefone.

Minha reputação (se é que tenho), acaba de ir pra vala....

O layout, se quiserem, eu faço.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:35 por Plautz » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 12 de Agosto de 2011, as 23:36:00 »

Citação de: Plautz
Citar
E não é muito saudável falar isto pessoalmente - o cara é grande - faço sempre por telefone.

Minha reputação (se é que tenho), acaba de ir pra vala....

O layout, se quiserem, eu faço.

Abraços.

Se quizermos ? Você ainda pergunta ? Grin

PS.: Haroldo ainda vai demorar um pouco pra chegar mas está vindo pra mim um GK 800RB quem sabe não clonamos adaptamos ao nosso gosto o pré dele. Prometo que essa é minha última postagem sobre esse assunto aqui nesse tópico.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:45 por Plautz » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 13 de Agosto de 2011, as 00:35:46 »

Citação de: bossman
PS.: Haroldo ainda vai demorar um pouco pra chegar mas está vindo pra mim um GK 800RB quem sabe não clonamos adaptamos ao nosso gosto o pré dele. Prometo que essa é minha última postagem sobre esse assunto aqui nesse tópico.

Ok vamos ao projeto, mas sem cópia, só inspiração, a graça tá no desafio. Vamos começar abrindo um tópico e levantar as idéias. Passados uma semana ou duas de idéias, fechamos o requerimento e passamos ao projeto. No kicad naturalmente. OK? Depois arrumar um nome para o projeto!
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:26:57 por Plautz » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafammbass
Visitante
« Responder #6 : 13 de Agosto de 2011, as 01:33:51 »

Ta aqui entao o segundo baixista...

Me proponho a testar tambem quantas versoes vierem pro pau.

Pra falar a verdade, me animou demais o preamp do mike pope que um amigo aqui postou com informacoes de um site russo. Mas eu topo o pre prta baixo do site, desde que seja com fonte simples em 18v, hehehe

(Desculpem a falta de acentuacao)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, as 02:27:12 por Plautz » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 13 de Agosto de 2011, as 03:18:59 »

Citação de: bossman
PS.: Haroldo ainda vai demorar um pouco pra chegar mas está vindo pra mim um GK 800RB quem sabe não clonamos adaptamos ao nosso gosto o pré dele...

Ok vamos ao projeto, mas sem cópia, só inspiração, a graça tá no desafio...
O TSW é fruto de pesquisa. Quando eles foram bolados (o pré clean e o marshallizer), havia a minha necessidade destes "produtos". Assim, pude experimentar "os sabores" e ideias.
O TSW foi fruto de pesquisas, como citado acima.
Porque nao pegamos os mais conceituados pré's, analisemos o que tem de melhor e o que tem de pior, e a partir disso desenvolvemos um...

... depois pergunte ao Plautz, como ele sofre comigo. Ele vem com o layout mais otimizado do mundo que ele levou oito horas contínuas fazendo, quando digo: "ihhh... não é mais assim, tem mais três transistores, sete resistores, dez capacitores e uma pia de cozinha a mais...". E não é muito saudável falar isto pessoalmente - o cara é grande - faço sempre por telefone.

Da proxima vez, use o email... caso ele achar algo ruim e comecar a chingar, so dizer que o email nao veio...  Cheesy  Cheesy  Cheesy
Registrado

plautz
Visitante
« Responder #8 : 13 de Agosto de 2011, as 03:29:29 »

Ta aqui entao o segundo baixista...

Me proponho a testar tambem quantas versoes vierem pro pau.

Pra falar a verdade, me animou demais o preamp do mike pope que um amigo aqui postou com informacoes de um site russo. Mas eu topo o pre prta baixo do site, desde que seja com fonte simples em 18v, hehehe

(Desculpem a falta de acentuacao)

Se usar TL072, 18V é o limite de tensão aceitável.

Para usar alimentação simples deverá ser criado um terra virtual, o que, nesse caso (alimentado por 18V), seria o mesmo que alimentado por 9+9.

A alimentação simétrica é a mais indicada. Pode ser feita com reguladores dedicados (CI's) ou, dependendo da corrente exigida, com zeners.

Tem um pedal que nos tomou bastante tempo (não sei dizer quanto), justamente por causa da alimentação que deveria ser simétrica. Ao alimentá-lo com alimentação simples e terra virtual ele ficava uma eca.

Abraços.


O TSW foi fruto de pesquisas, como citado acima.
Porque nao pegamos os mais conceituados pré's, analisemos o que tem de melhor e o que tem de pior, e a partir disso desenvolvemos um...

Boa idéia. O problema é não cair em "tem que ter X bandas", "ah, se não for com pot de ganho, não rola", e outras coisas mais.

Me lembro que o ponto de partida do Clean foi a definição de que teria graves, médios, agudos, volume e ganho.

Acho que podemos partir de algo semelhante e pegarmos as características dos prés mais usados.

... depois pergunte ao Plautz, como ele sofre comigo. Ele vem com o layout mais otimizado do mundo que ele levou oito horas contínuas fazendo, quando digo: "ihhh... não é mais assim, tem mais três transistores, sete resistores, dez capacitores e uma pia de cozinha a mais...". E não é muito saudável falar isto pessoalmente - o cara é grande - faço sempre por telefone.

Da proxima vez, use o email... caso ele achar algo ruim e comecar a chingar, so dizer que o email nao veio...  Cheesy  Cheesy  Cheesy

Virou conspiração agora? Tô lascado!
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #9 : 13 de Agosto de 2011, as 08:37:39 »

pessoal, quero ajudar tambem!!!
Registrado
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #10 : 13 de Agosto de 2011, as 10:53:26 »

Se vocês quiserem eu tambem me disponibilizo a testar as infinitas versões do projeto. Estou maravilhado que vocês estão olhando pra nós baixistas. Já vou dar meu palpite e falar sobre a equalização. Que tal grave, médio grave, médio agudo, agudo.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 13 de Agosto de 2011, as 10:53:37 »

Inspirações:

Nunca vi amp de baixo com dois canais. De qualquer forma, podemos começar com um canal e se precisar de outro, fazemos uma variação do primeiro.

Sugiro a possibilidade de um controle de boost, equalizações diversas e etc. Ou seja, basicamente os seguintes controles:

ganho - Grave - Médios Paramétrico 1 (freq + amplitude) - Médios Paramétrico 2 (freq + amplitude) - Agudo - Vol1 - Vol do Boost

Depois podemos agregar outros estágios.

A questão da fonte acho que devemos usar fontes simétricas de 12+12V ou 15+15V
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #12 : 13 de Agosto de 2011, as 10:59:56 »

Tem que ter um filtro passa faixa. O problema é que nunca sei a faixa de frequencia de atuação do baixo.
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #13 : 13 de Agosto de 2011, as 11:12:48 »

é o que faltava por aqui! um pre pra baixo!!!!  Palmas

Um palpite, poderia se colocar uma opção de plugar baixo passivo e ativo com um botãozin junto ao IN do pré. Gostei da ideia do haroldo. um loop para efeitos seria legal, pois alguns baixistas curtem efects também.

ahhh Um afinador com um display seria ótimo, calma pessoal tô brincando!!! Cheesy
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #14 : 13 de Agosto de 2011, as 11:49:41 »


Um palpite, poderia se colocar uma opção de plugar baixo passivo e ativo com um botãozin junto ao IN do pré. Gostei da ideia do haroldo. um loop para efeitos seria legal, pois alguns baixistas curtem efects também.

ahhh Um afinador com um display seria ótimo, calma pessoal tô brincando!!! Cheesy

Espero que seja tudo brincadeira mesmo
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal