Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 00:29:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC  (Lida 7554 vezes)
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #15 : 07 de Setembro de 2011, as 11:51:02 »

Estou quase finalizando. Fiz testes e consegui gravar a frequência. Não foi preciso elaborar um circuito. Utilizei um microfone velho de pc, um transistor daqueles que vai dentro dos antigos mouses (daqueles que a gente tirava a sujeira da bolinha e era considerado inteligente por isso). Conectei os terminais coletor e emissor no cabo de microne e pluguei. Pressionando o controle remoto a uns dois centimetros de distância, ele registra o sinal com amplitude de cerca de 70% do pico (perfeito). Também pra emitir o sinal, não há dificuldade. Medi a tensão máxima em um dos alto-falantes da caixinha USB, meio volt de pico. Utilizei dois LEDs vermelhos para teste, ambos em paralelo, juntos, um de 5mm e outro de 3mm. Resultado: O de 5mm ilumina razoavelmente bem, diria que levemente mais fraco que o controle remoto (conforme teste via webcam), o de 3mm ilumina muito bem.
Tendo em vista que o led 3mm suporta uma tensão reversa de até 2V, essa montagem não o queima. Coincidência interessante, enquanto se reproduz sons comuns, música ou outros, eles permanecem apagados, mas quando se reproduz a frequência gravada, eles emitem eficazmente. Dessa forma, substituindo-se o LED vermelho de 5mm, com brilho razoável, por um LED infravermelho 5mm, a expectativa é que este brilhe com mais intensidade e assim interaja com os equipamentos em volta. O LED de 3mm em paralelo se torna um otimo indicador, caso um sinal for emitido pelo infravermelho, ele acende junto, com boa intensidade.   Concluí também a apresentação do power point, modesta parte, ficou ótimo! O usuário stem a sensação de ser o Batman... Falta agora o gran test, mas terei primeiro de comprar o emissor infravermelho via internet, o que vai demorar alguns dias. Vou aproveitar e montar também meu primeiro pedal, May I?, do Alex Frias e do Güero.  Obrigado turma, pelos comentários Azn
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, as 12:07:21 por Rafael O Leite » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #16 : 07 de Setembro de 2011, as 12:20:23 »

O emissor infravermelho você pode retirar de qualquer controle remoto que esteja encostado; em último caso compra um controle remoto "de camelô" de "10 contos" e retira o led infravermelho!

Boa sorte.
Registrado

Rafael O Leite
Visitante
« Responder #17 : 08 de Outubro de 2011, as 13:20:28 »

Que sufoco! Por que será que a gente trabalha mais nas férias do que em condições anormais?
Fiz testes pra confirmar a hipótese. Usei o programa Audacy pra gravar o sinal, "quase deu certo" (0> Resultado Lógico <1). Ao analisar a onda, notei um leve ruído em adição. Durante a gravação e reprodução não utilizei nenhum cabo de malha trançada, vou rever isso. Também a caixinha USB que utilizei, made in china, apresenta ruído natural durante a reprodução do sinal, o que provavelmente colaborou negativamente. Experimentei um Filtro PB na saída, e um de ferrite no cabo de microfone, necas!
Durante a reprodução, o sinal emitido com o led infravermelho, imprevisivelmente mostrou-se fraco, precisei utilizar um transistor pra amplificar. Não sei ainda se o fator de resposta transiente irá afetar, mas... Se de tudo não der certo, pretendo montar um amplificador alimentado pela USB, com o mínimo de distorção ou ruído.

Resumindo: Consegui gravar os pulsos, emiti-los em infravermelho, e com a intensidade necessária, porém, acredito eu, que somente eliminando os ruídos é que o sinal será interpretado pelos aparelhos domésticos.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal