Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:24:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC  (Lida 7517 vezes)
Rafael O Leite
Visitante
« : 29 de Agosto de 2011, as 18:51:57 »

Colegas Handmakers,

Um amigo meu foi atropelado e perdeu todos os movimentos pra baixo da cabeça. Consegui um programa gratuito que se chama Headmouse, que o possibilita usar o computador só com o movimento da cabeça.
Gostaria de agregar a este recurso, algum tipo de controle que o permita por exemplo, acender as luzes do quarto, ligar a TV, mudar de canal, ligar o ventilador, abrir e fechar persianas...
Minha idéia inicial é para a TV: ligar um Sensor de infravermelho na entrada de microfone do PC, gravar a frequencia de cada botão no formato wav e depois reproduzir o "som" por um led infravermelho com limitador de corrente. Acredito que dessa forma ele possa ligar a TV e mudar de canal.
Se alguém já tentou isso antes, ou tem alguma outra sugestão, gentileza postar...
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, as 12:08:27 por Rafael O Leite » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 29 de Agosto de 2011, as 18:54:44 »

Excelente iniciativa a sua! Ele ainda tem controle sobre a fala?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2011, as 22:16:43 »

Não está com fluência plena, mas fala...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 29 de Agosto de 2011, as 22:46:58 »

Eu nunca usei, mas sei que existe uma API da Microsoft para reconhecimento de voz:

http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Speech_API

Usando a API uma interface USB - interfaces com ATMega, por exemplo, são extremamente simples de implementar - pode-se acionar relés, infravermelho e etc.

Isto além de um belo desafio é um belo projeto, certamente muitos aqui - e fora, irão ajudar.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2011, as 22:59:40 »

Grande iniciativa espero que de frutos!

Já pensou em algo com transmisores e receptores de audio bluetooth? São baratos e acredito que tenham um bom alcance.
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2011, as 23:17:07 »

Boa, posso transmitir tons e transdutá-los sem comprometer o pc... Legal!

-----
hgamal, simples?! Huh?
« Última modificação: 29 de Agosto de 2011, as 23:30:09 por Rafael O Leite » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 30 de Agosto de 2011, as 08:07:52 »

hgamal, simples?! Huh?

Sim, com 1 ATMEGA + 1 conector usb você tem uma interface completa USB. O software tem disponível em vários lugares, inclusive grátis, da própria ATMega ou de grupos na internet. (http://www.fourwalledcubicle.com/LUFA.php)

O ATMega32U, por exemplo, uma vez montado, nem precisa de programador, uma vez que ele vem com bootloader de fábrica instalado. Montado com a interfafe USB e uma chave, ligando-se o equipamento com esta chave pressionada, ele está pronto para ser programado, várias e várias vezes.

Uma vez montada a interface, e o programador estiver a postos, é só usar os pinos restantes (que são muitos) para o acionamento das interfaces.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #7 : 30 de Agosto de 2011, as 12:28:09 »

Minha intuição me diz simplesmente pra adaptar uma caixinha de som usb, com o led emissor infravermelho (+limitador de corrente) em paralelo com os alto falantes. Isso permitirá controlar qualquer aparelho que utilize infravermelho. Isso é o mais prático que imagino.
Também, um sensor infravermelho na entrada de um decodificador PLL com relês que acionam tomadas, seria um recurso adicional para controlar outras cargas.
Porém, nunca montei um decodificador PLL. Alguém recomenda algum?

-----
O hgamal deu umas dicas interessantes, mas em se tratando de sistemas computacionais, sou um zero à esquerda.
Havia antigamente um software (soft) chamado IBM Via Voice, em português, era perfeito, textos podiam ser digitalizados por voz de forma rápida.
O headmouse é bom, mas é bem lento o processo de digitar via teclado virtual. Infelizmente o Via Voice não está mais disponível no mercado.(legalmente, claro!)
A melhor opção atual é usar o Windows 7 ultimate, em inglês, ou aguardar o recurso de reconhecimento de voz ser liberado pro nosso idioma.
Todos os outros programas mais simples que testei, os comandos sempre são em inglês, além dos deficientes perderem os movimentos, são obrigados à se adequar à idioma estrangeiro... Isso é péssimo. Tomei as dores
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, as 14:29:47 por Rafael O Leite » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #8 : 31 de Agosto de 2011, as 13:58:10 »

Deixa ver se eu entendi, você precisa de um software de comando de voz que ao falar o comando o computador reconheça esse comando e envie os dados para o controlador usb que por sua vez acionara um relê ou outro componente?
Se for isso ja tentou o Typle 2.0? Ele usa comando de voz para abrir e fexar programas, não explorei todas as funcionalidades dele mas isso eu sei que ele faz.

Edit: Pesquisando um pouco sobre o controlador PLL que você citou, realmente é o mais pratico pois usara a propria rede da casa para enviar os comando pros relês http://eletronicos.etc.br/controle-remoto-multicanais-via-rede/
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, as 14:37:54 por fallout » Registrado
dan_metal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #9 : 31 de Agosto de 2011, as 15:27:56 »

Pelo que vejo, formas de controle e automação são bastante disponíveis, mas a interface pc-> usuário necessita de algo para viabilizar essa comunicação.

A Sun tem uma API que está sendo utilizada por diversas empresas para reconhecimento de voz, se chama Java Speech. Resta saber se ela libera pra download pra ser usado com a JDK, se for, um abraço. Java não é o meu forte, se algum programador de plantão aí puder lhe ajudar seria uma boa.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, as 15:39:40 por dan_metal » Registrado

fazei e multiplicai gambiarras...
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #10 : 02 de Setembro de 2011, as 22:28:15 »

Fiz o teste do Via Voice no windows 7, ele roda somente com a máquina virtual do XP. Ele é muito bom mesmo!!!
Sobre os programas: Definitivamente sugiro Headmouse e/ou ViaVoice. Em último caso, o "reconhecimento de fala" do Windows 7 ultimate (não disponível em português, infelizmente).
Quanto a interface de acionamento dos equipamentos, na fase de testes pretendo fazer uma apresentação no PowerPoint, com um menu bem trabalhado cheio de ilustrações de controle-remotos, cada um destes terá função de link.
Cada slide de destino conterá um fundo de controle remoto sem botões, e por cima deste fundo botões com reprodução de áudio.
Na entrada de microfone, coloco um circuito com sensor infravermelho, daí usando-se o próprio PowerPoint a frequência de cada botão pode ser gravada e associada ao botão virtual, (clonagem do bem). Ainda, se me dão licença, é possível fazer um "upload", no caso de usuário trocar de TV por exemplo, basta seu ajudante refazer o processo de gravação.
O Resultado final, é que o usuário poderá sem as mãos (via programas de acessibilidade) escolher o controle remoto que quiser, e simular a tecla que bem desejar.
Um circuito com emissor de infravermelho, acoplado em paralelo com os alto falantes emitirá o sinal para o controle dos equipamentos.
Comprei uma caixinha USB, e pretendo fazer em breve os circuitos. Depois posto. É uma coisa simples, mas muita gente poderá se beneficiar disso.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, as 22:51:03 por Rafael O Leite » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 02 de Setembro de 2011, as 23:05:21 »

Excelente notícia! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 02 de Setembro de 2011, as 23:06:08 »

Não sei ao certo se a "UFRJ" ou a "UERJ" tem algo semelhante desenvolvido em andamento e gratuito, da uma pesquisada, pois pode economizar bastante, encontrando algo já pronto.

Dá uma olhada neste link: http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/download.htm
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, as 23:22:05 por Alfredo Padrao » Registrado

Rafael O Leite
Visitante
« Responder #13 : 03 de Setembro de 2011, as 17:35:53 »

Testei  brevemente o Motrix, parece ser bom. Alguns deficientes que conheci relataram não ter conseguido usá-lo.
Não o recomendo com confiança, devido os comandos serem em inglês e ao fato de que em comparação com o Via Voice é mais difícil a adaptação.  Conforme já dei a entender, quem perde os movimentos, não deveria perder sua cultura aprendendo de forma forçada outra língua...
Pra mim não haveria problema, mas muitos brasileiros, portugueses e angolânos, acredito, ficariam excluídos dos benefícios que a computação pode proporcionar...
Esse é apenas e tão somente meu ponto de vista, mas não se deixem influenciar, continuem postando quaisquer sugestões...
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #14 : 04 de Setembro de 2011, as 00:25:18 »

Acredito que opiniões como a sua farão muita diferença, assim como de outras pessoas que precisem, e encontram dificuldades em ultilizar, mas é necessário que o grupo desenvolvedor tomem conhecimento de tais necessidades para que possam dar a atenção necessária.  Por isto acho que deixar um comentário no site ajude.
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal