Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 00:37:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas no Eagle  (Lida 115733 vezes)
plautz
Visitante
« Responder #15 : 05 de Agosto de 2010, as 16:27:57 »

Aproveitando o tópico, como faço pra deixar tudo em mm Mr. Plautz?

ODEIO polegadas! asdhaushd

Valeu!

Clique no ícone Grid (imagem em anexo) e mude (nas caixas com setas para baixo) para milimeters (ou algo assim).

Mas se você odeia polegadas, reveja seus conceitos: TUDO em eletrônica (relacionado à placas) é medido em polegadas (para quem não sabe mil é um milésimo de polegada).

[]´s
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #16 : 05 de Agosto de 2010, as 16:46:19 »

Plautz sem querer abusar de sua nobre vontade de ensinar, poderia me dizer se tem como eu colocar outro tipo de fonte no eagle.

Eu tenho minha logo, que na verdade é uma fonte que eu alterei.

Quero mudar ou importar uma imagem e para montar o arquivo gerber no proprio eagle.

Obrigado
Registrado

plautz
Visitante
« Responder #17 : 05 de Agosto de 2010, as 16:51:35 »

Que eu saiba só existe uma maneira de importar uma imagem para o eagle, que é usando um importador (que tem no site da cadsoft, seção downloads) chamado Bmp2Eagle. Mas o que ele faz é converter a imagem (que necessita ser monocromática) para um layer do Eagle. Ou seja, baita gambiarra.
Com fontes não sei como fazer.

Talvez o que você possa fazer é criar os gerber e depois disso abrir os gerber em um editor próprio e incluir sua fonte ou desenho (isso eu sei que é possível, só não lembro o nome do editor, pois não estou em casa pra ver).

Assim que puder posto mais informações.

Abraços.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #18 : 05 de Agosto de 2010, as 18:17:32 »

Muito obrigado mestre Plautz.

Não havia me ligado quanto as polegadas e a eletrônica, mais minha raiva não vem daí e sim da mecânica. Só pra complicar, chaves, parafusos e etc. E outra pelo fato de no SI contar como m, cm, mm, etc para medidas de "tamanhos".

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #19 : 05 de Agosto de 2010, as 19:54:28 »

01) Options -> Set -> Misc;
02) Se a opção Auto set route width and drill estiver desmarcada, marque-a;
03) Aproveitando, se a opção Auto set junction não estiver marcada, marque-a;
04) Dê ok;
05) Ao desenhar o esquema, utilize o NET ao invés de wire. Com isso, a trilha, ao terminar em outra, automaticamente colocará a junção no lugar (por isso o item 3);

Agora, imaginemos que estamos trabalhando com uma fonte, no qual as trilhas de saída (positiva e negativa) tenham que ser mais grossas (exemplo para melhor entendimento, claro). Após terminado  o desenho do esquema

06) Vá em Edit -> Net Classes;
07) Atenção aqui, pois os parâmetros são em milímetros (pelo menos em meu micro), não em mil (décimo de polegada), nem em polegada (inch);
08) Na primeira linha (Nr 0), campo name dê um nome sugestivo para a trilha como, por exemplo, Normal, para indicar as trilhas que não terão seus parâmetros alterados. O parâmetro drill é  para criar vias (ligação entre a face de cima e a de baixo). O item clearence serve para indicar a distância entre esta trilha e outras trilhas / ilhas. Como exemplo, coloquemos Normal em Name, 0.8 em Width e 0.5 em Drill;
9) Clique no campo Name na segunda linha (Nr 1). Os outros campos irão ser habilitados;
10) Coloquemos então o nome de Power (indicando as linhas que terão mais corrente), e os valores de 5 em Width e 1 em Drill. Dê Ok para sair desta tela;
11) Vá à placa do circuito desenhado e altere a posição dos componentes da forma como achar melhor;
12) Agora tem duas opções de roteamento: a dos preguiçosos (Autoroute) e a dos não preguiçosos (na marra mesmo -> função route do Eagle). Escolha a sua e veja os resultados.
Parece muita coisa, mas não é.
Abraços.

Plautz não encontro a opção "Auto set route width and drill" ... estou usando a versão 5.4 e não está em Misc...estou procurando...
Registrado

Americana-SP
plautz
Visitante
« Responder #20 : 05 de Agosto de 2010, as 22:00:48 »

Plautz não encontro a opção "Auto set route width and drill" ... estou usando a versão 5.4 e não está em Misc...estou procurando...

Magoo San,

A culpa não é sua, é minha, (e da Cadsoft, solidariamente, of course) por me manter sempre atualizado com o programa.

Infelizmente na versão 5.4 não existe essa opção. Abri os arquivos (SCH e BRD) de teste que funcionam perfeitamente na versão 5.10 na versão 5.4 e deu caca.

Atualiza a tua versão do Eagle que vai funcionar numa boa.

Desculpe qualquer coisa.

Abraços.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #21 : 05 de Agosto de 2010, as 22:10:07 »

Sem problema meu amigo!! não porque se desculpar! nós é que temos que te agradecer pelo tempo investido em nos ajudar!
Mais uma vez Obrigado!!
Vou fazer a atualização então... e tenho certeza que vai funcionar.  Deu uma bela aula Bravo
Abraço
Registrado

Americana-SP
LOBO
Visitante
« Responder #22 : 02 de Setembro de 2010, as 17:46:05 »

Vou aproveitar esse tópico de dúvidas do eagle e pedir umas singelas sugestões aos mestres do software:

Estou fazendo minha própria lbr  - no intuito dela ser bem genérica, frugal e "padrão" e talvez até postar aqui pra quem quiser -  com os componentes mais comuns que usamos para construir pedais  etc..

Eu peguei uns componentes e fui medir com aquela régua de precisão (nem sei o nome -  aquela que parece uma chave inglesa ajustável) e comparar com as bibliotecas do eagle e realmente há algumas diferenças como o próprio Plautz já sedimentou (como o 3886). Uma que eu notei bem feia é o do pot 16mm pcbmount que deu uma diferença de 1/16 polegadas entre os terminais do eagle e o tamanho real.

Comecei com todas aquelas dicas do Plautz (de novo ele... Grin) que ele postou (p. ex, resistores no package 0207/10, capacitores etc.) e tenho até agora:

#1 resistor deitado e 1 em pé
#3 tipos de capacitores cerâmicos/filme/poliester
#3 tipos de capacitores eletrolíticos
#1 CI de 8 terminais
#1 CI de 14 terminais
#1 Ci de 16 terminais
# pads para IN/OUT/9v etc
#2 Pots demontagem direta e off-board

Entretanto tenho as seguintes dúvidas e gostaria de sugestões:

a) Há algum problema em deixar, por exemplo, os terminais dos CIs sem seguir um datasheet específico de um componente, deixá-lo genérico sem ter que criar componentes individuais (um p/ TL072, outro para o 4558 etc)?

b) Qual o tipo de package mais usado (preferido) para transistores: 3 ilhas em série ou formando um triângulo? ou é bom colocar aos dois tipos?

c) Também gostaria de sugestões de componentes a serem incluídos ( pensei além dos que eu tenho em :transistores NPN, PNP, FETs MOSFEts, Chaves, jacks ) lembrando que gostaria que ficasse genérico e sintético, só com o essencial pra agradar iniciantes e medianos (nunca os experts).

d) esqueci as outras dúvidas... Batendo Cabeça

valeu
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #23 : 02 de Setembro de 2010, as 20:26:51 »

Eu peguei uns componentes e fui medir com aquela régua de precisão (nem sei o nome -  aquela que parece uma chave inglesa ajustável) e comparar com as bibliotecas do eagle e realmente há algumas diferenças como o próprio Plautz já sedimentou (como o 3886). Uma que eu notei bem feia é o do pot 16mm pcbmount que deu uma diferença de 1/16 polegadas entre os terminais do eagle e o tamanho real.
Seria paquímetro?

Citar
Comecei com todas aquelas dicas do Plautz (de novo ele... Grin) que ele postou (p. ex, resistores no package 0207/10, capacitores etc.) e tenho até agora:

#1 resistor deitado e 1 em pé
#3 tipos de capacitores cerâmicos/filme/poliester
#3 tipos de capacitores eletrolíticos
#1 CI de 8 terminais
#1 CI de 14 terminais
#1 Ci de 16 terminais
# pads para IN/OUT/9v etc
#2 Pots demontagem direta e off-board
Por enquanto tá indo bem.

Citar
Entretanto tenho as seguintes dúvidas e gostaria de sugestões:

a) Há algum problema em deixar, por exemplo, os terminais dos CIs sem seguir um datasheet específico de um componente, deixá-lo genérico sem ter que criar componentes individuais (um p/ TL072, outro para o 4558 etc)?
Para isso é so deixar o encapsulamento (DIL) mesmo, sem nenhum device (*.DEV).

Citar
b) Qual o tipo de package mais usado (preferido) para transistores: 3 ilhas em série ou formando um triângulo? ou é bom colocar aos dois tipos?
EU prefiro sempre o TO92 em linha (TO92 é encapsulamento de BC548, por exemplo). Mas há quem prefira em triângulo.

Citar
c) Também gostaria de sugestões de componentes a serem incluídos ( pensei além dos que eu tenho em :transistores NPN, PNP, FETs MOSFEts, Chaves, jacks ) lembrando que gostaria que ficasse genérico e sintético, só com o essencial pra agradar iniciantes e medianos (nunca os experts).
Daqui a pouco o pessoal vem aqui te dizer.

Citar
d) esqueci as outras dúvidas... Batendo Cabeça
Elas voltam.... Sempre voltam...

Citar
valeu
Abraços e parabéns pela iniciativa.
Registrado
LOBO
Visitante
« Responder #24 : 02 de Setembro de 2010, as 20:30:58 »

Valeu mestre Plautz, abraços.

No aguardo das sugestões do pessoal
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #25 : 10 de Setembro de 2010, as 23:46:51 »

Pessoal to com uma dúvida pequena. Resolvi postar aqui pra não criar mais um tópico só por causa disso.

Qual biblioteca os senhores usam pra esse tipo de conector como foi usado na imagem. Preciso desse modelo com 2, 3 e 4 "pontos" ao menos. Obrigado.

Abraços!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #26 : 11 de Setembro de 2010, as 09:00:45 »

Quando não há componentes na biblioteca o jeito é criá-la.

Essa eu passo, está em anexo.

Criação minha, portanto, sempre dêem os devidos créditos e peço a gentileza de não repassar para ninguém nem postar em outros sites.

Abraços.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #27 : 11 de Setembro de 2010, as 09:53:07 »

Olá
como eu faço pra corrigir a ligação da imagem abaixo?

não sei o que acontece mas há vários componentes de varias lbr
que não consigo conectar as trilhas nos terminais dai tenho
que rotear tudo dai depois de terminado usar o autorouter só para conectar as trilhas
nos terminais problematicos

obrigado pela atenção!

Mensagem Mesclada
Quando não há componentes na biblioteca o jeito é criá-la.

Essa eu passo, está em anexo.

Criação minha, portanto, sempre dêem os devidos créditos e peço a gentileza de não repassar para ninguém nem postar em outros sites.

Abraços.

Plautz
essa lbr vai me ajudar muito! Smiley
obrigado por compartilhar!  Palmas
« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, as 09:56:34 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
plautz
Visitante
« Responder #28 : 11 de Setembro de 2010, as 10:06:21 »

Se essa biblioteca é a mesma do LM3886, ela está ferrada.

Eu cheguei a consertar o próprio LM3886, mas não consertei os outros componentes.

Mas você está dizendo que não consegue conectar outros componentes, então acredito ser um problema de configuração do grid.

Verifique se você mudou o grid. Se mudou, coloque no padrão, que é múltiplo de polegada (ou m[ultiplo de 1,27mm).
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #29 : 11 de Setembro de 2010, as 10:24:28 »

Plautz
eu nunca mexi no grid
olhei aqui ta em "Default"
ou não é esse grid?
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 18   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal