Duvidas no Eagle

Started by Cleiton Carvalho, 25 de December de 2009, as 10:33:25

Previous topic - Next topic

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
É possovel aumentar ou diminuir o tamanho do pad de um ou outro componente?

A opção que eu sei aumenta geral, do circuito todo.

obrigado

plautz

Guest
Individualmente, só alterando diretamente na biblioteca.

Abraços.

M.F

Guest
Alguem ai me dá umas dicas pro layout ficar mais profissional (tipo os layouts do Guero), e tambem como passa do eagle pra pdf. (eu salvo em imagem no eagle soh que a placa não fica do tamanho certo).
E também umas dicas de como organizar os componentes na hora de passar do layout para a placa.
Ajudem ai, vão ser 4 layouts pro pessoal do forum!!!

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Quote from: M.F on 03 de March de 2010, as 21:53:33
Alguem ai me dá umas dicas pro layout ficar mais profissional (tipo os layouts do Guero), e tambem como passa do eagle pra pdf. (eu salvo em imagem no eagle soh que a placa não fica do tamanho certo).

Exporte para o formato EPS [Opção CAM do Eagle] e abra no Corel - na hora de selecionar o que vai exportar [desmarque a opção fil pads]

Tem Uma Apostila do Plautz em algum lugar deste forum ou no forum antigo.

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar

GuitarHero

Guest
Quote from: M.F on 03 de March de 2010, as 21:53:33
E também umas dicas de como organizar os componentes na hora de passar do layout para a placa.
Ajudem ai, vão ser 4 layouts pro pessoal do forum!!!

Se você estiver usando as versões 5. alguma coisa, você pode mandar imprimir em pdf. Na janela de impressão tem um botão "PDF". Outra solução é uma impressora pdf. Procure no www.baixaki.com.br sobre CutePDF Writer.

Cogumelo

Guest
Olá pessoal, eu quiz aproveitar o tópico, caso achem necessário eu mudo.

Ja uso o eagle a um tempo, porém formatei meu computador recentemente, e agora que fui usar o eagle, instalei ele e comecei o schematic, porém quando fui pegar o resistor que eu sempre usava da biblioteca Discrete, ele não esta mais la, nem os diodos, capacitores, etc... agora só tem 3 itens la: Antenna, Arrester, Thermistor.

O que será que devo fazer, ou vocês usam outras bibliotecas? Caso usem a Discrete também e possam me passar a mesma ficarei agradecido.

Abraços!

Mensagem Mesclada

Resolvi pessoal, lembrei que eu usava poucas bibliotecas, por isso não achava capacitores e resistores, ativei elas denovo e furunfo :P
Desculpem o encomodo.

Valeu!

BigBlues

Guest
Nunca usei o Eagle, nem o tenho gravado no meu pc. Por isso pergunto: Esse programa faz layaouts para fiação PTP?

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Creio que é só usar pads onde serão colocados os ilhós, ou turrets...

Quando exportar, exporte apenas os pads... o desenho completo você usa como referência na hora da montagem

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Existe como fazer "alguma marcação" nas linhas de ligação dos componentes quando estamos no modo de esquema elétrico de tal forma que quando vamos para o desenho da placa "essa marcação" nas linhas que ligam os componentes apareça de forma diferente das demais.

Na realidade estou fazendo um layout de um amplificador e quero que nas trilhas onde existe menor intensidade de corrente uma espessura de 3mm e nas trilhas onde há maior corrente, de 5mm, iria fazer essa configuração ou "marcação no layout elétrico e quando no desenho do layout da placa, o eagle me mostraria qual trilha deveria ser de 3 e 5mm por exemplo.

Mensagem Mesclada

Definitivamente..acho que é impossível fazer isso no eagle!
Americana-SP

Renan

**
Freqüente
Bom.. algumas sugestões... clique na ferramenta "name" e nomeie as trilhas por onde passa maior corrente para por exemplo V+, GND, SIGNAL +, SIGNAL -, etc.. assim você dá propriedades em qualquer trilha que começa a rotear e já vê o nome dela, se for um desses, é uma trilha de alta corrente, ou seja, mais grossa... Outra sugestão, que é a que eu costumo fazer junto com essa, é clicar no editor de esquema elétrico, em cima do traço que você sabe que no esquema é de corrente mais alta, e clicar com o botão direito > show, e ir para a janela da PCB, você vai ver essa trilha e todas as suas ramificações mais claras, identificando ela. Fora isso, não sei o que pode ser feito.

Nota: Você pode, não sei se você sabe, alterar a espessura da trilha no editor de esquema elétrico também, de forma que a trilha (a verdinha) fique mais grossa, claramente identificando NO ESQUEMA as trilhas de maior corrente, para mais tarde você identifica-las mais facilmente na placa.

Hope it helps  ;)

mrmagoo

Colaborador
Quote from: Renan on 01 de August de 2010, as 21:19:04
Bom.. algumas sugestões... clique na ferramenta "name" e nomeie as trilhas por onde passa maior corrente para por exemplo V+, GND, SIGNAL +, SIGNAL -, etc.. assim você dá propriedades em qualquer trilha que começa a rotear e já vê o nome dela, se for um desses, é uma trilha de alta corrente, ou seja, mais grossa... Outra sugestão, que é a que eu costumo fazer junto com essa, é clicar no editor de esquema elétrico, em cima do traço que você sabe que no esquema é de corrente mais alta, e clicar com o botão direito > show, e ir para a janela da PCB, você vai ver essa trilha e todas as suas ramificações mais claras, identificando ela. Fora isso, não sei o que pode ser feito.
Obrigado Renan pela dica!
Nota: Você pode, não sei se você sabe, alterar a espessura da trilha no editor de esquema elétrico também, de forma que a trilha (a verdinha) fique mais grossa, claramente identificando NO ESQUEMA as trilhas de maior corrente, para mais tarde você identifica-las mais facilmente na placa.
É assim que estou fazendo, mas por preguiça  :D e também para evitar erros queria de alguma forma deixar a cargo do software.

Americana-SP

plautz

Guest
Quote from: mrmagoo on 29 de July de 2010, as 16:59:00
Existe como fazer "alguma marcação" nas linhas de ligação dos componentes quando estamos no modo de esquema elétrico de tal forma que quando vamos para o desenho da placa "essa marcação" nas linhas que ligam os componentes apareça de forma diferente das demais.

Na realidade estou fazendo um layout de um amplificador e quero que nas trilhas onde existe menor intensidade de corrente uma espessura de 3mm e nas trilhas onde há maior corrente, de 5mm, iria fazer essa configuração ou "marcação no layout elétrico e quando no desenho do layout da placa, o eagle me mostraria qual trilha deveria ser de 3 e 5mm por exemplo.

Mensagem Mesclada

Definitivamente..acho que é impossível fazer isso no eagle!

Será?

Vejamos.

01) Options -> Set -> Misc;
02) Se a opção Auto set route width and drill estiver desmarcada, marque-a;
03) Aproveitando, se a opção Auto set junction não estiver marcada, marque-a;
04) Dê ok;
05) Ao desenhar o esquema, utilize o NET ao invés de wire. Com isso, a trilha, ao terminar em outra, automaticamente colocará a junção no lugar (por isso o item 3);

Agora, imaginemos que estamos trabalhando com uma fonte, no qual as trilhas de saída (positiva e negativa) tenham que ser mais grossas (exemplo para melhor entendimento, claro). Após terminado  o desenho do esquema

06) Vá em Edit -> Net Classes;
07) Atenção aqui, pois os parâmetros são em milímetros (pelo menos em meu micro), não em mil (décimo de polegada), nem em polegada (inch);
08) Na primeira linha (Nr 0), campo name dê um nome sugestivo para a trilha como, por exemplo, Normal, para indicar as trilhas que não terão seus parâmetros alterados. O parâmetro drill é  para criar vias (ligação entre a face de cima e a de baixo). O item clearence serve para indicar a distância entre esta trilha e outras trilhas / ilhas. Como exemplo, coloquemos Normal em Name, 0.8 em Width e 0.5 em Drill;
9) Clique no campo Name na segunda linha (Nr 1). Os outros campos irão ser habilitados;
10) Coloquemos então o nome de Power (indicando as linhas que terão mais corrente), e os valores de 5 em Width e 1 em Drill. Dê Ok para sair desta tela;
11) Vá à placa do circuito desenhado e altere a posição dos componentes da forma como achar melhor;
12) Agora tem duas opções de roteamento: a dos preguiçosos (Autoroute) e a dos não preguiçosos (na marra mesmo -> função route do Eagle). Escolha a sua e veja os resultados.

Parece muita coisa, mas não é.

Abraços.

mrmagoo

Colaborador
Valeu Plautz!  :D :D deu certo! Mas somente para o função "Autoroute". O eagle colocou a espessura de acordo com que foi determinado no "net classes". Mas para rotear na mão é necessário mudar o width observando o nome do sinal! correto?
Abraço
Americana-SP

plautz

Guest
Não.

Se você fez tudo certo, ao clicar no ícone route (pra você rotear "na mão"), ao clicar em trilhas com classes diferentes a regra deve ser seguida (como no exemplo as trilhas com correntes mais grossas e as outras mais finas).

[]´s

Cogumelo

Guest
Aproveitando o tópico, como faço pra deixar tudo em mm Mr. Plautz?

ODEIO polegadas! asdhaushd

Valeu!