Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 16:30:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Constuindo uma caixa 1x12  (Lida 51115 vezes)
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #75 : 19 de Novembro de 2011, as 22:17:31 »

Pessoal, caixa para guitarra ou baixo eu nunca fiz, mas para som de carro já fiz várias e ja usei tanto o compensado de 20 quanto o mdf de 18.
Digo para v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) que a sonoridade que o mdf proporciona é extremamente melhor.
Para as caixas de compensado eu faço uma forração interna com uma manta igual aquelas de filtro de aquario ou então recheio de endredon, porque a caixa oferece muita ressonancia sonora, já para asde mdf não é necessario.
Para a montagem eu coloco as madeiras nas posições, furo, separo, passo cola branca(bastante cola), volto a posição, parafuso e no aperto do parafuso a cola acaba saindo. Depois é só limpar. Isso garante uma calafetação da caixa, mas mesmo assim eu uso na parte interna uma mistura de cola branca com o próprio pó da mdf ou então massa plastica.
Como as caixa de som de carro sãopara aguenar porrada isso garante resistencia da mesma.
Pra acabamento se necessario eu uso massa f12 e para colagem cola de sapateiro.
Resultado: Fica tão bem selada q dá para carregar agua dentro(risos).
Espero ter ajudado
Fiquem com Deus
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #76 : 20 de Novembro de 2011, as 11:47:46 »

Brincadeiras a parte, eu acho que para som ambiente, o MDF deva ser muito melhor que compensado. A rigidez e peso maior do MDF devem fazer as paredes da caixa ressonarem menos.

O problema maior apresentado em caixas para guitarra, é que no transporte, peso e tolerância a pequenos acidentes são atributos desejáveis. Por esta razão, embora já tenha usado MDF, estou fazendo as caixas de compensado. Mas convém escolher um bom compensado.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #77 : 20 de Novembro de 2011, as 14:47:20 »

Pois é! No meu caso as caixas nunca saem da sala! Nem a faxineira tira mais do lugar!  Cheesy
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
evenme
Visitante
« Responder #78 : 20 de Novembro de 2011, as 17:06:56 »

Esse fim de semana avançamos bem na caixa. Já está quase toda com couro colado (faltou cola no finalzinho, por burrada de desperdício no início mesmo). Amanhã termino de cobrir e coloco as cantoneiras/pezinhos/alça. Digo que fiz uma sujeira desgraçada lixando as bordas da alça com a Dremel...
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #79 : 20 de Novembro de 2011, as 18:48:04 »

Ontem comprei uma chapa de MDF de 18mm para fazer umas caixas, quero fazer mais umas 2 1x12 e uma 2x12, dei uma olhada numas chapas que alguns fabricantes compram para fazer suas caixas, isso que é marca conhecida, são uns MDFs daqueles "peludos", já meio estufados, 2ª linha é elogio para aquelas chapas.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
evenme
Visitante
« Responder #80 : 20 de Novembro de 2011, as 19:03:45 »

Ontem comprei uma chapa de MDF de 18mm para fazer umas caixas, quero fazer mais umas 2 1x12 e uma 2x12, dei uma olhada numas chapas que alguns fabricantes compram para fazer suas caixas, isso que é marca conhecida, são uns MDFs daqueles "peludos", já meio estufados, 2ª linha é elogio para aquelas chapas.

O MDF 18mm que comprei tem faces lisinhas, parece até piso...
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #81 : 20 de Novembro de 2011, as 19:27:39 »

MDF é sempre liso, se não me engano.
E tem mdf laminado com acabamento em diversos tipos que é bem legal mas não gosto pra caixas.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #82 : 20 de Novembro de 2011, as 21:08:55 »

Mdf é bem liso sim, qunato ao teu ter cabelos acho que pode ter sido mal armazenado......nunca vi algum mdf assim.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #83 : 21 de Novembro de 2011, as 08:08:41 »

É que tem alguns tipos, eu sempre compro o de 1ª, então ele é bem liso, e tem um material de boa qualidade, normalmente é os que são utilizados naqueles móveis planejados de 1ª, o que vi lá é o resto do resto das tranqueiras, e quando falei que eu ia comprar para fazer caixas de som, o cara me disse: "Aquilo ali é o que a gente vende para a marca tal fazer as caixas dele."

Não quero citar a marca porque é conhecido, eu fiquei meio que assustado até.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
evenme
Visitante
« Responder #84 : 27 de Novembro de 2011, as 13:36:04 »

Pronto, terminada!

Caixa 1x12, medidas: 47L x 46C x 36A  ~ 60L aprox. Utilizando Selenium 12PW5 e duto de 4" x 7,8cm. Fiz a montagem de 2 caixas, mas por enquanto só terei essa finalizada.

Custo aproximado:

MDF 18mm: R$ 35 (cortada nas medidas feitas pelo Google Sketchup, comprei a chapa inteira por uns R$ 140 e dá para 4 caixas)
Couro ecológico: R$ 20 (cerca de 1,20m para cada caixa)
Cantoneiras, pezinhos, painel, conectores speakon: R$ 50 aprox (comprados na Repel)
Manta: R$ 20 (comprei 1 metro, mas usa bem menos)
Cola, parafusos, porca-garra, grampos: R$ 50
Marceneiro para arredondar a caixa, cortar o baffle, serrar algumas peças: R$ 25

Total: R$ 200 aprox.
Tempo: umas 30 horas (foram 3 fds)

Equipamentos usados (alguns emprestados): Furadeira à bateria, serrote, Dremel, grampeador, ferro de solda, aspirador de pó (o mais importante!)

Falta apenas colocar a grade que irei comprar no ML, mais R$ 20, e também serrar 3 parafusos do falante que estão batendo no sarrafo.
Resultado final:


















Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #85 : 27 de Novembro de 2011, as 14:18:54 »

Testou ela com som de PC ? ficou bom? tô pensando em fazer uma pro meu, mas fazer com o circuito dentro da caixa mesmo, preciso de tuita?
Parabéns cara, ela tá linda. principalmente a cor.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #86 : 27 de Novembro de 2011, as 15:40:43 »

Testou ela com som de PC ? ficou bom? tô pensando em fazer uma pro meu, mas fazer com o circuito dentro da caixa mesmo, preciso de tuita?
Parabéns cara, ela tá linda. principalmente a cor.

Pra som de PC é bom colocar um tweeter sim. Fica melhor ainda se colocar um driver Ti !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
evenme
Visitante
« Responder #87 : 27 de Novembro de 2011, as 16:24:40 »

Testou ela com som de PC ? ficou bom? tô pensando em fazer uma pro meu, mas fazer com o circuito dentro da caixa mesmo, preciso de tuita?
Parabéns cara, ela tá linda. principalmente a cor.

Nem sei como testar o som de pc nela, só se for através do line in do amp...

Na segunda caixa que irá fazer irei colocar driver Ti da Selenium.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #88 : 28 de Novembro de 2011, as 08:23:15 »

Show de bola! Vai deixar sem tela frontal?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #89 : 28 de Novembro de 2011, as 10:17:30 »

evenme

A caixa ficou linda, parabéns!
 Na minha opinião, se você for usar pra guitarra, está fugindo dos padrões, ela vai te dar um grave que ao meu ver seria desagradável, tanto nas dimensões da caixa quanto ao falante usado 50 a 4.000hz, o modelo da cx está mais pra tocar um Subwoofer (subgrave) do que pra wolfer (med grave). Agora se for pra tocar musica um Tweeter selenium custa em média R$50,00 resolveria, uma vez que te daria 5.000hz à 18.000hz.
Tem uma possibilidade de você abri o fundo da caixa parcialmente diminuirá o gave dela,e poderia tira o dulto.

abraço
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal