Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:49:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Frontman 65R  (Lida 13537 vezes)
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« : 14 de Setembro de 2011, as 15:16:43 »

Salve galera handmaker!!

To lutando com esse ampzinho faz um tempo e não consigo resolver um problema aparentemente simples. O problema dele é que ta vazando sinal do clean pra dist e vice versa. Se eu deixar o level do clean zerado e aumentar o ganho e o level da dist, o som sai no clean. Se eu fizer o contrário t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)!! Estudando o esquemático percebi que o sinal faz um "Y" logo no começo, e o chaveamento apenas liga a saída dos préamplificadores com o in da potencia. Já troquei uma porrada de peça a isso continua. Vim aqui pra pedir ajuda da galera pra ver se consigo sanar esse problema. Se é que isso realmente é um problema ou é característica desse amp, nunca testei um pra ver se isso acontecia.

desde já agradeço a ajuda.

-----
Ahh esse é o esquema pra quem quiser dar uma olhada

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM_65R_schematic.pdf
« Última modificação: 14 de Setembro de 2011, as 15:20:07 por evileudo » Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #1 : 14 de Setembro de 2011, as 16:04:22 »

Verifique ai Q1, Q4 e Q23 e componentes perifericos!
Registrado
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #2 : 14 de Setembro de 2011, as 16:46:23 »

Ah esqueci de dizer que os transistores que fazem o chaveamento estão funcionando corretamente. Os sinal do clean e dist não estão sendo mesclados no final não, estão se misturando no primeiro estágio. Fiz o experimento de tirar o Q4 e mesmo assim o som mistura, ou seja o sinal está voltando. Coloquei o Q4 e tirei o C10, ai sim o sinal parou de misturar, mas fazendo isso o sinal não chega na distorção.

Valeu Luis pela ajuda!!

Alguém mais poderia dar dicas??
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 15 de Setembro de 2011, as 01:14:00 »

Ah esqueci de dizer que os transistores que fazem o chaveamento estão funcionando corretamente. Os sinal do clean e dist não estão sendo mesclados no final não, estão se misturando no primeiro estágio. Fiz o experimento de tirar o Q4 e mesmo assim o som mistura, ou seja o sinal está voltando. Coloquei o Q4 e tirei o C10, ai sim o sinal parou de misturar, mas fazendo isso o sinal não chega na distorção.

Valeu Luis pela ajuda!!

Alguém mais poderia dar dicas??

Baseado nesta informação, e analizando o esquema eu acho que seja característica do próprio circuito.   Se observar que na saida do primeiro opamp U1-A (pino 1), há uma ligação entre R7 e R20, inclusive com a indicação da amplitude do sinal ali presente (TP8 19mVCA); portanto acho o valor de R20 (1K) não vai impedir que o sinal do canal limpo trafegue no canal Dist e vice versa só que com menor intensidade.  Não sei se seria possível interromper esta ligação, ou buscar uma outra solução neste ponto.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 15 de Setembro de 2011, as 02:25:25 »

A grande maioria dos Pre's da Fender, sao os mesmos, mudando apenas o TL072 por 4558 ou 4560. e uma  leve variacao do conjunto de led e diodos do canal dist.

Explicando um pouco sobre o pre: (com base no esquema do link postado, e resumido os termos para facilitar entendimento).

U1-A, faz a primeira parte da amplificacao, atua meio como buffer-booster.
A saida de U1-A (pino 1), vai para duas vias distintas:
R20 canal dist.
C3 e R10 canal limpo.
C3 e R10 ja é o EQ do clean. Apos o EQ ja vai para U1-B (pino 5).
U1-B é o controle de ganho do clean.
Nao ha como o sinal retornar.

R20> o conjunto que voce ve depois de C10, é um filtro.
A saida deste filtro vai a U2-A (pino 3).
U2-A é o controle de ganho do dist.
Ate este ponto nao tem distorcao ainda, apenas etapa de ganho.
A distorcao é gerada depois da saida de U2-A.
Mais exatamente nos diodos D2 e D3, depois de R26.
E tambem em U2-B.
Tambem nao ha como o sinal retornar.

A menos que tenha algum curto.

O canal é selecionad por Q1 e Q4.
O que estou achando estranho, é exatamente o acionamento de Q1 e Q4.
Neste esquema postado, sao acionados ao mesmo tempo.
Parece haver um erro ai, ou entao com ja dito, sera caracteristica deste amp.

JA mencionei em outros topicos, sobre esquemas, mesmo distribuidos no site do fabricante, terem erros...

Compare com o esquema do Frontman 25R. (Q1 e Q2)

O chaveador, aciona os dois transistores de chaveamento ao mesmo tempo.
Mas um transistor aterra o sinal (desvia o clean para o terra), e o outro da passagem.
Ao desacionar, suspende a passagem do drive, e desaterra o clean.

Neste 65R, os dois transistores estao dando passagem...

Injete um sinal de 1Khz, senoide, -20db, pode ser gerado no computador mesmo.
Meça a voltagem de alimentacao nos CIs U1 e U2 (pino 4 e pino 8, com referencia ao terra do amp).
Qual voltagem esta tendo?
Registrado

evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #5 : 15 de Setembro de 2011, as 14:50:00 »

Alfredo, estou acreditando cada vez mais que isso seja do circuito mesmo!!!

GrAmorin, muito obrigado pela ótima explicação!! Com base no que você disse e no esquema que você indicou estudar (frontman 25R) eu consegui uma solução! Não conseguiu achar defeito, todas as peças que testei estão no seu perfeito funcionamento, a unica saída que vi foi alterar o circuito. Abaixo vou descrever o que eu fiz e que sanou o problema:

Primeiramente eu não entendi a função dos transistores Q2 e Q3, pra mim eles estão ali sem fazer função nenhuma (peço desculpas se o que eu estiver falando for besteira). Eles ficam passando sinal direto, independente de estar no clean ou no drive. O primeiro teste foi fazer eles cortarem o sinal quando estivesse no clean. Removi o C18 o R32 e soltei a perna do D8 que ia no aterramento e liguei junto com o CHL-CHANNEL, melhorou muito, mas ainda saia um pouco de sinal distorcido. Vi que teria que ser antes um pouco daquele ponto. Refiz a ligação original e tirei o Q2 e interliguei os pontos que ele unia (R26 diretamente no R28). Depois retirei a perna negativa do capacitor C16 e fiz com que o Q2 cortasse naquele ponto o sinal enquanto estivesse chaveado no clean, EUREKA!! Funcionou!!!

Fica a dica acima pra quem tem esse amp e passa pelo mesmo problema, acredito que seja do circuito frontman 65R que faça isso. Se alguém aqui do fórum tiver esse modelo de amplificador e puder nos informar eu agradeço.

Ah, esqueci de mencionar que este esquema está realmente errado, como o GrAmorin supôs. O Q1 liga o sinal ao terra como no frontman 25, a unica diferença é que o outro transistor corta o sinal no final do pré distorcido, ao contrário do Frontman 25R que corta logo no começo, antes do sinal ser distorcido.

Obrigado pelas dicas galera. Qualquer duvida sobre o que eu fiz só perguntar.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 15 de Setembro de 2011, as 15:39:54 »

O chaveamento deste amp, sera mais identico ao RocPro700 (que alias, suponho que tem alguns errinhos no esquema tambem.)

A funçao de Q2 e Q3 no 65R, tambem acho estranho te-los, ja que ela ficam o tempo todo acionados (conduzindo). Outros modelos tambem tem estes transistores deste jeito.

Que bom que achou uma solucao.
Mas seria melhor encontrar o que causa este problema.
Se realmente esta errado no esquema, (ligacao de Q1) o problema pode estar no sitema de chaveamento.
E estando errado no esquema, nao pode ser caracteristica do amp.

Eu iria sugerir, isolar os diodos D1 e D11, do circuito que os aciona.
Colocar uma chave comum para acionar e desacionar este transistores.
PAra saber se o problema pode estar no circuito que chaveia, ou nos transistores.
Possivelmente tera algum problema naregiao onde esta Q23.
Voce chegou a testar o TP22?

Quando acinonado o pedal switch ou a chave de canal, a tensao é uma (+15), quando desacionada, a tensao é outra (-15).
Registrado

Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #7 : 15 de Setembro de 2011, as 16:21:12 »

Também tinha notado este lance do Q1 e Q4 estarem sendo acionados simultaneamente, logo imaginei ser erro de esquema eletrico. Que bom que encontrou a solução. até
Registrado
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #8 : 15 de Setembro de 2011, as 16:36:54 »

Mas GrAmorin, se fosse no chaveamento você concorda comigo que ainda estaria dando problemas??? Estou usando o mesmo circuito de chaveamento pra acionar o J111 que eu coloquei pra cortar o sinal antes do clip. E outra, se fosse no chaveamento quando eu tirei o Q4 não era pra passar sinal da distorção pra potência né?? Mesmo assim quando tirei o Q4 quando no canal clean se eu colocasse no máximo o level e gain do canal drive a distorção passa pelo clean, ou seja, estava retornando o sinal de distorção e indo pelo clean.

Bem, eu não sei se ainda tenho animo pra tentar achar um possível defeito. Sei que esse defeito é muito estranho.

Ah quanto a tensão do chaveamento está tudo ok. Quando no clean se medir a tensão no CHL-CHANNEL da -15v e quando acionado +15v.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 15 de Setembro de 2011, as 16:44:49 »

Muito interessantes essas soluções de chaveamento, eu só estava acostumado com a do 25R que é o que tenho. Peguei-me pensando se o FET usado como Q4 tivesse a polarização inversa ao Q1...

Quanto aos Q2 e Q3, não estariam ali pra reduzir algum possível ruído ao ligar e desligar a força do amp quando selecionado o canal sujo?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bec2010
Visitante
« Responder #10 : 15 de Setembro de 2011, as 19:10:12 »

Fica a dica acima pra quem tem esse amp e passa pelo mesmo problema, acredito que seja do circuito frontman 65R que faça isso. Se alguém aqui do fórum tiver esse modelo de amplificador e puder nos informar eu agradeço.

Esquisito, tenho esse amp, e ele não tem esse problema/característica...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 15 de Setembro de 2011, as 19:11:50 »

Esquisito, tenho esse amp, e ele não tem esse problema/característica...

Agora é que ele vai ficar doido caçando esse problema!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 15 de Setembro de 2011, as 19:47:31 »

Quanto aos Q2 e Q3, não estariam ali pra reduzir algum possível ruído ao ligar e desligar a força do amp quando selecionado o canal sujo?
Tem razao.
Nao sei como nao me passou isso pela cabeça.
Este amp nao tem "mute", entao o motivo de Q2 e Q3 sera para isso que o Alex mencionou.

Realmente é um negocio muito estranho.
E nao poderia ser caracteristica do amp, funcionar canal sujo e clean ao mesmo tempo. Senao, nao faria sentido ter um pedal switch ou chave para mudar canal....

Este amp é seu, ou ja pegou ele com este problema?
Sabe se alguem ja mexeu antes?

Sera nescessario uma boa analise.
Mas se ja achou uma solucao, talvez nem precise...
Registrado

evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #13 : 19 de Setembro de 2011, as 02:29:00 »

É de um amigo meu esse amp. Nunca foi mexido, comprou novo. O problema de mesclar os canais acabou, mas parece que isso realmente não é característica não. Esse problema que ele tem mudou ate o ganho do amp (disse o dono). Não sei mais o que fazer pra ele voltar ao normal. Dá ate vontade de comprar tudo peça nova e trocar tudo.

Lembro uma vez de consertar um hotbox do eugenio. Quase fico doido t b (moderador, peço que me suspenda do fórum). Ele tinha um problema em um capacitor dentro do circuito e tinha um problema na fonte (quase que não conseguia diagnosticar esse). O capacitor era da parte do tonestack do circuito, que por sinal só atua no modo drive, fazendo o mesmo não funcionar corretamente, com pouquissimo volume. O clean funcionava normal. E a fonte, eu media sem estar plugada no pedal, dava os 12v certinho mas quando eu colocava no pedal caia pra 5v. Demorei uma semana ate medir as tensões dentro do pedal e perceber que quando conectada a tensão reduzia. As vezes da um branco na cabeça da gente e o problema parece bem escondido, mas na verdade ta mais na cara do que você imagina.
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #14 : 19 de Setembro de 2011, as 09:24:24 »

Somente reinterando, voce realmente citou algo muito interessante, este tipo de defeito na fonte e no tonestack, causado por capacitores, geralmente capacitores de acoplamento e ou de filtragem quando não se tem um osciloscopio fica muito mais didicil de diagnosticar.

PS. Para quem não tem osciloscopio, ai vai uma dica que pode ser util. Tenho aqui um aparelho que se chama medidor de ESR, Equivalent Series Resistance (resistencia Serie Equivalente) para quem já estudou capacitores sabe do que se trata, é digital comprei no Mercado Livre pois estava procurando a tempos custou relativamente barato não me lembro o valor correto agora, porém não chegou a R$ 300,00 com frete. E realmente é de excelente ajuda, é claro que prefiro o osciloscopio porém para diagnosticar principalmente capacitores em SMD com defeito é muito bom e mede no circuito.

até

 
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal