Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:22:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 36   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo)  (Lida 321324 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 09 de Janeiro de 2010, as 17:11:34 »

Senhores,

Há algum tempo, eu, Leonardo Chocron e Roberto Alves, estamos engajados em um projeto de produzir um pré de guitarra completo. Após alguns meses de labuta árdua. Após muito gasto em componentes, montagens, layouts e idéias, chegamos a um bom termo no projeto.

As fotos abaixo exibem alguns dos protótipos realizados.

Versão 1.4:


Versão 1.5:


A experiência mostrou que sem um bom plano de terra e sem um bom layout em dupla face, o projeto seria muito limitado. Resolvemos então usar um serviço de confecção de placas profissional e o projeto resultante é o seguinte:

Versão 1.7:


A placa acima é mais um bom trabalho do nosso projetistas de placas: Leonardo Chocron Realizado em  fibra de vidro, dupla face, furos metalizados, máscara de solda, mascara de componentes, etc.

O circuito é basicamente a união do pré do site e Marshallizer, com volumes de saída otimizados e chaveamento a relé. A união dos circuitos não foi muito difícil, mas sua equalização necessitou algumas alterações.

Neste caso, o tone stack do pré do site foi modificado, segundo alterações aqui já publicadas, trazendo um melhor "brilho" (não precisa procurar no forum, basta apenas usar os valores do controle de tom do marshallizer).

O resultdo final em termos de som é o mesmo apresentado e experimentado por muitos na confecção dos prés do site e Marshallizer.

Como a confecção das placas em empresas especializadas não é uma tarefa simples para todos, estamos com um projeto de em breve vender algumas placas a quem se interessar nesta montagem.

PS: Não sei se todos sabem, mas fui eu quem projetou o Pré do Site e o Marshallizer. No momento da liberação, releguei os projetos a comunidade, isto sem qualquer tipo de restrição comercial. Notem: Diferente dos projetos do Bertola e outros, qualquer um pode copiar, alterar e vender quaisquer um destes meus dois projetos (apenas peço que o site handmades.com.br seja mencionado)
« Última modificação: 24 de Março de 2013, as 10:51:39 por Alex Frias » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2010, as 01:27:45 »

Excelente projeto!

E quanto a mandar confeccionar a placa em emprezas especializadas, parece que elas só cobram extremamente caro se eles tiverem de projetar pra você, pois aqui um amigo fez umas 15 placas de um projetinho de display de leds que num ficou nem por 30 reais eu acho, mas é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele tinha projetado a placa e passado pra empresa só confeccionar (o problema é que eles só usam um tal de Tango pros desenhos das placas, parece ser um programa mó antigo... então eles só fazem o projeto se você tiver um arquivo do Tango pra eles poderem usar...)

mas como eu ja disse, excelente! continuem assim e que esse ano nos traga muito mais projetos com essa qualidade!!!
(eu mesmo to quase montando meu valvuladinho com a 6AU6 no power... +ou- 1W usando ela em 300V DC... é praticamente um little gem valvulado! só falta um circuito de pré legal pra usar com ela... =/)
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #2 : 11 de Janeiro de 2010, as 08:32:48 »

Quero comprar a placa , muito legal.......uma pergunta esse pre completo tem loop de efeitos para uso de delays, reverbs e outros efeitos pós distorção do marshalizer????Pois o Marshalizer é uma distorção muito boa, tenho ela no top dos tops do meu set.....so fã do timbre Marshall e o Marshalizer é fiel......então usar a distorção Marshall do marshalizer do pré e colocar um delay no loop é o que há!!!!

Valewwww,,,,,aguardo o início das vendas..
Registrado

...money for nothing!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2010, as 09:15:43 »

Quero comprar a placa , muito legal.......

Breve... breve... Estamos concluindo um pequeno manual de montagem e nos organizando...

Citar
...
uma pergunta esse pre completo tem loop de efeitos para uso de delays, reverbs e outros efeitos pós distorção do marshalizer?Huh?
...

O pré não tem loop de efeitos. (ainda)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2010, as 18:19:24 »

Parabéns pelo trabalho, parece que une dois dos projetos que a galera aqui mais curte. E realmente, um loop fecharia a idéia com chave de ouro.

O projeto tem uma saída máxima por volta de 1 Vrms, ou seja, é só colocar o efeito em série com o circuito que funcionará facilmente. Além disto, projetamos ele para ter duas saídas bufferizadas, permitindo outras configurações interessantes.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2010, as 19:48:47 »

Sensacional!!! Parabéns!

Acho que já tem um monte de fãs esperando para adquirir uma super plaquinha mágica! (Inclusive eu... Tongue)

Abç
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #6 : 13 de Janeiro de 2010, as 00:01:57 »

Éeeee esse o projeto secreto RPG?! Cheesy mencionado no artigo da laminadora para PCI  Cheesy
Ficou profissional!!!

Sim, Magoo Sam. É este mesmo, só que em sua versão 1.4 (ou anterior, não "alembro").

Haroldo, Plauts e Roberto Alves...

É Plautz, com Z (de Zangado  Bufando  Azn)

...uma pergunta esse pre completo tem loop de efeitos para uso de delays, reverbs e outros efeitos pós distorção do marshalizer?Huh?

Como o Haroldo disse, não tem ainda. Repare que entre os potenciômetros há espaço para três leds. Se um indica que o canal clean está ativo, e o outro indica que o canal sujo está ativo, para que serve o terceiro? Para indicar loop de efeitos ativo.

Não o incluimos nessa montagem pois houveram alguns problemas, mas deixamos o led ali para futuras "expansões".

Excelente!!! Shocked Shocked Huh? Grin Cheesy Dá até pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) venderem o kit completo igual a tctech fazia e ainda ganhar um troquinho!! Eu compraria...aliás, quando começarem a vender separem uma placa pra mim por favor, aguardarei ansioso Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Acho que nós discutimos mais essa idéia de vender o kit do que a confecção da placa. E decidimos não fazê-lo, por motivos particulares.

Entretanto, todas as peças são de fácil aquisição, e não deve haver maiores problemas na montagem do pré (claro, sempre seguindo com atenção e bom senso).

Abraços.
Registrado
Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #7 : 13 de Janeiro de 2010, as 08:23:21 »

Caramba! Ficou muito bom!

Parabens aos projetistas, pois só parar para pensar que vemos que a algum tempo tempo só existia uma discussão sobre isso agora olhem a evoluação, exelente!Com dedicação chegam nisso aí!

Muito bom e essas placas quanto sai uma profissional destas? Não tenho nem idéia de quanto deve sair uma... Acho que "só" comercializar a placa já está bom de mais, as peças da pra achar muito fácil, concordo com o Plautz


Abraços e boa sorte nos projetos!


Registrado

ex-kabuloso0101
admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.520

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 23



« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2010, as 17:26:26 »

Eu toquei com a versão 1.5 e achei o som perfeito, impecável, melhor que qualquer distorção transistorizada que tenha tocado.
A versão que toquei só perdia para um fender 212R no canal clean pelo brilho extra dos fender, mas sinceramente isso para mim é desnecessário. Se vc adicionar um reverb na saída dele, tenho certeza que vc não sentirá falta de nenhum amplificador transistorizado que possa ser comprado aqui no brasil.

A distorção é superior a todos os Marshall que toquei incluindo o JCM 900 que é valvulado.

Apoio a iniciativa da venda da placa e o Handmades oficialmente incentiva que todos comprem para incentivar novos projetos dos nosso projetistas que realizaram um trabalho inacréditável em termos de qualidade que será longamente copiado pelos fabricantes.

Abraços e Parabens a todos envolvidos no projeto.

Barci
Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
plautz
Visitante
« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2010, as 16:29:44 »

Para aqueles que pediram samples, fiz um pequeno vídeo com o último teste que fizemos ontem (16/01/2010) na casa do Roberto Alves.

Não levem em consideração a péssima qualidade do som, principalmente relacionado aos graves, pois o celular que usei para filmar não capta bem as frequências dos graves. Mas acho que dá pra ter uma idéia do que o TSW é capaz.

Aproveitamos o dia para fazermos outros testes. Deles o que mais exigiu de nossos 3 cérebros foi relacionado à fonte. Explico:

Estávamos intrigados, pois tinhamos três TSW montados, com suas três fontes, e algumas vezes o "pop" do chaveamento aparecia, outras vezes não. Uma determinada fonte parecia não dar tanto pop, mas após colocá-la no pré que está no filme, o ruído do chaveamento apareceu.

Resolvemos então colocar os rails de +15 e -15 da fonte no osciloscópio e verificarmos a regulagem nas saídas.

No rail positivo estava tudo certo, mas qual não foi nossa surpresa ao ver uma onda dente de serra extremamente forte (cerca de 5V pico a pico) no rail negativo?

Após algumas experiências, trocando capacitores e reguladores, Haroldo finalmente lembrou de algo imprescindível: datasheet.

Uma consulta ao datasheet do 7915 mostrava uma fonte simétrica, no qual indicava como elemento estabilizador, após o regulador positivo (7815), um capacitor de .1uF (100nF), mas no regulador negativo um capacitor de 1uF (eletrolítico). Não tinhamos capacitor de 1uF, então tascamos um de 4,7uF e bingo! Adeus dente de serra.

Resolvido a questão da estabilização, verificamos que, na prática, isso acarretou no sumiço definitivo do ruído do chaveamento.

No vídeo vocês verão que mostro o osciloscópio ligado à fonte enquanto o Roberto toca, e os rails permanecem inalterados, o que significa que a fonte não oscila, mesmo quando exigida.

Bom, antes que perguntem, o power utilizado no vídeo é o IALL 10.5 e nós não sabemos quando e nem se vamos publicá-lo. Há ainda muita coisa a se fazer em relação à ele.

Uma outra questão que era apontada por alguns usuários que montaram o canal clean era em relação aos agudos, mais especificamente a falta deles.

Isto foi resolvido, simplesmente copiando os valores do tonestack do marshallizer para o canal clean. O Haroldo já havia dito isso, e não custa relembrar.

Para aqueles que montaram o canal clean e desejam modificá-lo, nada mais simples. Basta fazer as seguintes alterações:

R14 e R15 passam a ser de 1K, no lugar de 3K3.
C14 passa a ser de 4n7, no lugar de 2n7.

Vou abrir um outro tópico e colocar o documento com as correções nele.

Agora, chega de papo e vamos ao vídeo.

Abraços.

Edit: Tinha esquecido de falar. Aproveitamos também e medimos o consumo do TSW. Eu tinha chutado 15ma apenas para o marshallizer no tópico dele. Mas a medição me mostrou que errei. Por pouco, mas errei. O consumo máximo do TSW (clean + marshallizer) foi em torno de absurdos 60ma.

Abraços 2.

http://www.youtube.com/watch?v=6ukLcFuZ-EM
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, as 16:46:58 por Plautz » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #10 : 18 de Janeiro de 2010, as 14:58:31 »

Animalíssimo o som desse pré  Evil Evil Evil, mal posso esperar v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) começarem a vender a placa, lembrem-se que to na fila pra comprar!! Azn Azn

Pretendo montá-lo com um power de 100w feito com TDA7294.

Só uma dúvida: como o The Secret Weapon não tem loop de efeitos, vocês testaram outros pedais de distoção pra ver como ficam com esse pré clean???

Pergunto isso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu tinha um meteoro nitrous drive podrão que quando usava pedais de distorção (como dr boogie, jcm800 emu, box of metal, mxr d+ e outros) o som ficava excelente, quando troquei esse amp por um marshall MG30 os pedais ficaram a coisa mais abelhuda do mundo, mesmo zerando o agudo do amp, parecia com as antigas zoom 505 ligadas em um multifuncional ciclotron.

Creio q isso seja pelo excesso de "brilho" e agudos do pré clean do marshall, que pra clean é excelente, mas não presta com distorção.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #11 : 18 de Janeiro de 2010, as 18:19:45 »

Sei que o material com a descrição, esquema elétrico e montagem dos prés já está sendo preparada como adiantou o Haroldo. além disso queria sugerir o seguinte:
Se for possível postar aqui as dificuldades encontradas em "juntar" os 2 prés numa mesma placa, problemas encontrados com a equalização, chaveamento a relé (eu jamais ia imaginar que o pop poderia ser eliminado na fonte) desenho da PCI, etc e também as soluções adotadas.

Abraço
Registrado

Americana-SP
plautz
Visitante
« Responder #12 : 18 de Janeiro de 2010, as 19:03:09 »

Nader,

O Haroldo já testou com zilhões de combinações, e não houveram problemas.

Até porque, com uma faixa de -18dB a 18dB, pode-se trimar bastante os controles a fim de não ocorrer esses problemas.

Claro, se o power estiver com a impedância de entrada muito descasada com a saída do TSW, podem acontecer ruídos, chiados, apitos, oscilações, colméias de abelhas, discos voadores, etc... Foi o que aconteceu com o power que montei em torno da EL84. Como as impedâncias estavam muito descasadas, e também pelo fato da EL84 não estar sendo excitada corretamente (o Haroldo já me indicou o viagra pra ela) a coisa degringolou.

Magoo Sam,

Dizer aqui tudo que fizemos é quase impossível. Vide a idade dos prés.

A idéia de juntá-los nasceu logo após a publicação do marshallizer.

Em relação à junção dos dois na mesma placa, não foi difícil (fisicamente, falando). Foi só pegar os dois circuitos, uní-los e rotear.

Ai sim, houveram melhorias diversas, pois o roteamento foi otimizado, ajudado pela dupla face da placa. Posso dizer que roteei essa placa umas 50 vezes, até chegar ao resultado final. Montagens acredito que foram umas 10 (senão mais), para testes, depurações, "sintonia fina", etc.

A maior preocupação que tive, em relação à placa, foi o de evitar capacitâncias parasitas por trilhas que não poderiam estar próximas. Fora, isso, foi paciência mesmo.

Em relação ao chaveamento, o único problema foi em relação ao pop, devidamente exterminado com a correção da fonte. Pois é, nenhum de nós sabia que um rail mal regulado causava o pop.

Quanto às demais questões, o Haroldo tem mais gabarito para responder do que eu.

Abraços.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 18 de Janeiro de 2010, as 19:17:00 »

Pergunto isso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu tinha um meteoro nitrous drive podrão que quando usava pedais de distorção (como dr boogie, jcm800 emu, box of metal, mxr d+ e outros) o som ficava excelente, quando troquei esse amp por um marshall MG30 os pedais ficaram a coisa mais abelhuda do mundo, mesmo zerando o agudo do amp, parecia com as antigas zoom 505 ligadas em um multifuncional ciclotron.

O pré limpo é usado por mim a muito tempo com minha pedaleira. Para falar a verdade uma das maiores motivações para ele, foi o power que eu usava em um estúdio aqui no Rio. Um Marshall mosfet de 100W. Gostava muito o estúdio e seus profissionais, mas o tal power, embora Marshall, era um lixo. Se graves e definição. Para solucionar, eu conectava o pré limpo no power e tudo funcionava bem!

Um dia, os donos do estúdio notaram que eu ligava uma caixinha no power e me indagaram que, por fim, descobriram porque eu era o único usuário do estúdio que não reclamava mais do amp. Isto está relatado, na grande thread da concepção do pré.

Outra experiência com ele é mostrada no vídeo do primeiro encontro do handmades no Rio. Lá podemos ver Alex  Frias feliz da vida experimentando um pré com seus pedais especialíssimos.

Quando a linha mais "caseira" da Marshall (na qual eu classifico o MG30), devemos ter um certo cuidado. O pré e o power destas linhas são "casados". Ou seja, um acaba por compensar o outro em termos de distribuição de frequencias. Portanto, devemos ter cuidado ao conectar um pré externo nestes amplificadores.

Resumindo, já fiz vários testes e muitos ensaios com o pré limpo. Este é um dos circuitos que mais me deram prazer de projetar, montar e sobretudo usar. Nunca obtive um resultado ruim com eles. Mas confesso que os usei mais com powers valvulados e powers transistorizados de boa potẽncia e qualidade.

Mas isto somente é verdade até encontrarmos uma falha! Ou seja, obrigado pelos testes e por favor continue testando o nosso (de toda a comunidade) pré.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, as 19:18:57 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2010, as 22:06:43 »

v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) teriam em mente qt que ficaria por fim o valor total deste multiempreendimento? ja pergunto por que dependendo a resposta eu me animo ou desanimo rssss...

abraços e parabens pelo projeto
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 36   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal