Blues

Guest
Quote from: jorgito on 01 de February de 2011, as 15:35:05

Estou com dificuldades em encontrar o pot de 20k linear para contour, faria muita diferença substituí-lo por um de 25k linear ou por um 20k "W"?

só achei esses 2 no site da smallbear

Gosta de algum destes?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158283425-lote-de-22-potencimetros-lineares-de-20k-_JM

http://www.soldafria.com.br/potenciometro-linear-mini-20k-l20-p-2793.html 

Boas escalas e boas soldas,

jorgito

Guest
Quote from: Blues on 01 de February de 2011, as 15:43:10
Quote from: jorgito on 01 de February de 2011, as 15:35:05

Estou com dificuldades em encontrar o pot de 20k linear para contour, faria muita diferença substituí-lo por um de 25k linear ou por um 20k"W"?

só achei esses 2 no site da smallbear

Gosta de algum destes?

nesse projeto estou dando preferencia aos pots Alpha, estou fechando uma única compra na smallbear, por isso não estou conseguindo encontrar só o 20k, lá só tem de 25k ou 20k'w'.

Será que altera muito o som?

fovb

Guest
O de 25k você pode por sem medo, mas o 25kW não. W é uma curva tipo balance, como aquelas de equalizador, onde o centro é o 0...

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Nào concordo, na verdade ele tem uma curva complexa que pode ser interessante em alguns casos como o controle de TONE do TS-808. Mas vou anotar essa sua colocaçào, ok? Obrigado!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

fovb

Guest
Uma definição interessante sobre a curva W:

I found on the net that "The “W” taper attains 20% resistance value at 50% of
clockwise rotation (left-hand)" where Log is 10% resistance at 50& rotation, so it's like midway between Log and Linear

Fonte

Obs: Já modifiquei minha resposta 3 vezes,  :D

É muito difícil expressar certinho escrevendo...

Não queria dizer que o valor Ohmico seja ZERO, longe disso, só dei a entender que o meia curso do potenciômetro equivale à marca zero dos potênciômetros de equalizadores. Claro que ele tem características interessantes, caso contrário não seria utilizado...

Quando colocamos um pot de volume, marcamos na escala de 0-10. No caso de um balance,Ex: -20 - 0 - +20

Me fiz entender???  :D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, mas ainda não entendi o porque da sua colocação. Normalmente pots de balance ou pan são duplos e muitos são dentados na posição central. Diferentemente de pots usados em equalizadores gráficos, que podem também ser duplos apenas se cada banda já controlar o nível para os dois canais do estéreo.

A curva desejada de "resistencia X posição do cursor" do pot vai depender muito do tipo de filtro implementado.
Pagão e feliz!!

EddieTavares

Guest
Alguém ja tentou ligar um pré desses em um amp tipo PA, ex.: tsw -> PA -> falantes.

Pergunto isso porque tenho visto amps PA usados de 200 - 400w a preços bem interessantes.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Eu já experimentei num Cygnius aqui em casa, fica excelente, o sinal de saída dele é bem suficiente para alimentar a entrada de um power desses. Claro que as caixas devem ser para guitarras, com caixas de PA sem um simulador de falantes fica aquela coisa hi-fi, distorção colméia...rs
Pagão e feliz!!

EddieTavares

Guest

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, daí da pra colocar até um efeito digital de rack t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Pagão e feliz!!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: EddieTavares on 07 de February de 2011, as 10:49:21
Alguém ja tentou ligar um pré desses em um amp tipo PA, ex.: tsw -> PA -> falantes.

Pergunto isso porque tenho visto amps PA usados de 200 - 400w a preços bem interessantes.

Várias empresas já o fizeram e ainda fazem isso como mETEORO, Staner, Warm Music e outras.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

EddieTavares

Guest
Quote from: bossman on 07 de February de 2011, as 13:11:49
Várias empresas já o fizeram e ainda fazem isso como mETEORO, Staner, Warm Music e outras.

E outras como Randall e Rocktron, correto?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: EddieTavares on 07 de February de 2011, as 13:24:54
Quote from: bossman on 07 de February de 2011, as 13:11:49

E outras como Randall e Rocktron, correto?

Ai eu não posso confirmar porque nunca vi um esquema dessas marcas.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof